Prezado cliente,


O governo federal destacou novidades no Programa Farmácia Popular sobre novas regras que entraram em vigor no dia 07/06/2023. Os principais destaques são a inclusão de novos medicamentos e a gratuidade, para aqueles medicamentos que são copagamento (uma parte paga pelo governo e o restante pelo comprador), para cidadãos cadastrados no Bolsa Família.

Embora foi destacado a gratuidade para o Bolsa Família, o governo não apresentou detalhes técnicos acerca do funcionamento. Até o momento não foi divulgado como ocorrerá a integração do sistema Farmácia Popular com o PDV/Caixa.


Produtos gratuidade:

Para os produtos já subsidiados em 100% (gratuitos) nada muda. Continua sendo obrigatório utilizar o valor de referência, divulgado pelo governo, no cadastro do produto.


Produtos copagamento:

Para consumidores cadastrados no Bolsa Família, os produtos que antes eram subsidiados em 90%, passarão a ser subsidiados em 100%, então o valor de referência do produto precisará ser igual ao divulgado pelo governo.
Para consumidores que NÃO são cadastrados no Bolsa Família, os produtos subsidiados em 90% permanecerá com as mesmas regras. Ou seja, poderão ou não utilizar o valor de referência. Lembrando que o subsídio pago pelo governo respeitará o teto estipulado.


Por ora, orientamos alterar o valor referência no cadastro do produto conforme necessidade (cliente Bolsa Família ou não). Estamos aguardando novas orientações do Ministério da Saúde para buscar alternativas melhores para você, diminuindo o impacto no momento da venda.


Para aprender como ajustar o valor de referência dos produtos em seu ERP, clica no link aqui em baixo e saiba mais


Tabela de Preços divulgada pelo governo: Tabela preços

Dúvidas de como configurar preço do farmácia popular ? Verifique o artigo Alteração de Preço do Farmácia Popular.