Com essa funcionalidade, os clientes do Microvix tem a possibilidade de enviar avisos por e-mail de forma personalizada, permitindo informar aos clientes da sua loja quando uma fatura estiver próxima do vencimento ou após ter vencido. Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina
Nota
- Configuração necessária para a rotina: Habilitar a parametrização em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Financeiro-Contas a Receber > Permissões gerais do grupo financeiro-contas a receber > Permite configurar notificações de aviso de Vencimento.
Configurações da Rotina
Para criar uma configuração de notificação de aviso de vencimento ou cobrança, acesse o menu Adm./Financeiro > Contas a Receber > Notificação Automática. Escolha a opção que deseja e clique no botão Configurar, personalize as configurações de acordo com suas preferências.
Avisos de vencimento
Através desta tela, é possível configurar um aviso/lembrete para informar ao cliente sobre a data de vencimento de suas faturas, preenchendo os campos de configuração correspondentes.
- Meio de notificação: Neste campo insira o e-mail no qual será enviado a notificação, certifique-se que o e-mail esteja cadastrado corretamente no nosso cadastro de clientes.
- Dias antes do vencimento: Neste campo, informe a quantidade de dias anteriores ao vencimento a partir dos quais o sistema deve iniciar o envio de notificações. A contagem dos dias levará em consideração o tempo restante até o vencimento para iniciar o envio. Por exemplo, se for configurado "Dias antes do vencimento = 5" para uma notificação de aviso de vencimento, a mensagem será enviada a partir do dia em que faltarem 5 dias para o vencimento e continuará sendo enviada até a data do vencimento da fatura.
- Intervalo do aviso: Este campo tem como objetivo garantir que o envio das notificações de vencimento seja respeitado, mantendo um intervalo adequado entre cada uma delas. O intervalo entre as notificações deve ser igual ou maior que o valor inserido no campo "Dias Antes do Vencimento".
- Horário para envio de avisos de vencimento: Informe neste campo o horário desejado para o envio do aviso de vencimento.
- Classe de Clientes que NÃO devem receber aviso: Este botão contém as classes de clientes que são definidas ao cadastrar o cliente no CRM. Neste campo, você poderá selecionar mais de uma classe de clientes e todos os clientes cadastrados dentro destas classes NÃO receberão os avisos de vencimento. Quando a opção "Sem classe" estiver selecionada, clientes que não possuírem uma classe cadastrada no CRM também não receberão e-mails.
- Assunto do e-mail: Neste campo insira um título com até 120 caracteres.
- Mensagem personalizada: Neste campo é possível adicionar a mensagem que deseja enviar com o aviso.
- Tags: Ao digitar o texto da mensagem, é possível clicar nas tags desejadas para carregá-las automaticamente no texto.
- Enviar opções de pagamento online: Ao escolher esta opção, será possível ativar a configuração que permitirá ao sistema enviar uma forma de pagamento para o cliente.
- Opções de pagamento: configurar as opções de pagamento "Boleto Stone", "Link de Pagamento" e "QR Linx".
- Enviar e-mail de teste: Através deste botão, é possível inserir um e-mail de teste para verificar como o e-mail criado ficou antes de enviá-lo ao cliente.
- Aviso de vencimento ativo: Este botão estará habilitado por padrão. Caso deseje desabilitar a configuração, utilize o mesmo botão para desativá-la.
Exemplo de e-mail - Aviso de Vencimento
Listagem de Notificações do Aviso de Vencimento
Ao configurar as notificações de aviso de vencimento, é possível visualizar a listagem de configuração através do botão .
Todos os avisos de vencimento ficarão listadas exibindo todo o histórico de envio juntamente com seus respectivos status.
É possível utilizar o filtro para buscar por data, período, status, número de envio ou fatura, cliente e e-mail, o que facilita a busca na listagem de envios.
Notificação de cobrança
Através desta tela, é possível configurar uma notificação de cobrança para informar ao cliente sobre a data de vencimento de suas faturas, preenchendo os campos de configuração correspondentes.
- Meio de notificação: Neste campo insira o e-mail no qual será enviado a notificação, certifique-se que o e-mail esteja cadastrado corretamente no nosso cadastro de clientes.
- Dias o vencimento: Neste campo, indique a partir de quantos dias após o vencimento o sistema deve iniciar o envio de notificações, por exemplo, se for configurado um prazo de vencimento de 5 dias e a notificação for definida como "Notificação de Cobrança", a mensagem será enviada a partir do quinto dia após o vencimento da fatura.
- Intervalo do aviso: Este campo tem como objetivo garantir que o envio das notificações de cobrança seja respeitado, mantendo um intervalo adequado entre cada uma delas. O intervalo entre as notificações deve ser igual ou maior que o valor inserido no campo "Dias Antes do Vencimento".
- Horário para envio de avisos de vencimento: Informe neste campo o horário desejado para o envio do aviso de vencimento.
- Classe de Clientes que NÃO devem receber aviso: Este botão contém as classes de clientes que são definidas ao cadastrar o cliente no CRM. Neste campo, você poderá selecionar mais de uma classe de clientes e todos os clientes cadastrados dentro destas classes NÃO receberão as notificações de cobrança. Quando a opção "Sem classe" estiver selecionada, clientes que não possuírem uma classe cadastrada no CRM também não receberão e-mails.
- Assunto do e-mail: Neste campo insira um título com até 120 caracteres.
- Tags: Ao digitar o texto da mensagem, é possível clicar nas tags desejadas para carregá-las automaticamente no texto.
- Enviar e-mail de teste: Através deste botão, é possível inserir um e-mail de teste para verificar como o e-mail criado ficou antes de enviá-lo ao cliente.
- Aviso de vencimento ativo: Este botão estará habilitado por padrão. Caso deseje desabilitar a configuração, utilize o mesmo botão para desativá-la.
Exemplo de e-mail - Aviso de Vencimento
Listagem de Notificações de Cobrança
Ao configurar as notificações de cobrança, é possível visualizar a listagem de configuração através do botão .
Todas as notificações de cobrança ficarão listadas exibindo todo o histórico de envio juntamente com seus respectivos status.
É possível utilizar o filtro para buscar por data, período, status, número de envio ou fatura, cliente e e-mail, o que facilita a busca na listagem de envios.