A Entrada NF-e permite realizar a importação automática de NF-e que tenha a empresa em questão como destinatária e que esteja na SEFAZ, para que seja realizada a entrada de notas fiscais no sistema de maneira mais rápida e segura, minimizando possíveis erros de digitação.


Importante!

  • Não é necessário ativar o módulo de NF-e para utilizar a rotina da nova Entrada NF-e.


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • Para utilizar a entrada NF-e é necessário que a permissão Entrada NF-e esteja habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque;
  • Para que seja possível dar entrada na nota sem a necessidade de bipar produto a produto para conferência de mercadoria, a permissão de usuário Não permite entrada de mercadoria sem realizar conferência de itens em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque deve estar desmarcada;
  • Para que seja possível definir se o usuário poderá finalizar a entrada da nota quando houverem divergências entre a conferência de mercadoria e a nota/pedido integrada do SAP, a permissão de usuário Não recebe notas com divergência de quantidades com o pedido em Empresa > Segurança > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque deve estar desmarcada.

Certificado Digital

Para utilizar a rotina da nova Entrada NF-e é necessário que o Certificado Digital A1 esteja válido e atualizado. Para saber mais sobre o certificado digital acesse o manual clicando aqui.

Executando a Rotina

A importação de XML deve ser  realizada ao acessar Suprimentos > Estoque > Entrada XML (NF-e) (Novo). No primeiro acesso não serão listadas notas, para isto o usuário deve ativar a importação através do botão "ATIVAR IMPORTAÇÃO AUTOMÁTICA DE NF-E".


Ativar importação


Dica

A partir da ativação o sistema efetuará importações quatro vezes ao dia, sendo nos horários: 02:0004:0014:00 e 22:00. A importação automática da nota deve ocorrer em até 24 horas.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para que a importação automática aconteça é necessário que o parâmetro Identificação do Ambiente disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento-NF-e esteja selecionado como Produção.

Ao ativar a importação o Microvix irá buscar as notas na SEFAZ que tenham como destinatário a empresa logada e o evento/status "Autorizada". Esta ativação deve ser repetida para cada empresa do portal. É necessário definir a Data Inicial Data Final nos filtros para realizar a importação das notas. O sistema irá sugerir como data inicial o primeiro dia do mês anterior do dia atual. Por exemplo, se hoje é dia 11/02/2020, a data inicial sugerida será de 01/01/2020 e a final será o dia atual.

Importação de XML


Após a importação da notas, as seguintes informações serão exibidas:

  • Número/Série: serão apresentados número e série da NF;
  • Emissão: será apresentada a data de emissão da NF;
  • Emitente: será exibido o nome e CNPJ do emitente da NF;
  • Natureza de Operação: será exibida a Natureza de Operação utilizada no momento da emissão da NF;
  • Valor: será apresentado o valor total da NF;
  • Status: será apresentado o status da NF, caso seja inválido, será exibido um ícone em vermelho e ao posicionar o cursor sobre ele, o motivo será apresentado;
  • Ações: serão apresentadas as opções explicadas no quadro abaixo.


Nota

  • Caso seja realizada a importação de uma NF-e com a Natureza de Operação de Transferência entre Filiais, ao realizar a conferência da nota em Suprimentos > Estoque > Transferências > Conferência, ela automaticamente será excluída da listagem, sem a necessidade de realizar o endosso.
  • Quando o emitente da nota for pessoa física, será exibido o número do CPF na listagem ao invés do CNPJ;

  • Sem rótulos