Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Nesse manual você encontrará um passo a passo de como configurar o backup do banco de dados. 

O backup é uma cópia da sua base de dados que ficará guardada para que, caso ocorra algo com seu servidor e você perca a sua base, você terá essa cópia para resgatar todos os seus dados. 


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Acessar: Acesso a tela de script de backup.

Funcionalidade

  • Problemática

Para manter a segurança das informações, o Seta ERP tem uma função de backup local para o cliente, onde por meio de um script BAT o cliente faz o dump de suas informações diretamente do banco de dados.

  • Local do diretório no Seta

Login > Menu inicial > Retaguarda > Configurações> Script de Backup

  • Definir o diretório principal do backup e o auxiliar caso o cliente deseje, após isso clicar sobre gerar script

  • Script depois de pronto;

  • Estrutura do script;

  • Backup em execução;

  • Ao executar o arquivo, o mesmo deverá abrir dessa maneira. 

 

  • Comentário final

    Deve se reforçar com o cliente o fato de acompanhar o backup, também verificar diariamente além de se o mesmo está sendo feito, se este está ficando com o tamanho correto na pasta onde é salvado, para isto basta se atentar se dia após dia o último backup estará maior que o anterior.

    Conforme o exemplo abaixo, o backup sempre deve ter um tamanho maior, nesse exemplo ele não está tão diferente pois é uma base de testes, mas em uma base de produção é comum crescer mais de 50kb por dia dependendo das alterações. 

Se o backup não está sendo enviado diretamente para um dispositivo externo (pen drive, hd externo..) copie esse arquivo para um dispositivo externo. Assim caso ocorra algum problema com o computador você tem a cópia dos dados em outro dispositivo que não o computador. 

Após copiar o arquivo para o pen driver por exemplo, remova-o do computador. 

Deve se reforçar com o cliente o fato de acompanhar o backup, também verificar diariamente além de se o mesmo está sendo feito, se este está ficando com o tamanho correto na pasta onde é salvado, para isto basta se atentar se dia após dia o último backup estará maior que o anterior. 



  • Boas práticas de Dump. 

    É muito importante explicar para o cliente que o Dump só garante as informações até o momento em que é feito, um Dump não é um backup a quente que salva as informações em tempo real, é necessário realizar o backup na janela que melhor se adeque para a necessidade do cliente. 

    Recomendamos sempre que seja realizado o dump no mínimo uma vez por dia no fechamento da loja. Em caso que seja possivel realizar um ao meio dia também é recomendado. 

    O Dump ideal deve ser realizado sem ninguém acessando o sistema para evitar o risco de corromper alguma tabela. 

    Evitar também realizar o dump via rede externa, quando possivel realizar em outra máquina na rede local do servidor pois além do tempo maior de espera para o backup ele corre risco de corromper via rede externa. 

    Recomendamos sempre realizar backup com mais de uma cópia, o ideal quando possivel é copiar em duas partições de disco e em unidade externa Pendrive ou HD Externo.

  • Sem rótulos