- Criado por Tiago Zarth, última alteração por Fernando Simoes em set 05, 2023
O relatório de Fechamento de Convênio está localizado no menu Relatórios > Contas a Receber > Fechamento Convênio.
Neste relatório estão presentes todas as compras dos clientes na farmácia, incluindo seu saldo devedor.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo trazer a relação de compras dos clientes, por um período específico, sendo ele por data de fechamento ou por data de emissão.
Este relatório pode ser emitido apenas para conferência ou pode ser gerado oficial (realizando o devido agrupamento/fechamento dos títulos).
Filtros Disponíveis
O relatório de Fechamento de convênio é composto por vários filtros que podem ser compreendidos de forma clara.
Neste relatório é interessante destacar em que momento os Check-box no final do relatório serão habilitados:
→ Com Base no dia do Fechamento - Essa opção somente ficará habilitada se parametrizado para o filtro de data "Por data de Emissão";
→ Imprimir relatório com produtos - Se marcar essa opção o sistema irá trazer a relação de produtos comprados pelo cliente na ultima página do relatório - Se marcado habilitará os seguintes Check Box:
→ Imprimir NCM? - Se marcado apresentará o NCM dos produtos no relatório;
→ Quebra de Pág - Se marcado pode-se quebrar páginas por: Nenhuma, Cliente e Convênio. (Sistema agrupa os produtos comprados por cliente ou por convênio);
→ Imprimir Indicativo de Receita - Este campo somente estará habilitado quando estiver marcado o campo “Imprimir relatório com produtos?”, e quando marcado imprimirá uma coluna indicativa se a venda foi feita com prescrição médica ou não;
→ Imprimir Dependentes - Essa opção somente será habilitada se emitido o relatório "Analítico - Com Títulos" e com o Filtro de "Clientes", onde será apresentado os dependentes no relatório;
→ Imprimir Extrato com saldo devedor - Essa opção somente ficará habilitada se o filtro de data for "Por data de Emissão", Se marcado apresentará o valor devedor de cada cliente na ultima página do relatório.
Dados do Relatório
Este relatório é composto pelas seguintes colunas: Identidade, Matrícula, Nome do Cliente, Total e Limite (caso queira observar a informação de uma coluna especifica, clique sobre elas).
Figura 01 - Colunas do Relatório
Na sequência serão apresentadas todos as colunas, com suas devidas descrições.
Identidade |
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Essa informação corresponde ao número de documento de identidade que está registrado no cadastro de cliente.
Figura 02 - Coluna Identidade
Matrícula |
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Essa informação corresponde a matrícula do cliente inserida no cadastro de cliente.
Figura 03 - Coluna Matrícula
Nome do Cliente |
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Essa informação corresponde ao cliente que comprou no convênio.
Figura 04 - Coluna Nome do Cliente
Total |
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Essa informação corresponde ao valor da compra/parcela do cliente.
Figura 05 - Coluna Total
Limite |
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Essa informação corresponde ao limite de crédito que está informado no cadastro de cliente.
Figura 06 - Coluna Limite
Informações de Filtros
Para Efetuar um fechamento de convênio, é importante saber:
Fechamento: Por data de Fechamento - Quando fechado um convênio pela data de fechamento, o sistema buscará informações de data de fechamento do título (Lançamentos > Contas a Receber > Movimento, Informações da coluna "Data Fechamento"), conforme o que foi configurado no cadastro do convênio (Cadastros > Convênios > Guia Movimentações - "Dia de Fechamento").
Por Exemplo:
Foi configurado um convênio para ter seu dia de fechamento no dia 15.
Quando fechado convênio, a data de fechamento informada, deve ser o dia 15.
APENAS OS TÍTULOS COM A DATA INFORMADA NA "DATA DE FECHAMENTO" SERÃO APRESENTADOS NO RELATÓRIO.
Figura 07 - Fechamento do Convênio por Data de Fechamento
Fechamento: Por data de Emissão - Quando fechado um convênio por data de emissão o sistema considera a data em que o título foi Emitido, buscando a informação do título (Lançamentos > Contas a Receber > Movimento, Informações da coluna "Emissão"). No relatório de fechamento de convênio, quando selecionado o filtro de data "Por data de Emissão" o sistema habilita o filtro Com base no dia de fechamento onde se selecionado, habilita os dias a serem marcados.
Por Exemplo:
Emitido várias vendas em um período do mês, 01/07/2017 até 20/07/2017.
Ao fechar o convênio, a data informada, deve ser a data de emissão das vendas, 01/07/2017 até 20/07/2017.
APENAS OS TÍTULOS COM A DATA INFORMADA NA "DATA DE EMISSÃO" SERÃO APRESENTADOS NO RELATÓRIO.
Figura 08 - Fechamento do Convênio por Data de Emissão
Fechamento Oficial
Quando gerar um fechamento de convênio com chave de pagamento, deve-se marcar o Box "Processar Oficial gerando chave de Pagamento?".
Somente se MARCADO essa opção o sistema vai gerar a chave para o pagamento do convênio (Lançamentos > Contas a Receber > Pagamento Convênio), se deixa-la DESMARCADA
sistema gera o relatório apenas para conferência.
Figura 09 - Fechamento Oficial
Importante
Quando é gerado um fechamento oficial, e na tela de pagamento de convenio é apresentado várias chaves de fechamento do mesmo convenio, é devido a:
- Quando o fechamento possuir datas de vencimento distintas, o sistema gera uma chave para cada Vencimento.
Figura 10 - Pagamento Convênio com Vencimento Distinto
Pagamento de Convênio
Após fechamento oficial o sistema gerará as chaves de pagamento, somente após a geração da chave, que será possível a emissão da nota convênio (F11, na tela de pagamento de convênio).
Figura 11 - Pagamento Convênio
No exemplo acima pode-se notar que existem três chaves de fechamento para o mesmo convênio, devido aos fechamentos terem vencimentos diferentes, se pressionar F11 sobre qualquer um dos fechamentos, será gerado UMA nota para cada um dos fechamentos, onde será entregue as notas para o convênio, nos seus respectivos vencimentos.
Nota Convênio
A nota convênio pode ser emitida quando foi realizado o fechamento por Data de Fechamento ou por Data de emissão, tendo diferença entre ambas.
Quando emitido a nota convênio por Data de FECHAMENTO:
Será apresentado a seguinte tela:
Figura 12 - Nota Convênio
O usuário poderá escolher se a nota será emitida Com Produtos ou Sem Produtos, caso seja selecionado a opção Sem Produtos, deverá ter a seguinte configuração:
O usuário deverá acessar Parâmetros > Parâmetros > Guia, Convênios e inserir um produtos, o qual será impresso na nota convênio, com o valor total do fechamento.
Figura 13 - Parâmetros Empresa
Esse produto deve ser cadastrado com a seguinte configuração:
O item pode ser cadastrado com qualquer descrição, porém a tributação SEMPRE deverá ser 17 - CST90 - Outras e o NCM 0000.00.00.
Figura 14 - Cadastro de Produtos
Figura 15 - Cadastro Produtos Dados
Após a configuração dos parâmetros e cadastro do produto, será necessário cadastrar o CFOP para emissão da nota.
O CFOP a ser utilizado será o 5949 ou 6949, quando emitir nota Interestadual, esse CFOP deve ser utilizado para emissão de nota convênio Com Produtos ou Sem Produtos.
Figura 16 - Configuração Tributária
Quando emitido nota convênio Com produtos, todos os itens vendidos para o convênio serão apresentados na nota, não sendo necessário configuração de produto específico.
LEMBRANDO QUE
Quando emitido a nota com produtos, o valor total da nota SEMPRE será o valor TOTAL DOS PRODUTOS, Independente do valor do fechamento do convênio.
Quando emitido a nota sem produtos, o valor total da nota SEMPRE será o valor do FECHAMENTO.
Por Exemplo:
Cliente foi até a farmácia e comprou diversos produtos, com valor total de R$100,00 e pediu para parcelar em 2X.
Então foi emitido a venda, e cada parcela ficou com valor de R$50,00 com vencimento 10/02 e 10/03.
Ao emitir a nota convênio Com Produtos, o valor total saíra de R$100,00, por que o valor total da venda foi R$100,00, independente do valor das parcelas. O valor das parcelas será destacado na nota "FATURA/DUPLICATA" (como no exemplo abaixo - Em notas de fechamento por data de EMISSÃO).
A mesma regra se aplica para as vendas que tiveram ENTRADA NA VENDA.
Quando emitido a nota convênio por Data de EMISSÃO:
A nota SEMPRE será emitida Com Produtos.
Figura 17 - Fechamento por Data de Emissão
No exemplo acima pode-se notar que exitem várias chaves, devido aos vencimentos diferentes, se pressionado F11 para emissão da nota, será gerado APENAS uma nota, com o valor total dos produtos, e nessa nota terá os dados das duplicatas de cada fechamento.
Figura 18 - Nota Fiscal
Figura 19 - Nota Fiscal - Chaves
Estorno do Fechamento
Caso o usuário tenha gerado algum fechamento de convênio incorreto, é possível efetuar o estorno desse(s) fechamento(s).
Basta selecionar o fechamento desejado e clicar no botão "Estornar", onde os títulos do fechamento voltarão a ficar sem chave, devendo ser gerado novamente o fechamento oficial.
Se a nota convênio já foi emitida, essa deve ser cancelada primeiro, para após estornar o fechamento.
Figura 20 - Fechamento por Data de Emissão - Estornar
Se o convênio estiver na situação PAGO, e for necessário estorno, os títulos dos clientes do fechamento voltarão a ficar
na situação ATIVOS.
Baixa de Fechamento
Quando o usuário recebe do convênio, é necessario acessar Lançamentos > Contas a Receber > Pagamento Convênio e clicar no botão "Baixar".
Ao baixar o pagamento de convênio os títulos do fechamento também serão baixado automaticamente.
Posso efetuar a baixa em caixa diário, caixa financeiro e no controle bancário, sendo possível informar um desconto no valor da baixa, ou até mesmo incluir um valor de juros ou multa caso o fechamento seja pago com atraso.
Além de lançar o pagamento em caixa diário, financeiro ou bancário, é possível efetuar o pagamento com entrada, sendo cheque ou cartão.
Figura 21 - Opções sobre Pagamento
Quando o usuário precisa ajustar a data de fechamento do convênio, para uma nova data, deve-se alterar no cadastro do convênio.
Após efetuar alteração da data o sistema não altera nos títulos do cliente, apenas nos cadastros de clientes.
Figura 22 - Cadastro de Convênios
Ao gravar, apresenta a seguinte mensagem:
Figura 23 - Mensagem Alteração
Essa mensagem não altera o fechamento do título, é alterado somente o fechamento no cadastro do cliente.
Figura 24 - Cadastro de Clientes
Se necessário que os títulos fiquem com a mesma data do fechamento atual, deve-se efetuar alteração manual, lançamento a lançamento, acessando Lançamentos > Contas a Receber > Movimento, botão "Alteração" e ajustado a data de Fechamento.
Figura 25 - Consulta e Lançamento de Clientes