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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

A ferramenta títulos a pagar auxiliará a empresa a ter uma boa gestão financeira, pois possibilitará controlar todas as contas a pagar, seja de fornecedores, prestadores de serviços ou insumos necessários para o funcionamento da empresa. Além de fornecer informações fundamentais para planejamento financeiro, geração da DRE e fluxo de caixa.  


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para que o usuário tenha acesso aos RELATÓRIOS DE TÍTULOS A PAGAR é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a checkbox relatórios da permissão de acesso para “Títulos a Pagar” marcada, para realizar esta operação é necessário acessar o módulo RETAGUARDA > CONFIGURAÇÕES > PERMISSÕES DE ACESSO. Deixe marcado a caixa de seleção Relatórios.

Acessar: Acesso à tela de títulos a pagar, para filtros, impressões, aceites e etc.
Modificar: Permite incluir um título a pagar ou alterar um existente, libera também o Reparcelamento de títulos a pagar(Retaguarda>Financeiro>Reparcelamento de títulos a pagar)
Excluir: Permite o cancelamento de um título a pagar e também é necessário para realizar um estorno de NF-e pela tela de devolução ao fornecedor.
Relatórios: Acesso a tela de Relatórios de títulos a pagar.
Baixar: Permite realizar a baixa de títulos a pagar.

Funcionalidade 


Observação: 

Os relatórios que iniciam com NUMERAÇÃO – Ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com LETRAS – Ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados mediante orçamento, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 


O relatório de títulos a pagar pode ser consultado de duas formas no módulo RETAGUARDA, a primeira é em FINANCEIRO > TÍTULOS A PAGAR > RELATÓRIOS.  

A segunda é acessar o Retaguarda > RELATÓRIOS > TÍTULOS A PAGAR.  

Nas duas formas a tela de relatórios de títulos a pagar será apresentada. No SetaERP existem 4 relatórios padrões dos títulos a pagar. O primeiro refere-se a listagem completa dos títulos a pagar dentro do período escolhido, o segundo ao resumo desses títulos, o terceiro a listagem dos títulos a pagar já baixados e o quarto ao resumo desses títulos.  

1 - Listagem dos Títulos a Pagar: Possui a coluna Fornecedor, Cpf/Cnpj, Documento, Parcela, Lançamento, Vencimento, TP, Valor, Atraso. No final há um totalizador mostrando o Total de registros encontrados conforme o filtro realizado e o Total Geral que fica logo abaixo da Coluna Valor

2- Resumos dos Títulos a Pagar: Possui a coluna Fornecedor, Títulos que é a quantidade de títulos encontrados daquele fornecedor, e por fim a coluna Valor. No final há um totalizador dos títulos e dos valores.

3- Listagem de Títulos a Pagar Baixados: Possui a coluna Fornecedor, Documento, Parcela, Vencimento, Pagamento, Conta, Valor e TP. Há um totalizador por grupo e Totalizador Geral que fica no final do relatório.

4- Resumo dos Títulos a Pagar Baixados: Possui a coluna Fornecedor, Títulos que é a quantidade de títulos encontrados daquele fornecedor, e por fim a coluna Valor. No final há um totalizador dos títulos e dos valores.

Menu Lateral

Assim como nos demais relatórios do sistema, do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 

Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório. Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar; Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web; Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir; Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em '5-Definir como Favorito'; Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar; Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos. 

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Agrupadores

Vamos falar dos agrupadores localizados na parte inferior da tela

As checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva. 

Observe que os relatórios de listagem independentemente de serem títulos abertos ou baixados, apresentam informações como cliente, número do documento, parcelas, data de lançamento, data de vencimento, tipo de cobrança, valor e dias em atraso.  

E os relatórios de resumo, como o próprio nome já diz, apresentam informações mais resumidas, com a descrição conforme o totalizador, número de títulos e valor total.  

Os títulos podem ser agrupados e ordenados pelas seguintes variáveis: 

- Data de lançamento: o relatório agrupará os títulos dia a dia de acordo com as datas em que foram registrados no sistema, lembrando que é necessário informar o período que será pesquisado com a data de início e fim. 

- Data de vencimento: o relatório agrupará os títulos abertos dia a dia de acordo com as datas de vencimentos, lembrando que é necessário informar o período que será pesquisado com a data de início e fim. 

 

- Data de baixa: o relatório agrupará os títulos dia a dia de acordo com as datas em que foram baixados, logo, só poderá ser utilizado para consulta de títulos baixados no sistema e assim como os demais é necessário informar o período que será pesquisado com a data de início e fim. 

- Valor do documento: agrupará os títulos de acordo com os seus valores, independente das datas de lançamento, vencimento ou baixa.  

- Tipo de documento: agrupará os títulos de acordo com o tipo de documento emitido, lembrando que os tipos de documentos dos títulos a pagar são: nota fiscal manual, nota fiscal impressa, cupom fiscal e guias e recibos.  

- Cobrança: agrupará os títulos de acordo com o tipo de cobrança, lembrando que os tipos de documentos dos títulos a pagar são: a vista, cartão, cheque pré, crediário, boleto, depósito e débito em conta.  

- Conta: agrupará os títulos de acordo com a conta que realizou o pagamento, logo é utilizado, apenas, para consulta de títulos baixados.  

- Portador: agrupará os títulos de acordo com a conta portadora.  

- Empresa: caso possua mais que uma empresa na rede, os títulos serão agrupados por empresa.  

- Item do plano de contas: agrupará os títulos de acordo com o item do plano de contas informado no lançamento ou edição dos títulos.  

- Fornecedor: agrupará os títulos por fornecedor. 

- Descrição: agrupará os títulos de acordo com a descrição informada em seu lançamento ou edição.  

- Documento: agrupará os títulos de acordo com o número de documento. 

- Previsão de pagamento: relatório utilizado para filtrar títulos em aberto, poderá ser selecionado: 

- Sem previsões: o relatório apresentará apenas títulos que não tem a marcação previsão de pagamento. 

- Com previsões: o relatório apresentará todos os títulos, ou seja, os que tem a marcação previsão de pagamento e os que não tem. 

- Somente previsões:  o relatório apresentará apenas títulos que tem a marcação previsão de pagamento. 

- Controle adicionais: relatório utilizado para filtrar títulos que tem marcação “existe pendência” ou “pago em cartório”. SCPC será utilizado somente no relatório de títulos a receber.  

- Baixa compensação de títulos:  relatório utilizado para filtrar títulos da conta baixa compensação, podendo ser títulos sem baixa compensação, todos ou apenas títulos da baixa compensação.  

 


  • Sem rótulos