Introdução
O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou “Protocolo de transferência de correio simples” é o protocolo padrão para o envio de e-mail através da internet. No Seller serve para configurar o e-mail do estabelecimento que enviará as Faturas e Notas Fiscais geradas pelo sistema, através do e-mail para o e-mail do cliente.
O Seller funciona com qualquer provedor de e-mail sendo os principais do mercado: Yahoo, Gmail e Outlook.
Cada provedor de serviço de e-mail tem suas especificações e configurações, mas todos tem informações padrões para que os serviços se comuniquem, são elas:
- Host SMPT: Endereço do servidor de SMTP.
- Porta : Porta de comunicação com o servidor SMTP.
- Autenticação SSL: Informa se o servidor de SMTP utiliza uma autenticação SSL ou Não.
- Endereço de E-mail: E-mail do estabelecimento que irá enviar os e-mails para os clientes.
- Nome de Exibição: Campo "Assunto" que irá aparecer no e-mail enviado.
- Usuário Autenticação: E-mail do estabelecimento que irá enviar os e-mails para os clientes.
- Senha: Senha do e-mail do estabelecimento configurado.
No o Seller a configuração do serviço de envio de e-mail fica no menu [Cadastros → Estabelecimento → Estabelecimento] na aba: Conf. e-mail.
Para ter certeza dos dados a serem inseridos acima verifique na documentação oficial do seu provedor de serviço de e-mail.
Teste de envio de e-mail
Depois de preencher os campos clique no botão <Testar Conexão> o sistema processará e irá dar um retorno em tela se o e-mail foi enviado ou se não foi possível enviar o e-mail. .
Se mostrou uma mensagem de erro na mensagem de retorno, verifique se os dados preenchidos estão corretos ou se deve ser realizado alguma configuração no seu provedor de e-mail para liberar está comunicação.
Lembrando que o tempo do envio do E-mail de Teste pode variar dependendo do seu provedor de serviço de e-mail.
Posteriormente verifique no e-mail configurado como servidor de SMTP para ver se recebeu o e-mail de teste.
Segurança nos serviços de e-mail
Os serviços de e-mail estão em constante evolução para proporcionar cada vez mais segurança aos seus usuários. Uma prática comum a este tipo de serviço é ter que realizar configurações/permissões para que na plataforma de e-mail para que consiga receber dados de outros sites.
Configuração de SMTP do Gmail
O Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail o "Gmail" e anunciou que a funcionalidade "Apps menos Seguros" vai parar de funcionar no dia .
Verifique o anúncio no link: https://support.google.com/accounts/answer/6010255?hl=pt-BR#zippy=%2Cusar-uma-senha-de-app
Agora para configurar o SMTP do Gmail no Seller, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail.
Passo a passo:
Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no seu Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google.
Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" no seu Gmail, acesse o link: https://support.google.com/accounts/answer/185839
Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará. Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".
Esta configuração deve ser feita antes, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App"
https://support.google.com/accounts/answer/185833- Acesso o link: https://myaccount.google.com/apppasswords que te levará a página da funcionalidade "Senha App" do seu Gmail.
- Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app" escolha a opção "Outro" e em seguida digite uma identificação, por exemplo: "Posto Seller", e clique no botão <GERAR>. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada", esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. COPIE a senha gerada e clique no botão: <CONCLUÍDO>.
Agora acesse o menu: " Configurações> Configurações Gerais > E-mail" do Seller. Preencha os campos obrigatórios e no campo: "Senha", coloque EXATAMENTE a mesma senha gerada de 16 caracteres do passo anterior.
- Clique no botão <TESTAR>.
Se mostrar a mensagem: "Configurações de e-mail ok.”, confira se chegou no seu e-mail, o e-mail de teste. Não esqueça de salvar as configurações, clicando no botão <SALVAR>.
Caso mostre alguma mensagem de falha:- Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
- Verifique se o seu Gmail está configurado corretamente.
- Verifique se no seu Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso. Depois de liberado, realize o teste de envio de e-mail novamente.
Configuração de SMTP do Outlook
Se o estabelecimento utilizar um provedor de e-mail Outlook ou Office 365, por padrão o teste de e-mail é bloqueado. Para liberar o teste de e-mail e por consequência os e-mails enviados pelo Seller, siga os passos a baixo.
- No Seller acesso o menu: Configurações > Configurações Gerais > E-mail.
- Configure os campos corretamente e clique no botão <Testar>. O sistema irá processar e mostrar uma mensagem de falha.
- Agora no e-mail do cliente acesse o caminho: Minha Conta Microsoft > Segurança > Painel de Segurança > Atividade de Entrada, procure o registro de SMTP recente e clique no botão <Liberar>, para o provedor passar a aceitar os e-mails recebidos por SMTP do Seller.
Espere uns 10 min, depois de liberar a conexão, volte ao Seller e tente novamente o teste de envio de e-mail. Agora o sistema irá retornar a mensagem "Configurações de e-mail ok.".
- No e-mail configurado verifique o e-mail
Configuração de SMTP do Yahoo
Se você tem um e-mail do Yahoo conforme as últimas atualizações de segurança da plataforma, para que você utilize este e-mail para reenviar e-mail, é necessário criar senhas especificas para aplicativos de terceiros.
1 - Dentro do Yahoo vá no menu: Informações de Conta.
2 - Vá na guia: Segurança da Conta, e clique no botão: <Gerenciar Contas>
3 - Abrirá uma tela onde você vai escolher a opção: "Outro App". Informe uma descrição para identificar este site e clique no botão <Gerar>, a tela processará e criará uma Senha. Está senha você irá usar no Seller para configurar o SMTP. No campo Senha da Configuração de SMTP, no menu: [Cadastros → Estabelecimento → Estabelecimento] na aba: Conf. e-mail e coloque esta senha gerada em vez do senha do e-mail.
Veja Mais!
Link da página: "Gerar e gerenciar senhas de aplicativos de terceiros" do próprio Yahoo
https://br.ajuda.yahoo.com/kb/account/Gerar-senhas-de-aplicativos-de-terceiros-sln15241.html