O que é a ferramenta? 

O Gerador de relatórios é uma ferramenta que possibilita a criação de novos relatórios de forma fácil e pratica, usando como base, os relatórios já existentes no Seta. 

Com isto, esperamos: 

  • Tornar o processo mais claro e fácil de usar, permitindo que o usuário personalize e faça as alterações necessárias de forma rápida e precisa; 
  • Possibilitar a criação de relatórios que atendam as necessidades do lojista, dando autonomia na customização. 


 Dúvidas frequentes (FAQ)

  • A ferramenta se aplica para todos os relatórios disponíveis no Seta?

Sim, a ferramenta permite personalizar todos os relatórios disponíveis.    

  • Possui custo a criação dos relatórios?

Não possui custos, basta atualizar o sistema para a versão v... para ter acesso a ferramenta

  • Qual a permissão de acesso para a criação?

Não será necessária a liberação de uma permissão de acesso. 

  • Posso criar um novo relatório com base em outro relatório customizado?

Sim, o sistema permite personalizar um relatório customizado. 

  • Posso alterar a logo apenas do relatório? 

Não, a logo que apresenta no relatório é a mesma configurada no Seta.  


 Vídeos da ferramenta

Nível Básico: 

 


Nível Avançado:  

 Manual de uso da ferramenta

Essa ferramenta é chamada de "Gerador de Relatórios SetaERP " e possui a funcionalidade principal de customizar relatórios usando como base relatórios existentes no Seta. Vou explicar como a ferramenta funciona e como customizar seu primeiro relatório.

Como Funciona a Ferramenta

Essa tela permitirá sempre utilizar um relatório já existente, para customizar um novo relatório.


Criando um relatório personalizado simples 

OBS: Lembrando que a criação de novos relatórios utiliza como base um relatório já criado no Seta, então será necessário selecionar um modelo já existente para personalizar. 

  • Em Relatórios -> Acessa o menu do relatório que deseja customizar

Vamos usar como exemplo a customização de um relatório de produtos, então acessei o menu "Produtos": 

  •  Seleciona o modelo de relatório que deseja personalizar: 

  •  Pressiona a opção "Visualizar" 

  • Para acessar a tela de customização, basta clicar na opção "Personalizar" 

  • Primeiro será necessário criar um novo relatório, para isso, pressiona a opção "Adicionar relatório" 

  • Informe uma descrição para o relatório que está personalizando 

  • Marque os campos que deseja que apresente no relatório, disponíveis na coluna "Incluir" 

Conforme vai marcando os campos, o sistema vai gerar um preview de como vai ficar o relatório ao finalizar. 

OBS: As colunas vão ficar na ordem que os campos forem selecionados. 

  • Após selecionar a colunas que deseja, basta salvar o relatório 

  •  Para visualizar o relatório, será necessário selecionar ele e clicar na opção "Visualizar WEB"

  • Desta forma, o relatório será exibido em uma pagina da WEB

Adicionando funções ao relatório criado. 

  • Totalizadores

São responsáveis por permitir realizar operações ao relatório. 

  • Localiza o relatório personalizado que deseja adicionar os totalizadores

  • Seleciona o relatório e pressiona a opção "Personalizar"


Na coluna "Totalizador" é possível realizar as seguintes operações nas colunas:

    • Campos numérico
      • Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;
      • Soma: Apresenta uma soma dos registros da coluna solicitada;
      • Média: Apresenta uma média dos registros da coluna solicitada;
      • Mínimo: Apresenta o menor valor da coluna solicitada;
      • Máximo: Apresenta o maior valor da coluna solicitada;
    • Campos caractere
      • Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;

    • Campos data
      • Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;

Desta forma, basta informar a operação que deseja realizar na coluna.

No exemplo aplicamos as seguintes operações: 

Com isso, ao gerar o relatório, os totalizadores das operações aparecem ao final da listagem de registros das colunas correspondentes: 

Definindo um relatório como favorito

  •  Localiza o relatório criado que deseja favorita
  •  Seleciona o relatório e pressiona a opção "Definir como favorito" 

Desta forma, ao filtrar novamente, o relatório já está selecionado. 

Linhas zebradas 

  • Localiza o relatório criado que deseja personalizar a visualização
  • Seleciona o relatório
  • Existem duas possibilidades:
    • Deixando marcada a flag "Remover zebrado da Visualização WEB", o relatório não vai apresentar as linhas com cores intercaladas.

Visualização do relatório: 

    • Deixando desmarcada  a flag "Remover zebrado da Visualização WEB", o relatório vai apresentar as linhas com cores intercaladas.

Visualização do relatório: 

Criando agrupadores 

Os agrupadores auxiliam na visualização dos relatórios, agrupando os registros conforme o filtro aplicado, como por exemplo, por empresa. 

  •  Localiza o relatório criado que deseja adicionar os agrupadores
  • Seleciona o relatório e pressiona a opção "Personalizar"
  • Na coluna "Agrupador" é possível definir os agrupadores disponíveis para o relatório, conforme os níveis: 
    • Principal: Define o campo como agrupador principal. 
      Exemplo: Agrupar primeiro por Cor

    • Segundario: Define o campo como agrupador secundário 
      Exemplo: Agrupa por quantidade após o agrupamento principal 


OBS: O relatório gera dois totalizadores e dois agrupadores, respeitando os níveis de agrupamento.


Alterando o nome das colunas 

A ferramenta permite alterar o nome das colunas que apresentam na visualização do relatório. 

  • Localiza o relatório criado que deseja alterar os nomes das colunas
  • Seleciona o relatório e pressiona a opção "Personalizar"
  • Na coluna "Meu nome do campo", basta informar como deseja que o campo apresente na visualização do relatório. 

Visualização após a modificação: 


Exportando em Excel


Para exporta o relatório, basta clicar no botão "Exportar em Excel" que apresenta na visualização do relatório

Com isso, ao abrir o arquivo o relatório encontra-se formatado. 


Imprimindo o relatório 

A impressão do relatório personalizado não é realizada dentro do Seta, visto que a visualização do mesmo é em uma pagina Web. 

  • É possível imprimir pressionando o botão direito do mouse e clicado na opção "Imprimir" ou pressionando as teclas CTRL + P

Com isso, vai apresentar uma pré-visualização do relatório, e permite selecionar a impressora. 

  • É possível remover o cabeçalho que apresenta no inicio do relatório

 

Basta pressionar "Mais definições" e desmarcar a flag "Cabeçalho e rodapés" 


  • Para imprimir o relatório sem as cores do cabeçalho e das linhas, basta desmarcar a opção "Gráficos de segundo plano".

  •  É possível alterar o layout do relatório de retrato para paisagem. 



Palavras chave: Seta, SetaDigital, SetaERP, Linx SetaDigital, Calçados, Gerador de relatórios, Relatórios, Gerador.

  • Sem rótulos