Sumário

1. Conceito

A programação de preço é uma funcionalidade no sistema que permite realizar ajustes nos preços dos produtos por um período de tempo, ou seja, criar promoções. Além disso, a programação de preço também é utilizada para produtos vendidos por peso nas balanças.


1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório deve estar na versão 11.13.0001 ou superior;
  • Disponível para todas as bandeiras.

Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.

3. Acessando o menu de programação de preço

 Após cadastrar os produtos, para criar uma programação é necessário acessar o menu: Operações > Produtos > Programação de Preço.


 3.1 Tipos de programação

Ao clicar no em incluir um programação de preço, o usuário irá perceberá que há 2 Tipos de programação de preço:

  1.  Período de validade: Na programação por período de validade, o usuário precisa configurar uma data de início e uma data de fim para a programação. Dessa forma, ao passar um produto que esteja incluído em uma programação de preço, a promoção será aplicada se estiver dentro do período de vigência. No entanto, caso esteja fora do período de validade, o PDV não mostrará o preço promocional

Os demais campos fora da Seção "Tipo de programação de Preço" valem para os dois tipos de programação de preço.


3.2 Configuração dos outros campos

Após escolher o tipo de programação de preço, é necessário configurar os outros campo obrigatórios:

  • Ativo: Indica se a promoção está ativa e se irá funcionar no PDV.
  • Descrição: descrição da programação de preço para a retaguarda.
  • Tipo de reajuste: determina como e qual será a mudança no valor original do produto. Tem as seguintes opções:
    • Percentual: Aplica um percentual de reajuste em cima do valor atual do Produto. Pode ser um ajuste positivo aumentando o valor do produto, ou negativo diminuindo o valor do produto.
    • Automático: Ajusta o valor unitário do produto  de acordo com algumas configurações do próprio cadastro do produto, pode ser por: Markup, por Margem Bruta, Margem Bruta e Markup. É necessário escolher as opção no campo: <Opções de ajuste automático>
    • Valor: Libera o campo <Novo Preço de Venda> que permite a escolha livre do usuário.


Utilize os filtros adicionais para buscar e selecionar os produtos.



3.3 Parâmetro: Dias para considerar os arquivos da balança

O parâmetro  <Dias para considerar os arquivos da balança>  que fica no menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais, aba PDV, interfere diretamente no PDV ao gerar arquivos da balança, ou seja, é quantos dias o usuário quer antecipar  a geração dos arquivos de balança referente ao início da programação de preço . 

Irá funcionar apenas para uma programação do tipo: Recorrência por dias da semana. 
  • Exemplos:
    • Se a programação de preço for começar na quinta-feira e o usuário no PDV escolher gerar o arquivo na terça-feira, teria que configurar no parâmetro Dias para considerar os arquivos da balança = 2
    • Se a programação de preço começa hoje e quer gerar os arquivos da balança + importação dos arquivos da balança também hoje, deve ser configurado o campo Dias para considerar os arquivos da balança = 0.

  


 





  • Sem rótulos