Servidor de Estoque
Manual de Instalação
Sumário


  1. Controle de Revisão.
  2. Introdução.
  3. Informações Gerais e Requisitos para Instalação.
  4. Instalação. 
  5. Criação do DataSource no WildFly
  6. Início do Processo de Instalação. 
  7. Seleção do diretório de Instalação.
  8. Instalação do Aplicativo.
  9. Configurações da Instalação.
  10. Criação das tabelas na base relacional Oracle.



Controle de Revisão

Revisão

Data

Histórico das revisões

Autor

01.00

 

Criação do documento

André Ximenes

02.00

 

Evolução para versão 02.XX.XX do sistema.Felipe Constantino


Introdução

Este documento tem como objetivo fornecer as informações necessárias para instalação e configuração do Servidor de estoque em ambiente Windows. 
Use os procedimentos indicados a seguir para realizar a instalação.

Informações Gerais e Requisitos para Instalação

A máquina onde será instalado o Servidor de Estoque, deve possuir o Servidor do WildFly versão 10.0 distribuído pela Linx instalado e executando. É de responsabilidade do usuário verificar se já existe uma instalação do Servidor de Estoque antes de prosseguir com os passos deste manual. 
Neste documento, "diretório raiz" é o diretório onde o Servidor de Aplicação Linx-Wildlfy foi instalado. O exemplo utilizado neste documento utilizará como diretório raiz o caminho "c: \linx-wildlfy". 




Instalação

Criação do DataSource no WildFly

Este procedimento deve ser executado apenas caso a instalação esteja sendo realizada em ambiente central(corporativo):

  1. Verificar se o serviço do wildfly está iniciado.
  2. Abrihttp://localhost:9990 com usuário "linx" e senha "vhyqorh9" para acessar a interface de gerenciamento do WildFly.
  3. Acessar menu "Configuration".
  4. Acessar opção "Subsystems".
  5. Acessar opção "Datasources".
  6. Acessar opção "Non-XA".
  7. Clicar no botão "Add".
  8. Escolher opção "Oracle Datasource".
  9. Clicar no botão "Next".
  10. Preencher campos com as seguintes informações:
    1. Name*: ServidorEstoqueDS
    2. JNDI Name*: java:jboss/datasources/ServidorEstoqueDS
  11. Clicar no botão "Next".
  12. Na aba "Detected Driver", escolher "ojdbc6.jar".
  13. Clicar no botão "Next".
  14. Preencher campos com as seguintes informações:
    1. Connection URL*: jdbc:oracle:thin:@<IP>:<PORTA>:<SID>
    2. Username: <USUARIO>
    3. Password: <SENHA>
  15. Clicar no botão "Next".
  16. Clicar no botão "Finish".


Início do Processo de Instalação

Para a instalação é necessário o runtime (JRE) do Java 1.7. O Servidor de Estoque é instalado a partir do arquivo InstaladorServidorEstoque.jar. O seguinte comando deve ser executado no prompt de comando.
java –jar InstaladorServidorEstoque.jar
A tela abaixo exibe um exemplo do comando sendo executado. O comando ilustrado abaixo instala o arquivo que está localizado no caminho C:\.
 
OBS: Esta etapa não requer execução com privilégios de administrador. Exceto caso o usuário queira instalar o Servidor de Estoque em pastas como por exemplo C:/ ou C:/Arquivos de Programas. 



Figura 1 - Tela de Boas vindas 
Clique no botão Próximo para continuar a instalação. Caso deseje cancelar processo de instalação, clique no botão Sair. 


Seleção do diretório de Instalação

Figura 2 - Tela de Seleção do diretório de instalação




Figura 3 - Tela de Seleção do diretório standalone do Wildfly 
Informe o diretório do standalone do Wildfly para a aplicação ser instalada, depois clique no botão Próximo para continuar a instalação e exibir próximo passo. Caso deseje cancelar clique no botão Sair. 


Instalação do Aplicativo


Figura 4 – Tela instalação do Servidor de Estoque 
Aguarde a cópia dos arquivos para o diretório informado na etapa anterior. Ao término da instalação, clique no botão Próximo para continuar a instalação e exibir a Figura . Caso deseje cancelar, clique no botão Sair. 


Configurações da Instalação

OBS: Caso a instalação do Servidor de Estoque seja em modo CENTRAL, deve-se primeiramente executar a etapa: Criação das tabelas na base relacional Oracle  para ser criada toda a parte de banco de dados necessária para o funcionamento do mesmo, em seguida segue o passo a passo abaixo normalmente.




Figura 5 – Tela de configurações iniciais
Nessa tela, deve-se informar qual o modo de operação do Servidor de Estoque. Caso a instalação seja em ambiente central, seleciona-se a opção central e clica em próximo. 




Figura 6 – Tela de Configuração de Servidor de estoque local.
Nessa tela deve-se informar o numero da loja na qual está ocorrendo a instalação. Essa tela só aparecerá na instalação do Servidor de Estoque em modo de operação LOJA.


Figura 7 – Tela de configuração de sincronização.
Caso o Servidor de Estoque da loja tenha um central para a sincronização das informações, o IP e PORTA do central deve ser informado nessa tela. Essa tela só aparecerá na instalação do Servidor de Estoque em modo de operação LOJA.


Figura 8 – Tela de configuração do Proctrans.
Caso o Servidor de Estoque da loja não possua nenhum servidor central para se conectar e sincronizar os dados, o mesmo funcionará do mesmo modo de antes (quando era apenas o plugin de estoque), onde existe a importação de estoque no início do dia e as importações periódicas durante o dia. Para isso, é necessário informar os dados do proctrans para haver a comunicação.



Figura 9 – Tela de configuração do Communication
Ultima tela do processo de instalação do Servidor de Estoque, nela é informada a porta de communication, no exemplo acima foi definido a porta 4045. 

Figura 10– Tela de criação de configuração
Após o usuário informar todos os dados necessários para a instalação nas telas anteriores, o instalador cria toda a configuração do serviço.  Após isso a instalação está concluida, basta apenas clicar no botão próximo.



Figura 11– Tela de finalização de instalação
Tela que informa que o processo de instalação foi realizado com sucesso. Após isso, clica-se no botão pronto e em seguida o instalador é fechado.

Após a instalação reinicia o serviço do Linx-Wildfly para o mesmo fazer o deploy da aplicação Servidor de Estoque.


Criação das tabelas na base relacional Oracle.

Se a instalação do Servidor de estoque for em modo LOJA, não se faz necessário a realização desta etapa, pois o mesmo utiliza uma base de dados embarcada H2 e toda a parte de criação de banco e tabelas é feita durante a instação.

Caso a instalação do Servidor de Estoque seja em modo CENTRAL, deve-se realizar o processo abaixo, antes de prosseguir com a instalação da aplicação.

Figura 12– Arquivos existentes no pacote de instalação do Servidor de Estoque.


Quando o pacote de instalação do Servidor é descompactado, existe, além do instalador, duas pastas nas quais estão presente todos os Scripts para a criação das tabelas, procedures, sequences, etc. Para que todos os scripts sejam  rodados na sequencia correta e de forma automátizada, basta apenas Executar o comando abaixo no Oracle SQL Developer

@DIRETORIO_DO_INSTALADOR\ini\00-DBCSI_P2K_Atualizacao.sql

O arquivo acima,faz o chamado de todos os scripts na sequencia correta facilitando o trabalho de criação das tabelas, etc.

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