ASSUNTO

Manual do DIMS - MBB

Produto

Linx DMS Integrador

Menu

Configuração > Peças MBB

Data

05/06/2023

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D Automotivo


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de explicar a configuração do Linx DMS Integrador para integração do DIMS - Integração da Logística de Peças DIMS da Mercedes Benz Brasil.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Mercedes Benz que devem utilizar os processos DIMS.

APLICAÇÃO

O DIMS é um sistema de comunicação para realizar o envio das informações de movimentação de peças da concessionaria para a montadora e importar automaticamente o arquivo de sugestão de pedido de peças disponibilizado pela montadora.
Para atender esses processos estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

Funcionalidade

Descrição

Carga Inicial

Deverá ser executada ao utilizar o processo pela primeira vez. A carga inicial deverá ser realizada apenas uma vez

Carga de Sincronismo

Deverá ser executado manualmente a qualquer momento, caso requisitado pela montadora

Carga de Sincronismo automática

Será executada automaticamente conforme o agendamento realizado pelo usuário (descrito a seguir)

Tabela 1: Processos de comunicação entre DMS e Montadora


As Informações enviadas consistem de:

  • Notas Fiscais de itens da Montadora (de Entradas e Saída);
  • Inventário de itens da Montadora que respeitem pelo menos uma das regras a seguir
  • Itens com movimentação nos últimos 5 anos;
  • Itens com quantidade disponível maior que zero;
  • Itens com quantidade reservada maior que zero;
  • Itens cadastrados nos últimos 12 meses;
  • Itens com registros de venda perdida nos últimos 12 meses;

As informações recebidas consistem de:

  • Recomendação de compras de itens, baseado na movimentação de peças do passado e na quantidade disponível;


O formato adotado no DMS para as Recomendações de Compra recebidas será ilustrado no decorrer deste manual.


Configuração do Processo


Configuração do Fábrica MBB


Menu: FabricaMBB.exe > Fábrica MBB > Parâmetros;

 
Para realizar a parametrização do processo de integração DIMS, as configurações devem ser realizadas na tela de configuração do Linx DMS Integrador. Sendo elas encontradas na tela de Configurações abaixo.
Todas as configurações realizadas serão utilizadas por todos as funcionalidades da integração – Carga Inicial, Carga de Sincronismo, Carga de Sincronismo automática – e deverão respeitar as orientações a seguir.


Aba Geral
Devem ser configurados os dados apontados a seguir, para o funcionamento correto do processo de integração DIMS. Somente os parâmetros apontados devem ser informados/alterados.


    Figura 1: Manutenção dos Parâmetros MBB – Aba Geral


Parâmetros

  • Conta Concessão:

Informar a conta de concessão, utilizada para identificação entre DMS e Montadora;
Será utilizado para identificar a Revenda da base de dados que será utilizada no processo de Integração;


Aba Peças
Devem ser configurados os dados apontados a seguir, para o funcionamento correto do processo de integração DIMS. Somente os parâmetros apontados devem ser informados/alterados.



    Figura 2: Manutenção dos Parâmetros MBB – Aba Peças


Parâmetros

  • Comprador:

Informar o nome do Comprador que será utilizado ao realizar a importação de Pedidos pelo processo de Integração;

  • Vendedor:

Informar o nome do Vendedor que será utilizado ao realizar a importação de Pedidos pelo processo de Integração;


Configuração do Linx DMS Integrador


Menu: LDIConfig.exe > Configuração > Peças MBB;


Para realizar a parametrização do processo de integração DIMS, as configurações devem ser realizadas na tela de configuração do Linx DMS Integrador. Sendo elas encontradas na tela de Configurações abaixo.
Todas as configurações realizadas serão utilizadas por todos as funcionalidades da integração – Carga Inicial, Carga de Sincronismo, Carga de Sincronismo automática – e deverão respeitar as orientações a seguir.


Seção Configuração
Devem ser configurados os dados de acesso a base de dados para que o processo de integração tenha acesso aos dados da base de dados informada. Todos os parâmetros devem ser informados.



                                           Figura 3: Linx DMS Integrador – Configuração


Parâmetros

  • Banco de dados: Tipo:

Informar qual a base de dados será utilizada para extração de dados;

  • Host:

Informar o hostname do servidor que está hospedando a base de dados;

  • Database:

Informar a base de dados que será acessada no servidor que está hospedando a base de dados;

  • Usuário:

Informar o usuário que será utilizado para acessar a base de dados;

  • Senha:

Informar a senha do usuário que será utilizado para acessar a base de dados;

  • DMS:

Informar o tipo de operação que a base de dados opera;

  • Utilize o botão para testar os dados informados para a conexão com a base de dados.


Seção Configuração de Execução


Devem ser configurados os dados de acesso ao WebService da Mercedes Benz e os dados de agendamento para a execução da Carga de Sincronismo automática. Todos os parâmetros devem ser informados.


                      Figura 4: Linx DMS Integrador – Configuração de Execução


Grade "Configuração"


Selecione uma configuração para visualizar ou alterar os parâmetros previamente informados.
É possível manter configurações diversas.


Caso não exista configuração disponível, ou deseje criar uma nova configuração, clique no botão .
Para excluir uma configuração existente, clique no botão .
Para cancelar as alterações realizadas em uma configuração, clique no botão .


Parâmetros de Comunicação

  • Nome:

Nome do arquivo de configuração que será criado;

  • Log Detalhado:

Marcar para que o log do processo apresente mensagens detalhadas;
Desmarcar para que o log do processo não apresente mensagens detalhadas;

  • Descrição:

Descrição do processo de configuração. Exemplo: "Carga de Sincronismo de segunda-feira";

  • Url:

Informar o URL do WebService da Mercedes Benz;


URL Homologação : 

MBCV  (carros e vans) :  https://concessionario-hml.mercedes-benz.com.br/DIMS_services/ServiceDealerDIMS.asmx 

Caminhões : https://dealerh.mercedes-benz.com.br/dims_services/ServiceDealerDIMS.asmx


URL Produção : 

MBCV  (carros e vans) :  https://concessionario.mercedes-benz.com.br/DIMS_services/ServiceDealerDIMS.asmx  

Para caminhões : https://dealer.mercedes-benz.com.br/dims_services/ServiceDealerDIMS.asmx


  • Usuário Serviço:

Informar o nome do usuário que será utilizado para realizar o login no webservice da Montadora. Será fornecido e orientado pela montadora;

  • Senha Serviço:

Informar a senha do usuário que será utilizado para realizar o login no webservice da Montadora. Será fornecido e orientado pela montadora;

  • Usuário Extranet:

Informar o nome do usuário de extranet que será utilizado para identificar a Revenda no envio dos dados. Será fornecido e orientado pela montadora;

  • Senha Extranet:

Informar a senha do nome do usuário de extranet que será utilizado para identificar a Revenda no envio dos dados. Será fornecido e orientado pela montadora;

  • Conta Concessionário:

Informar o número da conta do concessionário Mercedes Benz, utilizado para a identificação do concessionário junto a Mercedes Benz;
Este campo irá identificar qual Revenda será utilizada no processo de Integração, cruzando a informação com o campo "Conta Concessão", da aba "Geral", da tela "Manutenção dos Parâmetros MBB", já abordada por este manual;

  • Motivo de Venda Perdida Interna:

Informar o código do Motivo de Venda Perdida Interna a ser utilizado pelo processo de Integração ao registrar Vendas Perdidas;

  • Tipo de Transação utilizada para sucateamento:

Informar o código do Tipo de Transação de Sucateamento a ser utilizado pelo processo de Integração ao registrar Sucateamentos;

  • Tipo de OS que não enviam movimento de peças:

Informar o tipo de OS ( tipo de serviço da solicitação ) para não enviar o movimento de peças;

Observação :‘ Para selecionar mais de um Tipo de OS, utilize um ‘;’ como separador. Ex: A;B;C’ 

  • Transações que não enviam movimento de peças:

Informar a(s) transações para não enviar o movimento de peças ;

‘Para selecionar mais de uma Transação, , utilize um ‘;’ como separador. Ex: A;B;C ou utilize o botão de múltipla seleção’ 

  • Transações NRP(Vendas/Transf. entre Empresas do Grupo):

 Informar as transações NRP(Não relevante para prognóstico (NRP)) Levando com consideração que este filtro atende o cenário. 

  • Venda entre empresas do grupo;

  • Transferência entre empresas do grupo;

‘Para selecionar mais de uma Transação, utilize um ‘;’ como separador. Ex: A;B;C ou utilize o botão de múltipla seleção’ 

  • Caminhões/Ônibus:

Quando marcado essa opção será gerado as informações de caminhões e ônibus;

  • Carros/Vans:

Quando marcado essa opção será gerado as informações de carros e vans ;



Parâmetros de Agendamento

  • Horário:

Informe o horário em que deve ser efetuada a Carga de Sincronismo;

  • Sequência último arquivo enviado:

Informar o número sequencial do último arquivo enviado para a Montadora. Caso não tenha esta informação, verificar junto a Mercedes Benz qual o número de sequência deve ser informado; Será atualizado automaticamente sempre que for realizada o processo;

  • Dias da semana:

Marcar os dias da semana em que deve ser efetuada a Carga de Sincronismo;

  • Diário

Envio dos dados de movimentações de pecas para a Montadora

  • Intervalo(CONFI DATA/OPEN ORDER)

Importação dos arquivos CONFI DATA e OPEN ORDER para atualização dos Pedidos

Deve-se registrar uma configuração (*.ldi) para cada tipo de processo : envio de dados de peças e importação de arquivos de pedidos.


Opções de Sincronismo Manual

  • Botão

Ao clicar neste botão será gerada a carga inicial de sincronismo;
Deverá ser realizada somente no início da utilização deste processo de integração, sob orientação da Montadora.

  • Botão

Ao clicar neste botão será gerada a carga de sincronismo padrão;
Deverá ser realizada somente quando for necessário realizar o sincronismo manual, sob orientação da Montadora.


Ao realizar uma das duas opções acima de sincronismo manual, será mostrada a seguinte tela, indicando a localização do log gerado pelo processo, para verificação.


Figura 5: Linx DMS Integrador – Execução manual realizada


Opções de Configurações

  • Botão "Incluir":

Inclui uma nova configuração;
Podem ser geradas inúmeras configurações, com parâmetros para identificar cada uma das Revendas que deverão ser enviadas;

  • Botão "Excluir":

Excluir a configuração selecionada;

  • Botão "Cancelar":

Cancela a edição da configuração selecionada;


IMPORTANTE:
Caso exista mais de uma revenda para realizar as cargas de sincronismo, cadastre uma configuração para cada revenda, identificando a revenda pelo campo "Conta Concessionário".


Seção Conclusão
Finalização das configurações. Clique no botão para gravar e encerras as configurações.


              Figura 6: Linx DMS Integrador – Conclusão


Após a finalização das configurações necessárias, é necessário realizar os passos abaixo:

  1. Reinicie o serviço do Linx DMS Integrador;

a. No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";

b. Digite services.msc e clique em "Ok";

c. Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";

d. Clique em "Reiniciar o serviço";

e. Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".



                                      Figura 7: Tela do serviço


A partir da conclusão das configurações, o Linx DMS Integrador é o responsável por efetuar a comunicação com o WebService da montadora de forma automática, através de configurações específicas.

Log de Execução de Processo Agendado
Para a verificação da execução do processo agendado, é necessário verificar o arquivo de log gerado pelo processo de Integração.
O arquivo pode ser encontrado na pasta de instalação do Linx DMS Integrador. O diretório padrão de instalação é "C:\LinxDMSIntegrador".


Log de Execução
O arquivo de log de execução possui o nome no formato "LDIServer_AAAAMMDD.log", onde:
AAAA: Ano da ocorrência
MM: Mês da ocorrência
DD: Dia da ocorrência


Exemplo de nome: C:\LinxDMSIntegrador\LDIServer_20201030.log (arquivo de log do dia 30/10/2020).


Log Detalhado
O arquivo de log detalhado possui o nome no formato "LDIServer_AAAAMMDD_1.log", onde:
AAAA: Ano da ocorrência
MM: Mês da ocorrência
DD: Dia da ocorrência


Exemplo de nome: C:\LinxDMSIntegrador\LDIServer_20201030_1.log (arquivo de log do dia 30/10/2020).


IMPORTANTE:
Caso o arquivo de log detalhado com a data corrente não exista, ele deve ser criado manualmente para que o processo possa registrar o log detalhado.

Processo


Recomendação de Compra de Itens


Menu: Linx DMS > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Pedidos de Itens > Manutenção do Pedido;


Após a realização da carga de sincronismo, as recomendações de Compra de Itens serão geradas no Linx DMS no formato de pedidos, e podem ser verificados na tela de Manutenção de Pedidos.
Caso a recomendação de Compra de Itens seja aprovada, deve-se seguir os procedimentos já utilizados para a conclusão de pedidos.



                  Figura 8: Linx DMS – Manutenção de Pedidos


IMPORTANTE:
Os Pedidos gerados automaticamente para as Recomendações de Compra, terão os campos Comprador e Vendedor preenchidos automaticamente com os parâmetros da tela "Manutenção dos Parâmetros MBB", previamente abordados neste manual.

Entrada de Peças pelo Número do Pedido DIMS

Tela de "Importar Dados de NF-e"(menu 86110, botão "Imp. NF-e)

Opção "Pedido DIMS",  quando essa opção estiver selecionada a baixa dos pedidos deverá verificar o numero do Pedido DIMS e realizar a baixa dos itens conforme esse pedido.

Tela Manutenção de Notas de Entrada

Para ler o Pedido informar o campo "Código do Pedido DIMS" e clicar em Ok, onde a baixa dos pedidos deverá verificar o numero do Pedido DIMS e realizar a baixa dos itens conforme esse pedido.

Tela Itens de Entrada

Na inclusão da digitação dos itens, preencher o campo "Pedido DIMS", caso preenchido deverá realizar a baixa dos itens do pedido através do Pedido DIMS.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.