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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

É um arquivo fiscal que engloba as operações de compra e venda que demonstra para o fisco os impostos federais, ou seja, PIS E COFINS.

 Dúvidas frequentes (FAQ)

Por que não consigo escolher a empresa no SPED contribuições?

O Sped Contribuições consolida as informações de todo o grupo econômico, sendo assim, se sua loja possui matriz e filiais, haverá um único arquivo SPED Contribuições para todas as lojas que possuam a mesma base de CNPJ. Para gerar o arquivo da loja, precisamos estar logados na matriz.

O Registro 0500 é obrigatório?

Sim, desde 2017 a Receita Federal passou a exigir o Plano de Contas Contábeis no arquivo EFD Contribuições. Sendo assim, haverá necessidade de solicitar para a contabilidade o Plano de Contas que utilizam para sua empresa e incluir no SetaERP.

No EFD Contribuições existe o registro 0100 Dados do Contabilista, onde eu cadastro estas informações no sistema?
Para informar o registro 0100 corretamente basta criar um cadastro Geral ou de Cliente para o seu contador, como pessoa física, e no campo RG informar o CSC do seu Contador. Também será necessário cadastrar o Escritório Contábil, neste caso, podemos criar um cadastro Geral ou de Cliente, como pessoa jurídica e informar o CNPJ do Escritório. Após criar os 2 cadastros, basta ir em Retaguarda > Configurações Globais > Fiscal, na seção Dados Complementares escolher os cadastros correspondentes nos campos Escritório Contábil e Contador Responsável.

No EFD Contribuições existe o registro 0100 Dados do Contabilista, onde eu cadastro estas informações no sistema?

Para informar o registro 0100 corretamente basta criar um cadastro Geral ou de Cliente para o seu contador, como pessoa física, e no campo RG informar o CSC do seu Contador.
Também será necessário cadastrar o Escritório Contábil, neste caso, podemos criar um cadastro Geral ou de Cliente, como pessoa jurídica e informar o CNPJ do Escritório.
Após criar os 2 cadastros, basta ir em Retaguarda > Configurações Globais > Fiscal, na seção Dados Complementares escolher os cadastros correspondentes nos campos Escritório Contábil e Contador Responsável.


Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Notas Fiscais (Geração dos Arquivos Fiscais) e deixe marcado a caixa de seleção Acessar, Modificar.

Acessar: Acesso às telas de Nota fiscal paulista modelo 1/1a, Sintegra, Escrituração Fiscal Digital(EFD), Escrituração Fiscal Digital(EFD contribuições), Integração fiscal/contábil, Contabilidade, Mapa fiscal, Reduções ECF, Nota fiscal consumidor.

Funcionalidade

Acesse o retaguarda, menu fiscal, Escrituração Fiscal Digital (EFD Contribuições)

Irá abrir uma nova tela:

No menu lateral temos o botão Gerar Arquivo que permite gerar o sped no formato txt e o botão Fechar que permite sair da Tela.

No lado direito temos a primeira Categoria 'Informações Necessárias':

O primeiro campo é o da Empresa. Este fica desabilitado, pois EFD contribuições traz todas as empresas dentro do mesmo Grupo Econômico. Então deve-se prestar muita atenção na hora de gerar o arquivo, pois deve-se acessar a empresa Matriz.

O segundo campo é o Período. É possível informar o período inicial e final. Por padrão o SetaERP deixa o primeiro até o último dia do mês, por exemplo, 01/08/23 a 31/08/23.

Na categoria Retificação temos dois campos:

Escrituração retificadora (é uma caixa de seleção que pode ser marcada ou não). Caso seja a primeira entrega, você pode marcar e será habilitado o campo Recibo para ser informado pelo usuário.

Na categoria Registro 0500 tem o botão chamado 'Plano de Contas Contábeis'. É um campo obrigatório que deve ser informado conforme orientação da sua contabilidade. Clica no botão e irá abrir uma nova janela.

Nessa nova tela temos as colunas: Código Conta, Nome da conta, Empresa, CFOP, Grupo de Contas, Tipo de Conta e Nível.

No menu Lateral tem o botão Incluir e Fechar. Clique no Botão Incluir que irá abrir uma nova janela.

Com base orientação da sua contabilidade, você irá preencher os campos, Empresas, CFOP, Data de inclusão, Grupo de contas, Tipo de Conta, Nível da conta, Código da conta, Nome da conta. E na categoria Outros, você pode informar também o plano de contas referenciado na RFB (opcional).

Vamos Explicar melhor o que informar em cada campo.

As regras serão criadas através do CFOP das operações representativas de receita, tributadas ou não, e dos créditos apurados. 

Observação: solicite ao seu contador para quais CFOPs deverão ser criadas as regras do plano de contas.


Passo 04: Preencha os seguintes campos:

  • Empresa: Campo para indicar a(s) empresa(s) que deseja criar a regra. (Podendo criar uma regra para várias empresas)

  • CFOP: Indicar quais CFOP representativos de receita, e/ou dos créditos do PIS/COFINS que serão criadas as regras. 



Agora as informações para o cadastro da regra são retiradas do plano de contas que seu contador disponibilizar. Para este exemplo utilizamos um plano de contas simplificado do grupo de resultado:


  • Tipo de Conta: deverá selecionar qual o tipo de conta irá utilizar, Sintética ou Analítica 
    • As contas analíticas são aquelas que representam os elementos no maior grau de detalhamento no plano de contas. No exemplo do plano de contas seria:

            

    • Já as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas. No exemplo do plano de contas seria:

              

Resumindo: a conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.

Passo 05: Após a criação das regras, o arquivo EFD Contribuições pode ser gerado normalmente:



  • Sem rótulos