Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O SPED EFD ICMS/IPI é o arquivo digital que contém as movimentações fiscais da loja, dentro de um período mensal, de interesse das Receitas Estaduais e Federal. Esta obrigação acessória é devida por todas as empresas do Regime Normal de Tributação (Lucro Real e Lucro Presumido).W

 Dúvidas frequentes (FAQ)

Como gerar Sped com Inventário (Bloco H)?

Para gerar o SPED com inventário siga os seguinte passos:

Passo 1. Módulo Retaguarda > Menu Fiscal > Escritura Fiscal Digital (EFD) > Informar a empresa > Informar o período do mês de FEVEREIRO > Marcar a opção "Gerar bloco H - Inventário do estoque > Gerar arquivo

O Bloco H é um dos blocos de informações previsto na legislação do SPED Fiscal, no qual destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento. Nele é discriminado os valores totais dos itens/produtos.

As empresas encerram seu balanço no dia 31 de dezembro e a entrega do arquivo SPED com o Bloco H deve ser realizada na escrituração de fevereiro, com entrega em marçoA não ser pelas outras situações que ele pode ser solicitado ou por legislações mais específicas. 

Por essa razão, é bom estar sempre em contato com seu contador ou com a Receita Federal para saber quais são os prazos em cada caso.

Como colocar o perfil do Sped no Seta?

  1. Verificar com a contabilidade da loja qual é o perfil do Sped que a empresa utiliza.
  2. Retaguarda –> Configurações -> Parâmetros globais -> aba Fiscais -> EDF ICMS/IPI – campo Perfil fiscal -> Escolher o perfil conforme o que a contabilidade passar, lembrando que para regimes normais é valido o perfil “A” e “B” e para empresas do simples nacional, somente o perfil “C”
  3. Cuidar a config da loja que está sendo alterado, pois a tela olha para o código da config e não para o código da loja.

Vídeos da ferramenta

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Notas Fiscais ( Geração dos Arquivos Fiscais) e deixe marcado as caixas de seleção Acessar, Modificar

Acessar: Acesso às telas de Nota fiscal paulista modelo 1/1a, Sintegra, Escrituração Fiscal Digital(EFD), Escrituração Fiscal Digital(EFD contribuições), Integração fiscal/contábil, Contabilidade, Mapa fiscal, Reduções ECF, Nota fiscal consumidor.

Funcionalidade 

Acesse o módulo Retaguarda, menu Fiscal, clique no botão Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI)

Irá abrir a tela.

No menu lateral temos o botão 'Gerar Arquivo', com base nas informações definidas no filtro, ao clicar nesse botão será gerado o arquivo Sped no formato txt.

Ainda tem o botão Fechar que permite sair da tela.

Na categoria Informações Necessárias tem o campo Empresa (pode escolher uma empresa para gerar o arquivo), Período (define a data inicial e final)

Na categoria Inventário do Estoque

  • Gerar bloco H - inventário do Estoque: 

O que é o bloco H?

O bloco H é uma seção do arquivo SPED EFD ICMS/IPI responsável por informar o estoque físico da loja para as Receitas Estaduais e Federal. 

Quando devo entregar o bloco H?

O bloco H deve ser entregue, geralmente no segundo mês consecutivo a finalização do balanço. Ou seja, para as empresas que finalizam em Dezembro, na escrituração fiscal dos movimentos do mês de Fevereiro (entregue em Março) deverão conter o Bloco H.
Para as empresas do Lucro Real, também existe a necessidade de entrega a cada fim de trimestre.
O ideal é sempre consultar o seu contador para que saibamos quando este bloco deve ser gerado e entregue.

O que difere nas opções de geração do bloco H relacionadas ao período?

Na geração Anual, o estoque será gerado com data base no último dia do ano anterior.
Exemplo: Estou em Maio de 2022 e escolho gerar o bloco H com data base Anual. O estoque será gerado com data base em 31/12/2021.

Na geração Trimestral, o estoque será gerado com data base no último dia do trimestre anterior.
Exemplo. Estou em Maio de 2022 e escolho gerar o bloco H com data base Trimestral. O estoque será gerado com data base em 31/03/2022.

Na geração Mês Atual, o estoque será gerado com data base no último dia do mês.
Exemplo, estou gerando o EFD de Maio de 2022, o estoque será gerado com data base em 31/05/2022 (último dia do mês de apuração).

Na geração Mês Anterior, o estoque será gerado com data base no último dia do mês anterior ao da geração.
Exemplo, estou gerando o EFD de Maio de 2022, o estoque será gerado com data base em 30/04/2022.

Quando devo incluir os produtos de uso e consumo no bloco H?

Não é necessário incluir produtos de uso e consumo em seu inventário/bloco H. As Receitas Estaduais e Federal não exigem esta informação e a opção vem desabilitada por padrão.
Caso haja necessidade de exportação para a contabilidade ou qualquer outra necessidade de integração, é possível incluir produtos de uso e consumo marcando esta opção.

Quando devo incluir o ativo imobilizado no bloco H?

Não é necessário incluir o ativo imobilizado da loja em seu inventário/bloco H. As Receitas Estaduais e Federal não exigem esta informação e a opção vem desabilitada por padrão.
Caso haja necessidade de exportação para a contabilidade ou qualquer outra necessidade de integração, é possível incluir o ativo imobilizado marcando esta opção.

Quando devo incluir os serviços no bloco H?

Não é necessário incluir os serviços não sujeitos a tributação de ICMS em seu inventário/bloco H. As Receitas Estaduais e Federal não exigem esta informação e a opção vem desabilitada por padrão.
Caso haja necessidade de exportação para a contabilidade ou qualquer outra necessidade de integração, é possível incluir os serviços tomados marcando esta opção.

Quais são as opções de custo na geração do bloco H?

Existem 3 possibilidades de geração de custo para o bloco H:
Custo da última compra: nesta opção o Seta irá gerar o seu estoque com base no custo do produto de acordo com a última nota lançada no sistema.
Custo bruto do cadastro de produto: nesta opção o Seta irá gerar o seu estoque com base no custo bruto armazenado no Cadastro de Produto, independente do período que este foi movimentado.
Custo de aquisição do cadastro de produto: nesta opção o Seta irá gerar o seu estoque com base no custo de aquisição (considerando frete, IPI descontos e outros custos) armazenados no Cadastro de Produto, independente do período que este foi movimentado.

O que é e onde consigo o código da Conta Analítica?

O código da Conta Analítica é o código utilizado por seu contador dentro do plano de contas contábil, relacionado ao Estoque da Loja.
Sendo assim, este código deve ser solicitado para a Contabilidade. Ao preencher uma vez, este código fica armazenado e não precisará ser informado a cada geração do arquivo.

Ainda nessa tela temos a categoria Exportar para Contabilidade. Você deve marcar esta opção para enviar o arquivo para a Receita?

Esta opção serve exclusivamente para geração do arquivo SPED EFD ICMS/IPI para importação dos dados pela contabilidade. Neste formato o SPED é gerado com informações extras, como os produtos (registro C170) para as notas de emissão própria e registros financeiros (C140 e C141) em cada documento.

Caso o objetivo da geração do arquivo SPED ICMS seja para entrega às Receitas Estaduais/Federal, a opção deve estar desmarcada, visto que o layout não é previsto pelo Fisco.

Definindo todos os filtros, clique no menu lateral 'Gerar Arquivo'. Irá aparecer a pergunta: 'Deseja gerar o arquivo da escrituração fiscal digital'. Clique em Sim

Irá mostrar a mensagem: Arquivo gerado com sucesso.

Este arquivo ficará salvo na pasta SETAARQUIVOS.