Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar sobre o uso de justificativas e o seus procedimentos de configuração.

Em certos momentos dentro sistema, principalmente em operações que envolve dados que são utilizados nos SPEDs Fiscais, o sistema solicita que seja informado uma justificativa para aquele procedimento.

Os principais procedimentos que são solicitados as justificativas são: cancelamentos e modificações em NF-es, cancelamentos de vendas no PDV, ajustes de estoque entre outros.



1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

  • A Retaguarda Empório na versão 11.07.0000 ou superior;
  • Disponível apenas para as Backoffice Empório.

Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de implantação ou time de suporte.


2.1 Configurações Gerais

Esta é uma funcionalidade padrão do sistema, desta forma não necessita de ativação via parâmetros.


3. Operações de Justificativas

Para cadastrar uma justificativa acesso o menu: Cadastros > Estabelecimentos > Justificativas. Dentro do menu ao cadastrar uma justificativa é necessário vincular ela a uma operação e neste operação é possível colocar uma descrição de escolha do usuário. As operações e seus usos são:

  1. Ajuste de Estoque:  Ao tentar realizar o ajuste de estoque em um produto, no menu: Operações > Estoque > Movimentação > Ajuste Estoque, é necessário informar uma justificativa para que o procedimento seja realizado com sucesso.


  2. Cancelamento de Vendas no PDV: Ao cancelar uma venda no PDV é necessário informar um motivo que será informado na SEFAZ do seu estado. Caso estabelecimento não cadastre na retaguarda o operador terá que digitar toda vez o motivo. Para facilitar e agilizar o atendimento, é possível criar várias justificativas que ao realizar o cancelamento no PDV o operador irá apenas selecionar a opção mais adequada.

    No menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais, aba Gerais, seção Venda, é possível configurar o parâmetro: "Obriga Justificativa no cancelamento da venda" para sim ou não.

    Ao subir uma vendas com uma justificativa de cancelamento, será possível auditar o cancelamento através da colunas Justifica que irá apresentar no resultado da pesquisa do menu:  Relatórios > Auditoria > Vendas por documento fiscal, Seção: "Itens do documento fiscal"


  3. Devolução de Compras, Transferências ou Outras Operações: No menu: Operações > Fiscal > Notas Fiscais, ao dar a entrada em uma NF-e onde a operação seja Devolução, é necessário informar o motivo da devolução nos produtos.


  4. Devolução de Vendas de Produção Própria e de Terceiros:  No menu: Operações > Fiscal > Notas Fiscais, ao emitir  uma NF-e de saída onde a operação seja Devolução, é necessário informar o motivo da devolução nos produtos.


  5. Transferência Almoxarifado: No menu: Operações > Estoque  > Movimentação > Transferência entre Almoxarifados,  para que o perecimento seja concluído é necessário informar uma justificativa.










  • Sem rótulos