Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Nesse manual você encontrará um passo a passo de como realizar o controle do envio e baixas da negativação de títulos no SCPC e CARTÓRIO.
A ferramenta no SetaERP faz apenas o controle no sistema, para realmente negativar o título será necessário realizar as inclusões e baixas pela plataforma do órgão responsável (site, associação comercial etc.).
Dúvidas frequentes (FAQ)
Para usar essa tela tem que pagar?
Não. Essa funcionalidade é gratuita.
Principais dúvidas sobre incluir, retirar títulos do SCPC, Cartório...
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para acessar a ferramenta ‘Controle do SCPC e Cartório’ é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.
Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Controle do SCPC:
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
FORMAS DE REALIZAR A INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE CLIENTES JUNTO AO SCPC:
Existem 3 formas para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC:
1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle
de SCPC e Cartório;
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto
ao site ao qual fará o processo de forma automática)
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de
Integração do SCPC
Configurações necessárias
1) Retaguarda -> Configurações -> Parâmetros Globais -> Page Financeiro ->
2) Controle do SCPC-SCPC utilizado -definir qual tipo de controle de SCPC será utilizado na loja:
- Normal (ferramenta do SetaERP).
- Integrado (integração com terceiros -Ponto de Ajuste).
-Padrão (integração com terceiros -configuração no SetaERP).
ENVIO DE TÍTULOS PARA O SCPC OU CARTÓRIO
Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Controle do SCPC e Cartório:
Será exibida a tela de filtros para que você busque os títulos que deseja enviar ao SCPC ou cartório.
Você pode selecionar os seguintes filtros:
- Empresa: Qual loja deseja validar e fazer o envio.
- Cliente: Caso queira buscar e fazer o envio de apenas um cliente, selecione-o aqui.
- Status: Você pode filtrar pelo status dos clientes.
- Cobrança: Selecione o tipo de cobrança, se é 1 – Crediário/Boleto ou 2 – Cheque.
- Títulos: Selecione Títulos para SCPC se deseja enviar os títulos para o SCPC ou então Títulos para Cartório caso deseja enviar os títulos para o cartório.
- Incluir títulos a vencer: Marque essa opção caso queria que também sejam listados os títulos que estão a vencer.
- Filtrar por: selecione Vencimento caso queira buscar pelo período de vencimento, ou Combinado se quiser buscar pelo período combinado dos títulos.
- Período: Informe o período que deseja buscar os títulos (vencidos ou combinados). Se deixar a primeira data em branco, o sistema buscará todos os títulos.
- Ordenar por: selecione como deseja que a listagem dos títulos seja ordenada.
Nesse exemplo, iremos filtrar os títulos de crediário/boleto para enviar para o SCPC. Após selecionar os filtros, clique em F8-Filtrar:
Serão exibidos em tela todos os títulos vencidos, mostrando o nome do cliente, o número do documento, a data de vencimento, quantidade de dias que está em atraso, o valor da parcela e a qual loja pertence.
Nessa tela você pode ver F7-Ocorrências, F6-Financeiro e o F5-Cadastro do cliente, basta clicar sobre o cliente desejado e em seguida na opção correspondente:
Para fazer o envio ao SCPC, marque na última coluna (X) os títulos que deseja enviar, informe a Data do Envio e clique em F8-Enviar SCPC: (se tiver selecionado no filtro os títulos para cartório, essa opção estará como F8-Enviar Cartório)
Após fazer esse envio, o sistema altera no cadastro do cliente, os campos:
Status para ‘Bloqueado’, Data Entrada é adicionada a data em que o cliente foi negativado e o campo Status SCPC para ‘Seprocado’:
Após fazer o envio, o sistema também altera o título enviado, e marca a opção ‘Registrado no SCPC’ como pode ser visto na imagem abaixo. Caso o título tenha sido enviado para o cartório, a opção marcada será ‘Enviado para Cartório’:
Agora você precisa fazer a negativação do cliente junto ao órgão responsável (site, associação comercial, etc). Para te auxiliar, você pode gerar o seguinte relatório: acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Auditorias Diversas:
Selecione o relatório 08 – Auditoria dos Títulos Enviados para o SCPC, selecione os filtros desejados e clique em 1 – Visualizar:
Nele você terá uma listagem de todos os clientes que foram negativados no sistema:
RETIRADA DE TÍTULOS DO SCPC OU CARTÓRIO
Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Controle do SCPC e Cartório:
Agora selecione os filtros conforme vimos anteriormente, mas atente-se agora aos campos Títulos e Situação. No campo Títulos, selecione Seprocados se deseja remover os títulos do SCPC ou selecione Cartório se desejar tirar os títulos do cartório:
E no campo Situação, selecione:
- Títulos Recebidos: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram pagos.
- Títulos Reparcelados: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram reparcelados.
- Títulos Combinados: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram combinados.
Se quiser carregar as 3 opções (recebidos, reparcelados e combinados) deixe esse campo em branco.
Depois de selecionar os filtros, clique em F8-Filtrar:
Se deixar o filtro Situação em branco, o sistema carregará todos os títulos e diferenciará a situação deles pela cor:
Cor verde: títulos que foram recebidos, ou seja, o cliente pagou.
Cor amarelo mostarda: títulos que foram combinados para outra data de pagamento.
Cor vermelha: títulos que foram reparcelados.
Cor preta: títulos que estão negativados ou em cartório e que permanecem em atraso (não foram pagos, nem combinados nem reparcelados).
Para retirar os títulos do SCPC, marque os títulos desejados na última coluna (X), informe a Data da Retirada e clique em F8-Retirar SCPC (se você selecionou títulos de cartório, a opção será F8-Retirar Cartório):
Após fazer essa retirada, o sistema altera no cadastro do cliente, os campos:
Status SCPC para ‘Reabilitado’ e Data Saída onde é adicionada a data em que o cliente foi retirado do SCPC:
E no título também é desmarcada a opção ‘Registrado no SCPC’ ou ‘Enviado para Cartório’:
Agora para você precisa fazer a retirada do cliente junto ao órgão responsável (site, associação comercial etc.). Para te auxiliar, você pode gerar o seguinte relatório: acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Auditorias Diversas:
Selecione o relatório 09 – Auditoria dos Títulos Retirados do SCPC, selecione os filtros desejados e clique em 1 – Visualizar:
Nele você terá uma listagem de todos os clientes que foram retirados do SCPC/Cartório: