Pré-requisitos:
- Ter o gateway de pagamento da Braspag configurado;
- Versão (BrasPag): 2.0 (API REST);
- Provider (tanto para Débito quanto para Crédito): Cielo 3.0;
- Confirmar as bandeiras que estão homologadas na Braspag.
- No painel, criar ou abrir para edição o meio de pagamento BrasPag selecionado.
-
Na aba Integração, alterar o Tipo de Transação para uma das duas formas:
- Pré-autorização com 3DS 2.0
- Captura automática com 3DS 2.0
![](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663783517297-1663783517297.png)
❗ Importante
- Transações de cartão de débito são automaticamente capturadas (independente da opção selecionada).
- As opções de Pré-Autorização com 3DS 2.0 e Captura Automática com 3DS 2.0 não ficarão habilitadas para a seleção quando o campo Versão for diferente de 2.0.
- Na aba Integração, quando a transação for o sistema 3DS 2.0, fica visível um painel com as parametrizações necessárias para o devido funcionamento da integração.
A primeira parte do painel trata de parametrizações gerais
![676](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663783637095-1663783637095.png)
A segunda parte do painel trata dos comportamentos em casos de fluxos de exceção (alguma razão pela qual a autenticação do portador do cartão não foi bem sucedida).
![908](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663783654688-1663783654688.png)
-
Os seguintes dados devem ser providenciados (pode solicitar junto à BrasPag, ao realizar o seu cadastro para utilização da funcionalidade):
- ID do Cliente 3DS 2.0;
- Client Secret;
- Código do Estabelecimento;
- Nome do Estabelecimento¹;
- Categoria do Estabelecimento.
Os demais campos são configurações ou tomadas de decisões que irão direcionar o comportamento da integração no checkout.
¹ O campo Nome do Estabelecimento deve informar qual o nome da loja conforme a mesma quer ser identificada para exibição no formulário de autenticação do portador no checkout.
Suprimindo desafios
Uma integração com 3DS 2.0 pode resultar em três grandes decisões:
- Sucesso de autenticação transparente (sem desafio);
- Falha de autenticação transparente (sem desafio);
- Apresentação de desafio ao portador.
Similarmente ao comportamento do ReCaptcha do Google, quando a BrasPag determinar que ainda restam dúvidas sobre a identidade do portador, apresentar um desafio para tentar ter uma maior assertividade. O resultado determinará o sucesso ou o fracasso dessa autenticação.
O lojista pode, opcionalmente, suprimir a apresentação de qualquer possível desafio. Nesses casos, o resultado da autenticação do portador entrará no fluxo de unenrolled (cartão não credenciado/não pertencente à rede 3DS).
Ao suprimir um desafio quando o mesmo deveria ter sido apresentado, a transação volta a ser de responsabilidade do lojista para questões de chargeback.
Comportamentos de exceção
Os comportamentos de exceção determinam a tomada de decisão por parte da plataforma em relação aos possíveis resultados de insucesso.
Todos os cenários possuem duas opções:
- Seguir com autorização/captura;
- Abortar transação.
O sistema já traz algumas opções seguras pré-determinadas.
É importante lembrar que ao optar por seguir com a transação, a responsabilidade por possíveis chargebacks volta a ser do lojista.
- Erro: determina se a transação deve ser abortada ou deve continuar de forma não-autorizada em caso de erro técnico em relação à integração de autenticação do portador.
- Falha de autenticação: trata-se do resultado onde (seja por meio de apresentação de desafio ou não), o usuário não conseguiu provar a sua identidade.
-
Cartão não credenciado: pode ocorrer em duas situações:
- 1. se o cartão for de uma das bandeiras que suportam o 3DS 2.0, mas, por alguma razão (possivelmente em função do emissor), aquele cartão em específico não está credenciado na rede 3DS; ou
- 2. se o cartão está na rede 3DS, mas o lojista optou por suprimir desafios. A plataforma não consegue distinguir entre eles.
- Bandeira não suportada: ocorre quando a bandeira do cartão fornecido não suporta a integração com o 3DS na versão 2.0.
- Estabelecimento descredenciado: ocorre quando não é possível realizar a autenticação do lojista (em relação às configurações atuais do meio de pagamento) junto à BrasPag para se realizar a integração frontend.
Mais informações
- Visão geral sobre 3DS 2.0 da BrasPag
- Visão geral técnica sobre o 3DS 2.0 da BrasPag
- Integração JavaScript do 3DS 2.0 da BrasPag