Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Esse relatório foi criado para que possa ser identificado qual usuário realizou alguma alteração ou acesso indevido em determinada rotina do sistema.  

 Dúvidas frequentes (FAQ)

A consulta no relatório traz somente as informações de Log da empresa que estamos logado no sistema? 

R.: Não. A consulta é feita em todas as empresas que constam no banco de dados. 

Quais são todos os tipos de alterações possíveis de identificar nas rotinas? 

R.: No relatório podemos realizar o filtro de "Tipo de operação", o qual nos possibilitará visualizar as opções: Inserir, Modificar, Excluir, Acessar, Desativar, Estornar, Cancelar, Imprimir, Baixa de título, Devolução, Log in, Log off, Troca, Auditoria, Desconto, Autorizar venda, Autorizar recebimento, Condicional, Transferência vendedor, Transferência clientes, Transferência Produtos, Inutilizar NF-e, Documento Pessoas, Autorização condicional, Confirmar venda, Alterar venda, Cupom fiscal, Pacote, Crédito adicional, Banco de dados Administrador, Exposição, Adicionar item, remover item, Reconexão Banco de dados, Compras, Imagens documentos, Condicional, Ocorrência, Conferência, Novo inventário, Acerto inventário, Fim condicional, Conciliar, Desconciliar, Liberou pagamento, Liberou lançamento, Bloqueou pagamento, Atualização Seta, Tarefas agendadas, Compras chaves, Liberou desconto, Liberou brinde, Motivo da rejeição, Envio de e-mail e Fornecedor do produto. 

É possível selecionar determinados usuários para busca no relatório?

R.: Sim, mas somente filtrando um usuário específico ou deixando o campo em branco buscará todos. 

Preciso informar a opção "Tabela do Banco de Dados" para consultar as informações?

R.: Não. É preciso ter apenas um filtro de busca, ou seja, pelo menos o filtro do período desejado

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Log das Operações dos Usuários' e deixe marcado a caixa de seleção 'Acessar' 

Acessar: Acesso ao relatório de logs do sistema.

Funcionalidade

Acesse o retaguarda > relatórios > Logo do Sistema

Na tela de Relatório de Log do Sistema, o seguinte relatório está disponível:

  • 1-Listagem das Operações: Gera um relatório que permite visualizar qual tabela do sistema recebeu alguma alteração (Por exemplo, Diversas, Pessoas, Config...), Registro, DataHora, Usuário, Operação(por exemplo, Modificar, Inserir, Log In...), Ip, Obs. 

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório. 

Totalizadores

As checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva. 

  • Período: Irá agrupar as informações do log por período.

  • Usuário: Irá agrupar as informações do log por usuário. É possível também selecionar apenas este usuário e com base no período e tipo da operação saber o que ele fez no sistema.


  • Tipo da Operação: Irá agrupar as informações do log por tipo da operação usuário. 


  • Tabela do Banco de Dados: Irá agrupar as informações do log por Tabela do Banco de Dados.