Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

A ferramenta Títulos a Pagar auxiliará a empresa a ter uma boa gestão financeira, pois possibilitará controlar todas as contas a pagar, seja de fornecedores, prestadores de serviços ou insumos necessários para o funcionamento da empresa. Além de fornecer informações fundamentais para planejamento financeiro, geração da DRE e fluxo de caixa. 


Dúvidas frequentes (FAQ)


Veja as principais dúvidas sobre essa tela

É possível realizar baixas em lote nos títulos a pagar?

  1.  É possível também realizar baixa de títulos em lote, bastará selecionar todos os títulos que serão baixados e clicar em F8-Baixar ou F8 no teclado. 
  2. O sistema solicitará uma confirmação de baixa de títulos em lote. 
  3. Assim como na baixa individual de títulos, será necessário selecionar a conta que realizará o pagamento dos títulos, data de pagamento, será possível informar número de comprovante de pagamento, e multa, taxa, acréscimo ou desconto em cada um dos títulos selecionados. 
  4. Na barra inferior serão apresentadas as formas de cobrança de cada um dos títulos, e valores totais, separados pelo valor efetivo dos títulos, multas, taxas, descontos ou acréscimos e valor pago, considerando estas variáveis. 
  5. Será possível também informar dados de cheque, caso a baixa tenha sido utilizando esta forma de pagamento, e no canto inferior esquerdo, é apresentado o resumo de cada um dos títulos, para visualizar é necessário selecionar o título desejado com um clique. 
  6. Após preencher de acordo com as informações de pagamento, será necessário clicar em F8-Baixar ou F8 no teclado. Ou cancelar, caso queira retornar a tela anterior, sem baixar os títulos. 
  7. Ao clicar em F8-Baixar e confirmar a baixa dos títulos, o sistema direcionará para a tela de listagem dos títulos, e os títulos baixados estarão com a data de pagamento preenchida, como na baixa individual. Caso seja realizado o filtro novamente com a situação em aberto, estes títulos não aparecerão, a menos que no filtro seja selecionado a situação baixado. 


Eu posso incluir um item do plano de contas no título a receber que seja de saída ou um item no título a pagar que seja de entrada ?

Não é possível. Pensando na rastreabilidade e confiabilidade do financeiro dos relatórios, que a partir da versão 6.202.20, foi aplicado uma blindagem no SetaERP, impossibilitando o usuário incluir Títulos a Receber ou Títulos a Pagar com itens de  plano de contas, que faça o movimento financeiro contrário ao da operação.

Por padrão a loja quando tem títulos a Títulos a Receber de um cliente, este valor entrar no caixa da empresa. Logo os itens de plano de notas a serem utilizados precisam fazer o movimento financeiro de entrada.

Já quando a loja tem um título a Pagar o valor irá sair do caixa da empresa. Isso significa que o plano de contas a ser utilizado precisa tem o momento financeiro de saída.


Eu acordei com meu fornecedor que ele irá me conceder um crédito, para que eu possa utilizar futuramente. Não poderei mais usar o Item: 008 - DEVOLUCOES/TROCAS (FORNECEDORES), para lançamento manual na ferramenta de Títulos a Pagar?

Não, pois o item de plano de contas 008 - DEVOLUCOES/TROCAS (FORNECEDORES), faz o movimento de entrada de valor, sendo uma movimentação inversa ao utilizada na ferramenta de Títulos a Pagar. Por padrão este item é utilizado pelo Seta nas Devoluções ao Fornecedor.

Para que seja possível lançar este "credito de fornecedor" de forma avulsa, também aconselhamos a cadastrar um novo plano de contas, para que você possa controlar melhor este tipo de lançamento.

Abaixo imagem com exemplo hipotético de plano de contas:


Estou querendo incluir um título a receber ou a pagar, porém está aparecendo a mensagem 'Código Inválido ou Inexistente', porém o item do plano de contas existe e você quer utilizar?

É preciso verificar o seu plano de contas e caso você precise inserir ele é necessário alterar para ambos


Como identificar os títulos das notas de compra nos Títulos a Pagar?

Passo 1. Retaguarda > Financeiro > títulos a pagar > Datas > filtrar 

Os títulos provenientes das notas sempre viram com a descrição NF e o número da nota seguido da parcela

Para saber se uma nota tem mais algum título

Passo 2.Passos Retaguarda > Financeiro > títulos a pagar > situação todas > documento: o número da nota > datas de vencimento


Eu consigo realizar um ESTORNO de um título a pagar que foi baixado no sistema?

  1. Caso seja necessário, para estornar a baixa de um título será necessário clicar em Estornar ou ALT + E. Informar uma justificativa com no mínimo 15 caracteres, lembre-se quanto mais detalhado melhor, pois facilitará possíveis auditorias, clicar em OK.
  2. E informar usuário e senha de quem está realizando o estorno, lembrando que é necessário o usuário ter permissão de acesso para tal ação. 
  3. O título voltará a ficar em aberto, aguardando baixa. 


Como realizar o cancelamento de um Título a Pagar?

Esse processo é utilizado para fazer o cancelamento de um titulo lançado indevidamente, em duplicidade.....

Resposta: Para realizar esse procedimento, acesse o sistema Seta e selecione a opção 5- Módulo Retaguarda.

Na sequência acesso ao menu financeiro > Títulos a pagar 

No campo Situação, defina como aberto e clique em filtrar

Será apresentada a listagem de títulos que atende seus filtros informados, clique sobre o título desejado e clique no botão Cancelar Título:

Insira uma Justificativa

]

Veja que o título irá fica com a cor vermelha de 'Cancelado'


Eu posso colocar um código de barra em algum título a pagar?

Você já percebeu que no Financeiro > Títulos a Pagar, após filtrar os títulos existe a possibilidade do financeiro aceitar o titulo inserindo o cód. barras, e ao editar um título também temos a opção de inserir o código de barras do boleto.

O código de barras dos boletos de títulos a pagar é usados no SetaERP com duas finalidades, para identificar o titulo existente no SetaERP ao realizar pagamentos pelo Stone Banking saiba mais. E esta informação também é utilizada na integração com os bancos via Arquivos CNAB de Pagamentos.



Este campo permite que o usuário faça a leitura de código de barras utilizando um leitor, ou insira a linha digitavel do boleto. Porém quando é inserido a linha digitavel do boleto, para que a informação possa ser utilizada na integração com o Arquivo CNAB de Pagamento e com o Stone Banking, é convertido a linha digitavel no código de barras do boleto.

OBS: Caso você leia o código de barras do boleto em um bloco de notas, perceberá que é o mesmo código que o seta gerou a partir da linha digitavel.

Se por ventura necessite do código impresso na linha digitavel do boleto, sugerimos que informe no campo Instrução e Ocorrências, para que possa recuperar a informação. Conforme mostra na imagem abaixo:
 


Vídeos da ferramenta



Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Acessar: Acesso à tela de títulos a pagar, para filtros, impressões, aceites e etc.
Modificar: Permite incluir um título a pagar ou alterar um existente, libera também o Reparcelamento de títulos a pagar(Retaguarda>Financeiro>Reparcelamento de títulos a pagar)
Excluir: Permite o cancelamento de um título a pagar e também é necessário para realizar um estorno de NF-e pela tela de devolução ao fornecedor.
Relatórios: Acesso a tela de Relatórios de títulos a pagar.
Baixar: Permite realizar a baixa de títulos a pagar.

Como funciona os Filtros

  1. Acesse o retaguarda > financeiro > títulos a pagar

       2. É possível realizar a busca dos títulos por diversos filtros, como situação do título, tipo de documento de cobrança, tipo de documento, data de vencimento, empresa da rede, fornecedor, item do plano de contas, instituição, documento, lote, valores, comprovante, código de barras, entre outras informações, conforme tela abaixo.

  • Situação: refere-se a situação do título, podendo ser: 
    • Todos: como o próprio nome já diz, trará todos os títulos, independente da sua situação. 
    • Aberto: ainda não foi pago ou se foi pago, ainda não foi baixado no sistema. 
    • Baixado: já foi pago e baixado no sistema. 
    • Atrasado: títulos que já venceram.
    • Emissão: realiza o filtro pela data de emissão do título
    • Combinado: realiza o filtro de títulos em aberto, pela data em que o título foi combinado.
    • Competência: realiza o filtro pela data de competência do título, independente de estar em aberto ou baixado. 
    • Aceite: realiza o filtro de títulos em aberto, pela data de aceite do título 
    • Sem Aceite: filtra os títulos em aberto, que não possuem data de aceite preenchida, considerando a data de vencimento do título. 
    • Competência/Emissão: considera as datas de competência e emissão para realizar os filtros, desde que uma delas esteja dentro do período informado, trará o título. 
    • Previsão: filtra apenas os títulos marcados como previsão de pagamento. 
    • Pendência: filtra os títulos em que foi marcado que existia alguma pendência.
    • SCPC: este filtro não será utilizado no títulos a pagar, apenas no títulos a receber. 
    • Cartório: filtra os títulos que que tiveram a opção cartório marcada. 
    • Cancelado: títulos que por algum motivo tenham sido cancelados
    • Substituído: filtra os títulos que foram reparcelados, pela tela do Módulo Retaguarda, Menu Financeiro, opção Reparcelamento de Título, pois, ao realizar o reparcelamento de títulos, o título original é substituído pelos novos títulos, de acordo com o que foi acordado com o fornecedor. 

       2. Observe que conforme é modificado o filtro em situação, muda também a nomenclatura do campo que possui datas. 

  • Cobrança: refere-se ao tipo de cobrança do título, podendo ser:
    • 0 - Pix
    • 1- À vista;
    • 2- Cartão;
    • 3- Cheque pré; 
    • 4- Crediário; 
    • 5- Boleto; 
    • 6- Depósito
    • 7 - Depósito em conta ou 
    • 8 - Convênio/concessionária. 
    • 9 - Carteiras Digitais 
  • Documento: tipo de documento de cobrança, podendo ser: 
    • 1 - Nota fiscal manual;
    • 2 - Nota fiscal impressa;
    • 3 - Cupom fiscal ou 
    • 4 - Guias e recibos. 
  • Data: O quarto filtro refere-se a data inicial e final que será pesquisada, a sua nomenclatura varia de acordo com o filtro situação (vencimento, pagamento, emissão, competência, entre outros). 
  • Empresa: empresa da rede que será pesquisada, podendo ser mais que uma. 
  • Fornecedor: possibilita a pesquisa de todo os títulos um fornecedor específico, dentro do período escolhido. 
  • Item: possibilita a pesquisa de todos os títulos de um determinado item do plano de contas do primeiro ou segundo nível, ou seja, é possível selecionar apenas custos fixos ou algum item específico dos custos fixos, como despesas com pessoal, dentro do período escolhido. 
  • Instituição: possibilita a pesquisa de uma instituição específica. 
  • Documento: pesquisa pelo número um determinado título. 
  • Lote: a partir do número do lote o sistema consegue localizar todos os títulos que foram pagos juntos. 
  • Valores: filtra apenas títulos que possuem do valor X ao Y, de acordo com o informado. 
  • DDA: realiza filtro de acordo com código de DDA, no período selecionado
  • Comprovante: realiza filtro pelo número do comprovante de pagamento
  • Remessa: realiza filtro pelo código de remessa do CNAB
  • Cód. do título: realiza filtro pelo código do título gerado pelo sistema.
  • Cód. de barras: traz apenas títulos com código de barras ou sem código de barras, de acordo com o selecionado. 
  • Autorização: traz apenas títulos com com autorização de pagamento ou sem autorização de pagamento, de acordo com o selecionado. 

      3. É possível também incluir títulos de compensação na buscando, deixando o checkbox (quadradinho) Incluir Títulos de Compensação marcado. 

      4. Por fim, é possível ordenar os títulos a pagar pelo nome do fornecedor em ordem alfabética, número do documento, data de vencimento, data de pagamento, valor, código do fornecedor ou empresa, de acordo com a necessidade do usuário.

      5. Após realizar todos os filtros necessários, bastará clicar em F8-Filtrar ou F8 no teclado, que o sistema trará a relação de títulos que atende aos filtros que foram realizados, para que possa ser realizadas diversas funções, como editar os títulos, baixá-los etc.  

      6. As colunas que aparecem na tela: Fornecedor, Documento, Código, Emissão, Vencimento, Pagamento, Valor, Valor Pago, Cobrança, Loja, Aceite Baixar.

      7. No final há um totalizador da coluna Valor e Valor Pago e o valor total de títulos selecionados na coluna Baixar

Como Incluir Títulos a Pagar

  1. Para acessar a tela de Títulos a Pagar, é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, ir até o Menu Financeiro e clicar na opção Títulos a Pagar.
  2. A primeira tela será de pesquisa, na qual será possível realizar diversos filtros para que seja possível localizar o(s) título(s) desejado(s) e Incluir títulos
  3. Para incluir um título será necessário clicar no segundo ícone do lado esquerdo da tela F3-Incluir ou F3 no teclado. 















Importante: Alguns títulos são inclusos automaticamente, como por exemplo, títulos provenientes de notas fiscais que foram dado entrada no menu compras. 

       4. Será aberta a tela para inserir um novo título:

       5. Os seguintes campos estarão disponíveis para preenchimento:

  • Fornecedor: poderá ser um já cadastrado no sistema, informando nome ou CNPJ na barra de pesquisa e clicando Enter no teclado, ou clicando na lupa em frente ao campo fornecedor, para buscar um fornecedor no cadastro geral ou cadastrar um fornecedor clicando em Novo e seguindo os passos de cadastro de fornecedor. 
  • Item: será necessário selecionar o item do plano de contas em que se enquadra a conta desejada. Para isso será necessário clicar na lupa para busca-lo, localizá-lo na lista de itens, selecioná-lo com duplo clique ou com um clique e clicar em exportar ou caso o usuário já saiba qual item será usado, digitar a sua descrição ou código na barra de pesquisa e clicar ENTER. 
  • Descrição: campo livre para descrição da despesa, lembre-se quanto mais detalhado melhor, pois facilitará o entendimento em possíveis auditorias. 
  • Empresa: selecionar a qual das empresas da rede pertence a despesa.
  • Portador: qual das contas será responsável por realizar o pagamento inicialmente, mas na hora da baixa do título poderá ser escolhida outra conta. 
  • Cobrança: qual tipo de cobrança do título, podendo escolher entre as opções:
    • 0 - Pix
    • 1- À vista;
    • 2- Cartão;
    • 3- Cheque pré; 
    • 4- Crediário; 
    • 5- Boleto; 
    • 6- Depósito
    • 7 - Depósito em conta ou 
    • 8 - Convênio/concessionária. 
    • 9 - Carteiras Digitais 
  • Tipo Doc.: tipo de documento que foi utilizado para cobrança, podendo ser:
    • 1 - Nota fiscal manual;
    • 2 - Nota fiscal impressa;
    • 3 - Cupom fiscal ou 
    • 4 - Guias e recibos. 
  • Documento: número do documento de cobrança. 
  • Vencimento: data de vencimento do título. 
  • Valor: valor do título. 
  • Data de emissão: data em que foi emitido o título. 
  • Data combinada: é mais utilizada na edição do título, pois é possível informar que embora o vencimento seja para o dia 15/05/2020, foi combinado uma nova data de pagamento para o dia 20/05/2020. 
  • Data competência: data a que se refere o título, data em que realmente foi executado o serviço, por exemplo. 
  • DDA: campo para informar o número débito direto autorizado, caso haja. 
  • Acréscimo: comumente utilizado na edição ou baixa de títulos, pois neste campo pode-se informar algum possível acréscimos em reais devido a atrasos no pagamento. 
  • Desconto: comumente utilizado na edição ou baixa de títulos, pois neste campo pode-se informar algum possível descontos em reais para pagamento antecipado ou até o vencimento. 
  • Valor Líquido: valor do título considerando possíveis acréscimos ou descontos. 

  • Pagamento: ao realizar a baixa do título será preenchido de acordo com o informado. 
  • Valor pago: assim como pagamento, será preenchido quando o título for baixado, de acordo com valor realmente pago, com descontos ou acréscimos. 
  • Conta: também será preenchido na baixa do título, com a conta que realizou o pagamento, podendo ser diferente da conta prevista no lançamento do título. 
  • Lançamento: data em que o título foi registrado no sistema. 
  • Aceite: utilizado para informar a data em que o documento de cobrança foi recebido, pois o título pode ser uma previsão de pagamento.
  • Instituição: instituição cobradora. 
  • Lote: o sistema cria um número de lote de pagamento, quando é realizada a baixa de dois ou mais títulos juntos. 
  • Auxiliar: é o código de algum lançamento que é vinculado ao título, como, por exemplo o código do lançamento da nota que originou o título a pagar. 
  • Parcela: número de parcelas do título. 

  • Previsão de pagamento: pode ser que o título que está sendo lançado é uma estimativa futura, como por exemplo, custos fixos, o cliente terá que pagar energia elétrica todo mês, assim ele pode provisionar os seus pagamentos de janeiro a dezembro e conforme for recebendo os boletos, informando a data de aceite e valor real do documento. Posteriormente será possível filtrar apenas as previsões de pagamento para programar o orçamento. 
  • Existe previsão: pode ser selecionado quando existe alguma pendência, como por exemplo, a mercadoria não chegou, ou chegou com defeito etc. 
  • Pago em cartório: se por algum motivo houve a necessidade de pagar em cartório o título, em vez de utilizar uma das formas de pagamento listadas em cobrança. 
  • Instruções e ocorrências: campo livre para instruções sobre o título, com por exemplo, se possui multa, até em quantos dias o título pode ser pago sem ser enviado para o cartório etc. 

  • Código de barras: código de barras do documento de cobrança, se a empresa utilizar a função CNAB é fundamental a inserção dos códigos de barras dos boletos. 
  • Comprovante: deve ser preenchido na baixa do título, com o número do comprovante de pagamento. 
  • Data de compensação: dia em que ocorreu o pagamento.
  • Informações para depósito:
    • Descrição: Você pode inserir a conta bancário para o título a pagar

    • Banco: É o banco da conta em depósito
    • Tipo: Insira o tipo da conta do depósito
    • Conta: Insira o número da conta bancária
    • Agência: Insira o número da Agência da conta bancária
    • Operação: É o dígito referente a conta.

      7. Clicando com o botão esquerdo do mouse no botão Nova Parcela, a primeira parcela é salva e é inserida uma nova parcela ao título, com vencimento para o mês seguinte, que será possível realizar edição, caso necessário.

       8. Clicando com o botão direito do mouse abrirá uma tela para informar o número de parcelas que o usuário deseja inserir, conforme exemplo abaixo, assim o usuário não terá que incluir as parcelas uma a uma, mas para realizar edições terá que acessar cada um dos títulos, assim, caso seja necessário realizar edições nos dados dos títulos, o ideal é inserir uma parcela a uma, clicando com o botão esquerdo do mouse.  

       9. Confirmando o número de parcelas, ele cria 3 títulos a pagar

Obs.:: Lembrando que para funcionar a opção 'Nova Parcela*' é preciso estar preenchido, no mínimo, Fornecedor, Item, Descrição, Cobrança e Valor.

      10. Lembre-se todos os botões que têm um * no SetaERP, possuem alguma função a mais, para descobrir qual é a função bastará deixar o cursor sobre o botão desejado e será apresentada uma legenda exemplificando a sua função.

Dica: com este recurso é possível provisionar os custos fixos do começo ao fim do ano para projetar fluxos de caixas mais assertivos, e, consequentemente, uma gestão financeira mais estruturada. 

     11. Clicando no botão Rateio de Despesas, será possível dividir a despesa entre as empresas da rede ou centro de custos, informando percentualmente, quanto cada uma pagará. Desde que o item escolhido esteja com a função ambos habilitado. Porém, este rateio será de uma forma informativa, o sistema não criará outros títulos e não alterará o título original.

      12. Ao finalizar a inserção dos dados necessários para a inclusão do título, bastará clicar em F8-Salvar ou F8 no teclado e este título será registrado e poderá ser editado ou baixado posteriormente. 

Baixa de títulos

Para dar Baixas nos títulos a pagar siga os seguintes passos:

  1. Acesse o Retaguarda > Financeiro > Títulos a Pagar 

       2. Para realizar os filtros de forma correta, é necessário inserir os itens abaixo:

  • 1. Situação: Em Aberto  
  • 2. Vencimento: Informar
  • 3. Informar Fornecedor 

        3. Depois que clicar em Filtrar, você pode verificar as informações dos títulos que você deseja Baixar


        4. Caso seja necessário alguma edição do título, selecionar a opção ''Editar Título'':

      5. A opção Imprimir listagem: imprimir a lista de títulos selecionados de acordo com a situação (baixados, abertos, entre outros) para pagamento na data escolhida. 

Exemplo:

      6. Após a conferência do Título, clicar em Baixar ou na tecla F8 do teclado, abrirá a tela de Baixa de Títulos, onde é necessário escolher a conta que será efetuado o pagamento > Inserir a Data de Pagamento > Clicar F8 - Baixar:

  • Conta: será necessário marcar de qual conta foi retirado o dinheiro para realizar o pagamento, de acordo com as contas cadastradas no Menu Financeiro > Contas Correntes. 
  • Vencimento: a data de vencimento virá preenchida, conforme informado na inserção do título no sistema. 
  • Pagamento: por padrão trará o dia em que o título está sendo baixado, mas pode ser editado. 
  • DDA: campo para informar o código do DDA, conforme explicado no cadastro de títulos. 
  • Comprovante: campo para informar o código do comprovante de pagamento. 
  • Dias em atraso: será preenchido automaticamente, conforme data de pagamento informada, conforme exemplo abaixo. 
  • Valor original: valor do título. 
  • Multa $: valor de multa em reais, conforme exemplo abaixo. 
  • Taxa %: percentual de taxa de juros ou descontos, para informar descontos é necessário informar o sinal de menos ( - ) antes de informar o percentual, para juros, basta apenas informar o percentual, conforme exemplos abaixo.
  • Acréscimo: valor dos juros ou descontos em reais, para informar descontos é necessário informar o sinal de menos antes do valor, conforme exemplos abaixo.
  • Valor total: valor do título, considerando multa, taxa e acréscimo ou desconto. 
  • Valor pago: valor efetivamente pago, considerando multa, taxa e acréscimo ou desconto. 
  • Principal: valor do título. 
  • Acréscimo/Desconto: conforme exemplos acima, caso o título tenha juros, a tela apresentará a nomenclatura acréscimo, caso tenha desconto, apresentará desconto.  

Importante: Caso o título tenha desconto, é fundamental informa-lo em Taxa % ou Acréscimo, com o sinal de menos antes do valor, porque apenas mudar o valor pago, gerará um título complementar com o valor pendente, pois o sistema entenderá que foi pago apenas uma parte do valor do título. 

  • O título baixado ficará com data de pagamento preenchida, sem checkbox na coluna Baixar e se tentar selecionar o título o sistema irá informar que o mesmo já foi baixado. 
  • É possível também imprimir o comprovante da baixa de títulos clicando no botão de Imprimir da tela Comprovante

       4. Caso o pagamento tenha sido realizado em cheque, será possível informar o número do cheque no final da tela e o vencimento do cheque. 

       7. Para confirmar que o titulo foi baixado:

       8. Acesse o  Retaguarda > Menu Financeiro > Títulos a pagar > Situação: BAIXADO 

 

        9. Depois que o sistema mostrar o resultado do filtro, irá mostrar o mesmo e pode realizar o 'estorno' do título.

       10. Opção Relatórios de Títulos a Pagar: Já constam as opções das Listagens de Títulos a Pagar e Títulos Baixados por Mês:

Além de tudo que já foi falado, a tela do editar título tem outras funcionalidades?

  • É possível, realizar um aceite do título, ou seja, informar que o usuário já está com o título em mãos e que já pode ser pago, clicando em F9-Aceite ou F9 no teclado. 
  • Em compensação, será possível informar a data do aceite, será possível inserir o código de barras ou linha digitável e instituição a que pertence o título.
  • Ao realizar o aceite o título ficará com um X na coluna aceite para facilitar a visualização dos títulos que já estão em mãos. 
  • Será possível realizar rateio de alguma despesa entre as empresas cadastradas na rede clicando em Rateio ou ALT + O.
  • Para isso, será necessário informar o percentual que cada empresa pagará, clicar em F8-Ratear ou F8 no teclado e confirmar o rateio. 
  • Assim o título original permanecerá igual e serão gerados dois títulos, um a pagar e outro a receber com os valores percentuais informados no rateio, para que posteriormente seja realizada a compensação entre as lojas.  
  • Será possível editar um título selecionando-o e clicando em Editar Título ou ALT + E. Na tela do título será possível alterar qualquer um dos dados informados ou inserir algum dado faltante. Caso seja uma previsão de pagamento, é importante informar o valor correto do título, pois normalmente ao ser inserido uma previsão é informado um valor aproximado. 
  • As opções F5-Liberar Pagamento e Bloquear Pagamento, são utilizados quando há uma hierarquia para realização de ações do financeiro, assim será possível filtrar apenas os títulos que possuem o pagamento liberado, para então começar a realizar as baixas. 
  • Caso este recurso esteja ativado, o título só poderá ser baixado após liberado pela pessoa responsável. 
  • Caso seja necessário imprimir algum recibo, bastará clicar em Imprimir Recibo ou ALT + R
  • Por fim, caso seja necessário imprimir uma listagem dos títulos, bastará clicar em Imprimir Listagem ou ALT + L
  • Gerar Cnab será utilizado em ferramenta específica de Cnab e as funções imprimir comprovante e reimprimir boleto serão utilizadas em títulos a receber.