Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Cartão fidelidade é um módulo adicional do Seta utilizado para fidelizar clientes convertendo pontos conquistados a cada compra realizada em um determinado valor, podendo ser configurado se deseja utilizar a modalidade de descontos na venda ou crédito na forma de pagamento. O recurso possui parâmetros que definem além do tipo de conversão, seus valores, validade e pontuação mínima para uso. Iremos configurar o recurso e demonstrar o seu uso.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Programa de Fidelidade é uma ferramenta paga?
Sim. É uma ferramenta paga. Acesse o Retaguarda, SetaStore, clique no menu lateral Vendas, encontre 'Programa Fidelidade'.
Clique no botão 'Tenho Interesse' e informe o Contato, Telefone, E-mail.
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Além disso, para algum Funcionário da loja ter acesso a essa tela e também poder visualizar os pontos gerados, é necessário ativar as permissões de acesso. Para ativar a um grupo de usuários em específico vá até Módulo Retaguarda > Configurações > Permissões de Acesso > encontre o módulo 'Cartão Fidelidade'
- Acessar: Permite o grupo de usuários consultar a pontuação do cartão fidelidade
- Modificar: Permite ao grupo de usuários fazer a inclusão manual de ponto
- Excluir: Permite ao grupo de usuários cancelar pontos
- Relatórios: Permite ao grupo de usuário visualizar os relatórios
Encontre um módulo Cartão Fidelidade (Configurações)
Acessar: Acesso a tela de configurações do cartão fidelidade Obs: para que seja possível configurar é preciso inserir a configuração em branco via banco de dados.
Funcionalidade
Ao realizar uma venda e inserir o cliente, com o recurso cartão fidelidade ativado os pontos automaticamente irão para o cadastro do cliente seguindo as regras definidas
É possível você visualizar os pontos dos clientes gerados na Venda
Tecla de Atalho
O atalho CTRL + i usamos para abrir a tela de consulta dos pontos que foram gerados na vendas, essa tela pode ser aberta em qualquer parte do SETA ERP através desse atalho
Será exibida a tela de pontuação do cartão fidelidade:
• Cliente – Digite o nome ou CPF do cliente que deseja consultar.
• Filtrar – Clique em filtra para trazer as informações da pontuação.
• Detalhes – Detalhes irá carregar a tela detalhando a pontuação e status.
• Fechar – Fecha a tela liberando o uso do caixa
F8 - Filtrar
Ao buscar o cliente clicando em F8- Filtrar serão mostradas as seguintes informações:
• Total - Valor de pontos que o cliente possui em aberto;
• Bloqueado - Total de pontos que expirou, data que é definida na configuração;
• 30 dias - Quantidade de pontos para expirar nos próximos 30 dias;
• 60 dias - Quantidade de pontos para expirar nos próximos 60 dias.
• Liberado – Quantidade de pontos liberado para uso;
• Valor – Conversão da pontuação em R$.
F7-Detalhes
Clique em F7-Detalhes e será aberta uma nova tela mostrando a venda que originou cada pontuação e dando acesso aos pontos já utilizados e demais funções do recurso.
Aqui mostra as vendas que originaram os pontos, Loja de origem, data, pontos gerados no dia, valor total dos pontos, pontos consumidos e observações.
No grid a direita estará detalhada todas as vendas empresa, data, a quantidade de pontos que cada uma originou e sua conversão em valores R$.
No menu à esquerda podemos realizar a manutenção dos pontos:
F3 Incluir – Adiciona pontos manualmente para o cliente;
F7 Cancelar – Cancela pontos do cliente de forma manual. Selecione um ponto disponível, clique no menu lateral Cancelar e confirme;
Imprimir – imprimi uma lista das vendas com totalizadores;
Status - Para facilitar a busca em cadastros com muitas movimentações temos os status, selecione determinado status e apenas as movimentações referentes a ele serão mostradas.
Cada Status (Liberado, Bloqueado, Expirado, Cancelado, Baixado representa uma configuração ou ação realizada no sistema)
Fechar – Sai da tela de detalhes retornando a tela de pontuação do cartão fidelidade;
F3 - Incluir
No recurso de F3-Incluir pontuação manual podemos escolher o tipo de operação que estes pontos se referem, no nosso exemplo temos além do cartão fidelidade uma operação de indicação de clientes que geram pontos e são lançados de forma manual.
Caso não tenha nenhuma operação cadastrada ou alguma opção inexistente, siga o passo abaixo:
Cadastrando Ocorrências
Para cadastrar novos tipos de operação acesse a retaguarda do seta, clique em cadastros > operações de ocorrência
Selecione cartão fidelidade e irá aparecer todos as descrições criadas pelo usuário
Caso você deseja alterar o nome ou desativar alguma descrição, selecione um item e clique em Editar
Caso você deseja criar uma nova descrição, clique em Novo, adicione o nome da operação e clique em salvar
Com este procedimento ao incluir pontuação manual temos como selecionar a qual programa de incentivo estes pontos se referem.
Para facilitar a visibilidade dos valores convertidos na tela do caixa fácil ao inserir o cliente os valores do crédito disponível serão apresentados no final da tela.