Como gero o arquivo Sped Contribuições PIS/COFINS?


O SPED Contribuições consiste na escrituração fiscal digital da contribuição relacionada ao PIS/PASEP e Cofins para alguns tipos de regimes de apuração baseados em documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade. Este arquivo é enviado para o governo federal, ao contrário do Sped Fiscal, que é destinado para o governo do estado.


Como fazer?


Dica EFD

Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como gero SPED Contribuições? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).

Para realizar a geração do arquivo SPED Contribuições PIS/COFINS, acesse o menu: Planilhas Diárias  Controle de Notas Fiscais e Boletos  EFD-Contribuições (Pis/Cofins) em Arquivo Digital:



1 - Nos campos do grupo Filtro, deve ser indicado o ano de vigência de apuração do IR (que é cadastrado através do regime tributário contábil da empresa) seguido da data inicial e final que irá compor o período de apuração. No campo Data recebimento das compras, deve ser informado se as notas de compras serão indicadas pela data de movimento (que é a data de entrada no sistema) ou pela data de emissão da nota.


2 - No grupo Opções, deve ser indicado um diretório para salvar o arquivo que será gerado. Os demais campos desse grupo são utilizados para gerar o arquivo de acordo com a necessidade fiscal do estabelecimento. Caso possua dúvidas de quais opções deve utilizar, consulte seu contador.


Após indicar as informações, basta clicar em Gerar para que o arquivo seja salvo no diretório indicado.



  • Sem rótulos