A operação de venda para entrega futura ocorre quando um estabelecimento vende determinada mercadoria, mas permanece com ela até que seja efetuada a sua entrega ao adquirente mediante um prazo estabelecido entre as partes. Esta operação também é conhecida como faturamento antecipado. A venda com entrega futura é uma operação de venda cuja entrega da mercadoria ao adquirente é realizada por um estabelecimento distinto do que realizou a venda. Esta operação, tem por principal característica o transporte da mercadoria por um remetente diferente da loja que realizou a venda para o consumidor final.


Neste tópico será descrito todo o processo necessário para realização de uma venda com Entrega Futura. 


 
talhos

Configurações

Para utilizar a entrega futura é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar algumas configurações:


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para parametrizar a rotina de Entrega Futura é necessário acessar:

  • Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Compras > grupo Configuração > e desmarcar o parâmetro "Utiliza integração de ordem de compras" se estiver habilitado;
  • Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > grupo Entrega Futura > marcar o parâmetro "Habilita entrega futura - compra e ordem";
  • Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > grupo Venda > marcar o parâmetro "Utiliza DAV";
  • Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > CRM > grupo Parâmetros Gerais > marcar o parâmetro "Utiliza a rotina de geração de crédito";


O parâmetro para geração de crédito não poderá ser desmarcado quando a rotina de entrega futura estiver habilitada, isto pode ocorrer em empresas diferentes, ou seja, se o portal possui duas empresas e na empresa 1 a rotina de entrega futura estiver habilitada, na empresa 2 o parâmetro de geração de crédito não poderá ser desmarcado.
A rotina de entrega futura somente poderá ser utilizada quando o parâmetro "Utiliza integração de ordem de compras" estiver desmarcado, caso contrário os outros parâmetros não poderão ser habilitados.

 

Natureza de Operação para Entrega Futura

Para as operações de entrega futura é necessário que as vendas em que o cliente será responsável pela retirada do produto e ou as que serão entregues sob responsabilidade do próprio centro de distribuição estejam com as naturezas de operações correspondentes configuradas corretamente. Para tanto, acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo Venda com Entrega Futura e selecione uma opção para os campos "Natureza de Operação (cliente retira)" e "Natureza de Operação (entrega pelo CD)".


Configuração de natureza de operação


Desta forma, ao realizar vendas no Venda Fácil com itens de entrega futura e na listagem para as definições de frete indicar "Cliente Retira" o sistema utilizará a natureza selecionada no parâmetro, do mesmo modo, se selecionado um transportador.

Criação da Pré-Venda

Para iniciar o processo de venda com itens de entrega futura é necessário primeiramente gerar uma pré-venda, ela poderá ser realizado a partir de um orçamento no Microvix ERP ou diretamente no Venda Fácil.

A partir do Venda Fácil

O processo de criação da pré-venda de entrega futura no Venda Fácil ocorrerá conforme o funcionamento atual da rotina, basta que sejam inseridos os itens no documento, selecionada a forma de pagamento e gravado. Além disso, antes de gravá-la será possível conceder desconto/acréscimo nos itens ou no subtotal da venda.


Inserção de itens na pré-venda


Seleção de pagamento e geração da pré-venda


Nota

Caso a pré-venda seja cancelada, não será mais exibida no Venda Fácil;


Resumo da Pré-Venda com Entrega Futura

No Venda Fácil, através da opção "Vendas em Aberto" disponível no menu lateral, é possível consultar a pré-venda gerada correspondente aos itens de entrega futura.  Ao acessá-la, na tela do detalhamento da pré-venda serão apresentadas as informações de Código do Produto, Descrição, Preço Unitário, Quantidade, Desconto, Acréscimo, Preço Total e Entrega.


Resumo da pré-venda


Na aba Produtos, na coluna Entrega, o ícone de caminhão () representa o item que será entregue futuramente e o ícone de sacola () representa o item que será levado pelo cliente após o pagamento. Quando o produto possuir em seu cadastro a opção de entrega futura marcada, o caminhão será apresentado imediatamente ao informar a ficha. Porém, ao clicar sobre o ícone , é possível alterar a forma de entrega.  Na tela também são apresentadas as opções de Editar (desabilitada ) Imprimir e Efetivar. A opção "Editar" sempre estará desabilitada quando a rotina de entrega futura estiver ativa.


Alterar entrega


Nota

  • Para mais informações sobre a categorização do item como de entrega futura, clique aqui;
  • Caso o item esteja sem saldo não será possível modificar a forma de entrega;
  • No caso de um troco de uma venda de Entrega Futura acima de R$1000,00, o sistema bloqueará o mesmo, pedindo para que utilize um valor inferior a 1000 no resultado do troco. Ao emitir o documento fiscal, o sistema considera que para todos os cálculos de total, somente os produtos incluídos no documento fiscal devem ser considerados. Dentro das informações complementares do cupom fiscal constará o número do pedido para os produtos de entrega futura, caso não seja possível, pelo fato do cupom fiscal ter sido gerado antes da geração do pedido, o texto será incluído: "Este pedido de entrega futura foi gerado através da emissão do documento: XXXX/XX (Documento/série do documento fiscal gerado para os produtos de entrega imediata)".

Efetivar

Ao clicar em "Efetivar", a pré-venda será finalizada e o usuário poderá prosseguir com a venda. Na tela de venda, serão apresentados os produtos que serão retirados pelo cliente e de entrega futura. nela pode ser realizada a inclusão de itens normalmente, porém somente itens que o cliente irá retirar no ato. 


Tela de venda


Os produtos de entrega futura, assim como o endereço a ser selecionado, podem ser visualizados clicando em "Configurar entrega futura".


Listagem de itens para entrega futura


  • Tipo Frete: serão exibidos todos os tipos de frete definidos no parâmetro "Tipos de frete disponíveis" em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Frete;
  • Transportador:  serão exibidos todos os cadastros de CRM configurados com o tipo "Transportador"; 
  • Valor Frete: o campo tipo de frete estará disponível para alteração de acordo com a parametrização definida em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Frete, na tabela abaixo serão especificadas as regras:
    • Se o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete" estiver marcado, e o valor do pedido com itens de entrega futura for menor que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Destinatário" e o valor do frete poderá ser definido pelo usuário. No entanto, se o valor do pedido for maior  o que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Emitente" e o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.
    • Se o parâmetro "Aceitar valor frete tipo CIF" estiver marcado, no campo "Tipo Frete" for selecionada a opção "Emitente" e o transportador possuir cadastro de pessoa jurídica, então o valor do frete poderá ser definido pelo usuário.
    • Se o parâmetro "Bloquear valor frete tipo FOB na nota" estiver marcado, e o campo "Tipo Frete" estiver selecionado com a opção "Destinatário", o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.

  • Valor Seguro: valor correspondente ao seguro será considerado no total da venda com entrega futura;
  • D. Acessórias: valor correspondente às despesas serão consideradas no total da venda com entrega futura;
  • Endereço de Entrega: serão apresentados todos os endereços configurados para o cliente selecionado. Para os orçamentos gerados a partir do ERP, o endereço virá automaticamente selecionado, do contrário, quando o processo for realizado no POS, o usuário deverá marcar o endereço; 
  • Retirar na Loja: ao marcar esta opção a entrega será realizada diretamente na loja e o sistema selecionará automaticamente o endereço do cliente sem a possibilidade de alteração;
  • Cadastrar Endereço: permite realizar o cadastro de um endereço de entrega para o cliente selecionado, basta inserir as informações de CEP, UF, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Descrição, e End. Principal. Por padrão, o sistema apresentará os campo de CPF/CNPJ e Insc. Estadual já preenchidos de acordo com o cliente atual, no entanto, o a inscrição somente estará disponível para CNPJ. 



Caso as informações relacionadas ao frete não sejam preenchidas, o sistema exibirá um alerta e não será possível prosseguir com a finalização. O pagamento deverá ser do valor total da venda, independente se um ou mais itens são de entrega futura.


Pagamento


Nota

  • Caso a operação padrão 63 - Faturamento Antecipado não esteja configurada, ao finalizar uma venda com itens de entrega futura o sistema emitirá o alerta.

Relatórios Impactados

As vendas geradas com itens de entrega futura poderão ser visualizadas nos seguintes relatórios:

  • Faturamento > Orçamento/Pedido > Relatórios > Produtos à Faturar: neste caso os DAVs devem estar finalizados e os Orçamentos gerados no ERP aprovados, para constar na listagem;
  • Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor: para que sejam visualizadas as previsões de vendas com entrega futura será necessário gerar este relatório com o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda" marcado.  Desta forma, através do ícone detalhamento () será exibida uma listagem com todos os pedidos. 
  • Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor > Desempenho Vendedor: para que sejam visualizadas as previsões de vendas com entrega futura será necessário gerar este relatório com o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda" marcado.  Desta forma, através do ícone detalhamento () será exibida uma listagem com todos os pedidos. 


Nota

Importante!

Para os relatórios de Faturamento por Vendedor e Desempenho por Vendedor é necessário possuir ao menos um pedido faturamento, caso contrário, não será possível efetivar a consulta.

  • Sem rótulos