Gerenciador do Buscador de Boletos DDA

Para maiores informações acesse o artigo abaixo:

A integração Linx Conta Digital Integrada (LCDI) agora conta com a busca de boletos DDA automática, com este serviço permitirá que todos os boletos de pagamento emitidos contra o CNPJ da loja, sejam recebidos digitalmente pela conta Stone, dessa forma poderá acessar e pagar os boletos através da integração do Linx Big Farma. 

Ativação

Para utilização do buscador de boletos DDA é necessário realizar a ativação dessa funcionalidade.

Para isso vá até menu Configurações > Integração Bancária > Configuração Conta Digital.


Figura 01 - Configuração Conta Digital


Clique no botão .

Este botão ao ser acionado, mostrará informativos do buscador de boletos.


Figura 02 - Buscador de Boletos - DDA


Nessa tela clique no botão .


Figura 03 - Ativar Buscador


Nessa tela será visualizado as contas disponíveis para ativar/desativar o buscador de boletos – DDA.

Por padrão os status das contas estará como Desativado.

Clique no botão e será direcionado para a tela de solicitação de ativação.


Figura 04 - Solicitação de Ativação do Buscador


Depois de alguns minutos será possível consultar o status da solicitação.

Basta clicar no botão .


Figura 05 - Status da Solicitação do Buscador de Boletos DDA


Nessa tela também é possível desativar o buscador, basta clicar no botão de mesmo nome.


Configuração

Existem algumas opções de configuração para melhor experiência do usuário.

Acesse o menu Configurações > Filiais > Contas a Pagar.


Figura 06 - Configuração Buscador de Boletos


Selecione as opções em destaque, para uma melhor experiência.

É possível ativar o buscador para o Escritório ou Loja, onde ao selecionar Escritório será possível definir a loja desejada, e se estiver como Loja, será utilizada a Loja física do cadastro.

A opção "Incluir motivo para recusar boleto" virá por padrão marcada, e pode ser alterada se desejar.

Ao marcar a opção "Permite associar contas a pagar já existente na entrada/conferência" faz com que na entrada seja verificado se existe algum registro do contas a pagar correspondente a essa entrada, assim será aberto uma tela para que seja associado a entrada com o contas a pagar já existente.

Essa opção depende das configurações encontradas no menu Configurações > Filiais > Entradas:

  • Se o campo Contas a Pagar está “Sim" ou “Perguntar”;
  • Se o campo “Habilitar Conferência” está marcado;
  • Se o campo "Informar contas a pagar no momento da entrada" está habilitado.


A opção "Permite efetuar agendamento do boleto" vai depender da permissão do usuário para realizar agendamentos, com isso ao associar os boletos o sistema já vai realizar a sugestão de agendamento desses.

"Associação automática de boletos por limite de aproximação..." trata-se de um limite aceitável para arredondamento para associação do boleto por aproximação de valor.

O botão mostra uma lista das filiais para que essas configurações sejam repassadas para as filiais selecionadas.


Gerenciador de Buscador de Boletos


Gerenciador do Buscador de Boletos DDA


Depois de ativado o buscador de boletos, ele estará disponível no contas a pagar.

Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar.


Figura 07 - Contas a Pagar


De acordo com as configurações realizadas na Figura 06 acima, a sugestão de novos boletos será visualizada acima (conforme destaque) e já realiza a busca automática de todos os boletos disponíveis para o CNPJ associado à ativação do buscador de boletos (Figura 03 acima).

O mesmo processo pode ser feito de forma manual clicando no botão .


Figura 08 - Gerenciador de Buscador de Boletos


Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa.

Dentre eles:

  • Período do Vencimento - Possível selecionar por período ou então escolher os filtros pré-definidos (Hoje, Ontem, Semana atual, Mês anterior, Este mês);
  • Filtros - Defina a Filial e a Conta Digital (essa última é obrigatória, sem ela não é possível buscar os boletos);
  • Opções de Filtros - Nessa seção existem algumas possibilidades de filtros para melhorar a busca:
    • - Possibilidade de seleção entre pagável e impagável;
    • - Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
    • - Marcação em sim ou não.


Nessa tela existe a Legenda onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizado ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo:

→ Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;

→ Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA;

→ Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;

→ Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA;

→ Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada.


Os requisitos exigidos no sistema para que seja considerado como encontrado são:

  1. Filial
  2. Fornecedor
  3. Data de Vencimento
  4. Valor

Ou seja, se o sistema conseguir encontrar um registro no contas a pagar que atendem a esses 4 requisitos a condição será marcada como encontrado.

Para a condição encontrado parcial significa que o sistema encontrou mais de um título no contas a pagar com esses requisitos, ou seja, mais de um título possui o mesmo fornecedor, vencimento e valor.


Para realizar a busca, basta clicar no botão e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.


Se não for inserido período de vencimento, ao buscar os boletos (manualmente), será realizado a consulta dos boletos com vencimento a partir da data atual.

A busca automática irá buscar boletos a partir da data atual de vencimento que foram emitidos contra o CNPJ.


Para os boletos em condição "Inconsistência" será possível verificar o motivo da inconsistência na coluna de mesmo nome na grade, basta ir com a seta para direita do teclado até essa coluna e clicar 2x sobre o registro e será apresentada a mensagem da inconsistência.



  •   - Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
  • - Abre o cadastro do fornecedor;
  • - Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
  • - Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Figura 06 acima;
  • - Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
  • - Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
  • - Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".


Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração na Figura 06 acima estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento.


Para saber como realizar agendamentos e pagamentos com a Linx Conta Digital Integrada acesse o artigo Configuração da Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.