Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Nesse manual você encontrará um passo a passo de como realizar o controle do envio e baixas da negativação de títulos no SCPC e CARTÓRIO. 

A ferramenta no SetaERP faz apenas o controle no sistema, para realmente negativar o título será necessário realizar as inclusões e baixas pela plataforma do órgão responsável (site, associação comercial etc.). 

Dúvidas frequentes (FAQ)

Para usar essa tela tem que pagar?

Não. Essa funcionalidade é gratuita.


Principais dúvidas sobre incluir, retirar títulos do SCPC, Cartório...

Como incluir um título de boleto atrasado do SCPC?

R. Acesso o módulo de retaguarda > financeiro > controle do SCPC e cartório > use o filtro 

 

→ Selecione o Título desejado > Selecione a Data de Envio >  e clique em 'Enviar SCPC' e clique em 'Sim'

→ O título irá sair da tela de controle de Inclusão/Exclusão do SCPC e o título ficará com um registro de SCPC;

→ Se você consultar o título do boleto registrado em Retaguarda > financeiro > Título a Receber irá encontrar dentro do mesmo a marcação 'Registrado no SCPC'


Como incluir um título de boleto atrasado no Cartório?

R.: Acesso o módulo de retaguarda > financeiro > controle do SCPC e cartório > use o filtro 

→ Selecione o Título desejado > Selecione a Data de Envio >  e clique em 'Enviar Cartório' e clique em 'Sim'

→ O título irá sair da tela de controle de Inclusão/Exclusão do SCPC e o título ficará com um registro de SCPC;

→ Se você consultar o título do boleto registrado em Retaguarda > financeiro > Título a Receber irá encontrar dentro do mesmo a marcação 'Enviado para Cartório'


Como retirar um título de SCPC que foi incluído por algum usuário no seta?

R.: Acesse o módulo de retaguarda > financeiro > Controle do SCPC e cartório > selecione a opção > 'Seprocados'

→ Veja que no exemplo abaixo há alguns títulos que foram registrados no SCPC, vamos analisar o primeiro cliente. 

→ Veja que esse cliente - ADELINE CUNHA - tem um título registrado em Retaguarda > financeiro > título a receber

→ Para retirar esse título do SCPC no seta, basta selecione o título na tela de 'Controle de Inclusão/exclusão no SCPC e Cartório' > escolher a data da Retirada e clicar na opção 'Retirar SCPC' > depois clique no 'SIM'

→ Veja que o título da Adelina Cunha não ficará mais registrado no SCPC


Como retirar um título que foi Enviado para o Cartório?

R. Acesse o módulo de retaguarda > financeiro > filtro do controle SCPC e cartório > Selecione Cartório

→ Selecione o título > selecione a data da retirada e clique em 'Retirar Cartório'


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para acessar a ferramenta ‘Controle do SCPC e Cartório’ é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso. 

Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Controle do SCPC: 

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

FORMAS DE REALIZAR A INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE CLIENTES JUNTO AO SCPC: 

Existem 3 formas para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC:
1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle
de SCPC e Cartório;
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto
ao site ao qual fará o processo de forma automática)
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de
Integração do SCPC

Configurações necessárias
1) Retaguarda -> Configurações -> Parâmetros Globais -> Page Financeiro ->

2) Controle do SCPC-SCPC utilizado -definir qual tipo de controle de SCPC será utilizado na loja:
- Normal (ferramenta do SetaERP).
- Integrado (integração com terceiros -Ponto de Ajuste).
-Padrão (integração com terceiros -configuração no SetaERP).

ENVIO DE TÍTULOS PARA O SCPC OU CARTÓRIO 

Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Controle do SCPC e Cartório: 

Será exibida a tela de filtros para que você busque os títulos que deseja enviar ao SCPC ou cartório.  

Você pode selecionar os seguintes filtros: 

- Empresa: Qual loja deseja validar e fazer o envio. 

- Cliente: Caso queira buscar e fazer o envio de apenas um cliente, selecione-o aqui. 

- Status: Você pode filtrar pelo status dos clientes. 

- Cobrança: Selecione o tipo de cobrança, se é 1 – Crediário/Boleto ou 2 – Cheque. 

- Títulos: Selecione Títulos para SCPC se deseja enviar os títulos para o SCPC ou então Títulos para Cartório caso deseja enviar os títulos para o cartório. 

- Incluir títulos a vencer: Marque essa opção caso queria que também sejam listados os títulos que estão a vencer. 

- Filtrar por: selecione Vencimento caso queira buscar pelo período de vencimento, ou Combinado se quiser buscar pelo período combinado dos títulos. 

- Período: Informe o período que deseja buscar os títulos (vencidos ou combinados). Se deixar a primeira data em branco, o sistema buscará todos os títulos. 

- Ordenar por: selecione como deseja que a listagem dos títulos seja ordenada. 

Nesse exemplo, iremos filtrar os títulos de crediário/boleto para enviar para o SCPC. Após selecionar os filtros, clique em F8-Filtrar: 

Serão exibidos em tela todos os títulos vencidos, mostrando o nome do cliente, o número do documento, a data de vencimento, quantidade de dias que está em atraso, o valor da parcela e a qual loja pertence. 

Nessa tela você pode ver F7-Ocorrências, F6-Financeiro e o F5-Cadastro do cliente, basta clicar sobre o cliente desejado e em seguida na opção correspondente: 

Para fazer o envio ao SCPC, marque na última coluna (X) os títulos que deseja enviar, informe a Data do Envio e clique em F8-Enviar SCPC: (se tiver selecionado no filtro os títulos para cartório, essa opção estará como F8-Enviar Cartório) 

Após fazer esse envio, o sistema altera no cadastro do cliente, os campos: 

Status para ‘Bloqueado’, Data Entrada é adicionada a data em que o cliente foi negativado e o campo Status SCPC para ‘Seprocado’: 

Após fazer o envio, o sistema também altera o título enviado, e marca a opção ‘Registrado no SCPC’ como pode ser visto na imagem abaixo. Caso o título tenha sido enviado para o cartório, a opção marcada será ‘Enviado para Cartório’: 

Agora você precisa fazer a negativação do cliente junto ao órgão responsável (site, associação comercial, etc). Para te auxiliar, você pode gerar o seguinte relatório: acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Auditorias Diversas: 

Selecione o relatório 08 – Auditoria dos Títulos Enviados para o SCPC, selecione os filtros desejados e clique em 1 – Visualizar: 

Nele você terá uma listagem de todos os clientes que foram negativados no sistema: 

RETIRADA DE TÍTULOS DO SCPC OU CARTÓRIO 

Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Controle do SCPC e Cartório: 

Agora selecione os filtros conforme vimos anteriormente, mas atente-se agora aos campos Títulos e Situação. No campo Títulos, selecione Seprocados se deseja remover os títulos do SCPC ou selecione Cartório se desejar tirar os títulos do cartório: 

E no campo Situação, selecione: 

- Títulos Recebidos: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram pagos. 

- Títulos Reparcelados: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram reparcelados. 

- Títulos Combinados: se deseja filtrar apenas títulos que estão negativados e foram combinados. 

Se quiser carregar as 3 opções (recebidos, reparcelados e combinados) deixe esse campo em branco.  

Depois de selecionar os filtros, clique em F8-Filtrar:

Se deixar o filtro Situação em branco, o sistema carregará todos os títulos e diferenciará a situação deles pela cor: 

Cor verde: títulos que foram recebidos, ou seja, o cliente pagou. 

Cor amarelo mostarda: títulos que foram combinados para outra data de pagamento. 

Cor vermelha: títulos que foram reparcelados. 

Cor preta: títulos que estão negativados ou em cartório e que permanecem em atraso (não foram pagos, nem combinados nem reparcelados). 

Para retirar os títulos do SCPC, marque os títulos desejados na última coluna (X), informe a Data da Retirada e clique em F8-Retirar SCPC (se você selecionou títulos de cartório, a opção será F8-Retirar Cartório): 

Após fazer essa retirada, o sistema altera no cadastro do cliente, os campos: 

Status SCPC para ‘Reabilitado’ e Data Saída onde é adicionada a data em que o cliente foi retirado do SCPC: 

E no título também é desmarcada a opção ‘Registrado no SCPC’ ou ‘Enviado para Cartório’: 

 

Agora para você precisa fazer a retirada do cliente junto ao órgão responsável (site, associação comercial etc.). Para te auxiliar, você pode gerar o seguinte relatório: acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Auditorias Diversas: 

Selecione o relatório 09 – Auditoria dos Títulos Retirados do SCPC, selecione os filtros desejados e clique em 1 – Visualizar: 

Nele você terá uma listagem de todos os clientes que foram retirados do SCPC/Cartório: 

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