Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para cadastro dos cartões de comandas de consumo dos clientes. As comandas são controladas e gerenciadas diretamente no PDV.



1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

  • A Retaguarda Empório na versão 11.07.000 ou superior;
  • Disponível apenas para as Backoffice Empório.

Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de implantação ou time de suporte.


2.1 Configurações Gerais

Para utilizar as comandas no PDV não necessita de liberação de parâmetros iniciais, contudo existem algumas configurações de uso das comandas no PDV. Estas configurações ficam no menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais > Comanda.

As configurações possíveis nas comandas são:

  • Solicitar atendente para registro de item na comanda.
    • A cada item registrado.
    • Obrigatório selecionar um Atendente da Lista.
  • Solicitar cartão de comanda automaticamente.
  • MicroTerminal:
    • Utiliza comanda micro terminal.
    • Número de terminais.
    • Time Out da porta.


3. Cadastro de Cartões de Comanda

Para cadastrar uma comanda, acesse o menu: Cadastros > Estabelecimentos > Comandas > Cartões de Comanda > Comandas. Dentro do menu clique no botão <Incluir>  e preencha os campos:

  • Prefixo: Letras para identificar melhor o cartão, como setores, seção ou grupo de mesas. Não obrigatório.
  • Nº do Cartão de: Número de cartão em si. Obrigatório.
  • Até: Quando preenchido em conjunto com o campo Nº  do Cartão de, irá cadastrar comandas em lote. Não obrigatório.
  • Local: Mensagem de identificação de uma comanda no PDV. Exemplo, comanda da pista, comanda do mezanino. Não obrigatório.
  • Ativo: Permite utilizar esta comanda no PDV.
  • Extraviado: Não apresenta mais esta comanda no PDV.


2.1 Mensagens em um comanda

Dentro do menu é possível escrever um texto que sairá em todas as comandas. Normalmente este texto é lizado para identificar o estabelecimento e passar algumas informações ou orientações para o cliente nas comandas que são impressas.

Estas mensagens ficam na aba: <Mensagens>.








  • Sem rótulos