Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Os parâmetros locais definem as configurações locais do sistema, ou seja, o endereço de acesso do banco de dados, os documentos fiscais que a empresa utilizará: NF-e, NFC-e, CFeSAT, ECF, MDF-e, ou ainda se utilizará TEF e ativação do QR-Linx.

Dúvidas frequentes (FAQ)

Como posso modificar o acesso da minha empresa por meio das configurações locais?

Resposta: Para alterar o acesso da sua empresa, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o módulo Retaguarda.
  2. Vá para Configurações.
  3. Selecione Parâmetros Locais.

Nesta tela, clique em "Avançar".

  1. Insira seu nome de usuário e senha e clique em "Avançar".
  2. E, finalmente, nesta tela, você pode selecionar a empresa que deseja abrir no sistema.
  3. Por fim, continue navegando pelas próximas telas, clicando em 'Avançar', até chegar à última tela, onde você deve clicar no botão 'Concluir'.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para que o grupo de acesso do usuário tenha permissão aos parâmetros locais acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações, clique na opção Permissões de Acesso e marque a caixa de seleção Acessar para o Módulo “Configurações Locais do Sistema”. 

Acessar: Acesso a tela de configurações locais do SETA.Nesta tela é onde é configurado o endereço do servidor, impressora fiscal  e empresa ativa no terminal.

Além disso, para que o usuário consiga configurar os documentos fiscais: NFe, NFCe e CFeSAT após realizar a liberação nos parâmetros locais, é necessário que a caixa de seleção que fica logo abaixo “Configurações – Nfe, NFCe e CFeSAT”, também esteja marcada.  

Lembre-se, toda vez que for necessário realizar alguma alteração nas PERMISSÕES DE ACESSO é preciso realizar sair do sistema e reabrir, para validar as mudanças.  

Modificar: Permite modificar as configurações de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFCe) e Cupom Fiscal Eletrônico SAT (CFeSAT)

Configuração

Para acessar os Parâmetros Locais, entre no SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Parâmetros Locais. 

Os parâmetros locais possuem seis telas, sendo a primeira com as informações do banco de dados, a segunda para selecionar qual das empresas da rede será configurada, a terceira e quarta com as configurações ficais, quinta com as configurações de TEF e a última com as configurações de QR Linx

Dessa forma, a primeira tela dos parâmetros locais, solicitará as informações do banco de dados (endereço servidor principal, endereço alternativo, nome do banco de dados, porta de acesso, nome do usuário e senha de acesso) , bastará preencher com os dados da loja que será parametrizada e clicar em avançar.  

Após clicar em avançar, o sistema solicitará Usuário e Senha que pretende acessar estas configurações, e é necessário informar algum usuário que contenha permissão de acesso para tal feito.  

 

Após preencher as informações do Banco de Dados e clicar em avançar, o sistema reconhecerá qual rede está sendo acessada e possibilitará escolher qual loja da rede queremos acessar no campo 'Selecione a empresa ativa neste terminal'. No campo 'Exibição das imagens de produtos e clientes' tem a opção, 'Exibir Automaticamente', 'Exibir Manualmente', 'Não Exibir'. Geralmente fica na primeira opção 'Exibir Automaticamente'.  

O “Nº máximo de registros na pesquisa” refere-se ao máximo de resultados que serão apresentados nas telas de consultas, como clientes, funcionários e fornecedores, por exemplo, com exceção do Passo 2 (CLIENTE) do CAIXA FÁCIL que traz um total de 50 resultados.  E o campo de 'Atualização' que mostra a data e hora da atualização.

Configurações fiscais

Após escolher a empresa, terão duas telas de configurações fiscais, sendo a primeira para CFeSAT, NFC-e, NF-e, MDF-e e segunda para ECF. Caso seja necessário retornar a página anterior, seja de configuração fiscal ou de empresa, bastará clicar em voltar. 

Além de configurar os documentos fiscais emitidos pela empresa, de acordo com as regras do Estado em que está instalada, será possível selecionar se a empresa irá imprimir relatórios gerenciais ou cheques e se utilizará gaveta para cédulas. Para mais informações sobre tipos fiscais consulte os manuais de cada documento fiscal. 

Caso as opções CFeSat, NFCe, NFe e MDFe sejam marcadas, ao fechar o sistema e abrir novamente os componentes da TECNOSPEED (programa que transmite os documentos fiscais) serão baixados na pasta “setaarquivos” que fica na unidade C: e será instalado automaticamente no computador.  

Se a opção CFeSAT for marcada, habilitará um campo para informar o endereço do equipamento que precisa estar informado com: 127.0.0.1  

ECF

A página seguinte diz respeito as configurações de ECF (cupom fiscal), que também possui os campos para informar se a empresa imprimirá relatórios gerenciais ou cheques e se utilizará gaveta para cédulas. 

A primeira opção do ECF, permite que seja selecionado a marca e modelo da impressora homologada no SetaERP (Ex: Bematech) ou ainda sem cupom fiscal. Será necessário também, informar o número do caixa em que a impressora fiscal está conectada, pois por questões legais cada caixa precisa ter um ECF e dependendo de qual será a impressora da empresa, informar a porta de comunicação, conforme manual ECF.  

 

Configurações TEF

Ao clicar novamente em avançar, o sistema apresentará a próxima tela dos parâmetros locais que se destina a configuração do TEF.  

No SetaERP existe a possibilidade de configurar TEF discado e dedicado, sendo que o sistema trabalha com dois parceiros homologados para dedicado, DTEF e SITEF. E a escolha de qual será contratada dependerá das especificações do projeto.  

Quando a escolha for discado ou dedicado DTEF, bastará marcar a opção, clicar em concluir. Quando for SITEF será necessário informar Endereço do servidor SITEF, ID da loja e ID do terminal. 

Lembre-se, assim como algumas outras telas de configurações do SetaERP ao realizar alguma modificação, é preciso fechar o sistema e abrir novamente, para validar as alterações.  

Configurações QR Linx

Ao clicar novamente em avançar, o sistema apresentará a última tela dos parâmetros locais que se destina a configuração QR Linx.

Depois do Cliente contratar o serviço e configurar corretamente no banco de dados, basta você chegar a essa tela e clicar no botão 'Possui QR Linx'. No campo ID do Terminal insira um nome que diferencie dos demais terminais já configurado e no campo 'Tipo de Ativação' você pode selecionar 2 opções, ou Ativação Rápida ou Ativação Manual. Selecione a primeira opção e clique no botão Ativar que o seta irá criar um código automático no campo POS ID.

Depois de realizar a ativação correta clique no botão Concluir.

 

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