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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar os Relatórios de Produtos. Estes relatórios auxiliarão a ter uma boa gestão estoque, pois possibilitará visualizar de forma completa ou resumida tudo que a empresa possui em estoque, que poderá ser utilizado para compras mais assertivas. 


Manual de uso da ferramenta

Configuração de Permissão de Acesso

Acesse o módulo de retaguarda > configurações > permissão de acesso > encontre o módulo Cadastro dos Produtos e deixe marcado a opção Relatórios.

Acessar: Acesso a tela de cadastro de produtos para consulta, edição de FCI, barras e exposição.
Modificar: Permite criar um novo produto ou alterar um cadastro existente, libera também no menu a exportação e-commerce.
Excluir: Libera no menu manutenção a opção Exclusão de produtos.
Relatórios: Libera o botão Relatórios na tela de cadastro de produtos e libera o menu Relatórios> Produtos no módulo retaguarda.


CONSULTAR O RELATÓRIO

 O relatório de produtos pode ser consultado acessando o Módulo Retaguarda do SetaERPMenu Relatórios, opção Produtos.

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

No presente manual serão apresentados os relatórios padrões do SetaERP.

No relatório 1 - Listagem de Preços e Estoques, serão apresentados os códigos dos produtos, descrição, cor, data da última compra, quantidade, custo de aquisição, preço de venda e markup em percentual, sem separá-los por grade. O markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para que formação do preço de venda, considerando a sua margem de lucro e o seu custo unitário.

No relatório 2 - Estoque dos Produtos por Grade, é apresentado o código do produto, descrição, cor, referência, grade cadastrada do produto e quantidade disponível em estoque por numeração.

No relatório 3 - Resumo de Preços e Estoque, como o próprio nome já diz, é um relatório mais resumido, sem separar os produtos por grade, ou detalhá-los, totaliza apenas o filtro informado, como descrição, referência, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo etc, informa a quantidade e o custo de aquisição, conforme exemplos abaixo. 

 No relatório 4 - Estoque dos Produtos por Grade e Empresa, apresenta um resultado parecido com o relatório 2, com informações de código do produto, descrição, cor, referência, grade cadastrada do produto, quantidade disponível em estoque por número, e, além dessas informações separará o resultado por empresa e depósitos cadastrados na rede. 

Os dois últimos relatórios 5 - Resumo de Preços e Estoque em Promoção e 6 - Resumo de Preços e Estoque em Promoção com Grade e filial, apresentam os produtos que estão em promoção e os seus preços promocionais, entretanto o último é mais detalhado, pois separa os produtos por grade e empresa.

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.
  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

    Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

  • 2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  
  • 3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.
  • 4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos. 


  • 5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

  • 6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  
  • 7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  
  • -L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.
  • E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  
  • A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  
  • 0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório.

Clicando com o botão esquerdo do mouse no checkbox, o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela.
E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação. 

Os produtos podem ser agrupados e ordenados pelas seguintes variáveis: descrição, referência, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, empresa, status de giro, data de cadastro, data da última compra, posição no estoque, status do produto e linha. 

  • Descrição: agrupará os produtos de acordo com a descrição informada no cadastro de produtos. 
  • Referência: agrupará os produtos de acordo com a sua referência, assim caso algum produto possua várias cores e utilize a mesma referência, serão agrupados. 
  • Cor: agrupará os produtos de acordo com a cor, informada no cadastro de produtos, assim caso algum produto possua a mesma cor, será agrupado, independentemente de sua referência ou descrição. 
  • Marca: agrupará os produtos de acordo com a marca informada no cadastro de produtos, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa uma marca específica para a pesquisa. 
  • Fornecedor: agrupará os produtos de acordo com o fornecedor, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa um fornecedor específico para a pesquisa.
  • Departamento: agrupará os produtos de acordo com o departamento informado no cadastro do produto, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa um departamento específico para a pesquisa. 
  • Grupo: agrupará os produtos de acordo com o grupo informado no cadastro do produto.
  • Subgrupo: agrupará os produtos de acordo com o subgrupo informado no cadastro do produto.
  • Grade: agrupará os produtos de acordo com a grade informada no cadastro do produto, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa uma grade específica para a pesquisa.
  • Coleção: agrupará os produtos de acordo com a coleção informada no cadastro do produto, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa uma marca específica para a pesquisa.
  • Origem: caso a rede possua e-commerce vinculado ao SETA, será possível escolher se o relatório apresentará produtos cadastrados no SETA ou no e-commerce. 
  • Empresa: caso possua mais que uma empresa na rede, os produtos serão agrupados por empresa, se for necessário pesquisar apenas uma empresa ou algumas empresas da rede do lado direito ser buscado com a lupa poderá ser selecionada(s) a(s) empresa(s) desejada(s).  

  • Data do Cadastro: agrupará os produtos de acordo com a data em que foram cadastrados no sistema, podendo ser selecionada a data de início e fim desejada para a pesquisa. 
  • Data Última Compra: agrupará os produtos de acordo com a data em que foi realizada a última compra de cada produto, podendo ser selecionada a data de início e fim desejada para a pesquisa.
  • Posição no Estoque:  representa como está o produto no estoque, podendo ser selecionada um dos quatro filtros de posição de estoque do lado direito da tela. 

  • Com estoque: tratará apenas produtos que possuem saldo em estoque.
  • Sem Estoque: tratará apenas produtos que não possui saldo em estoque, ou seja, produtos com estoque zerado. 
  • Estoque Negativo: tratará apenas produtos que possuem saldo negativo em estoque.
  • Todos: apresentará todos os produtos, independente de ter saldo zerado ou saldo positivo ou negativo. 
  • Status do Produto: agrupará os produtos de acordo com o seu status podendo ser:
    • Ativos: produtos que mesmo que não tenha mais em loja ainda serão repostos. 
    • Inativos: produtos que não possuem mais estoque, não serão repostos e que por este motivo tiveram os seus cadastros desativados do sistema.

  • Linha: agrupará os produtos de acordo com a linha cadastrada, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa uma linha específica para a pesquisa.




  • Sem rótulos