Qual o objetivo da ferramenta?
R.: Permitir que a loja possa criar cupons que proporcionam descontos para promoções ou campanhas específicas. Ex: Dia das Mães, Dia das Crianças.
Onde localizo a ferramenta?
R.: Ela pode ser localizada através do módulo Retaguarda > Cadastros > Cupom de desconto
Como editar o acesso às opções da ferramenta?
R.: Através da opção "Cupom de desconto", disponível na tela de permissões de acesso.
É possível editar um cupom de desconto?
R.: Sim, porém, somente quando ele ainda não foi utilizado em nenhuma venda, após sua utilização, só é possível alterar a data final.
É possível excluir um cupom de desconto?
R.: Sim, porém, somente quando ele ainda não foi utilizado em nenhuma venda, após sua utilização, só é possível fazer a desativação.
É possível fazer análise de desempenho de um cupom de desconto?
R.: Sim, é possível analisar o desempenho dos cupons. Basta acessar a ferramenta, clicar sobre o cupom desejado, e clicar na opção "Análise":
Na tela aberta, irá mostrar as informações referente à movimentação do cupom, caso necessário, é possível alterar o período de análise:
Como cadastrar um cupom de desconto?
R.: Acesse o módulo Retaguarda > Cadastros > Cupom de desconto, em seguida clique em "Novo":
Será aberta a seguinte tela:
Os seguintes campo estão disponíveis na tela de Cadastro de Cupom de Desconto:
Categoria Informações:
- Descrição da Campanha: informar o nome da campanha. Ex.: Campanha dia das mães;
- Cupom: informar o nome / código do cupom que o cliente deve apresentar ao fazer a compra na loja. Ex.: NOMEDOCUPOM sem espaço e simplificado para facilitar no ato da compra;
- Data Inicial e Final: datas de início e fim para utilização do cupom de desconto.
Categoria Parâmetros:
- Tipo de Desconto: o tipo de desconto pode ser percentual sobre o total da venda ou valor fixo por venda independente do valor da venda;
- Desconto: informe o valor do desconto que o cliente receberá ao utilizar o cupom;
- Valor Mínimo da Venda: pode-se optar por ter um valor mínimo na venda para que o cliente possa estar utilizando o cupom de desconto;
- Tipo de Comissão: pode-se especificar se haverá comissão para a pessoa que está fazendo marketing do cupom de desconto, sendo essa comissão:
- Valor Fixo por Venda: a pessoa receberá, por exemplo, um valor independente do valor da venda;
- Percentual no Total Líquido: ao optar por esse tipo de comissão, a pessoa que está fazendo marketing ganha um valor de comissão percentual sobre o total líquido da venda. Ex.: a venda era de R$200,00, porém o cliente utilizou o cupom de desconto de 15%, então o cliente pagou R$ 170,00. A comissão será calculada sobre o valor de R$ 170,00.
- Sem Comissão: não será paga comissão sobre o cupom de desconto que está sendo cadastrado.
Importante: se houver devoluções das vendas, os valores devolvidos não entram no cálculo de comissão!
- Comissão: informe o valor ou percentual de comissão, caso optar por pagar comissão para quem fez o marketing do cupom de desconto.
Após preencher as informações conforme a necessidade da loja, basta clicar em "Salvar".