Sumário


1 Conceito

O Empório Pop permite que sejam realizadas vendas de produtos com rapidez e praticidade, pois possui um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia. Esse teclado possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria, suprimento de caixa, recarga de celulares, consulta de crédito e fechamento de caixa. 


Quanto às vendas, será possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque e também emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando assim a rotina diária do caixa.


2 Requisitos

Para utilizar o Empório Pop será necessário que ele tenha sido instalado e configurado de acordo com as instruções do manual Empório Pop  – Instalação e Configurações. Antes de executar o PDV, será necessário executar a Sincronia através do atalho presente na área de trabalho da estação, criado durante a instalação.


3 Funcionalidades

Após realizar a instalação e as configurações do Empório Pop, será possível realizar diversas tarefas através das janelas Caixa, Financeiro, Vendas, TEF Documentos. Estas janelas poderão ser acessadas através dos botões que estão logo abaixo da marca LINX na barra lateral esquerda, destacados em vermelho, conforme a imagem a seguir:



Cada uma dessas janelas permitirá:

  • Caixa: efetuar vendas de combustíveis e de produtos, cancelar a última venda, realizar sangrias de dinheiro e fechar o caixa;
  • Financeiro: visualizar lançamentos financeiros de entradas e de saídas, realizar sangrias de dinheiro e de documentos e realizar suprimentos;
  • Vendas: visualizar vendas por forma de pagamento ou por produto, emitir notas fiscais para as vendas realizadas e cancelar a última venda realizada;
  • TEF: cancelamentos, consultas, reimpressões e configurações referentes ao TEF;
  • Documentos: consultar os documentos fiscais emitidos no caixa.

 Todas as janelas acima possuem o botão:

  • Sair: permitirá sair do sistema após confirmação.

Estas janelas e suas funcionalidades serão detalhadas nos capítulos a seguir.


3.1 Caixa

Esta janela permite que sejam executadas as principais funcionalidades do PDV, como: vendas, sangrias, suprimentos, recarga de celular, abertura e fechamento de caixa. As diversas funcionalidades necessárias para a realização de uma venda serão explicadas em capítulos individuais para que seja possível a compreensão das partes que compõem uma venda. Após esses capítulos será explicado como efetuar uma venda completa em um capítulo específico. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir, caso o caixa esteja fechado:



A janela Caixa Fechado possui o botão:

  • Abrir Caixa: permitirá abrir o caixa para realizar vendas.

Será necessário clicar no botão Abrir Caixa para abrir o caixa e poder utilizar suas funcionalidades.



Após efetuar a abertura do Caixa, a seguinte tela será apresentada:



Informe o valor do troco inicial e selecione o botão Confirmar. Caso o caixa possua configuração de turnos, selecione o turno correspondente.



Nesta janela, abaixo de Caixa Livre, serão exibidos o nome da estação, a data do caixa, o turno e o nome do operador de caixa.



A janela Caixa Livre possui o botão Iniciar Venda que exibirá uma janela para preenchimento com os dados do cliente e permitirá iniciar uma venda. Também pode ser utilizada a tecla de atalho F5. Essa funcionalidade será explicada nos tópicos a seguir.




3.1.1 Teclado Virtual

A janela Caixa possui um teclado virtual com teclas de atalho para formas de pagamento e para valores de pagamento pré-definidos, teclas numéricas e teclas de acesso rápido a algumas funcionalidades que tornarão a utilização do PDV muito mais prática e rápida. Este teclado virtual será exibido conforme a imagem a seguir:



Para maior clareza, este teclado virtual será fracionado e explicado a seguir:

O teclado numérico pode ser acessado através do ícone da calculadora . Ao selecionar essa opção, o teclado será aberto conforme imagem abaixo:



A parte do teclado virtual acima permitirá informar quantidades de produtos a serem adicionados utilizando as teclas numéricas em conjunto com a tecla X e informar acréscimos ou descontos utilizando as teclas numéricas em conjunto com as teclas ACR ou DES (explicadas a seguir). É possível também digitar o código dos produtos para inseri-los nas vendas ou digitar valores.

As teclas   permitirão apagar valores digitados. Caso não seja feita nenhuma digitação, para fechar a tela clicar em Enter.


A tecla apresentada com o valor R$ 0,00 sempre estará preenchida com o valor pendente para finalizar a venda que estiver aberta. Caso haja desconto ou acréscimo na venda, esta tecla exibirá o valor com o acréscimo ou com o desconto. Esta tecla serve como um atalho para que o usuário informe ao sistema que recebeu do cliente o valor exato da venda em dinheiro, finalizando-a.



Imagem de exemplo


A parte do teclado virtual abaixo, servirá como atalho para as formas de pagamento que forem atribuídas a essas teclas, conforme detalhado no manual Empório Pop – Instalação e Configurações no capítulo Formas de pagamento dos botões, e podem ser utilizadas para a finalização da venda. As configurações e ordem de formas de pagamento podem variar, porém, sempre serão apresentadas oito formas de pagamento no painel do PDV. 



A tecla Outras servirá de atalho para as outras formas de pagamento disponíveis. 



Ao acessá-la, as formas de pagamento disponíveis serão exibidas na tela, podendo variar conforme o cadastro das formas de pagamento na retaguarda.



A tecla ACR/DES permite definir acréscimos ou descontos nas vendas quando utilizadas em conjunto com as teclas numéricas.



A parte numérica do teclado virtual, permite que sejam informados valores de pagamento pré-definidos para as vendas realizadas de acordo com as cédulas e moedas existentes. Os valores que forem informados serão deduzidos do total final da venda e farão com que mensagens do sistema informem quanto ainda será necessário receber para finalizar o pagamento ou quanto deve ser devolvido na forma de troco.



As opções do teclado virtual mostradas abaixo, possuem atalhos para algumas funcionalidades. Através dessas teclas será possível realizar: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, recarga de celular, consultar crédito, suprimento de caixa e fechamento de caixa.



 Essas funcionalidades serão vistas em capítulos específicos.


3.1.2 Iniciar Venda

Para informar um cliente para a venda, bastará clicar no botão Iniciar Venda da janela Caixa Livre ou pressionar a tecla de atalho F5. Será exibida janela conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui os campos:

  • Identificação: permitirá informar o nome, CNPJ/CPF ou o código do cadastro do cliente para efetuar sua identificação ou utilizar o botão de busca presente neste campo para selecionar o cliente a partir de uma lista de clientes cadastrados;
  • Nome: permitirá informar o nome do cliente ou exibirá o nome do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Documento: permitirá informar o número do documento do cliente do cliente ou exibirá as informações do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Inscrição Estadual: permitirá informar a inscrição estadual do cliente ou exibirá a inscrição estadual do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • CEP: permitirá informar o CEP do cliente. Ao digitar o CEP, as informações de endereço serão carregadas ou exibirá o CEP do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Logradouro: permitirá informar o logradouro do cliente ou exibirá o logradouro do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • : permitirá informar o número do cliente ou exibirá o número do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Bairro: permitirá informar o bairro do cliente ou exibirá o bairro do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Complemento: permitirá informar o complemento do endereço do cliente ou exibirá o complemento do endereço do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Município: permitirá informar o município do cliente ou exibirá o município do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • UF: permitirá informar o UF do cliente ou exibirá o UF do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • País: permitirá informar o país do cliente ou exibirá o país do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • E-mail: permitirá informar o e-mail do cliente ou exibirá o e-mail do cliente no caso de ser cadastrado e o campo Identificação tiver sido utilizado;
  • Forma de Pagamento: permitirá informar desde já, a forma de pagamento escolhida pelo cliente.


O usuário poderá selecionar a opção Emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) caso necessário.

Esta janela possui os botões:

  • Cancelar: permitirá cancelar e fechar a janela sem registrar alterações;
  • Confirmar: permitirá iniciar a venda com os dados do cliente informados.

Nesta janela será possível informar os campos de identificação do cliente manualmente, conforme desejado, ou então utilizar o botão de busca no campo Identificação para exibir uma janela com uma lista de clientes cadastrados e selecionar um deles. Esta tela apresentará a informação de Código do Cliente, Nome do Cliente e CPF/CNPJ.



A busca pelo cliente pode se dar a partir dos campos apresentados ao final da página, Pode-se fazer a busca através do Nome/Código/CPF. As opções de busca textual podem ser: Iniciado com/Contendo/Igual a. E no campo de digitação é possível inserir as informações correspondentes.


Vale lembrar que é necessário ter o módulo NF-e habilitado no CNPJ do estabelecimento.


3.1.3 Produtos

Esta janela permite buscar produtos, visualizar os produtos disponíveis para venda em pastas ou em lista e adicionar produtos à venda.

Por padrão o sistema trará os produtos cadastrados como favoritos na retaguarda. Para que sejam apresentados os produtos por categorias, basta desativar o botão em formato de estrela, localizado no canto direito da tela.




Nas duas imagens anteriores os produtos foram exibidos no formato Pastas. Para que sejam exibidos no formato Lista, basta clicar no botão em formato de lista, localizado no canto superior direto da tela. Será exibida a tela conforme abaixo:



A aba Produtos possui os botões:

  •  Buscar/F8: permitirá realizar uma busca por produtos para venda;
  •  Favoritos: permitirá exibir uma lista de produtos favoritos;
  •  Pastas: permitirá exibir os produtos na forma de pastas de grupos de produtos;
  •  Lista: permitirá exibir os produtos na forma de lista de grupos de produtos;

Ao clicar no botão Buscar ou pressionar a tecla de atalho F8 na janela Caixa Livre, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui as colunas:

  • Código: exibirá o código do produto listado;
  • Nome: exibirá o nome do produto listado;
  • Preço Unit: exibirá o preço unitário do produto listado.

Para usuários que possuam permissão de consulta de estoque, será apresentada uma coluna que conterá as informações referentes ao estoque de cada produto.

Na parte inferior desta janela há dois filtros. Com o primeiro será possível determinar se a busca será feita pelo Nome, Código ou Código de barras do produto. Com o segundo será possível determinar qual será o parâmetro da busca: Iniciando com, Contendo, ou Igual a o que foi utilizado no primeiro filtro. Ao lado desses filtros há o campo onde a busca será digitada, sem a necessidade de pressionar a tecla Enter para efetuá-la. Ao clicar em um dos produtos exibidos na lista de resultados ele será adicionado à venda.

Pode-se também adicionar produtos à venda navegando pelas seções e subseções (Categorias) de produtos exibidos, conforme exemplo abaixo:




Neste exemplo os produtos exibidos foram encontrados através de clique no botão da seção de produtos Bazar e nas subseções de produtos Higiene e Perfumaria > Adultos. A subseção de produtos atual tem seu nome exibido em roxo no final do caminho. Caso seja feito clique em algum dos nomes de seção ou subseção de produtos do caminho, será exibida a seção ou subseção anterior novamente. 

Para adicionar um dos produtos da subseção atual, bastará clicar nele. Para adicionar mais unidades, bastará clicar na tecla da quantidade desejada e na tecla X no teclado virtual e então clicar no produto e ele será adicionado à venda na quantidade especificada.
Mais produtos podem ser adicionados à venda utilizando o botão de busca ou a forma de navegação por seções e subseções de produtos.


3.1.4 Cupom Fiscal

Esta janela Caixa exibirá os dados da venda atual como cliente, produtos adicionados e os valores referentes à venda. Ela permitirá remover produtos , finalizar, cancelar e também desfazer alterações realizadas na venda, como descontos ou acréscimos. Esta aba será exibida conforme a imagem a seguir:



Caso a tecla Iniciar Venda tenha sido utilizada e os passos do capítulo Iniciar Venda tenham sido seguidos, será exibido o nome e o CNPJ do cliente no topo da janela. Caso contrário, será uma venda sem cliente identificado, exibindo "Ao Consumidor" no topo da janela (conforme imagem anterior).



As linhas de exibição de produtos são numeradas e exibem a descrição, a quantidade, o valor unitário do produto e o total individual daquela linha de exibição.
Esta janela possui os campos:

  • Total: exibirá o valor total da venda, sem considerar acréscimos ou descontos;
  • Desconto: exibirá o valor do desconto concedido;
  • Pago: exibirá o valor pago até o momento.



Esta janela possui os botões:

  • Remover: permitirá remover o produto ou abastecimento da venda atual. Para que esta tecla seja visualizada e possa ser utilizada, será necessário clicar na linha de exibição do produto ou abastecimento desejado. Caso seja removido um abastecimento, ele retornará para o bico de combustíveis de origem com a situação "pendente";
  • Finalizar: permitirá finalizar a venda após algum valor ter sido informado no teclado numérico;
  • Cancelar: permitirá cancelar a venda atual. Caso haja um abastecimento na lista, ele retornará para o bico de combustíveis de origem com a situação "pendente";
  • Limpar: permitirá remover alterações efetuadas na venda, como acréscimos e descontos.



3.1.5 Formas de Pagamento

As formas de pagamento disponíveis no sistema estarão acessíveis através do teclado virtual da janela Caixa e deverão ser informadas para finalizar as vendas. Elas serão detalhadas nos capítulos a seguir.


3.1.5.1 Dinheiro

Para finalizar a venda com dinheiro, bastará clicar na tecla do teclado virtual que exibe o valor total pendente ou utilizar as teclas de valores pré-definidos.



Na tela do exemplo acima o valor total pendente é R$ 30,46.

A venda em dinheiro também poderá ser encerrada pressionando a tecla de atalho D.


3.1.5.2 Débito

Para finalizar a venda com cartão de débito bastará clicar na opção Débito no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar a opção adequada. A janela a seguir será exibida somente caso seja selecionada a opção POS:



Informar os campos Rede, Bandeira, Produto Rede, NSU e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



Esta imagem será exibida tanto para a opção TEF quanto para POS.

Logo após a exibição da mensagem, será apresentada uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar o tipo de financiamento desejado. Será apresentada a seguinte tela:



Após a senha ter sido inserida a venda será finalizada com sucesso.


Os pagamentos efetuados via transação TEF podem ser realizados pressionando a tecla de atalho T.

Caso sejam via transação POS, seria a tecla de atalho Y.


3.1.5.3 Crédito

Para finalizar a venda com cartão de crédito bastará clicar na opção Crédito no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar a opção adequada. A janela a seguir somente será exibida caso seja selecionada a opção POS:



Informar os campos Rede, Bandeira, Produto Rede, NSU, a quantidade de parcelas, caso seja parcelado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



Logo após a exibição da janela acima, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar o tipo de financiamento desejado. Será apresentada a seguinte tela:



Após a senha ter sido inserida a venda será finalizada com sucesso.


Os pagamentos efetuados via transação TEF podem ser realizados pressionando a tecla de atalho T.

Caso sejam via transação POS, seria a tecla de atalho Y.


3.1.5.4 A Faturar

Para finalizar a venda com esta forma de pagamento será obrigatório que o cliente tenha sido informado no início da venda seguindo os passos do capítulo Iniciar Venda e que ele tenha permissão em seu cadastro para faturamento. Bastará clicar na opção A Faturar no teclado virtual e a venda será finalizada com sucesso.


A venda com a modalidade de pagamento A Faturar não será possível com cliente estrangeiro.


3.1.5.5 Cheque

Para finalizar a venda com cheque será obrigatório que o cliente tenha sido informado no início da venda seguindo os passos do capítulo Iniciar Venda e que ele tenha permissão em seu cadastro para efetuar pagamentos com cheques. Bastará clicar na opção Cheque no teclado virtual e será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui os campos:

  • CMC7: informar o código CMC7 do cheque recebido;
  • Comp.: informar o comp. do cheque recebido. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • Banco: informar o banco emissor do cheque recebido. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • Agência: informar a agência do cheque recebido. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • C1: informar o código C1 do cheque. Este campo é de preenchimento obrigatório. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • Conta corrente: informar a conta corrente do cheque recebido. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • C2: informar o código C2 do cheque. Este campo é de preenchimento obrigatório. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • Nº Cheque: informar o número do cheque recebido. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • C3: informar o código C3 do cheque. Este campo é preenchido automaticamente quando o CMC7 é informado;
  • CPF/CNPJ: exibirá o CPF/CNPJ do cliente ao qual o cheque pertence;
  • Nome do titular: exibirá o nome do titular do cheque recebido;
  • Data Compensação: informar a data em que o cheque recebido será compensado;
  • Logradouro: exibirá o logradouro do cliente;
  • : informar o número residencial/comercial do cliente;
  • DDD: informar o código de área do telefone do cliente;
  • Telefone: informar o telefone do cliente;
  • Valor: exibirá o valor do cheque. Este campo é preenchido automaticamente com o valor total da venda, mas pode ser editado caso necessário.


Esta janela possui a opção:

  • Cheque de Terceiro: permitirá identificar o cheque como sendo de terceiro.


Esta janela possui os botões:

  • Cancelar: permitirá cancelar e fechar a janela sem realizar o recebimento do cheque;
  • Finalizar: permitirá registrar o recebimento do cheque com as informações inseridas nos campos.

Após preencher os campos, clicar no botão Finalizar para registrar o recebimento do cheque.


A venda com a modalidade de pagamento Cheque não será possível com cliente estrangeiro.


3.1.5.6 Ticket

Para finalizar a venda com ticket bastará clicar na opção Ticket no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar a opção adequada. A janela a seguir somente será exibida caso seja selecionada a opção POS:



Informar os campos RedeBandeiraProduto RedeNSU, a quantidade de parcelas, caso seja parcelado, e clicar no botão Confirmar. A venda será finalizada com sucesso.


Os pagamentos efetuados via transação TEF podem ser realizados pressionando a tecla de atalho T.

Caso sejam via transação POS, seria a tecla de atalho Y.


3.1.5.7 Vale

Para finalizar a venda com vale bastará clicar na opção Vale no teclado virtual e a venda será finalizada com sucesso.


3.1.6 Venda de Produtos

Para efetuar vendas de produtos, será necessário estar com o caixa aberto. Será possível efetuar vendas de produtos separadamente ou em conjunto. As vendas poderão ser efetuadas sem informar um cliente (Ao Consumidor) ou informando um cliente no início da venda.
É importante lembrar que em determinadas situações alguns dos passos para a realização de uma venda podem não ser necessários, porém toda venda obrigatoriamente terá uma venda de produto e uma forma de pagamento para finalizá-la.
A seguir será realizada uma venda seguindo todos os passos necessários para sua finalização, conforme vistos nos capítulos Iniciar Venda, Produtos, Cupom Fiscal e Formas de Pagamento.
Clicar no botão Iniciar Venda na janela Caixa Livre ou pressionar a tecla de atalho F5. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Será necessário selecionar um cliente a partir do cadastro ou informar os dados do cliente manualmente e, então, clicar no botão Confirmar. Este passo pode ser ignorado caso se deseje efetuar uma venda sem identificar o cliente (Ao Consumidor). 

Na janela Produtos, selecionar os produtos desejados e adicioná-los à venda. Para isso, utilizar o botão Buscar/F8 ou utilizar a navegação entre seções e subseções de produtos, conforme os passos vistos no capítulo Produtos.

Busca de produtos:



Seções e subseções de produtos:



Na aba Cupom Fiscal estarão visíveis os abastecimentos baixados e os produtos adicionados à venda. Neste ponto será possível utilizar as teclas ACR/DES do teclado virtual para informar acréscimos ou conceder descontos. Também será possível remover abastecimentos ou produtos da venda utilizando o botão Remover, ou então cancelar a venda utilizando o botão Cancelar conforme os passos vistos no capítulo Produtos.

Cupom Fiscal:



Após estes passos, bastará informar uma forma de pagamento para finalizar a venda, conforme os passos vistos no capítulo Formas de Pagamento. As formas de pagamento disponíveis serão: Dinheiro, Débito, Crédito, A Faturar, Cheque, Ticket e Vale.


3.1.7 Cancelar a Última Venda

Para efetuar o cancelamento da última venda realizada, bastará clicar no botão Cancela Últ. Venda do teclado virtual na janela Caixa Livre. Alternativamente, essa mesma opção pode ser encontrada na janela Vendas, que pode ser acessada na barra lateral esquerda.

Após clicar no botão Cancela Últ. Venda. será exibido um questionamento conforme a imagem a seguir:



Clicar em Sim para efetuar o cancelamento da última venda.


3.1.8 Sangria

Para efetuar sangria de dinheiro ou documento (por exemplo, cheques), pressionar o botão Sangria do teclado virtual na janela Caixa Livre. Alternativamente, a sangria também poderá ser efetuada na opção Financeiro, que pode ser acessada na barra lateral esquerda. Após pressionar o botão Sangria, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionando a opção Dinheiro, será apresentada a seguinte tela:



Informar o valor desejado para a sangria no campo Valor e, caso desejar, uma observação para ser registrada sobre o motivo da sangria ou qualquer outra observação desejada. Após informar esses dados, pressionar o botão Confirmar.


Selecionando a opção Documento, será apresentada a seguinte tela:



Esta janela possui uma caixa de seleção na primeira coluna para que sejam selecionados os documentos desejados para a sangria. Os documentos não selecionados não farão parte da sangria de documentos. 

Esta janela possui os campos:

  • Tipo documento: exibirá o tipo do documento disponível para sangria;
  • Valor em caixa: exibirá o valor total em caixa que o documento representa;
  • Sangria: exibirá o valor que o documento representa na sangria a ser realizada;
  • Observação: permitirá informar uma observação para ser registrada sobre o motivo da sangria ou qualquer outra observação desejada.

Esta janela possui os botões:

  • Detalhar: permitirá exibir detalhes do documento;
  • Cancelar: permitirá cancelar a sangria e fechar a janela sem registrar alterações;
  • Confirmar: permitirá realizar a sangria de acordo com os documentos selecionados.

Para realizar a sangria de documentos, bastará selecionar os documentos desejados, registrar uma observação, caso desejado, e clicar no botão Confirmar


Tanto para a sangria em dinheiro quanto documento, será exibida a seguinte mensagem de confirmação:



Ao final, será emitido um comprovante de sangria, conforme exemplo abaixo.



3.1.9 Suprimento de Caixa

Para efetuar um suprimento de caixa, pressionar o botão Suprimento do teclado virtual na janela Caixa LivreAlternativamente, o suprimento também poderá ser efetuado na opção Financeiro, que pode ser acessada na barra lateral esquerda. Após pressionar o botão Suprimento, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Informar o valor desejado para o suprimento no campo Valor e, caso desejar, uma observação para ser registrada sobre o motivo do suprimento ou qualquer outra observação desejada. Após informar esses dados, pressionar o botão Confirmar.

Será exibida a seguinte mensagem de confirmação:



Ao final, será emitido um comprovante de suprimento, conforme exemplo abaixo.



3.1.10 Recarga de Celular

Para efetuar recarga de celular, bastará clicar no botão Recarga do teclado virtual na janela Caixa Livre ou pressionar a tecla de atalho H. Após clicar no botão Recarga, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecione o  tipo de operadora de cartão. Será apresentada a seguinte tela:



Informar o código de área e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Estas duas janelas surgirão novamente solicitando os mesmos dados, que deverão ser preenchidos novamente para confirmação. Após a confirmação desses dados, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar uma operadora na lista e então será exibida uma janela onde deverá ser informado o valor da recarga desejada. Esses valores podem variar de acordo com a operadora e por isso a janela apresentada a seguir pode não ser igual em todos os casos:



Após selecionar um dos valores de recarga disponíveis, será exibida uma solicitação de confirmação da recarga na tela do Pin Pad.



Após a confirmação, a recarga será finalizada e será emitido o comprovante.



3.1.11 Fechamento de Caixa

Para efetuar o fechamento de caixa, bastará clicar no botão Fechar Caixa do teclado virtual na janela Caixa Livre. Será exibida a janela de fechamento de caixa de acordo com as configurações definidas, que permitem a escolha do modo Simples ou Avançado.

No modo Simples, a janela será exibida conforme a imagem a seguir:



Para fechar o caixa, bastará informar o valor do troco final para o turno seguinte no campo Troco final e clicar no botão Finalizar, no canto inferior direito da tela.

No modo Avançado, a janela será exibida conforme a imagem a seguir:


com_recarga.png


Para fechar o caixa, bastará informar o campo Valor em dinheiro com o valor no caixa no momento do fechamento e o campo Troco final com o valor do troco final e clicar no botão Finalizar.


3.1.12 Consultar Crédito 

É possível realizar a Consulta de Crédito do cliente através da tecla Consultar Crédito, do teclado virtual, ou pressionando a tecla de atalho F2. Será apresentada a seguinte tela:



Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Identificação: permite, através do ícone de busca, abrir a lista de clientes e selecionar o cliente para consulta;
  • Código: o código do pagamento será carregado automaticamente ao inserir o cliente. É possível também realizar a busca por forma de pagamento.
  • Forma de Pagamento: apresenta a Forma de Pagamento cadastrada para o cliente;
  • Motivo de Bloqueio: será apresentado o motivo de bloqueio do cliente, caso haja.

Na guia Informações da Pessoa serão apresentadas as informações completas de cadastro de cliente tais como: código, nome, CPF/CNPJ, Inscrição Estadual, endereço completo e telefone.

Já na guia Informações de Crédito conterão as formas de pagamento cadastradas para o cliente, o valor do limite, o valor utilizado, o valor disponível e a informação se haverá ou não o bloqueio.



3.2 Financeiro

Esta janela poderá ser acessada através da opção Financeiro, e permitirá que sejam executadas algumas rotinas financeiras para lançamentos de entrada e saída, além de possibilitar realizar sangrias de dinheiro, sangrias de documentos e suprimentos de caixa. 



Esta janela possui as abas Entrada e Saída e cada uma exibe seu tipo respectivo de lançamento.



As guias Entrada e Saída possuem os campos:

  • Histórico: exibirá o tipo de lançamento realizado;
  • Documento: exibirá o número do documento vinculado ao lançamento, caso haja algum;
  • Vencimento: exibirá a data em que o lançamento foi realizado nos casos em que o pagamento tiver sido do tipo "à vista" ou a data de vencimento nos casos em que o pagamento tiver sido do tipo "a prazo";
  • Pessoa: exibirá o nome do operador de caixa que realizou o lançamento de entrada ou o nome do cliente nos lançamentos de saída;
  • Valor: exibirá o valor total do lançamento.


A guia Entrada  possui o botão Suprimento, o qual permitirá realizar suprimento de caixa, já visto no capítulo Suprimento de Caixa.



A guia Saída  possui os botões:

  • Sangria Dinheiro: permitirá realizar sangria de dinheiro.
  • Sangria Documento: permitirá realizar sangria de documento.

Ambos já vistos no capítulo anterior.



Caso seja selecionada uma das linhas de lançamentos, será exibida uma janela detalhando as informações do lançamento, conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui os campos:

  • Pessoa: exibirá o nome do operador de caixa que realizou o lançamento de entrada ou o nome do cliente nos lançamentos de saída;
  • Documento: exibirá o número do documento vinculado ao lançamento, caso haja algum;
  • Motivo: exibirá o tipo de lançamento realizado;
  • Usuário: exibirá o usuário do sistema que realizou o lançamento;
  • Data: exibirá a data em que o lançamento foi realizado;
  • Turno: exibirá o turno em que o lançamento foi realizado;
  • Vencimento: exibirá a data em que o lançamento foi realizado nos casos em que o pagamento tiver sido do tipo "à vista" ou a data de vencimento nos casos em que o pagamento tiver sido do tipo "a prazo";
  • Valor: exibirá o valor total do lançamento.


3.3 Vendas

Esta janela poderá ser acessada através da opção Vendas, e permitirá visualizar as vendas realizadas, agrupadas por forma de pagamento, e também ter uma visão do estoque das vendas realizadas, agrupadas por produto. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui as abas Financeiro e Estoque, que serão detalhadas a seguir.


3.3.1 Financeiro

A guia Financeiro permitirá visualizar as vendas realizadas agrupadas por forma de pagamento, emitir notas fiscais para essas vendas, cancelar a última venda realizada e reimprimir vendas a prazo. 



Esta guia possui os campos:

  • Documento: exibirá o número do documento atribuído ao lançamento;
  • Cliente: exibirá o nome do cliente vinculado à venda;
  • Situação: exibirá se o documento fiscal está aprovado, em contingência, rejeitado;
  • Tipo: exibirá o tipo de documento fiscal;
  • Valor: exibirá o valor total da venda;
  • Data/Hora: Exibirá a data e hora da emissão do documento fiscal.


Esta guia possui os botões:

  • Visualizar: permitirá visualizar detalhadamente a venda em uma janela individual;
  • Emitir nota fiscal: permitirá emitir nota fiscal eletrônica para a venda realizada;
  • Cancelar última venda: permitirá cancelar a última venda realizada, conforme visto no capítulo Cancelar Última Venda;
  • Reimprimir venda a prazo: permitirá reimprimir o documento da venda à prazo.


3.3.2 Estoque

A guia Estoque permitirá que se tenha uma visão do estoque das vendas realizadas agrupadas por produto e será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta guia possui os campos:

  • Documento: exibirá o número do documento atribuído à venda;
  • Tipo: exibirá o tipo de documento fiscal;
  • Código: exibirá o código do produto exibido;
  • Produto: exibirá a descrição do produto exibido;
  • Saída: exibirá a quantidade vendida do produto;
  • Preço: exibirá o preço unitário do produto vendido;
  • Valor: exibirá o valor total da venda;
  • Depósito: exibirá o depósito de origem do produto.

Esta guia possui o botão:

  • Consultar Estoque: permitirá realizar a busca de produtos para consulta de estoque.



Ao informar o código do produto ou selecioná-lo (clicando na lupa do campo de busca), serão apresentadas as informações do produto e do depósito.




3.4 TEF

Esta janela poderá ser acessada através da opção TEF, e permitirá realizar operações administrativas referentes às transações do módulo TEF, como: cancelamento de transações, reimpressão de documentos, consulta de valores de recarga e consulta de parcelas. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui a opção Operações Administrativas. Ao clicar nesta opção será exibida uma tela conforme abaixo:



Esta tela possui as opções:

  • Cancelamento: permitirá efetuar o cancelamento de transações TEF. Essa funcionalidade será vista no capítulo sobre cancelamento;
  • Reimpressão: permitirá reimprimir comprovantes TEF. Essa funcionalidade será vista no capítulo sobre reimpressão;
  • Resumo de Vendas: Ao clicar será emitido um resumo de vendas por meio de transações TEF;
  • Consulta Saldo: permitirá efetuar a consulta de saldo de cartões (por exemplo Valecard);
  • Consulta valores de recarga: permitirá consultar os valores de recarga de celular disponíveis de acordo com o código de área e a operadora selecionados;
  • Consulta parcelas: permitirá consultar parcelas em aberto.


3.4.1 Cancelamento

Esta opção permitirá realizar o cancelamento de uma transação TEF. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Informar a data em que ocorreu a transação que se deseja cancelar e Confirmar. Será exibida a seguinte tela:



Informar o número do documento referente à transação que se deseja cancelar Confirmar. Será exibida a seguinte tela:



Informar o valor da transação que se deseja cancelar. O valor informado deve ser exatamente igual ao valor da transação para que o cancelamento seja realizado. Em seguida Confirmar. Será exibida a seguinte tela:



Informar o número do cartão utilizado na transação que se deseja cancelar ou inserir/passar o cartão. Será exibida uma tela de confirmação dos dados inseridos conforme a imagem a seguir:



Após confirmar os dados bastará clicar no botão Sim para realizar o cancelamento da transação. Será emitido um comprovante com os dados do cancelamento.


3.4.2 Reimpressão

Esta opção permitirá realizar a reimpressão de comprovantes TEF. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem abaixo:



Informar a data em que ocorreu a transação para a qual se deseja efetuar reimpressão de comprovante e Confirmar. Será exibida uma tela conforme abaixo:



Informar o número do documento que se deseja reimprimir. Este número aparecerá como DOC ou NSU nos comprovantes emitidos, Confirmar. Em seguida será feita a reimpressão do comprovante TEF.


3.5 Documentos

Esta opção permitirá realizar a consulta de documentos fiscais emitidos. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Esta janela possui as guias referentes aos tipos de documentos fiscais, porém terá as informações de vendas somente a guia correspondente ao tipo de documento fiscal utilizado pelo estabelecimento.

No exemplo da imagem abaixo o estabelecimento utiliza NFC-e.



Neste caso serão apresentados os seguintes campos:

  • Nº Nota: exibirá o número da nota emitida na venda;
  • Nº Série: exibirá o número de série da impressora;
  • Cliente: exibirá o nome do cliente no qual foi emitido o documento fiscal, se for o caso;
  • Valor: exibirá o valor do documento fiscal;
  • Situação: exibirá a situação do documento fiscal;
  • Data/Hora: exibirá a data e a hora em que foi emitido o documento fiscal.