1. Conceito
Este guia tem por objetivo orientar sobre o uso de justificativas e o seus procedimentos de configuração.
Em certos momentos dentro sistema, principalmente em operações que envolve dados que são utilizados nos SPEDs Fiscais, o sistema solicita que seja informado uma justificativa para aquele procedimento.
Os principais procedimentos que são solicitados as justificativas são: cancelamentos e modificações em NF-es, cancelamentos de vendas no PDV, ajustes de estoque entre outros.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
- A Retaguarda Empório na versão 11.07.0000 ou superior;
- Disponível apenas para as Backoffice Empório.
Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de implantação ou time de suporte.
2.1 Configurações Gerais
Esta é uma funcionalidade padrão do sistema, desta forma não necessita de ativação via parâmetros.
3. Operações de Justificativas
Para cadastrar uma justificativa acesso o menu: Cadastros > Estabelecimentos > Justificativas. Dentro do menu ao cadastrar uma justificativa é necessário vincular ela a uma operação e neste operação é possível colocar uma descrição de escolha do usuário. As operações e seus usos são:
- Ajuste de Estoque: Ao tentar realizar o ajuste de estoque em um produto, no menu: Operações > Estoque > Movimentação > Ajuste Estoque, é necessário informar uma justificativa para que o procedimento seja realizado com sucesso.
Cancelamento de Vendas no PDV: Ao cancelar uma venda no PDV é necessário informar um motivo que será informado na SEFAZ do seu estado. Caso estabelecimento não cadastre na retaguarda o operador terá que digitar toda vez o motivo. Para facilitar e agilizar o atendimento, é possível criar várias justificativas que ao realizar o cancelamento no PDV o operador irá apenas selecionar a opção mais adequada.
No menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais, aba Gerais, seção Venda, é possível configurar o parâmetro: "Obriga Justificativa no cancelamento da venda" para sim ou não.
Ao subir uma vendas com uma justificativa de cancelamento, será possível auditar o cancelamento através da colunas Justifica que irá apresentar no resultado da pesquisa do menu: Relatórios > Auditoria > Vendas por documento fiscal, Seção: "Itens do documento fiscal"
- Devolução de Compras, Transferências ou Outras Operações: No menu: Operações > Fiscal > Notas Fiscais, ao dar a entrada em uma NF-e onde a operação seja Devolução, é necessário informar o motivo da devolução nos produtos.
- Devolução de Vendas de Produção Própria e de Terceiros: No menu: Operações > Fiscal > Notas Fiscais, ao emitir uma NF-e de saída onde a operação seja Devolução, é necessário informar o motivo da devolução nos produtos.
- Transferência Almoxarifado: No menu: Operações > Estoque > Movimentação > Transferência entre Almoxarifados, para que o perecimento seja concluído é necessário informar uma justificativa.