Através desta rotina será possível realizar a importação automática de conhecimentos de frete eletrônicos (CT-e) diretamente da SEFAZ, para que seja realizada a entrada destes documentos no sistema de maneira mais rápida e segura, minimizando possíveis erros de digitação.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Entrada de compras (Manual) esteja habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque.


Certificado Digital

É importante que o Certificado Digital da empresa esteja corretamente configurado, caso contrário, ao clicar em "Ativar Importação Automática de NF-e", o sistema apresentará o alerta abaixo e ao clicar em "Sim" será apresentado o parâmetro para cadastro.

Cadastro do certificado digital


Quando o certificado estiver válido, será apresentada na tela, a data de expiração e os dias faltantes para que ele expire.

Certificado válido


Acessando a Rotina

Para visualizar a rotina acesse Suprimentos > Estoque > Entrada CT-e. No primeiro acesso não serão listados os conhecimentos. Ao abrir a tela, surgirá uma mensagem informando que é o primeiro acesso e que é necessário selecionar as preferências padrões para a configuração da importação de CT-e.



Tela do primeiro acesso à Entrada CT-e, antes de configurar a importação de CT-e


Ao clicar no botão "OK", a tela de configuração de importação de CT-e é exibida. Então, basta realizar a configuração nas abas "Dados Gerais", "Financeiro/Contábil" e "Impostos", 


Configuração de importação automática

Ao realizar o primeiro acesso à tela de Entrada CT-e, ou, ao clicar no botão de configuração de importação abrirá a janela Configurações Importação CT-e, com as abas Dados Gerais, Financeiro/Contábil e Impostos. Os dados configurados nesta tela, serão utilizados como padrão na finalização de CT-e. (Consulte sua contabilidade para saber quais dados devem ser utilizados no preenchimento correto dos campos)


  • Dados Gerais: nesta aba irá definir o CFOP, a Natureza de Operação e o Comprador, que serão usados como padrões, para importação de CT-e. O CFOP escolhido aqui, será utilizado como padrão para finalização de CT-e(s), caso não exista um CFOP de entrada, correspondente ao de saída, que consta no XML.

Aba Dados Gerais da configuração de importação de CT-e


  • Financeiro/Contábil: nesta aba irá definir a Categoria Financeira, o Centro de Curso e a Conta Fluxo que serão usados como padrão para importação de CT-e;


Aba Financeiro/Contábil da configuração de importação de CT-e


  • Impostos: nesta aba irá definir a Indicação de Natureza de Frete, a Natureza da Base de Crédito e o CST do PIS e Cofins, a Alíquota do Pis e a Alíquota do Cofins, que serão usados como padrão para importação de CT-e;

Aba Impostos, da configuração de importação de CT-e


Após a configuração ou alteração dos itens necessários, clique no botão "SALVAR", para que as os ajustes sejam gravados. Neste momento a tela inicial fica disponível para uso.


Utilizando a Rotina

Após o primeiro acesso e configuração da atualização automática, o sistema voltará para a tela inicial da Entrada CT-e, onde os CT-e(s) importados serão listados,

Tela de Entrada CT-e, após a configuração da importação, exibindo os itens encontrados nos últimos 30 dias


Ao realizar a importação da notas, as seguintes informações serão exibidas:

  • Número/Série: serão apresentados número e série do conhecimento;
  • Emissão: será apresentada a data de emissão do conhecimento;
  • Transportador: será apresentado o transportador responsável pela mercadoria;
  • Natureza de Operação: será apresentada a natureza de operação utilizada;
  • Valor: será apresentado o valor total do conhecimento.
  • Status: informa nesta tela, a situação atual de cada um dos CT-e, sendo o Status, "Pendente", "Processando" ou "Erro". No caso dos CT-e(s) que forem finalizados com sucesso, estarão listados somente no Relatório de Conhecimento de Frete. Para acessar, clique no botão do relatório:


Nota

  • A partir da ativação, o sistema efetuará importações a cada uma hora;
  • Esta ativação, deve ser repetida para cada empresa do portal.

Novas Buscas

A partir do primeiro acesso em diante, quando a importação padrão já está configurada, ao acessar a tela de Entrada CT-e, o Microvix buscará os conhecimentos de frete na SEFAZ, que tenham como destinatário a empresa logada conforme a configuração padrão que foi realizada e trará como sugestão o resultado considerando os últimos 30 dias.


Tela de Entrada CT-e, após a configuração da importação, exibindo os itens encontrados nos últimos 30 dias


Mesmo que já esteja com algumas CT-e(s) listadas, é possível realizar novas buscas. Para isso, preencha um ou mais dos seguinte itens da tela e clique no botão "Filtrar":

  • Data Inicial/Data final:  Escolha o período de data inicial e final, do qual se quer exibir uma quantidade de CT-e;
  • Empresa: Defina uma empresa, da qual se quer exibir as CT-e;
  • Palavra Chave: Se quiser, pode digitar aqui palavras-chaves, que ajudem a encontrar a CT-e que está procurando;
  • Número(s) CT-e(s): Defina aqui um ou mais número específico de CT-e, que queira exibir; 
  • Transportadores: Defina um ou mais transportadores, dos quais se quer filtrar as CT-e;
  • Status: Defina um dos Status disponíveis, como: "Pendente" (que ainda estão pendentes), "Processando" (que ainda está sendo processada pelo sistema) ou "Erro" (Que tenha ocorrido erro durante a finalização).

Após preencher um ou mais dos itens citados, clique no botão "Filtrar", para que o Microvix faça nova busca das CT-e e liste o que foi encontrado, baseado no novo filtro.

Caso o sistema não encontre algo, conforme a o que foi definido na busca, exibirá uma mensagem na mesma tela informando que não há conhecimento de frete para os filtros informados. Neste caso, basta alterar os dados nos campos citados da pesquisa e clicar no botão "Filtrar" novamente.


Mensagem na tela


Poderão ser tomadas as seguintes ações sobre o conhecimento:

Ao clicar no botão de relatório de conhecimento de frete, abrirá a janela Relatório de Conhecimento de Frete


Tela de geração de relatório de conhecimento de frete


Para gerar o relatório, defina se os dados do relatório serão com base na Data de Emissão ou Data de Entrada. Defina o período com uma data inicial e uma data final. Caso tenha esta informação prontamente, preencha o campo do transportador com o número e/ou o nome do transportador. Caso não tenha o número e/ou o nome, clique na lupa para pesquisar pelo transportador, abrirá uma janela, onde poderá ser feita uma busca por nome, nome de fantasia, CPF/CNJ, Telefone ou Referência.


Detalhe da busca pelo transportador


Escolha uma dessas opções de busca, digite a palavra chave no campo de texto e cliquei no botão pesquisar. Caso o sistema não encontre algo relacionado à pesquisa feita, exibirá nesta mesma tela uma mensagem de que não foi encontrada a informação. Caso encontre informações relacionada à pesquisa feita, exibirá resultados logo abaixo. Basta clicar no número do código da transportadora encontrada. O sistema voltará para a tela anterior e preencherá o campo de transportador, com o dado selecionado. Basta clicar no botão "Gerar", que será listado abaixo todos os itens encontrados para os filtros de pesquisa configurado, contendo também os botões de editar e excluir.


Busca completa com o resultado listado embaixo


Caso os sistema não encontre informações com base nos dados que foram configurados, retornará uma mensagem de que não encontrou


Mensagem na tela

Por meio dessa funcionalidade, é possível finalizar mais de uma CT-e por vez. Para finalizar uma ou mais CT-e(s), listadas na busca de forma alternada, marque o checkbox das que deseja finalizar e então somente estas ficarão selecionadas. 

Para finalizar todas as CT-e(s) listadas na busca, marque unicamente o checkbox superior, e então todas serão selecionadas de uma única vez. (Para tirar a seleção de todas, basta fazer o processo novamente, desmarcando o checkbox superior, e então todas ficarão desmarcadas).

Logo acima, na tela, é exibida a quantidade de CT-e(s) que foram selecionadas.

Exemplo de algumas CT-e(s) selecionadas de forma alternadas


Após selecionar os CT-e(s) que deseja finalizar, basta clicar no botão "Finalizar" e a tela Finalizar Entrada CT-e será aberta já com todos os campos preenchidos automaticamente com os dados da Configuração Automática de Importação


Tela de Finalizar entrada de CT-e


Ao clicar no botão Finalizar diretamente sem alterar os dados da tela, o sistema irá verificar se existe um CFOP de entrada correspondente ao CFOP de saída que consta no XML. Caso exista, fará a substituição do CFOP de saída pelo de entrada correspondente e concluirá a finalização, com base nos dados da configuração automática de importação. que estão na tela.

Se por uma necessidade específica o usuário realmente tiver que editar algum campo desta tela, basta fazer isso antes de clicar no botão "Finalizar". Então o sistema concluirá a finalização com base nos dados editados manualmente. (Consulte sua contabilidade, para saber quais dados devem ser utilizados, para o preenchimento correto dos campos).

Nesta tela, somente o campo CFOP não precisa ser editado, pois ele seguirá a regra citada acima. Todos os outros campos podem ser editados, caso necessário, desde as datas de entrada e de vencimento, até os campos de PIS e Cofins.


Edição ICMS

Para editar o valor de ICMS manualmente, é necessário clicar no botão "EDITAR ICMS", e então preencher alguns campos.

  • Valor da base de cálculo do ICMS: permite informar o valor da base de cálculo do ICMS;
  • Alíquota de ICMS: permite informar o valor da alíquota de ICMS. 

Editar ICMS

Editar PIS

Para editar o valor de PIS é necessário clicar no botão "EDITAR PIS" e preencher alguns campos. O botão "EDITAR PIS" só estará disponível caso seja selecionado apenas um CT-e.

  • Indicador da natureza de frete: permite informar o tipo de natureza de frete;
  • Natureza de base de crédito: permite informar a natureza de acordo com a base de crédito;
  • CST de PIS: permite informar o código de situação tributária do PIS;
  • Alíquota de PIS: permite informar o percentual da alíquota do PIS;
  • Valor da base de cálculo do PIS.

Editar PIS

Editar COFINS

Para editar o valor de COFINS é necessário clicar no botão "EDITAR COFINS" e preencher alguns campos. O botão "EDITAR COFINS" só estará disponível, caso seja selecionado apenas um CT-e.

  • Indicador da natureza de frete: permite informar o tipo de natureza de frete;
  • Natureza de base de crédito: permite informar a natureza de acordo com a base de crédito;
  • CST de COFINS: permite informar o código de situação tributária do COFINS;
  • Alíquota de COFINS: permite informar o percentual da alíquota do COFINS;
  • Valor da base de cálculo do COFINS.

Editar COFINS


Nota

  • Quando houver uma alteração manual de ICMS, PIS e/ou COFINS, o sistema irá CONSIDERAR nos cálculos, esses valores informados, ignorando os valores automáticos.
  • Ao emitir a nota de Entrada CT-e, caso o parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na Entrada de CT-e" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADO, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS;
  • Caso esse parâmetro esteja DESMARCADO, ao emitir nota o ICMS será calculados normalmente.

  • A Alíquota de PIS e COFINS é obtida na Configurão Automática (engrenagem) da própria rotina, na aba "IMPOSTOS", e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.

Parâmetro para exclusão de ICMS da base de cálculo de PIS e COFINS na Entrada CT-e



Sobre o Crédito de ICMS na Finalização de Entrada CT-e

Ao finalizar uma Entrada CT-e, o sistema irá gravar somente o ICMS dos produtos que estiverem com o parâmetro "Gera Crédito/Débito" definido como "SIM" na Configuração Tributária que tenha detalhamento para a Natureza de operação do CT-e e para a Classe Fiscal do Transportador. Sendo assim, o valor de ICMS do CT-e será rateado apenas entre esses produtos e portanto, eles farão parte do calculo de Crédito de ICMS.

Para os produtos em que o campo “Gera Crédito/Débito” da Configuração Tributária estiver definido como “NÃO”, o valor de ICMS ficará zerado e portanto não será considerado no cálculo de Crédito do ICMS.


Nota

  • É necessário que a NF-e de entrada do produto esteja com Situação "OK" (já devidamente lançada no sistema) para que o sistema possa identificar o vínculo de cada produto com sua respectiva Configuração Tributária e portanto identificar o que está definido no campo "Gera Crédito/Débito";
  • Caso esta NF-e da Entrada do produto esteja com a Situação "Pendente" (ainda não lançada no sistema), por padrão o sistema irá gerar o calculo de credito de ICMS normalmente. 
  • Caso o produto não esteja vinculado a uma Configuração Tributária com detalhamento para a Natureza de Operação do CT-e e para a Classe Fiscal do Transportador, o sistema fará o cálculo de Crédito de ICMS desse produto normalmente, de forma padrão.


É possível verificar a situação das NF-e de Entrada dos produtos ao selecionar um CT-e na lista e clicar no botão VISUALIZAR.


Detalhe da situação das NF-e de Entrada do produto vinculada à CT-e


  • Para saber mais sobre Configuração Tributária, clique aqui.
  • Para saber mais informações sobre o vínculo do produto com uma configuração tributária, clique aqui.


Campo Gera Crédito/Débito na tela de inclusão de Configuração Tributária


Nota

Caso a categoria financeira selecionada não tenha histórico, será exibido um alerta e o usuário poderá realizar o cadastro através do link em clique aqui.


Campo categoria financeira

Uma nova janela será exibida com o cadastro disponível.

  • Descrição: será necessário inserir uma descrição para a categoria;
  • Histórico Contábil: será necessário selecionar a qual histórico contábil deseja relacionar a categoria;
  • Ativo: deve ser indicado se a categoria ficará ativa ou não.


Cadastro de categoria financeira


Após preencher as informações basta clicar em Salvar. As categorias cadastradas ficaram listadas abaixo com as opções de edição e exclusão.


Nota

Outras informações como município e UF de origem/destino podem ser requisitadas quando não forem extraídas automaticamente do XML do CT-e.


Quando a finalização for concluída, será exibida uma mensagem informando que a nota de conhecimento foi finalizada com sucesso!


Mensagem de entrada finalizada


Nota

Se por acaso ocorrer algum erro durante a finalização de um ou mais CT-e(s), cada CT-e(s) que apresentou erro será exibido com Status de "Erro", e será criado internamente um relatório com Log do erro ocorrido, para cada CT-e que apresentou o problema. Isso permitirá ao suporte técnico verificar a causa do problema ocorrido. 

Status com relatório de erro ocorrido, por CT-e

Com a opção Visualizar serão exibidos todos os detalhes da nota de conhecimento selecionada na listagem.


Detalhes da nota de conhecimento

A a opção "Download XML" permite exportar o XML correspondente ao conhecimento.


Download do XML

Através do botão "Importar Manual" é possível importar o XML de uma CT-e para que seja realizada a entrada de conhecimento de frete.


Importar XML

Ao selecionar a opção Excluir, será exibida uma mensagem para confirmar a operação, ao clicar em Sim será removido o conhecimento selecionado da base de dados. Com isso, este CT-e não aparecerá novamente na lista, a não ser que seja importado manualmente.


Exclusão da CT-e


Veja como é bem simples a rotina da Entrada CT-e através desse breve vídeo explicativo!

Dica

Para melhor visualização do vídeo, exiba em tela cheia.

  • Sem rótulos