Conceito

Neste guia serão apresentadas as funcionalidades de inclusão manual de pré-venda e delivery, como realizar a exclusão, edição e realizar o pré-fechamento.

Pré-venda

Nesta primeira etapa serão apresentadas as funcionalidades de inclusão manual, edição e exclusão de uma pré-venda.

Para realizar a inclusão de uma pré-venda, basta ir na aba Prévenda e clicar no botão , conforme a imagem abaixo. 


Ao clicar, o operador será direcionado para a tela de inclusão abaixo:

Esta tela possui os seguintes campos a seguir:

  • Identificação: apresenta o campo de pesquisa de pessoa, possibilitando fazer a pesquisa tanto para pessoa cadastrada na retaguarda, quanto gravada no banco de dados;
  • Nome: permite informar um novo nome que será gravado no banco de dados, e os demais campos como, nome, documento, CEP, endereço e telefone, sendo que todos permitem edições;
  • Vendedor: permite realizar a pesquisa e lançamento do responsável pelo atendimento;
  • Produto: permite a pesquisa e escolha do produto para lançamento na pré-venda;
  • Quantidade: permite inserir a quantidade desejada do produto;
  • Preço unitário: exibe o valor unitário do produto;
  • Valor: exibe o valor total do produto;
  • Desconto %: permite inserir um desconto ou acréscimo em percentual;
  • Desconto $: permite inserir um desconto ou acréscimo em valor R$;
  • Total: exibe o valor total após aplicados descontos e acréscimos. 

Esta tela possui os seguintes botões:

  • Adicionar: após selecionado o produto, realiza a inserção do item na pré-venda em andamento. Pode ser acionado pela tecla F3;
  • Excluir: permite realizar a exclusão de um item da pré-venda em andamento. Pode ser acionado pela tecla F4. O botão só irá aparecer quando houver no mínimo um item adicionado na pré-venda;
  • Registrar: após lançados os itens, realiza o registro da pré-venda na tela de pré-vendas. Pode ser acionado pela tecla F5.
  • Fechar: permite fechar a tela de inclusão de pré-venda.


Para incluir uma pré-venda manual não será necessário identificar um cliente cadastrado na retaguarda, ao incluir um nome, preencher os demais campos, como endereço, documento e na sequencia registrar a pré-venda, ao realizar novamente a busca deste nome no campo Identificação, o mesmo será apresentado para utilização novamente. 


Para adicionar um item na pré-venda, deve-se selecionar o produto, informar a quantidade desejada e clicar em  ou pressionar F3, conforme demonstração abaixo. 


Para gerar um acréscimo no item, no campo Desconto informar ( ) (menos) e o valor que deseja gerar de acréscimo. Exemplo


Tela de visualização da pré-venda


Ao incluir itens ou realizar a inclusão de uma nova pré-venda e clicar sobre o botão  será retornado a mensagem abaixo. Clicando em Sim, o produto lançado não será gravado na pré-venda ou a inclusão da pré-venda não será registrada. 



Após lançar os itens é obrigatório clicar em  ou pressionar F5 para que a pré-venda seja gravada. 



Quando houver a tentativa de registrar uma pré-venda sem a inclusão de itens, será apresentada a mensagem abaixo:


A pré-venda registrada ficará na tela, conforme a imagem a seguir:



Ao clicar sobre a pré-venda será apresentada a tela de visualização da pré-venda, que possui as funcionalidades mostradas a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Número: exibe o número da pré-venda registrada;
  • Data: exibe a data em que a pré-venda foi registrada;
  • Cliente: exibe o nome do cliente (Identificação).

Esta tela possui as seguintes colunas:

  • Código: exibe o código do produto cadastrado na retaguarda;
  • Nome: exibe o nome do produto cadastrado na retaguarda;
  • Qtde: exibe a quantidade lançada do produto;
  • Vlr Unit.: exibe o valor unitário do item;
  • Desconto: exibe o desconto ou acréscimo aplicado ao item, quando houver;
  • Total: exibe o total incluindo valor unitário e desconto ou acréscimo.

Esta tela possui os seguintes botões:

  • Editar: permite realizar alterações na pré-venda em andamento;
  • Cancelar: permite realizar o cancelamento da pré-venda em andamento;
  • Baixar: permite realizar a baixa da pré-venda;
  • Mesclar: permite juntar outras pré-vendas para realizar a baixa;
  • Imprimir: ao clicar realiza a impressão do pré-fechamento da pré-venda;
  • Fechar: ao clicar fecha a visualização da pré-venda.


A opção de alteração de pré-venda só está ativa para pré-vendas incluídas manualmente. A alteração de pré-vendas provenientes de plataformas não serão permitidas. 


Uma das funcionalidades da tela de visualização da pré-venda é o botão , permitindo realizar a exclusão de itens já lançados ou a inclusão de um novo item. 


Para realizar a exclusão do item, ao clicar em editar, selecionar na sequência o item desejado e clicar em  ou pressionar F4.


Após clicar em Excluir será questionado se Deseja realmente excluir o item selecionado?


Lembrando que após a exclusão, será necessário pressionar o botão  para salvar as alterações na pré-venda.


Utilizando o recurso de edição da pré-venda, também será possível incluir um novo item, clicando em , bipando ou buscando e selecionando um novo produto, informando a quantidade e clicando em , conforme a simulação abaixo. 


Após adicionar o novo item, clicar sobre o botão  para gravar a alteração na pré-venda. 


Continuando as funções da tela de visualização, o botão  possibilita o cancelamento da pré-venda em andamento. Ao clicar no botão Cancelar, os itens serão lançados na área de venda e cancelados automaticamente, conforme demonstração abaixo, gerando um cupom de cancelamento. 


O botão  possibilita que possam ser baixadas duas ou mais pré-vendas na mesma operação de venda no PDV. Para que a operação aconteça será necessário clicar no botão Mesclar e na sequencia selecionar uma ou mais pré-vendas na lista disponível e clicar em Mesclar novamente. Desta forma, todos os itens serão lançados na área de venda automaticamente para realizar a operação de baixa no PDV. 

A seguir uma demonstração do processo:


Com o botão  será possível realizar a impressão do pré-fechamento da pré-venda para conferência. Para isso, basta clicar sobre o botão Imprimir na tela de visualização da pré-venda. 


Após realizada a impressão, será exibida a mensagem abaixo na tela do PDV.


O modelo de conferência impresso será o da imagem apresentada abaixo:


E por fim, para realizar o processo de baixa, basta clicar sobre o botão  conforme a demonstração abaixo. 


Caso seja cancelada a transação de baixa de uma pré-venda, a mesma voltará a ficar pendente na aba de Prévenda para ser baixada novamente. 


Delivery

Para a aba Delivery, serão apresentadas as mesmas funcionalidades de inclusão manual, edição e exclusão de um delivery.


Para realizar a inclusão de um delivery manual, basta ir na aba Delivery e clicar no botão , conforme a imagem abaixo. 


Ao clicar, o operador será direcionado para a tela de inclusão abaixo:

Esta tela possui os seguintes campos a seguir:

  • Identificação: apresenta o campo de pesquisa de pessoa, possibilitando fazer a pesquisa tanto para pessoa cadastrada na retaguarda, quanto gravada no banco de dados;
  • Nome: permite informar um novo nome que será gravado no banco de dados, e os demais campos como, nome, documento, CEP, endereço e telefone, sendo que todos permitem edições;
  • Canal Vendas: possibilita informar onde ocorreu a venda, se foi local ou de alguma integração de forma manual;
  • Forma entrega: possibilita selecionar a forma de entrega do pedido, entre delivery, balcão, mesa ou drivethru;
  • Observação: campo livre para informar observações do pedido ou entrega;
  • Vendedor: permite realizar a pesquisa e lançamento do responsável pelo atendimento;
  • Produto: permite a pesquisa e escolha do produto para lançamento no delivery;
  • Quantidade: permite inserir a quantidade desejada do produto;
  • Preço unitário: exibe o valor unitário do produto;
  • Valor: exibe o valor total do produto;
  • Desconto %: permite inserir um desconto ou acréscimo em percentual;
  • Desconto $: permite inserir um desconto ou acréscimo em valor R$;
  • Total: exibe o valor total após aplicados descontos e acréscimos. 

Esta tela possui os seguintes botões:

  • Adicionar: após selecionado o produto, realiza a inserção do item no delivery em andamento. Pode ser acionado pela tecla F3;
  • Excluir: permite realizar a exclusão de um item do delivery em andamento. Pode ser acionado pela tecla F4;
  • Registrar: após lançados os itens, realiza o registro do delivery na tela de Delivery. Pode ser acionado pela tecla F5.
  • Fechar: permite fechar a tela de inclusão do delivery manual.


Para incluir um delivery manual não será necessário identificar um cliente cadastrado na retaguarda, ao incluir um nome, preencher os demais campos, como endereço, documento e na sequencia registrar o delivery, ao realizar novamente a busca deste nome no campo Identificação, o mesmo será apresentado para utilização. 


Para adicionar um item no delivery, deve-se selecionar o produto, informar a quantidade desejada e clicar em  ou pressionar F3, conforme demonstração abaixo. 


Para gerar um acréscimo no item, no campo Desconto $ informar ( - ) (menos) e o valor que deseja gerar de acréscimo. Exemplo:


Tela de visualização de delivery



Ao incluir itens ou realizar a inclusão de um novo delivery e clicar sobre o botão  será retornado a mensagem abaixo. Clicando em Sim, o produto lançado não será gravado no delivery ou a inclusão do delivery não será registrada. 


Após lançar os itens é obrigatório clicar em  ou pressionar F5 para que o delivery seja gravado. 



Quando houver a tentativa de registrar um delivery sem a inclusão de itens, será apresentada a mensagem abaixo:


O delivery manual registrado ficará na tela de Delivery, conforme a imagem a seguir:



Ao clicar sobre o delivery será apresentada a tela de visualização do delivery, que possui as funcionalidades mostradas a seguir:

Esta tela possui os campos:

  • Número: exibe o número da pré-venda registrada;
  • Cliente: exibe o nome do cliente (Identificação);
  • Forma entrega: exibe a forma de entrega escolhida no momento da inclusão do delivery;
  • Data: exibe a data em que o delivery foi registrada;
  • CPF: exibe o CPF informado no delivery;
  • Forma de pagamento: este campo só virá preenchido nos deliveries de integração online;
  • Data Hora Entrega: este campo só virá preenchido nos deliveries de integração online;
  • Troco p/: este campo só virá preenchido nos deliveries de integração online;
  • Observação: exibe, quando houver, observações registradas no delivery.

Esta tela possui as seguintes colunas:

  • Código: exibe o código do produto cadastrado na retaguarda;
  • Nome: exibe o nome do produto cadastrado na retaguarda;
  • Qtde: exibe a quantidade lançada do produto;
  • Vlr Unit.: exibe o valor unitário do item;
  • Desconto: exibe o desconto ou acréscimo aplicado ao item, quando houver;
  • Total: exibe o total incluindo valor unitário e desconto ou acréscimo.

Esta tela possui os seguintes botões:

  • Ordem Produção: realiza a impressão da ordem de produção quando a houver uma impressora configurada;
  • Editar: permite realizar alterações no delivery em andamento;
  • Cancelar: permite realizar o cancelamento do delivery em andamento;
  • Baixar: permite realizar a baixa do delivery;
  • Conferência: ao clicar realiza a impressão para conferência do delivery;
  • Fechar: ao clicar fecha a visualização do delivery.


O botão ao ser pressionado emitirá a ordem de produção e exibirá a imagem abaixo após a impressão. 


Assim como apresentado anteriormente, a opção de alteração do delivery também só está ativa para deliveries incluídos manualmente. A alteração de deliveries provenientes de plataformas não serão permitidas. 

Uma das funcionalidades da tela de visualização do delivery é o botão , permitindo realizar a exclusão de itens já lançados ou a inclusão de novos itens. 


Para realizar a exclusão do item, ao clicar em editar, selecionar na sequência o item desejado e clicar em  ou pressionar F4.


Após clicar em Excluir será questionado se Deseja realmente excluir o item selecionado?


Lembrando que após a exclusão, será necessário pressionar o botão  para salvar as alterações na pré-venda.


Utilizando o recurso de edição do delivery, também será possível incluir um novo item, clicando em , bipando ou buscando e selecionando um novo produto, informando a quantidade e clicando em , conforme a simulação abaixo. 


Após adicionar o novo item, clicar sobre o botão  para gravar a alteração no delivery. 


Continuando as funções da tela de visualização do delivery, o botão possibilita o cancelamento do delivery em andamento. Ao clicar no botão Cancelar, os itens serão lançados na área de venda e cancelados automaticamente, conforme demonstração abaixo, gerando um cupom de cancelamento. 


Com o botão será possível realizar a impressão deste delivery para conferência. Para isso, basta clicar sobre o botão Conferência na tela de visualização do delivery


Após realizada a impressão, será exibida a mensagem abaixo na tela do PDV. 


O modelo de conferência impresso será o da imagem apresentada abaixo:


E por fim, para realizar o processo de baixa, basta clicar sobre o botão  conforme a demonstração abaixo. 


Caso seja cancelada a transação de baixa de um delivery, a mesma voltará a ficar pendente na aba de Delivery para ser baixada novamente. 



  • Sem rótulos