Entenda a ordem dos produtos exibidos nos resultados de busca

Quando o consumidor digita um termo na busca da loja, o algoritmo trabalha considerando diversas informações para trazer os produtos mais relevantes nas primeiras posições do resultado. Com os Critérios de Ordenação, consegue entender quais são os dados responsáveis por esse posicionamento, testando termos específicos e visualizando a pontuação de cada produto. 

Saiba mais sobre os critérios

A ordem dos produtos no seu resultado de busca segue uma pontuação formada por conjuntos de dados e informações tanto sobre sua loja quanto sobre o usuário.

  • Cliques: Histórico de cliques dos usuários em cada produto, em períodos diferentes. 
  • Vendas: Histórico de vendas de cada produto, em períodos diferentes. 
  • Produto: Data de lançamento do produto, cruzamento de dados com outros itens, entre outras informações que não estão inclusas na indexação e que impactam a pontuação. 
  • Termos da Consulta: Informações textuais de cada produto são colocadas de frente ao termo consultado para verificarmos a aderência (título, descrição, etc.). 
  • Impulso: Quer dar um empurrãozinho em certos produtos usando nossa feature de Impulso? O impacto acontece através deste critério. 

Como entender uma ordenação?

Na solução de Busca, você tem a opção de ver como anda a ordenação dos resultados no site, bem como interferir nela. Vá até “Ordenação”, e clique em “Consultar Ordenação”. 

Digite um termo de busca para o qual você deseja testar a ordenação. 

Para cada produto, tem uma visão de como a pontuação foi construída baseado nos critérios que explicamos acima.

Os Critérios de Ordenação são o primeiro passo para entender os resultados de busca.