Sumário

1 Conceito

Empório Pop permite que sejam realizadas vendas de produtos com rapidez e praticidade, pois possui um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia. Esse teclado possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria, suprimento de caixa, recarga de celulares, consulta de crédito e fechamento de caixa. 


Quanto às vendas, será possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque e também emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando assim a rotina diária do caixa.


2 Requisitos

Para que seja possível instalar e configurar o Linx Postos POS será necessário efetuar o download do instalador e cadastrar na retaguarda as estações que utilizarão o Empório Pop.

As configurações na Intranet deverão ser conforme abaixo:

  • Na página principal onde contém os dados do cliente deve estar com o produto/sistema em Empóriopop.


  • Nas guias de Produtos/Módulos deve estar com o Produto Linx Postos POS habilitado com os módulos que o cliente vai utilizar.



Tanto em produto quanto em produto/módulo a nomenclatura será Emporiopop.

Quando as configurações acima estiverem corretas, ao abrir o PDV serão apresentadas estas informações:



BackOffice = 'Empóriopop'
Aplicativo = 'Linx Postos POS'
Bandeira = 'BRANCA'


2.1 Requisitos de Software e Hardware

Nesta sessão serão indicados os requisitos mínimos e os recomendados de hardware e software para utilização do Empório Pop.


Configurações de Estações

Configuração MínimaConfiguração Recomendada
Sistema OperacionalMicrosoft Windows 10 / 64 bitsMicrosoft Windows 10 / 64 bits
Banco de DadosPostgreSQL 9.4PostgreSQL 9.4
ProcessadorIntel Core i3 - 4ª geração ou AMD FX-6300Intel Core i5 - 4ª geração, AMD FX-8320 ou superior
Memória RAM8 GB DDR38 GB DDR3 ou superior
Disco60 GB de espaço livre em SSD SATA 3100 GB de espaço livre em SSD SATA 3
RedeEthernet 10/100 Mbps ou WirelessEthernet 10/1000 Mbps ou Wireless
Monitor / Resolução

Resolução igual ou superior a 1024 x 768

ou

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1024 x 768

Resolução igual ou superior a 1366 x 768

ou

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Os computadores deverão estar instalados e configurados de acordo com as regras expostas acima e a comunicação de rede deve estar em perfeito funcionamento. É imprescindível também que o computador possua acesso liberado ao endereço da retaguarda Empório Pop.

2.2 Monitores

Para melhor aproveitamento das funcionalidades do Empório Pop, a Linx recomenda que os monitores utilizados tenham suporte à resolução 1366px x 768px, conforme descrito na sessão anterior, porém garante o funcionamento também em monitores com resoluções menores, desde que a resolução mínima seja de 1024px x 768px. Estas regras de resolução são válidas para monitores com ou sem suporte a touchscreen. Os monitores touchscreen homologados são:

Monitores
MarcaModelo

Bematech

MT-5

TM-15

Elo

ET1515L

2.3 Emissor de Cupom Fiscal (ECF)

Esta sessão dedica-se aos estabelecimentos que utilizam impressoras fiscais para os comprovantes emitidos nas vendas. Para estados regidos pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF), somente os ECF's onde a coluna PAF-ECF estiver com o ícone  na tabela abaixo podem ser utilizados, visto que somente estes estão no laudo de homologação do Empório Pop. Os ECF's homologados são:

Impressora Fiscal


Legenda:

Equipamentos homologados

Equipamentos não homologados

MarcaModeloPAF-ECF
Bematech 









MP-20 FI II

MP-40 FI II 

MP-20 FI (Antiga) 

MP-2000 TH FI 

MP-2100 TH FI 

MP-3000 TH FI 

MP-6000 TH FI 

MP-25 TH FI 

MP-4000 TH FI 

MP-4200 TH FI

MP-4200 TH FI II

Elgin


IF MFD FIT 1E

IF MFD 6000 TH 2E

X5

K

Epson



TM-T81 FBII

TM-T88 FBII

TM-H6000 FBII

TM-T81 FBIII

TM-T88 FBIII

Sweda


IF ST200

IF ST100

IF ST1000

IF ST120

DarumaFS 345

FS 600

T800F

FS 700

MACH 1

MACH 2

EpsonTM-T800F

TM-T900F


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


2.4 Impressora não fiscal

Impressoras não fiscais homologadas:

Impressora Não Fiscal
MarcaModeloIntegração/Comunicação
BematechMP 4200DLL
DarumaDR700DLL
DR800DLL
ElginI9Comunicação Direta
VOXComunicação Direta
Epson

TM T88VDLL
TM T20DLL
TM T20X1DLL
Massung (Totem Meep)2W-80DLL
SNBCBK-C310DLL
Sweda DieboldIM433TSDLL e Comunicação Direta
SI-300DLL e Comunicação Direta
TancaTP-650Comunicação Direta

1A impressora Epson TM T20X não consta na lista de impressoras nas Configurações > Documentos Fiscais do PDV. Sendo assim, pode ser selecionada a opção TM T20.

2A impressora Massung W-80 está homologada para utilização no Totem de Autoatendimento.


2.5 MF-E SAT - CE


MF-E SAT - CE
MarcaModelo
ELGINLinker C1


2.6 Balança


Balança

Algumas marcas e modelos de balanças possuem integração com microterminais ECF-PDV, ECF-MR, sistemas de automação, onde por meio de um cabo serial RS-232C permite que o sistema efetue a leitura do peso na balança e registre no documento fiscal; como acontece no caixa de alguns mercados, onde o produto é pesado, identificado pelo seu código e impresso no documento fiscal.

As balanças homologadas são:

MarcaModelo
FILIZOLATodos os modelos
TOLEDOTodos os modelos
BALMAKTodos os modelos

Também podem ser encontrados modelos com a possibilidade de gerar arquivo de texto com os produtos, para que a balança realize a impressão da etiqueta, a qual contém alguns dados, dentre eles peso e valor; como acontece no caso de padarias, em que o pão é pesado, a etiqueta é impressa e colada na embalagem para identificação do produto, peso e valor no momento do pagamento.

As balanças homologadas são:

MarcaModelo
FILIZOLAPlatina 1.0
URANOUF15/5R 1.51

UF15/5R 3.00

UF15/2R 16 bites

UF15/2R Premium 16 bites

US 15/2R Premium 32 bites

US 30/2 MD 3.20
TOLEDO1
Prix 4

Prix 4 Flex

Prix 2 / Prix 3

9091
BALMAKOrion OD-15/30

1A exportação do arquivo com as informações Nutricionais está homologada somente para a balança marca Toledo, modelo 4 ou superior.


2.7 Microterminal

Os Microterminais são equipamentos utilizados para lançamentos em comandas eletrônicas, interligando assim as informações de pedidos efetuados para com o sistema. Os equipamentos a seguir estão homologados.

Microterminal
MarcaModelo
WILBOR

TERM 16

WILBORTERM 44
SHELLBY915 RF
GERTECMT 740


3 Instalação

Para instalar o Empório POP será necessário baixar o arquivo, acessando o link conforme abaixo:


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


Após baixá-lo, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Clicar no botão Avançar para prosseguir. É recomendável deixar as opções Criar um ícone na Área de Trabalho  e Banco de Dados, habilitadas. Após clicar no botão Avançar, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Nesta janela será exibido um resumo das escolhas anteriores. O botão Voltar permitirá retornar às janelas anteriores para efetuar alterações, caso necessário. Clicar no botão Instalar para prosseguir com a instalação. Será exibida uma janela onde será possível acompanhar o progresso da instalação, conforme imagem a seguir:



Após a extração dos arquivos, será exibida uma janela informando a conclusão da instalação, conforme a imagem a seguir:



É recomendável desabilitar a opção Executar Linx Postos POS antes de prosseguir. Clicar no botão Concluir para finalizar a instalação.


3.1 Chave de Licença

Para poder utilizar o Empório Pop, será necessário obter uma chave de licença. Para obtê-la, bastará abrir o atalho Linx Postos POS na área de trabalho ou o arquivo pdv na pasta padrão de instalação do sistema. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Informar os campos CNPJ do posto, Senha, Nome da estação e clicar no botão Realizar Solicitação. A licença será baixada na estação e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



4 Configurações

Algumas configurações são necessárias para o correto funcionamento do Empório Pop, estas serão detalhadas nos capítulos seguintes.


4.1 Cadastro de Estações na Retaguarda

Para que a sincronia ocorra adequadamente, será necessário cadastrar na retaguarda as estações que utilizarão o Empório Pop. Ao acessar a retaguarda, selecionar no menu lateral esquerdo a opção Cadastro:



Em Cadastro, selecionar a opção Máquinas e Periféricos.



Será apresentada a tela com os cadastros já existentes. Pressionar o botão Novo Cadastro, localizado no canto superior direito da tela.



Na tela apresentada, informar o nome da estação exatamente como consta na máquina. Para verificar essa informação, basta acessar no Windows o caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema. E inserir uma descrição para identificar a máquina que está sendo cadastrada (um apelido ou um nome que identifique a estação).

 


Para concluir, pressionar o botão Salvar.

Este processo deve ser realizado para todas as estações que utilizarão o Empório Pop.

Após a configuração da máquina na retaguarda, é recomendado abrir a sincronia do PDV, visto que o cadastro de usuários e demais informações serão carregados para a base local.


4.2 Configurações Empório Pop

Para realizar as configurações do Empório Pop será necessário efetuar login no sistema. Digite o usuário e senha do PDV e clique em Entrar.



Ao selecionar o botão da marca Linx no canto superior esquerdo da tela será exibido o seguinte menu de opções: 





Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Empório Pop podem ser realizadas. As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada. 



A categoria selecionada e suas guias permanecerão em exibição à direita e o restante das categorias, em lista, à esquerda, conforme a imagem a seguir:



Nesta janela será possível navegar entre as categorias utilizando os botões 

Importante

As configurações apresentadas nos capítulos a seguir podem ser realizadas individualmente e fora da ordem em que serão apresentadas, conforme a necessidade. Algumas dessas configurações podem não ser necessárias para alguns estabelecimentos.


Muitas das informações necessárias para realizar configurações de dispositivos podem ser encontradas nos próprios dispositivos ou, então, no site de seus fabricantes.
Para facilitar sua visualização e compreensão, a janela de configurações será apresentada uma guia por vez, por capítulo.

É Importante destacar que a cada alteração, é necessário clicar no botão Salvar individualmente. E para entrar em vigência, é necessário reinicializar o aplicativo (fechar e abrir novamente).


4.2.1 Impressora Fiscal

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que a impressora fiscal realize corretamente todas as suas funções, além de possibilitar configurar a abertura da gaveta e gerenciar as formas de pagamento associadas à ECF. A guia Impressora Fiscal será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações Impressora Fiscal, Opções, Recarga de Celular e Formas de Pagamento. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.1.1 Configurações Impressora Fiscal

Esta guia permitirá definir a marca e o modelo da impressora fiscal a ser utilizada, além de permitir definir sua porta de comunicação e seu número de série. Estes campos são de preenchimento obrigatório para o correto funcionamento da impressora fiscal. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Marca: selecionar a marca da impressora a ser utilizada na lista de opções;
  • Modelo: selecionar o modelo da impressora a ser utilizada na lista de opções que será exibida de acordo com a marca selecionada no campo anterior;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para a impressora fiscal;
  • Número de série: informar manualmente o número de série da impressora fiscal que será utilizada ou utilizar o botão Buscar número de série para que o sistema se comunique com a impressora fiscal e preencha este campo automaticamente.


Esta guia possui os botões:

  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com a impressora fiscal utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação;
  • Buscar número de série: permitirá que o sistema se comunique com a impressora fiscal, obtenha seu número de série e preencha o campo Número de série automaticamente.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.1.2 Opções 

Esta guia permitirá selecionar opções extras para as configurações da impressora fiscal e seu preenchimento será opcional. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui a opção:

  • Desativar buffer para impressão dos comprovantes: permitirá que o sistema desative o envio de dados em grande quantidade para a ECF (buffer padrão), diminuindo a chance de erros durante a impressão dos comprovantes, mas poderá causar lentidão na impressão;

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.1.3 Recarga de Celular

Esta guia permitirá informar o índice totalizador não fiscal que será utilizado para a emissão do comprovante de recarga de celular e seu preenchimento será obrigatório para realizar a emissão deste tipo de comprovante. Totalizadores não fiscais são cadastrados na ECF através de intervenção técnica e podem ser listados através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui o campo:

  • Índice de totalizador não fiscal: informar o índice do totalizador não fiscal que será utilizado na ECF para a recarga de celular.

Após preencher o campo, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.1.4 Formas de Pagamento

Esta guia permitirá associar as formas de pagamento cadastradas no sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF. Essas associações são obrigatórias para o correto funcionamento das formas de pagamento. As formas de pagamento são cadastradas na ECF através de intervenção técnica e podem ser listadas através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui a opção:

  • Associar manualmente as formas de pagamento da ECF: permitirá associar manualmente as formas de pagamento do sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF.

A guia possui o botão:

  • Preencher a lista de formas de pagamento: exibirá todas as formas de pagamento cadastradas no sistema.

A guia possui os campos:

  • Motivo de movimentação: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada no sistema;
  • Forma de pagamento na ECF: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada na ECF;
  • Índice da forma de pagamento: exibirá o índice do cadastro da forma de pagamento na ECF após as formas de pagamento terem sido vinculadas.

Para efetuar as associações entre as formas de pagamento do sistema e da ECF, bastará clicar na opção Associar manualmente as formas de pagamento da ECF e no botão Preencher a lista de formas de pagamento. Após isso, clicar no campo Forma de pagamento na ECF onde estará escrito Sem forma pgto. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Ao clicar na forma de pagamento adequada ela será associada à forma de pagamento cadastrada no sistema. Este passo deve ser realizado para todas as formas de pagamento. 

Após realizar as associações, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.2 Caixa

Esta guia permitirá realizar configurações específicas do caixa, selecionar o modo de fechamento de turno, configurar a forma de salvar medições de tanque e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da tela principal do caixa. A guia Caixa será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações de Caixa, Fechamento de turno, Salvar medições de tanque, Gaveta e Formas de pagamento dos botões. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.2.1 Configurações de Caixa

Esta guia será exibida conforme a imagem a seguir:



Nenhuma das opções desta guia é obrigatória para o funcionamento correto do caixa.

A guia possui as opções:

  • Emitir Redução Z automaticamente na abertura do turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o primeiro turno do dia for aberto;
  • Exibir na tela de procura apenas produtos sem código de barras: permitirá que os produtos com códigos de barras sejam eliminados da tela de procura;
  • Obrigar emissão de NF se o ECF estiver desativado: permitirá que o sistema torne obrigatório emitir NF quando a ECF estiver desativado;
  • Agrupar movimentação do caixa por usuário: permitirá que as movimentações do caixa sejam agrupadas e visualizadas por usuário.
  • Solicitar informação de CPF no PinPad: permitirá que o usuário informe seu CPF utilizando o PinPad, quando for solicitado durante a venda.
  • Emitir Redução Z automaticamente no fechamento do último turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o último turno for fechado;
  • Identificar o consumidor na abertura da venda: permitirá que seja obrigatório informar um consumidor no momento da abertura da venda para prosseguir;
  • Ativar modo TouchScreen (ocultar mouse): permitirá utilizar o PDV através do modo touchscreen.
  • Exibir atalhos: permitirá que sejam exibidos nos botões de forma de pagamento do teclado virtual, os atalhos para acessá-las (Exemplo: Dinheiro - Ctrl + 8) . 

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.2.2 Fechamento de turno

Esta guia exibirá qual modo está habilitado para fechamento de turno. Esta configuração é realizada na retaguarda, na opção de Sangria Cega (se a opção estiver habilitada, o fechamento será simples, se não estiver habilitada, será avançado).

A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Modo simples: exigirá que seja informado apenas o troco final para que seja possível fechar o caixa;
  • Modo avançado: exigirá que sejam informados o valor atual no caixa e o troco final para que seja possível fechar o caixa.


4.2.2.3 Guia Padrão do Sistema

É possível definir qual guia ficará como padrão na janela do PDV, dependendo dos módulos que estiverem habilitados para o estabelecimento.



  • Guia Produto: a guia padrão exibida será a Guia Produto, onde são apresentados os produtos para venda.
  • Guia Comanda: a guia padrão exibida será a Guia Comanda, onde serão apresentadas as comandas contendo o consumo dos clientes.
  • Guia Pré-Venda: a guia padrão exibida será a Guia Pré-Venda, onde serão apresentadas as vendas previamente realizadas.
  • Guia Delivery: a guia padrão exibida será a Guia Delivery, onde serão apresentados os pedidos efetuados via Delivery.


No exemplo abaixo, a guia habilitada como padrão é a guia Produto.



4.2.2.4 Gaveta

Esta guia permitirá configurar a gaveta do caixa e a seleção de uma das opções será obrigatória. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Não abrir a gaveta: permitirá definir que a gaveta do caixa não abra automaticamente;
  • Abrir gaveta no início do fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no início do fechamento da venda;
  • Abrir gaveta no fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no fechamento da venda.

Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


 4.2.2.5 Configuração para impressoras

Na guia Configuração para impressoras será possível selecionar as opções de configurações de corte e status do papel na impressora ECF:



  • Envia comando de corte (guilhotina) a cada fechamento do caixa: permitirá que o sistema envie um comando de corte de papel para a ECF toda vez que o caixa for fechado;
  • Exibir mensagem de pouco papel na ECF: permitirá que o sistema exiba uma mensagem de notificação sempre que a ECF estiver com pouco papel na bobina.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.2.6 Configuração para Conta de Clientes

Esta guia permite realizar uma configuração para que quando for identificado o cliente na venda, e este possuir comanda, a mesma será automaticamente baixada.



4.2.2.6 Botões de formas de pagamento

Esta guia permitirá associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais. 




Após definir os botões, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.3 Banco de Dados Pré-Venda

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda e o seu preenchimento será obrigatório somente no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
  • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.4 Servidor de E-mail

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um servidor de e-mail e para envio de e-mails e seu preenchimento não será obrigatório, porém não será possível utilizar esta funcionalidade sem preencher estes campos. 

Para o correto funcionamento dessa funcionalidade é necessário que o e-mail possua liberação de acesso de aplicação externa. Essa liberação é realizada diretamente nas configurações de conta do e-mail.

A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor de e-mail;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor de e-mail;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o servidor de e-mail;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


SMTP do Gmail



Por precaução, os serviços de e-mail estão sempre em constante evolução, proporcionando mais segurança aos usuários. Por este motivo, frequentemente é solicitada a realização de configurações e permissões garantindo que a plataforma de e-mail, consiga receber dados de outros sites.

Configuração de SMTP do Gmail

Recentemente o Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail Gmail, anunciando que a funcionalidade "Apps menos seguros" irá parar de funcionar em 30 de maio de 2022. O anuncio pode ser acessado clicando aqui.


Sendo assim, para realizar a configuração do SMTP do Gmail no Linx Postos POS, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail, seguindo os passos abaixo:

  1. Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito no manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google. - Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" acesse clicando aqui.

    IMPORTANTE!

    Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará.

    Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".

    Esta configuração deve ser realizada anteriormente, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App", que pode ser acessado clicando aqui.

  2. Acesse o link myaccount.google.com que irá redirecionar para a página da funcionalidade "Senha App" do Gmail.

  3. Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app"  escolha a opção "Outro" e em seguida, digite uma identificação, por exemplo: "Linx Empório Pos",  e clique no botão GERAR. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada",  esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. copie a senha gerada e clique no botão: CONCLUÍDO.



  4. Acessar o menu: " Configurações> Servidor de E-mail e preencher os campos obrigatórios, no campo: "Senha", colocar EXATAMENTE a mesma senha gerada, de 16 caracteres, do passo anterior e repetir a senha no campo "Confirmação de Senha".

  5. Clique no botão Salvar Configurações

          Algo deu errado?

    1. Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
    2. Verifique se o Gmail está configurado corretamente.
    3. Verifique se no Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso. 

4.2.5 Balança

Esta guia permitirá realizar a configuração da balança que será utilizada no estabelecimento e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização de uma. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.6 TEF

O aplicativo de DTEF deverá estar instalado na máquina para a função TEF no PDV funcionar corretamente.


Esta guia permitirá habilitar ou desabilitar os módulos TEF ativos e será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

Ao finalizar esta configuração, pode ser aberto o aplicativo 'prevenda.exe' para realizar a integração com a troca de óleo. Os itens serão carregados na aba de pré-venda do PDV.


Vale lembrar que é necessário ter o módulo TEF habilitado no CNPJ do estabelecimento.


4.2.7 Documentos Fiscais

Esta guia permitirá configurar os documentos fiscais que serão emitidos pelo PDV e seu preenchimento será obrigatório para a correta execução das rotinas de caixa. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Cupom Fiscal (PAF-ECF): permitirá definir que o PDV emitirá cupons fiscais;
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): permitirá definir que o PDV emitirá notas fiscais eletrônicas;
  • Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e): permitirá definir que o PDV emitirá notas fiscais eletrônicas de consumidor;
  • Cupom Fiscal Eletrônico (SAT-CFE): permitirá definir que o PDV emitirá cupons fiscais eletrônicos;
  • Cupom Fiscal Eletrônico (SAT-MFE): permitirá definir que o PDV emitirá cupons fiscais eletrônicos (para o estado do Ceará).

Em Opções há a opção de emissão de notas fiscais no layout 4.00. Para habilitar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas nesse modelo, basta marcar a opção Utilizar layout versão 4.00 para emissão de NF-e/NFC-e. E caso o PDV não possa emitir notas em contingência quando o fiscal flow estiver sem serviço, deverá ser marcada a opção Impedir emissão de nota em contingência com fiscal flow fora de serviço.


Em Modo de contingência do Mid-e, é possível definir como será o modo de contingência do PDV. habilitando a opção Automático, o próprio sistema definirá quando utilizar a contingência. habilitando a opção Ativado, o PDV enviará todas as notas em contingência e durante quanto tempo deverá operar dessa forma, sendo limitado ao prazo de 24h.



A guia ainda possui os campos:

  • Endereço servidor MIDe: informar o endereço do servidor do MIDe;
  • Diretório XML - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos XML. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Diretório DANFe - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos do DANFE. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Impressora não fiscal: selecionar uma das opções de impressora não fiscal para ser utilizada no PDV na lista exibida;
  • Marca: selecionar o modelo de impressora não fiscal da lista;
  • Modelo: selecionar o modelo da impressora;
  • Porta da impressora não fiscal: informar a porta de comunicação que a impressora não fiscal utilizará;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta na lista apresentada.

O botão Testar Comunicação permitirá, após adicionadas as informações acima, testar a comunicação com a impressora.

A guia Outras configurações apresenta a opção:

  • Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda: ao selecionar essa opção, ao finalizar a venda, será questionado ao operador se o mesmo deseja realizar a impressão do documento fiscal

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


Por hora, o Empório Pop está homologado para utilizar somente a versão NÃO PAF.


4.2.8 Mensagem de fechamento

Para que seja emitido no comprovante fiscal as informações complementares de venda como Nome, Endereço entre outros, é necessário realizar as configurações de Mensagem de Fechamento:



Para inserir informações de fechamento, basta utilizar a opção  e montar o layout conforme as variáveis disponíveis:



Basta selecionar as opções dando um duplo clique com o mouse e montar o layout desejado, assim as informações serão impressas no cupom fiscal, NFC-e e CF-e respeitando a variação de limite de linhas disponíveis para estes comprovantes. 

Após selecionar uma das opções e preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.9 Configurações do Terminal Comanda

Em Configurações do Terminal Comanda será possível selecionar e configurar o microterminal do cliente no PDV.



Esta guia apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

Servidor

  • Porta: caso não se trate de um microterminal e sim de um servidor, deverá ser informada a porta de acesso a esse servidor.

Terminal

  • Modelo: informar um modelo de microterminal disponibilizado na lista;
  • Endereço cliente terminal: informar o número de IP do microterminal;
  • Balança: informar a balança (marca) para configuração
  • Porta: informar a porta de comunicação.

O botão Salvar Configurações permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.10 Configurações de Catracas

Nessa opção será possível selecionar a catraca utilizada e configurar a comunicação com o PDV. O cadastro da catraca será realizado na retaguarda, e através do PDV será possível alterar o diretório de gravação do arquivo de comunicação.



Esta tela apresenta o Código do equipamento cadastrado, o Nome e o campo Diretório de integração onde consta o arquivo. Para alterar o diretório basta digitar um novo endereço no campo destinado para tanto. Realizadas as alterações, clique me Salvar Configurações para finalizar o processo.


5 Sincronia

No menu superior do PDV é possível acessar as informações referentes à Sincronia



Ao clicar sob a opção, será apresentada a seguinte tela: 



Na guia Dados Enviados serão apresentados os status das atualizações referentes aos Turnos, Vendas e Redução Z. Na opção Outros serão contabilizadas as atualizações nas demais aplicações.

A tela ainda apresentará a data e a hora da última atualização e a data e a hora da última sincronização.

Ainda em dados enviados serão apresentados os status de rejeição com o ID, o tipo de Operação, a Data e Hora e os Detalhes da Rejeição (caso haja).



Já na guia Dados Recebidos será apresentada a Tabela atualizada, a data e hora da Última atualização, a previsão de atualização e os detalhes da rejeição (caso haja).



A opção Ressincronizar base de dados poderá ser selecionada para ressincronizar todas as informações da base de dados.

Nas duas guias será apresentado o botão Sincronizar agora que permitirá ao usuário a qualquer momento sincronizar as informações alteradas.


6 Status dos Serviços

No menu superior poderão ser consultados os status dos serviços na máquina PDV. Em caso dos serviços estarem ativos, serão sinalizados com a cor verde. Do contrário, o usuário saberá qual serviço não está ativo ao visualizar a opção em vermelho. 



Para ativar um serviço, basta dar um duplo na funcionalidade.

Essas informações serão apresentadas de acordo com a configuração da máquina no qual o PDV foi instalado.