Resposta 1

MFA é uma camada extra de proteção e um método de confirmação de identidade através de peças de evidência.

Essas evidências podem ser geradas através de dispositivo móvel, Mail-ID, PIN, Token.

Resposta 2

A finalidade do MFA é criar mais uma camada de segurança dificultando um potencial cyber-ataque ou tentativa de quebra de senha uma vez que utiliza-se o conceito de Conhecimento(Sei), Posse(Tenho) e Inerência(Sou).

Resposta 3

Não. Hoje utilização o MFA da Microsoft, desta forma ele só estará presente em ferramentas do Pacote Office e ferramentas integradas ao SSO(Single Sign-on - Logon ùnico) Microsoft conforme exemplo abaixo:

  • Teams
  • Ferramentas Web (Outlook, Portal Office 365, Power BI, etc)
  • RH Online (SSO)


Ferramentas fora deste escopo não utilizam MFA.

Resposta 4

O MFA é aplicado em ferramentas Microsoft compatíveis com a configuração (vide pergunta 3 das FAQ's).


Resposta 5

Quando ocorre o login em alguma ferramenta, será enviado uma notificação em seu celular (pessoal ou corporativo) solicitando a sua aprovação ou reprovação do acesso a ferramenta.


Resposta 6

Resposta 7

Efetue o download do App Microsoft Authenticator via loja virtual do seu celular de acordo com sistema operacional (Android, IOS ou Windows Phone).

Resposta 8

Caso não apareça o QRcode, um pouco mais abaixo do local onde ele fica posicionado será apresentado um código de verificação.

Maiores detalhes acesse o procedimento:


Resposta 9

Não. Você só precisa autenticar no MFA quando efetua Logoff em ferramentas do Pacote Office.

Resposta 10

Acontece. Você deixou seu dispositivo móvel em casa e agora não pode usar seu telefone para verificar quem você é. 

Se você adicionou anteriormente outro método para entrar em sua conta, como seu telefone de escritório, você deve ser capaz de usar esse método agora. 

Se você nunca adicionou um método adicional de verificação, você terá que entrar em contato com o help desk da sua organização e ajudá-los a voltar para sua conta.


Resposta 11

Se você perdeu ou teve seu dispositivo móvel roubado, você pode fazer login usando um método diferente ou pode pedir ao help desk da sua organização para limpar suas configurações. 

Recomendamos fortemente informar o help desk da sua organização se seu telefone foi perdido ou roubado, para que as atualizações apropriadas possam ser feitas em sua conta.

Depois que suas configurações forem liberadas, você será solicitado a registrar-se para verificação de dois fatores na próxima vez que fizer login.

Resposta 12

Não obter seu código de verificação é um problema comum e está tipicamente relacionado ao seu dispositivo móvel e suas configurações. 

Algumas coisas possíveis para tentar:

  • Reinicie seu dispositivo móvel;
  • Verifique se suas informações de segurança estão corretas;
  • Verifique se suas notificações estão ligadas;
  • Certifique-se de ter um sinal de dispositivo e conexão com a Internet;
  • Desligue Não perturbe;
  • Verifique as configurações relacionadas à bateria;
  • Desativar aplicativos de segurança de terceiros.


Resposta 13

Se você fez o trabalho ou a conta da escola usando seu nome de usuário e senha, mas não foi solicitado sobre suas informações adicionais de verificação de segurança, talvez você ainda não tenha configurado seu dispositivo. 

Seu dispositivo móvel deve ser configurado para trabalhar com seu método específico de verificação de segurança adicional. 

Se você sabe que não configurou seu dispositivo ou sua conta, você pode fazê-lo agora seguindo as etapas do Configurar minha conta para um artigo de verificação em duas etapas.


Resposta 14

Se você tiver um novo número de telefone, você precisará atualizar os detalhes do seu método de verificação de segurança para que suas solicitações de verificação vão para o local certo. 

Para atualizar seu método de verificação, siga as etapas do artigo Adicionar ou alterar o número de telefone do artigo Gerenciar o artigo de configurações do método de verificação de dois fatores.

Resposta 15

Se você conseguiu um novo dispositivo móvel, você precisará configurá-lo para trabalhar com verificação de dois fatores.

Esta é uma solução em várias etapas:

  1. Configure seu dispositivo para trabalhar com sua conta de trabalho ou escola seguindo as etapas do Configurar minha conta para um artigo de verificação em duas etapas.

  2. Atualize suas informações de conta e dispositivo na página de verificação de segurança adicional, excluindo seu dispositivo antigo e adicionando o novo. Para obter mais informações, consulte o artigo Gerenciar o artigo de configurações do método de verificação de dois fatores.


Etapas opcionais:

Resposta 16

Você pode achar mais difícil usar um método de verificação relacionado a dispositivos móveis, como uma mensagem de texto, enquanto estiver em um local internacional.

Também é possível que seu dispositivo móvel possa fazer com que você incorra em taxas de roaming. 

Para esta situação, recomendamos que você use o aplicativo Microsoft Authenticator, com a opção de se conectar a um hotspot Wi-Fi.

Para obter mais informações sobre como baixar, instalar e configurar o aplicativo Microsoft Authenticator em seu dispositivo móvel, consulte o Download e instale o artigo do aplicativo Microsoft Authenticator.

Resposta 17

As senhas do aplicativo substituem sua senha normal por aplicativos de desktop mais antigos que não suportam verificação de dois fatores. 

Primeiro, verifique se você digitou a senha corretamente. 

Se isso não corrigi-lo, tente criar uma nova senha de aplicativo para o aplicativo seguindo as etapas do Criar e excluir senhas do aplicativo usando a seção do portal Meus aplicativos do artigo Gerenciar senhas do aplicativo para verificação em duas etapas.

Resposta 18

Se você estiver usando a verificação de dois fatores sua conta de trabalho ou escola (por exemplo), provavelmente significa que sua organização decidiu que você deve usar esse recurso de segurança adicionado. 

Como sua organização decidiu que você deve usar esse recurso, não há como desativá-lo individualmente. 

Se, no entanto, você estiver usando a verificação de dois fatores com uma conta pessoal, você tem a capacidade de ativar e desativar o recurso. 

Para obter instruções sobre como controlar a verificação de dois fatores para suas contas pessoais, consulte Ligar ou desativar a verificação de dois fatores para sua conta Microsoft.

Se você não pode desativar a verificação de dois fatores, também pode ser por causa dos padrões de segurança que foram aplicados no nível da organização. 

Para obter mais informações sobre padrões de segurança, consulte O que é default de segurança?

Resposta 19

Esse erro é referente ao Gerenciamento de Dispositivo Móvel. 

Quando não acontece o sincronismo com a plataforma do Office 365, seja por oscilação de rede ou algum tipo de configuração pontual na plataforma.

De qualquer forma não irá ter impacto algum em relação ao MFA e usabilidade das ferramentas de trabalho.

Como foi incluso um novo Device para validação a Microsoft tenta registra-lo em um serviço de gerenciamento porém se não estiver devidamente configurado dentro do Office 365 ele apresenta está mensagem que nada mais é a informação que não foi possível incluir o dispositivo novo na ferramenta de gerenciamento.

Maiores detalhes no link abaixo:


Resposta 20

Neste caso é necessário solicitar o reset do método uma vez que ao desinstalar o aplicativo o código de validação do QRcode fica inválido. É necessário gerar um novo código através do reset.

Maiores detalhes no link abaixo:


Resposta 21

Neste caso, é necessário utilizar as opções alternativas na janela de pop-up que irá aparecer na tela da sua máquina conforme imagem abaixo:


 

Figura 01 - Aprovação


As opções são SMS ou código temporário em seu app do MFA, conforme imagem abaixo.


Figura 02 - Código Temporário


Maiores detalhes no link abaixo: