Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

A ferramenta de Conferência de Pedidos tem o objetivo de realizar as conferências físicas dos produtos que foram entregues comparando com a previsão do pedido de compra, e utilizar esse pedido conferido no lançamento de entrada da nota fiscal. Utilizado geralmente quando a Loja possui Estoquista que realiza a conferência física para posteriormente outra pessoa realizar o lançamento da nota fiscal. 

Há dois tipos de conferência: Conferência dos Pedidos, onde é feita a conferência individual dos pedidos, e Conferência unificada dos Pedidos que é utilizada para conferir mais de um pedido ao mesmo tempo. 


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Primeiramente, para acessar a ferramenta de conferência de pedidos de compra, é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso. 

Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque a opção Conferência no Módulo Pedidos de Compras: 

Acessar: Acesso a tela de pedidos de compras onde é possível ver detalhadamente um pedido, listar os pedidos existentes, clonar, imprimir a listagem, etiquetas, o pedido, também uma guia de conferência e lançar uma conferência.
Modificar: Permite criar ou alterar um pedido de compras existente.
Excluir: Ao entrar no pedido, habilita a opção de excluir.
Relatórios: Acesso aos relatórios de pedidos de compra(Retaguarda>Relatórios>Pedidos)
Conferência: Acesso às telas de conferência dos pedidos e conferência unificada dos pedidos.


CONFERÊNCIA DOS PEDIDOS 

A opção de conferência dos pedidos é utilizada para fazer a conferência individual de cada pedido. Para utilizá-la, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Compras e clique na opção Conferência dos Pedidos: 

Será apresentada uma tela onde você pode filtrar o pedido de compra que deseja fazer a conferência. Os filtros possíveis são: 

 

- Status: Pode selecionar o status do pedido: 

- Abertos: Pedidos que ainda não chegaram. 

- Baixados: Pedidos que já chegaram e já foi feita a entrada de nota desse pedido. 

- Conferidos: Pedidos que já foram conferidos (um pedido fica conferido quando ele chega na loja e é feita a conferência para validar se todos os produtos chegaram corretamente, você pode saber mais sobre esse processo no manual de Conferência de Pedidos). 

- Desativados: Pedidos que foram desativados. 

- Substituídos: Um pedido fica substituído quando chega na loja, porém parcialmente, ou seja, apenas alguns produtos são entregues. Assim o sistema cria um novo pedido com os produtos pendentes de entrega, e o pedido original se torna um pedido Substituído. 

- Todos: Selecionando essa opção o sistema carrega todos os pedidos, com todos os tipos citados acima. 

- Fornecedor: Você pode filtrar pelo código ou nome do fornecedor. 

- Empresa: Você pode filtrar o pedido de uma loja específica. 

- Pedido Fornecedor: Número do pedido fornecedor que foi cadastrado lá na inclusão do pedido. 

- Pré-pedidos: Caso o pedido foi originado por um pré-pedido, pode filtrar pelo número do pré-pedido. 

- Previsão: Data prevista para entrega cadastrada no pedido. (se deixar a primeira data em branco, o sistema buscará todos os pedidos desde o início do sistema) 

- Data da compra: Data em que o pedido foi criado. (se deixar a primeira data em branco, o sistema buscará todos os pedidos desde o início do sistema) 

 No lado direito tem as colunas com as informações dos pedidos:

Fornecedor, Data, Previsão, Entrega, Status, Itens, Valor, Código, Loja, OK (coluna para selecionar uma ou mais opções. Você pode selecionar clicando com a barra de espaço). Além disso, temos um totalizador na parte inferir da coluna itens e Valor

Será exibida uma listagem dos pedidos conforme os filtros selecionados, nessa listagem você pode ver o fornecedor do pedido, data em que o pedido foi feito, data de previsão de entrega do pedido, data de entrega caso o pedido já tenha sido entregue, status do pedido, quantos sku (itens) tem no pedido, o valor do pedido, código do pedido no SetaERP e a qual loja o pedido pertence: 

Após realizar o filtro, na coluna da esquerda você pode: 

 

Excluir: Excluir um pedido de compra, para isso clique em cima do pedido e pressione a barra de espaço do seu teclado para marcar a caixa de seleção na coluna Ok, e clique na opção Excluir, assim o pedido será apagado do sistema. 

Desativar: Desativar um pedido, para isso clique em cima do pedido e pressione a barra de espaço do seu teclado para marcar a caixa de seleção na coluna Ok, e clique na opção Desativar, assim o pedido será alterado para o ‘Status’ Desativado. 

Imprimir Listagem: Imprime a lista dos pedidos que estão na tela. 

 

As demais opções veremos em seguida. 

Guia de Conferência 

Essa opção pode ser usada para registrar de forma manual as quantidades que foram entregues e posteriormente enviar essa guia para a pessoa responsável pelo lançamento da nota fiscal. 

Para gerar a guia, clique com a barra de espaço do seu teclado para marcar o pedido e clique em Guia de Conferência. (essa mesma opção também está disponível no SetaERP no Módulo Retaguarda, Menu Compras, opção Pedidos de compra -> F4-Abrir) 

A guia é gerada com todos os produtos que estão no pedido, conforme imagem abaixo, onde na primeira linha com as numerações estão as quantidades que foram pedidas, e na segunda linha você deve registrar manualmente a quantidade que chegou de cada numeração.  

Agora, se você deseja fazer essa conferência pelo sistema, clique com a barra de espaço do seu teclado para marcar o pedido e clique em F6-Lançar Conferência (essa mesma opção também está disponível no SetaERP no Módulo Retaguarda, Menu Compras, opção Pedidos de compra -> F4-Abrir). 

Nessa tela você deve informar todos os produtos que chegaram. Para realizar essa conferência você pode fazer de 2 formas: 

  1. Bipar os produtos no campo Produto, ou buscar o produto na lupa. A cada produto bipado ou selecionado pela lupa, aumentará a coluna Quantidade.  

Se você buscar o produto na lupa, deve dar duplo clique sobre o tamanho que deseja adicionar a conferência. Você deve adicionar todos os produtos que chegaram na loja, um por um. 

 

       2. Clicar uma vez sobre o produto que deseja conferir, e clicar em Conferir Produto: 

Será aberta a tela de conferência e nela você deve informar manualmente na tabela, a Quantidade que chegou de cada Tamanho. Após adicionar as quantidades você pode clicar em F5-Ok. 

 

Se você utiliza o código de barras do fornecedor, você pode ainda na tela de conferência, clicar na opção F9-Barras, e na tabela que será apresentada, bipar o código de barras do fornecedor, aproveitando que está com os produtos em mãos, quando finalizar é só clicar em F8-Salvar: 

Ao finalizar a conferência de todos os produtos, clique em F8-Concluir: 

Pronto, seu pedido já está conferido. Agora ele aparecerá no filtro Conferido: