O relatório de Lucratividade está localizado em: Relatórios > Faturamento> Lucratividade

Este é o relatório que contempla os valores em relação as vendas Linx Promo.

Objetivo

Este relatório tem como objetivo analisar o lucro obtido através das vendas, em comparativo com seu custo (Custo médio / Custo Médio Contábil), assim como analisar quantidade vendidas e percentuais de desconto aplicados.

Filtros Disponíveis

O relatório de Lucratividade é composto por vários filtros que podem ser compreendidos de forma clara.

Neste relatório é interessante destacar em que momento os Check-box no final do relatório serão habilitados:

→ Somente Produtos com Regras por Quantidade - Será habilitado quando no campo OPÇÃO DE FILTRO estiver selecionada a opção:

    • Por Lista Promoção / Tabloide Vigente, ou
    • Por Lista Promoção / Tablóide Vencida;

→ Agrupar Filiais - Será habilitado quando no campo Filial estiver selecionada mais de uma filial;

→ Não considerar Vendas Entre Filiais - Esta opção sempre estará disponível para seleção, independente do restante dos filtros realizados.


Este relatório possibilita a análise de vendas COM ou SEM Linx Promo, podendo ser selecionada esta opção no campo LINX PROMO.


Dados do Relatório

Este relatório é composto pelas seguintes colunas: Historico , Numero de VendasQtde VendidaVenda Bruta% Desc% Desc C. OfertaReembolso Linx PromoVenda LíquidaValor de CMV% CMVLucro Bruto% Lucro% Rep (caso queira observar a informação de uma coluna específica, clique sobre ela).

Na sequência serão apresentadas todos as colunas, com suas devidas descrições.


HISTÓRICO

Este campo irá apresentar as informações conforme seleção realizada no filtro, podendo ser:

  • Descrição e apresentação do produto;
  • Laboratório;
  • Grupo principal;
  • Tipo de produto;
  • Colaborador e
  • Convênio.


NÚMERO DE VENDAS

Traz a quantidade de vendas nas quais o produto/tipo/grupo principal (...) esteve presente, lembrando que o total apresentado nos campos Total Filial e Total Geral, não correspondem a soma desta coluna, pois em uma mesma venda pode haver mais de um produto, ou mais de um tipo de produto ou grupo principal. 

As informações de Totais correspondem a todas as vendas da farmácia/rede no período selecionado.

Por Exemplo:

Neste exemplo a farmácia teve ao todo 11 vendas, nas 11 vendas o item PRODUTO TESTE esteve presente, e em uma das vendas o item TAXA TELE ENTREGA esteve presente.

Caso a coluna de numero de vendas fosse somada, o resultado seria 12, mas este não é o valor correto do numero total de vendas, porque em uma mesma venda tivemos dois itens.


Figura 01 - Demonstrativo Número de Vendas


QTDE VENDIDA

Traz a quantidade de unidades vendidas, podendo haver na mesma venda mais de uma unidade vendida, então esta informação pode ser diferente do numero de vendas.

A informação apresentada no Total Filial, corresponde ao total e unidades vendidas pela filial.

Por Exemplo:

Ao analisar o item 1 - PRODUTO TESTE, este teve no período selecionado 26 unidades vendidas, em apenas 11 vendas o que significa que teve mais de uma unidade na mesma venda.

A informação apresentada no campo Total Filial: 27 corresponde ao numero de unidades vendidas de todos os produtos na filial.


Figura 02 - Demonstrativo Quantidade de Vendas


VENDA BRUTA

Este campo apresenta a soma do valor de venda dos itens, baseado na informação que estava no campo PREÇO DE VENDA, no cadastro de produto no momento da venda, sem considerar qualquer desconto que tenha sido aplicado.

O total apresentado nas linhas Total Filial/Total Geral, correspondem a soma desta coluna para filial ou soma de todas as filiais.

Por Exemplo:

Realizada venda de um ANADOR com valor de venda R$10,00, na sequência alterado o preço de venda para R$15,00 e realizei mais uma venda.

O total apresentado no campo venda bruta será R$25,00 (10,00 + 15,00).


Figura 03 - Demonstrativo Venda Bruta


% DESC 

Esta informação corresponde a media de  % de desconto que foi aplicado na venda, este campo considera todos os tipos de descontos que tenham sido aplicados, exceto o Cobertura de Ofertas que possui uma coluna própria. 

Por Exemplo:

Em uma venda do item PARACETAMOL foi cedido 50% de desconto, na sequência foi realizada uma nova venda do mesmo item com desconto de 20%, a informação apresentada nesta coluna será de 35% (50% + 20% / 2  (total de unidades deste item vendidas) = 35%).

Figura 04 - Demonstrativo % Desc


A informação apresentada na coluna % Desc, na linha Total da Filial/ Total Geral é um tanto complexa para ser calculada de forma  manual, caso realmente seja solicitado a maneira como o sistema realiza o calculo, pode se seguir o seguinte modelo que deverá ser calculado para todas as linhas do relatório onde a informação de % de desc for diferente de 0.

Precisamos  identificar  o valor de desconto que foi cedido ao todo, para isso analisar cada linha:

Item 01
40,00 (VB)=100%
X= 35%
100 X=40,00 * 35
100 X=1400,00
X=1400,00
100
X=14,00
Item 02
25,00 (VB)=100%
X= 32%
100 X=25,00 * 32
100 X=800,00
X=800,00
100
X=8,00

Total de desconto cedido nos itens: 22,00

Baseado no cálculo do valor de desconto de cada item/tipo/grupo podemos encontrar o % DESC, para isso:


% Desc
65,00   (VB)=100%
22,00   (DESC) =X
65,00 X=22,00 * 100
65,00 X =2200
X=2200
          65
X=

33,85%

(Valor apresentado no relatório)


% DESC. C. OFE : 

Esta coluna apresenta o % de desconto que foi concedido como Cobertura de oferta.

Caso a cobertura de oferta tenha sido aplicada em mais de uma venda, este campo ira apresentar a media de % de desconto.

O % apresentado nesta coluna é calculado com base no valor de venda bruta - % Desc.

Por Exemplo:

Item DIANE, teve venda de 02 unidades, o valor que foi cedido de desconto como Cobertura de Oferta corresponde a 27,43%, do valor de Venda Bruta - % Desc. Com isso podemos chegar ao valor que foi cedido como Cobertura de Oferta neste Item.

  • Venda Bruta - %Desc      =    101,50 - 7,5%    = 101,50 - 7,61 =  93,89 (Novo valor de venda bruta deduzido valor de desconto);
  • Novo Valor de Venda Bruta * 27,43%  =     93,89 * 27,43%    = 25,75 (Valor cedido em cobertura de oferta deste item).


Figura 05 - Demonstrativo % Desc C.Ofe


Da mesma forma que o % DESC , a informação apresentada na coluna % DESC C. OFE, na linha Total da Filial/ Total Geral é um tanto complexa para ser calculada de forma  manual, caso realmente seja solicitado a maneira como o sistema realiza o cálculo, pode se seguir o seguinte modelo que deverá ser calculado para todas as linhas do relatório onde a informação de % desc c. ofe for diferente de 0.

Precisamos  identificar o valor de desconto que foi cedido ao todo, para isso analisar cada linha:

Item 01 - Diane
101,50 (VB)=100%
X=7,5%
100 X=101,50 * 7,5
100 X=761,25
X=761,25
        100
X=

7,61

(Valor concedido como desconto)



101,50 - 7,61(desconto normal) = 93,89 (novo valor de venda bruta - NVB)


93,89 (NVB)=100%
X=27,43%
100 X=93,89 * 27,43
100 X=2575,40
X=2575,40
          100
X=

25,75

(Valor concedido como Cobertura de Oferta neste Item)


Para se chegar ao % Desc C Ofe da filial/Geral, deve ser somado o valor de desconto cedido como cobertura de oferta de todos os itens, baseado neste valor prosseguir com o cálculo.


(Venda Bruta Filial - %Desc Filial)
166,50 - 17,78% = 136,90 (Novo valor de venda Bruta)
136,90 (VB=100%
25,75 (VCO)=X
136,90 X =100 * 25,75
136,90 X=2575,00
X= 2575,00
        136,90
X=

18,81%

(% de desconto cedido como Cobertura de Oferta na Filial/Geral)



REEMBOLSO LINX PROMO

Traz o valor de reembolso do produto quando linx-promo, ou seja, o valor pago pela Linx na venda do produto.

Quando venda de mais de um produto para a mesma promoção, os itens que receberam reembolso, terão seu valor rateado entre eles.

Por Exemplo:

Num leve 3 pague 2 de reembolso de 6,00 reais para a promoção, cada item receberá o valor 2.00.


VENDA LÍQUIDA

Traz o valor da venda paga pelo cliente, ou seja, o valor bruto - o valor dos descontos.

Exceção, é venda Linx Promo, onde se tiver valor de reembolso, este será somado ao valor líquido, ou seja, o cliente verá que não teve prejuízo neste venda, reforçando que as outras colunas são todas calculadas com base no valor líquido, logo está soma impacta nos outros campos também.

A informação apresentada nas linhas Total Filial e Total Geral, correspondem a somatória desta coluna.

Por Exemplo:

O medicamento DIANE teve uma venda Bruta de 101,50 - 7,5% desc (7,61) = 93,89 - 27,43%desc ofe (25,75) = 68,14.



Figura 06 - Demonstrativo Venda Líquida


VALOR CMV

Esta coluna apresenta a soma  do valor de Custo Médio ou Custo Médio Contábil (conforme selecionado na geração do relatório) do produto, baseado no valor que estava no momento da venda.

O valor apresentado neste campo corresponde a soma do custo dos itens vendidos.

O valor apresentado nos campos Total da filial/ Total Geral corresponde a somatória da coluna de Valor de CMV.

Por Exemplo:

O relatório foi emitido com a opção de Custo Médio, com isso para o item DIANE, que estava com o Custo médio no momento da venda igual a 40,00, apresentou no relatório a informação de 80,00, ( 2 unidades x 40,00).

Se o relatório tivesse sido gerado com Custo Médio Contábil o valor seria 70,40 ( 2 unidades x 35,20).


Figura 07 - Demonstrativo Valor CMV


% CMV 

Esta coluna apresenta o % de Custo dos produtos em relação ao valor de venda líquido. 

Por Exemplo:

  • Custo médio do produto: 3,00
  • Valor de venda: 1.00
  • % de custo: 300%


Como calcular: (Valor de CMV * 100) / venda líquida.

Continuando a analise do item DIANE, o mesmo teve um CMV (Custo) de 80,00 e o valor de Venda líquida do mesmo foi de 68,14.

Com isso podemos chegar no % de CMV realizando o seguinte calculo: (Valor de CMV * 100)/venda liquida  = (80,00 * 100) / 68,14 = 8000,00 / 68,14 = 117,4.

 A informação apresentada na linha Total da filial/ total geral pode ser calculada da mesma forma que a análise do item, (Valor de CMV * 100)/venda líquida  = (106,98*100) / 111,14 = 96,30.

Figura 08 - Demonstrativo % CMV


Para uma correta analise de %CMV é necessario entender que um valor de 100% significa que Custo e Valor de venda líquida são iguais, ou seja o cliente não esta tendo nem lucro nem prejuízo com esta venda.

Caso o resultado obtido em % seja superior a 100% significa que o custo está maior que o valor de venda, com isso a farmácia está tendo prejuízo com esta venda.

Quando o valor obtido for inferior a 100% a farmácia está tendo lucro com esta movimentação, e ainda quanto menor for este percentual maior é o lucro obtido na venda.


LUCRO BRUTO

Esta coluna apresenta o lucro bruto obtido na venda, por item, tipo de produto ou grupo principal, conforme seleção.

Este resultado é obtido ao analisar a relação entre valor de Venda Líquida - Valor de CMV.

Por Exemplo:

Ao analisar o produto DIANE, observamos que o mesmo apresentou um prejuízo de 11,86.

Para se chegar neste resultado fo realizado o calculo 68,14 (Venda liq.) - 80,00 (Valor CMV) = Resultado -11,86. 

Ainda podemos analisar o segundo item como exemplo, o produto PARACETAMOL, apresentou um lucro de 7,02, este resultado foi obtido a partir do calculo 26,00 - 18,98 = 7,02.

A informação apresentada nas linhas Total Filial / Total Geral, é obtido através da somatória desta coluna.



Figura 09 - Demonstrativo Lucro Bruto


% LUCRO

Esta coluna apresenta o % de lucro, quando analisada a relação entre lucro buto e venda líquida.

Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte cálculo: (lucro bruto *100) / venda líquida. 

Por Exemplo:

Tendo como exemplo o item ANADOR podemos realizar o calculo para obter a informação de % Lucro,  (9,00*100) / 17,00 = 52,9%.

Para se chegar a informação de % de lucro da filial / Geral, é possível realizar o calculo utilizando estes totalizadores, por exemplo  (4,16*100) / 111,14 = 3,7%.


Figura 10 - Demonstrativo % Lucro

% REP. 

Esta coluna apresenta a representatividade deste item/tipo de produto/grupo principal, quando analisada a relação entre esta movimentação e o total de venda liquida do período analisado.

Para se obter este resultado é possível realizar o seguinte cálculo: (venda liquida do prod/tipo/grupo * 100) / venda líquida total.

Por Exemplo:

Para analisar a representatividade do item DIANE é possível realizar o seguinte cálculo (68,14*100) / 111,14 = 61,3%.

Outro item como exemplo, PARACETAMOL, podemos realizar o cálculo da seguinte forma: (26,00*100) / 111,14 = 23,4%.

O valor apresentado nas linhas de Total filial/ Total Geral sempre será 100%, pois corresponde ao total de venda da mesma.


Figura 11 - Demonstrativo % Rep


 

Observações

Tratativa em relação a Cancelamentos/ Retorno de clientes: Quando realizado um cancelamento da venda ou retorno de cliente, a movimentação da venda ainda será considerada em sua data de emissão, e na data do cancelamento/retorno será diminuído o valor do cancelamento/retorno.

Por Exemplo:

Venda foi realizada no dia 01/07, o retorno de cliente foi realizado no dia 05/07, no relatório será considerada a venda no dia 01/07 e no dia 05/07 haverá a redução deste valor. 

Esta tratativa é diferente da aplicada por exemplo no relatório Resumo de Vendas (FAT125), onde neste o valor da venda cancelada sera apresentado no dia da emissão da Venda, na coluna Cancelamento de Notas, com isso se realizada comparação entre estes relatórios os valores serão diferentes.

Documento elaborado por Jacob Brenner de Barros Neto e Daniele Karina Ferrari de Oliveira.


Voltar ao Topo da página