Desenvolvimento Millen-21101 - Comercial - Capacidade de Entrega por Região
Release 101
Versão 5
Autor André Mota
Processo: Logística
Nome do Processo: Capacidade de Entrega por Região (Cadastro de Grupos de Municípios)
Motivação
Este novo recurso permite definir a capacidade de entrega por Grupos de Municípios, permitindo que as parametrizações sejam feitas por região. Por exemplo: São Bernardo, Santo André e São Caetano, na Grande São Paulo.
Para isso, foi disponibilizada tabela de capacidade de entrega no Cadastro do Município, permitindo que a capacidade possa ser detalhada no próprio município.
Também foi alterada rotina de busca de datas de entrega, no processo de Pedido de Venda, passando a considerar a capacidade de entrega do grupo de municípios, para carregar as datas disponíveis na tela apresentada.
Parâmetros
A. Habilitar a nova tela Grupo de Municípios no Gerenciador de Usuários, acessando o caminho: Utilitários > Comercial > Grupo de Municípios.
B. Realizar as parametrizações na tela de Configurações Gerais (Utilitários > Administrador > Configurações Gerais, menu Vendas/Pedido de Venda). Para isso:
Na guia Acessos, campo Múltiplas Datas de Entrega, selecione a opção Gerar Pedido Venda por Data de Entrega;
Na seção Opções de Múltiplas Datas de Entrega, habilite a flag Controla Agendamento de Entregas por Item;
No campo Capacidade Entrega, defina as capacidades de entrega por dia da semana; Observação: esse parâmetro será considerado sempre que a capacidade de entrega não estiver definida ao nível do município. Há uma validação do sistema para que o parâmetro esteja preenchido durante o lançamento do pedido (ao carregar a capacidade de entrega do pedido).
No campo Período para Agendamento (Dias), defina a quantidade de dias em que o sistema procurará datas disponíveis para entrega;
Na guia Faturamento, seção Pedido de Encomenda/Entrega Futura/Filial do Produto, habilite as flags Filial por Produto, Local de Entrega por Produto e Gera Pedidos de Encomenda;
Salve as configurações.
C. Selecionar o evento e efetuar as parametrizações, conforme as orientações abaixo:
Acesse a tela Lista Eventos com Filtros pelo caminho: Utilitários > Administrador > Eventos;
Busque o evento desejado (no nosso exemplo, utilizamos o evento 999E - FATURAMENTO – ENCOMENDA). Selecione-o, dê duplo clique sobre ele ou clique no botão Alterar Evento;
Na guia Faturamentos, habilite as flags Fat. de Pedido, Somente Itens de Pedidos, Não Alterar Itens Provenientes de Pedido e Valida Capacidade de Entrega;
Na guia Vendas, habilite as flags Acessa Local de Entrega por Produto e Acessa Transportadora por Produto;
Clique em Salvar.
D. Definir a(s) transportadora(s) que estará(ão) disponível(is) para seleção no pedido de venda. Para isso:
Acesse a tela Procura Transportadora pelo caminho: Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras;
Busque a transportadora desejada. Selecione-a, dê duplo clique sobre ela ou clique no botão Altera Transportadora;
Na guia Dados da Transportadora, habilite a flag Exibir na Grade de Pedido;
Clique em Salvar.
E. Preencher os dados do produtos no fornecedor e informar os dias necessários para ter o produto disponível para entrega. Veja os passos:
Acesse a tela Lista Produto com Filtro pelo caminho: Produtos e Serviços > Produtos;
Busque o produto desejado. Selecione-o, dê duplo clique sobre ele ou clique no botão Altera Produto Acabado;
Na guia Compras, grid de Fornecedores, preencha os dados do produto no fornecedor e informe o Tempo de Entrega (Lead Time);
Clique em Salvar.
F. Cadastrar os grupos de entrega vinculando os respectivos municípios. Acompanhe as etapas abaixo:
Acesse a tela Grupo de Municípios pelo caminho: Utilitários > Comercial > Grupo de Municípios;
Clique em Incluir Grupo de Municípios;
Defina um Código e uma Descrição;
Inclua os municípios que farão parte do grupo de entrega no grid Municípios; Atenção: um município não pode ser alocado em mais de um grupo de municípios.
Clique em Salvar.
G. Configurar cada município do grupo com: os dias da semana habilitados para entrega, a capacidade de entrega e as transportadoras que estão habilitadas para (o) município. Para isso, siga os passos abaixo:
Acesse a tela Listar Municípios pelo caminho: Utilitários > Comercial > Municípios;
Busque o município do grupo. Selecione-o, dê duplo clique sobre ele ou clique no botão Altera Município; Conforme o grupo de municípios criado no item anterior, vamos configurar, neste exemplo, o município de Santo André;
Na tela Alterar Município, guia Geral, defina os dias da semana para entrega habilitando as respectivas flags;
Defina a Capacidade de Entrega por dia da semana;
Marque as transportadoras desejadas dentre as que estão habilitadas para o município;
Clique em Salvar.
Realize as configurações dias da semana para entrega, capacidade de entrega e transportadoras habilitadas também para os municípios de São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo e clique em Salvar.
Importante!
Quando o dia do município estiver desabilitado, mesmo que ele faça parte de um grupo de municípios com capacidade de entrega e flag ativa para o dia, para este município não haverá possibilidade de entrega para o dia desabilitado. Vejo o exemplo:
Na situação da flag estar marcada para um determinado dia, mesmo que a capacidade desse município não esteja configurada para aquele dia, se outro(s) município(s) do grupo tiver(em) capacidade de entrega definida e flag marcada, será retornada capacidade total do grupo para aquele dia. É o caso de São José dos Campos.
E na situação da flag estar desmarcada para um determinado dia, mesmo que a capacidade dos municípios contidos no grupo esteja configurada para aquele dia, não será retornada capacidade do grupo para aquele município: a flag do dia sempre terá maior relevância. É o caso de Pindamonhangaba. Veja os exemplos:
No caso de um grupo de municípios configurados com capacidade de entrega, sendo apenas um com a flag de um dos dias marcada e capacidade lançada para aquele dia (os demais municípios estão com a flag desmarcada e a capacidade não lançada para aquele dia), apenas o município que possuir a flag marcada retornará a capacidade de entrega para aquele dia. Veja o exemplo:
Quando os municípios do grupo estão sem nenhuma flag dos dias marcada e sem capacidade de entrega, o sistema irá considerar todos os dias habilitados e carregar a capacidade de entrega conforme parâmetros definidos em Configurações Gerais (ver passo 3 do item B).
Se o município (sem grupo) possui flags de dias marcadas e capacidade de entrega lançada (sendo um dos dias com a capacidade lançada, sem a flag estar marcada), o sistema irá carregar as capacidades de entrega configuradas no município somente para os dias que as flags estiverem marcadas. Veja o exemplo:
DICA! A flag do dia da semana sempre terá maior relevância na hora de identificar se o município possui capacidade de entrega para determinado dia. A capacidade de entrega é retornada quando a flag do dia está marcada e existe capacidade de entrega configurada para aquele dia no município ou em um ou mais municípios contidos no grupo que o município analisado faz parte. Entretanto, para considerar a capacidade de entrega configurada em outros municípios do grupo, eles também devem estar com a flag do dia marcada.
H. Adicionar os endereços de entrega do cliente nos municípios do grupo cadastrado. Para isso:
Acesse a tela Listar Clientes pelo caminho: Financeiro > Receber > Cadastros > Clientes;
Busque o cliente desejado. Selecione-o, dê duplo clique sobre ele ou clique no botão Altera Cliente;
Na guia Geral, sessão Endereços, adicione o endereço de entrega;
Habilite a flag Endereço Entrega;
Clique em Salvar.
Repita o processo para os demais municípios do grupo;
Entradas
Pedido de venda com Grupo de Municípios
Após realizar as parametrizações necessárias, lance o pedido de venda com endereço de entrega contendo os municípios integrantes do grupo cadastrado. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse a tela Listar Pedidos de Venda e Listas de Casamento pelo caminho: Vendas > Pedido de Venda;
- Clique no botão Inclui Pedido de Venda;
- Preencha os campos obrigatórios do cabeçalho (Filial e Cliente);
- No grid de produtos, inclua o Código do Produto, a Filial e o Endereço de Entrega;
- Clique na coluna Entrega para definir a data de entrega. Será aberta a tela-calendário. Selecione a data;
Observe que o produto 215 foi lançado para o endereço de entrega referente ao município de Santo André, que possui as flags dos dias de entrega marcadas para segunda, terça, quarta e sexta (ver item G, Parâmetros). Estes dias estão, portanto, habilitados para entrega (os dias não habilitados estão destacados em vermelho). Na tela também está marcado, em azul, o Tempo de Entrega (Lead Time), no caso, os cinco dias configurados em Produtos (ver item E, Parâmetros).
O mesmo ocorre para o produto 216, lançado para São Caetano do Sul, que possui as flags habilitadas para os mesmos dias e o produto configurado com o Lead Time também para cinco dias.
Já o produto 217 foi lançado para o endereço de entrega referente ao município de São Bernardo do Campo, que possui as flags dos dias de entrega marcadas somente para segunda, terça e quarta (ver item G, Parâmetros). Estes dias estão, portanto, habilitados para entrega. Veja que, diferente dos municípios anteriores, a sexta não será habilitada para entrega (os dias não habilitados estão destacados em vermelho). Na tela também está marcado, em azul, o Tempo de Entrega (Lead Time), no caso, os cinco dias configurados em Produtos (ver item E, Parâmetros).
- Defina a Transportadora;
- No complemento, seção Situação, habilite a flag Aprovado;
- Clique em Efetivar.
Validações e Saídas
Faturando os pedidos lançados
Para faturar os pedidos lançados, siga os passos abaixo:
- Acesse a tela Eventos pelo caminho: Vendas > Movimentações;
- Selecione o evento (no nosso exemplo, utilizamos o evento 999E - FATURAMENTO – ENCOMENDA);
- Preencha os campos obrigatórios do cabeçalho da nota (Filial, Conta e Cliente);
- No grid de produtos, inclua o número do Pedido;
- No complemento, defina a Modalidade de Frete e a Condição de Pagamento;
- Clique em Efetivar.
Atenção! Nesta etapa, novamente o sistema irá analisar as datas de entrega configuradas para o pedido, para verificar se ainda estão disponíveis. Caso não estejam mais disponíveis, será exibida uma mensagem solicitando alteração e o faturamento será bloqueado.