Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Essa tela de relatório descreve a funcionalidade de auditorias diversas em um sistema de retaguarda fiscal. Ele permite aos usuários gerar relatórios detalhados que abrangem várias áreas, incluindo reparcelamentos de títulos, acertos de estoque, descontos em vendas, desempenho diário de vendas, estatísticas de crediário, devoluções de produtos, títulos enviados e retirados do SCPC, vendas mescladas e descontos por produto. Essas auditorias são ferramentas valiosas para a análise detalhada das operações comerciais e financeiras realizadas no sistema de retaguarda fiscal.

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Auditoria Diversas' e deixe marcado a opção Acessar.

Acessar: Acesso a alguns relatórios de auditorias, como de reparcelamento, descontos, acerto de estoque, desempenho diário e estatísticas do crediário.

Funcionalidade

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. Lembrando que os relatórios que iniciam com NUMERAÇÃO – Ex.: 1  Análise das Quantidades dos Pedidos Compradas são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com LETRAS customizados, ou seja, desenvolvidos de acordo com a necessidade da empresa e disponibilizados na base da empresa.  

Siga os passos:

Acesse o retaguarda > fiscal > Auditorias Diversas

Na tela Relatório de Auditoria Diversas, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

A funcionalidade do relatório é o seguinte:

  • 01 - Auditoria nos Reparcelamentos de Títulos: Gera um relatório simples que permite realizar uma auditoria nos títulos que foram reparcelados. Nesse relatório é possível visualizar o código, data, cliente e as colunas Multa, Juros Mora, Juros Futuros, Parcelas e os valores originais do título e o atualizado depois do reparcelamento, se houve uma entrada e um reparcelamento e o total da renegociação. 

  • 02 - Auditoria nos Reparcelamentos de Títulos com Histórico: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria nos títulos que foram reparcelamentos de forma muito detalha. Cada cliente mencionado no relatório é informado as suas respectivas parcelas originais e os títulos reparcelados. As informações que há no relatório 01 - mantém, além de um detalhamento dos títulos de cada cliente trazendo as colunas, Documento, Parcela, Lançamento, Vencimento, Pagamento, Auxiliar, Valor. 

  • 03 - Auditoria nos Acertos de Estoque: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de todos os acertos de estoque que foram realizados no sistema seja no PDV seja no Retaguarda. As colunas Código, Data, Produto, Auxiliar, Qtd, Mov., Autorizador/Obs. trazem as informações detalhadas sobre a auditoria.

  • 04 - Auditoria nos Descontos Manuais: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de todos os descontos que foram realizados alguma venda. Descontos Manuais, ou seja, o usuário do sistema deu o desconto (em reais ou porcentagem), Desconto de produto em promoção, Desconto em produto na condicional, inclusive algum valor de acréscimo que foi informado no produto antes de finalizar a venda. Além disso, mostra o valor total líquido, ou seja, o Valor Total Bruto menos os descontou ou acréscimo dado pelo usuário e por fim o ajuste final que foi realizado em %. 

  • 05 - Resumo de Desempenho Diário: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria diária em cada venda que foi realizada no Pdv mostrando informações como o dia que a transação for realizada, o total da venda, o número de vendas, número de peças, venda média, média de peças por venda, maior venda, vendas por hora (8 hrs), Total de devoluções, Número de devoluções, Número de Peças devolvidos. Além disso existe um totalizador por agrupamento (data, vendedor por exemplo) permite ter uma visão mais geral dos valores realizados no dia.

  • 06 - Estatística do Crediário: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de cada operação que foi realizada no dia no contexto do crediário. Há várias operações como clientes novos, compras no crediário, total de títulos pagos e outros e nesse relatório mostra quantos itens foram realizadas por cada dia do mês. 

  • 07 - Auditoria nas devoluções de Produtos: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de toda devolução feito no sistema. Ele mostra também a venda original e as colunas código da venda ou devolução, descrição, cliente, vendedor, valor total, crédito e data.

  • 08 - Auditoria dos títulos Enviados para o SCPC: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria dos títulos que foram enviados para o SCPC. É possível encontrar o nome do cliente, cpf, documento, data de emissão, vencimento, quando foi enviado para o scpc e quantidade de dias que está em atraso e no final um totalizador da coluna Atraso.

  • 09 - Auditoria dos títulos retirados do SCPC: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria dos títulos que foram retirados do SCPC. É possível encontrar o nome do cliente, cpf, documento, data de emissão, vencimento e a data que foi retirada o título do SCPC e o valor do título e no final um totalizador desse valor.

  • 10 - Auditoria das Vendas Mescladas: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de todas as vendas que foram mescladas e qual a venda que resultou dessa mesclagem. Veja o exemplo do relatório, ele mostra o código da venda, o código da loja, o cliente da venda e logo abaixo tem as vendas que foram mescladas.

  • 11 - Auditoria nos Descontos Manuais por Produto: Gera um relatório que permite realizar uma auditoria de todos os produtos que receberam algum desconto. Nesse relatório irá mostrar o código da venda, data, o produto com a descrição, o vendedor, a coluna de quem autorizou, a quantidade, valor unitário, Total, valor do desconto, Subtotal e uma coluna de porcentagem do desconto. E no final de cada agrupamento ( Período, Valor do Desconto, Empresa e Autorizado Por) há um totalizador e no final um totalizador Geral.


Os Menus Laterais:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório. 

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. 

Clicando com o botão esquerdo do mouse no checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. 

E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação. 

Os relatórios de auditoria diversas, poderão ser agrupados:

  • Período: Todos os relatórios fixos mencionados podem ser agrupados por período, basta selecionar o período e clicar em Visualizar. 

  • Valor do Reparcelamento: Os relatórios 01 e 02 pode ser agrupados por este totalizador.

  • Valor do Desconto: Os relatórios 04 e o 11 é possível realizar este agrupamento. 

  • Valor do Título: Os relatórios 08 e 09 é possível realizar este agrupamento pelo valor.

  • Empresa: Todos os relatórios diversos podem ser agrupados por empresa. Basta escolher uma empresa para analise.

  • Autorizador por:  Os relatórios 04 e 11 podem ser agrupados por empresa. 
  • Funcionário Responsável: Os relatórios 08 e 09 podem ser agrupados por esses totalizadores.
  • Funcionário:  Os relatórios 01, 02, 03, 05 podem ser agrupados por esses totalizadores. 
  • Vendedor da Devolução: Apenas o relatório 07 pode ser agrupado por esse totalizador.