Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.

Para exibir os resultados de cada consulta no site, a Busca Personalizada gera um ranking de todos os produtos do catálogo, considerando uma série de fatores: o padrão de consumo e navegação do usuário (personalização), a quantidade de cliques no produto, a quantidade de pessoas comprando tal item, características como data de lançamento e avaliação de outros usuários, etc. Com essa análise, cada produto recebe uma nota e aqueles com as notas mais altas ficam bem posicionados na página de resultados de busca.

Quer customizar cada critério, experimentando e deixando-os cada vez mais adequados às necessidades? A boa notícia é que você tem esse tipo de controle!

Agora imagine a seguinte situação: “o que os usuários veem quando buscam por ‘pepino’ no site?”. Para isso, é possível acessar o admin da Busca Personalizada e usar a funcionalidade de consulta de ordenação.

Vemos que a Máscara de Dormir com estampa de pepino é o produto com a maior pontuação, principalmente porque o alto volume de vendas do item teve impacto no ranking. Já o Pepino Verde Comprido ganhou relevância principalmente pelas similaridades de nome e descrição com o termo buscado.

Ao perceber que aquele produto não está vendendo bem, é compreensível não querer que ele apareça com tanta prioridade entre os resultados. Vamos resolver esse pepino!

Para começar, acesse a seção de Ordenação e clique em Customizar Ordenação. 

Pronto, assim estará na seção certa. E já que vamos mudar as regras especificamente para a busca pelo termo ‘pepino’, o primeiro passo é simular essa consulta. Para isso, digite o termo no campo de busca disponível e clique em Customizar. 

Perfeito! Olhando para a lista à esquerda, já consegue entender como cada um dos cinco critérios está impactando essa busca: 

Se o critério TERMOS DE CONSULTA era o principal responsável por jogar o Pepino Verde Comprido lá para cima (impactava 94% da pontuação deste produto), o que você quer é diminuir a força desse termo. Para nosso teste, vamos arrastar o seletor para a esquerda, baixando o impacto desse critério de ordenação de 0.3 para 0.1. 

Agora basta clicar em Aplicar para ver qual foi a mudança que essa alteração causou. O produto indesejado já não aparece entre as primeiras posições!

Onde foi parar o pepino? Vamos rolar para baixo até encontrá-lo. 

Ali está ele! Com a mudança nos critérios de ordenação, o produto que antes aparecia em terceiro colocado caiu 22 posições, sendo levado para a segunda página da busca.

O mesmo tipo de alteração poderia ser feito para vários outros termos de busca, aumentando ou diminuindo diferentes critérios. A diferença que isso vai causar no resultado da busca depende de como são as alterações que será feita, então certifique-se de testar bem e verificar o resultado dos testes antes de se comprometer com a mudança em definitivo. Afinal, ninguém aqui quer piorar os algoritmos da Busca, né?

E caso não queira se aventurar com essa funcionalidade, não precisa se preocupar. Garantimos que a Busca Personalizada já faz um bom trabalho exibindo para seus consumidores aquilo de que eles irão gostar.