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Este relatório baseia-se em informações de vendas (Nfe,Nfce, Ecf, Sat) e registro de lançamentos de entradas, em nenhum momento o resultado apresentado recebe influência de títulos (contas a receber/pagar) gerados manualmente.


Objetivo:  

Neste relatório o sistema apresenta todas as vendas por tipo de produto ou por grupo principal para que a farmácia possa analisar o desempenho da loja em relação as vendas, descontos, custos, CMV e mercadorias compradas no período.

Outro objetivo deste relatório é verificar a representatividade para cada tipo de produto/grupo principal, permitido que o usuário visualize os que mais vendem, os que geram mais lucros, dentre outras informações.


Filtros Disponíveis:  

O relatório de Demonstrativo de Faturamento é composto por alguns filtros que podem ser compreendidos de forma clara. Neste relatório é interessante destacar alguns deles:

    • Agrupar Filiais - Será habilitado quando no campo Filial estiver selecionada mais de uma filial;
    • Deduzir Descontos PBM's? -  Marcando este campo o sistema deduzirá no relatório todos os descontos de vendas, inclusive os descontos cedidos em vendas para PBM's. Desmarcando este campo, o sistema mostrará somente os descontos que não foram através de vendas para PBM's, está opção é importante para analisar as vendas e descontos cedidos pela farmácia e vendedores, pois geralmente os descontos de PBM's são repostos na farmácia de alguma outra maneira. Ou seja, se marcar para deduzir descontos PBM os valores de descontos referentes a PBMs serão considerados no relatório somados na coluna Desconto.
    • Considerar as transferências e requisição de Compras? - Se marcada esta opção entradas por transferências serão somados nos valores referente compras no relatório. 
      • Neste relatório são apresentadas as compras da farmácia para serem verificadas com o CMV de mercadorias. Como algumas farmácias não tem compras, somente recebe as transferências de outras lojas, essa opção pode ser selecionada que será considerada como compras as entradas de mercadorias por transferências.

Dados do Relatório:


Este relatório é composto pelas seguintes colunas, caso queira observar a informação de uma coluna especifica, clique sobre ela: Vda Bruta - % Rep(Vda Bruta) -  Desconto - % Desc -  Vda Liquida -  % Rep (Vda Liq)-  Valor de CMV - % CMV - Lucro Liquido - % Lucro, Informações complementares : Vlr Cpras - % Rep (Compras)-  Cpra-CMV .

Os valores apresentados estão arredondados, neste relatório não são exibidas casas decimais.


Na sequência serão apresentadas todos as colunas, com suas devidas descrições.

  • VDA BRUTA : Este campo apresenta a soma do valor de venda dos itens, baseado na informação que estava no campo PREÇO DE VENDA, no cadastro de produto no momento da venda, sem considerar qualquer desconto que tenha sido aplicado.
    Exemplo: Nesta venda realizada o valor do produto era de R$ 37,35, valor apresentado no relatório como venda Bruta foi de R$ 37, devido arredondamento.

Os valores totais são somados com casas decimais e arredondados APENAS para exibição em relatório, desta forma podendo haver diferença entre somatória direta e valores apresentados.

  • % REP: Representatividade das vendas brutas em relação ao valor total do relatório, ou seja, se selecionado filtro por tipo de produto, vai exibir a representatividade de cada tipo de produto em relação a venda bruta total.
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: (venda bruta do tipo/grupo * 100) / venda bruta total.
    Exemplo: Venda Bruta do Tipo de Produto: Genérico - (200*100) / 237  → 20000 / 237 → 84,3%



  • DESCONTO :   Apresenta o valor de desconto aplicado na venda, esta informação pode variar  conforme o filtro realizado na geração do relatório. Este valor tambem é arredondado.

    Exemplo: Na venda realizada do tipo: Etico, o desocnto aplicado foi de R$ 5,60, porem no relatorio foi apresentado o valor de R$ 6,00, devido arredondamento no relatório.

    Parâmetro na geração do relatorio: Deduzir descontos PBM's?  - Marcando este campo o sistema deduzirá no relatório todos os descontos de vendas, inclusive os descontos cedidos em vendas para PBM's.  - Desmarcando este campo, o sistema mostrará somente os descontos que não foram através de vendas para PBM's. Está opção é importante para analisar as vendas e descontos cedidos pela farmácia e vendedores, pois geralmente os descontos de PBM's são repostos na farmácia de alguma outra maneira (somente analise). Ou seja, se marcar para deduzir descontos PBM os valores de descontos referentes a PBMs serão considerados no relatório somando na coluna Desconto.
    Os valores totais são somados com casas decimais e arredondados APENAS para exibição em relatório, desta forma podendo haver diferença entre somatória direta e valores apresentados.



  • % DESC : Esta informação corresponde a representatividade do valor de desconto em relação ao valor de Venda Bruta (para estes cálculos são levados em consideração valores de venda e desconto com casas decimais), por isso se analisados os valores de venda bruta e desconto apresentados no relatorio para este calculo, o resultado será diferente. OBS: para realização correta deste cálculo podem ser considerados valores do relatorio de  Lucratividade (FAT215).
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: (Valor de desconto * 100) / Valor de venda Bruta
    Exemplo: Tipo de produto: Etico
    Venda bruta = 37.35 (37), Valor de desconto = 5.60 (6)
    % desc = (5,60 *100) / 37,35 →    %desc  = 560 / 37,35   →  14,99% => arredondado para 15%

    Para calculo do % total de desconto Geral pode se realizar o mesmo calculo, utilizando o valor total de desconto com valor total de venda bruta da loja.

  • VENDA LIQUIDA: Apresenta o valor da venda paga pelo cliente, ou seja, o valor bruto de venda - o valor dos descontos. Lembrando tambem que este valor é arredondado.Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: Valor de venda Bruta - Valor de Desconto.
    Exemplo Tipo de Produto: Etico  
    Venda Bruta: 37,35(37)   Valor de desconto: 5,60 (6) 
    VDA LIQUIDA = 37,35 - 5,60  → 31,75 (32) - Valor apresentado no relatorio.


    Os valores totais são somados com casas decimais e arredondados apenas para exibição em relatório, desta forma podendo haver diferença entre somatória direta e valores apresentados.


  • % REP: Representatividade do valor de venda liquida do tipo/grupo em relação ao valor total de venda liquida do relatório, ou seja, se selecionado filtro por tipo de produto, vai exibir a representatividade de cada tipo de produto em relação a venda liquida da loja.
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: (venda liquida do tipo/grupo * 100) / venda liquida total.
    Exemplo: Tipo de Produto: Etico
    (200*100) / 231,75(232)  → 20000 / 231,75 → 86,29% (86,3 - apenas 1 casa decimal)



  • VALOR CMV : Esta coluna apresenta a soma do valor de Custo Médio, baseado no valor que estava no momento da venda. O valor apresentado neste campo corresponde a soma do custo dos itens vendidos.

    Exemplo: No tipo de produto Generico, foi realizada a venda de 02 unidades do produto anador o qual possui um custo medio de 4,00. Com isso o valor apresentado foi de 8,00.

    Os valores totais são somados com casas decimais e arredondados apenas para exibição em relatório, desta forma podendo haver diferença entre somatória direta e valores apresentados.


  • % CMV : Esta coluna apresenta o % de Custo dos produtos em relação ao valor de venda liquido, (levando em conta as casas decimais).
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: Valor de CMV * 100) / venda liquida total.

    O cálculo deve ser realizado utilizando as casas decimais, para isso pode-se observar os dados no relatorio de Lucratividade.


    Exemplo: Tipo de Produto: Etico - Custo médio do produto :27,15 (27) , valor de venda: 37,35 (37) => (Valor de CMV * 100) / venda liquida →  (27.15 * 100) / 31,75 →  85.51 % (85,5%). 

    A informação apresentada na linha Total da filial/ total geral pode ser calculada da mesma forma que a analise do item, (Valor de CMV * 100) / venda liquida. (35,15 * 100) / 231,75 → 15,16% (15,2%).

Para uma correta analise de %CMV é necessario entender que um valor de 100% significa que Custo e Valor de venda liquida são iguais, ou seja o cliente não esta tendo nem lucro nem prejuízo com esta venda. Caso o resultado obtido em % seja superior a 100% significa que o custo esta maior que o valor de venda com isso a farmácia esta tendo prejuízo com esta venda. Quando o valor obtido for inferior a 100% a farmácia esta tendo lucro com esta movimentação, e ainda quanto menor for este percentual maior é o lucro obtido na venda.

  • LUCRO LIQUIDO : Esta coluna apresenta o valor de lucro liquido obtido na venda, tipo de produto, grupo principal ou filial, conforme seleção.
    Este resultado é obtido ao analisar a relação entre valor de Venda Liquida - Valor de CMV (para os cálculos são levados em consideração valores com casas decimais).
    Exemplo: Ao analisar o tipo de produto Etico,observamos que o mesmo apresentou um Lucro de 4,60 (5) Reais. Para se chegar neste resultado fo realizado o calculo 31,75(32) (Venda liq.) - 27.15(27) (Valor CMV) => 4,60 (apresentado no relatorio como 5).

  • % LUCRO : Esta coluna apresenta o % de lucro, quando analisada a relação entre lucro liquido e venda liquida. 
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: (lucro Liquido*100) / venda liquida.

           Exemplo: Tendo como exemplo o tipo de produto Etico, podemos realizar o calculo para obter a informação de % Lucro, (4,60 * 100) / 31.75 = 14.48% arredondando => 14.5%.
           A informação apresentada na linha Total da filial/ total geral pode ser calculada da mesma forma que a analise dos tipos/grupo , (Lucro liquido * 100) / venda liquida → (196,40 * 100) / 231,75 => 84,74% (84,8% no relatorio). 


Informações complementares :

Estas informaçoes sao apresentadas quando emitido o relatorio de demonstrativo sem a utilização de filtro auxiliar, quando utilizado o filtro auxiliar por condição de pagamento estas informaçoes nao sao geradas.


  • VLR CPRAS: Valor apresentado na coluna VLR CPRAS corresponde aos valores de compra para o tipo/grupo selecionado, no periodo filtrado.

- Este valor é retirado do valor de última compra do produto, ou seja, o custo nominal (Valor unitário).
- Este valor não considera impostos, descontos e/ou despesas assessórias (situação sendo tratada pelo desenvolvimento).


  • % REP: Representatividade do valor de compras em relação ao valor total de compras do relatório, ou seja, se selecionado filtro por tipo de produto, vai exibir a representatividade de cada tipo de produto em relação ao valor total de compras.
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo: (valor de compras do tipo/grupo * 100) / valor de compras total.
    Exemplo: Tipo de Produto: Etico
    (353*100) / 503  → 35300 / 503 → 70,17% (70,2 - apenas 1 casa decimal no relatorio)


  • CPRA - CMV: Apresentará o valor de compras do produto no periodo subtraido do valor de Custo (CMV), indicando se o valor de compra foi superior ao valor de custo vendido, assim pode ser analisado se as compras do periodo condizem com as vendas, facilitando mapeamento do faturamento por tipo do produto/ grupo principal/ filiais.
    Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte calculo:(Vlr Cpras - Vlr Cmv)
    Exemplo: Tipo de Produto: Etico  => 353 - 27  → 326

    Quando o valor nesta coluna CPRA-CMV estiver com valor negativo, significa que o valor de compra foi menor que o CMV da venda no periodo. Ou seja, para este tipo/grupo a venda foi maior que a compra.





Detalhes :

Ao final do relatório, sao apresentadas informações totalizando os valores por filial e um total geral das lojas selecionadas.
Caso o usuário deseje, poderá emitir um relatório somente com os totais por filial (opção demonstrativo por filial), afim de observar apenas os totalizadores.
Neste relatorio tambem é possível exportar em CSV, este traz os mesmos dados de quando impresso no padrão do sistema.


Observações :

Quando gerado este relatorio utilizando o filtro auxiliar disponivel, por condição de pagamneto, informações complementares, que referem-se a compras, deixarão de ser apresentadas. No entanto ao final do relatorio, os valores sao apresentados conforme condição de pagemnto selecionada na venda.

Tratativa em relação a Cancelamentos/ Retorno de clientes: Quando realizado um cancelamento da venda ou retorno de cliente, a movimentação da venda ainda será considerada em sua data de emissão, e na data do cancelamento/retorno será diminuído o valor do cancelamento/retorno.
Exemplo: Venda foi realizada no dia 01/07, o retorno de cliente foi realizado no dia 05/07, no relatório será considerada a venda no dia 01/07 e no dia 05/07 haverá a redução deste valor.

Esta tratativa é diferente da aplicada por exemplo no relatório Resumo de Vendas (FAT125), onde neste o valor da venda cancelada sera apresentado no dia da emissão da Venda, na coluna Cancelamento de Notas, com isso se realizada comparação entre estes relatórios os valores serão diferentes.


Documento elaborado por Jacob Brenner de Barros Neto e Daniele Karina Ferrari de Oliveira.

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