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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Possuir um cadastro completo de seus cliente é de extrema importância, visto que ele irá impactar em várias funcionalidades do sistema. Uma dessas funcionalidades afetadas, é o Relatório de Pessoas, onde inúmeras informações poderão ser obtidas, sendo que, quanto mais atualizado e detalhado o cadastro do cliente estiver, melhor. Neste manual, você irá aprender a utilizar este recurso disponível no SetaERP.

 Dúvidas frequentes (FAQ)

Como visualizar o telefone de contato dos clientes da loja? 

Acessar o sistema no Módulo Retaguarda > Relatórios > Pessoas > 4 – Listagem completa.

> Basta alterar um ÚNICO FILTRO, qual seja “Controles Adicionais” e deixar ele como “todos”.  

> Assim, listará no relatório todos os clientes cadastrados em sua base com as respectivas informações do cadastro, inclusive o telefone.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > deixe marcado a opção 'Relatórios'


Acessar: Acesso a tela de cadastro de clientes; No Caixa Fácil libera o módulo Crediário do SETA; Impressão de ficha em branco; Impressão da ficha dos clientes, documentos e cartão do cliente; 
Modificar: Permite criar um novo cadastro de cliente ou editar um cadastro existente; Libera o acesso ao Retaguarda>Manutenção>Carteira de clientes dos vendedores
Excluir: Permite desativar um cliente (para excluir é necessário liberar o excluir do cadastro geral de pessoas)
Relatórios: Libera o acesso aos relatórios de pessoas(Retaguarda>Relatórios>Pessoas)
Alterar status: Permite alterar o status do cliente.

Funcionalidade 

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Vendas

Passo 02: Na tela Relatório das Pessoas, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

A funcionalidade de cada um deles é a seguinte:

  • 1 - Listagem Simplificada: emite um relatório simples, com apenas algumas informações, como: Nome, Telefone, celular e Atividade;

  • 2 - Listagem para Vendedores: emite um relatório voltado para o contato dos vendedores com o cliente, informações como: Nome, Cônjuge, Nº do calçado, Sexo, Status, Última Compra, Telefone, Celular, Empresa que trabalha e Telefone da Empresa;

  • 3 - Listagem dos Aniversariantes: emite um relatório voltado para o contato com o cliente referente ao seu aniversário, com as seguintes informações: Nome, Telefone, Celular, Celular 2, Atividade, Nascimento e Idade;

  • 4 - Listagem Completa: emite um relatório com os dados completos dos clientes;

  • 5 - Resumo de Clientes: emite um relatório apenas com o resumo da quantidade de clientes e seu status;

  • 6 - Análise de Comportamento dos Clientes: emite um relatório focado para análise do comportamento do cliente, com informações referentes à última compra, número de compra, valores em atraso.

  • 7 - Listagem para Exclusão do SCPC: emite um relatório com a listagem dos clientes que estão no SCPC, assim, poderá ser analisado se os mesmos podem ser reabilitados ou não.

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 

  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.
  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Dependendo da escolha do relatório, 1-Listagem Simplificada, 2-Listagem Para Vendedores, 3-Listagem dos Aniversariantes... pode estar habilitado todos os filtrou ou apenas alguns, além de mudar o nome do filtro. 

Por exemplo, no relatório 5- Resumo de Clientes fica habilitado apenas o Vínculo e Status.

Os relatórios 1, 2, 3, 4 e 7 ficam os filtros: Vínculo, Nome, Apelido/Nome Fantasia, Cidade, Bairro, Endereço, Vendedor, Atividade, Convênio, Data da Última Compra, Aniversário(Dia/Mês), Tamanho que Calça/Veste, Sexo, Controles Adicionais, Origem, Status, Empresa e Complemento do Status.

Agora o relatório 6 - Análise de Comportamento dos Clientes é possível visualizar nos filtros no lugar do Tamanho que Calça/Veste o campo Nº de Compras.



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