O objetivo principal do projeto é registrar as informações dos usuários que acessarem os módulos do ITEC. Esses dados serão armazenados e incluirão o código do usuário, hostname da máquina, descrição e versão do módulo, além da data/hora de acesso.


Assista ao vídeo DicaLinx para saber mais sobre o assunto...


Log de Acesso ao Sistema


Ao registrar as informações mencionadas, o projeto busca facilitar validações futuras, permitindo que os usuários do sistemas utilizem esses registros para investigar problemas técnicos e solucionar eventuais falhas que possam ocorrer durante o uso do sistema.

Foi desenvolvida uma interface no Gestão ITEC Suíte, na qual os usuários terão a capacidade de visualizar de forma organizada as informações de acesso. Será possível exportar esses dados para o Excel, proporcionando maior flexibilidade para análises e registros personalizados.

Pré-Requisitos 

Aplicação

Versão

ITEC Suíte4.22.01
Banco de Dados - SQL Server23.11.07.19
Log-de-Acessos1.0.5


Para a realização dos testes deste projeto é necessário como pré-requisito o cadastramento do usuário junto ao sistema ITEC, sendo realizado junto ao módulo de Configurações.

É possível acompanhar o passo a passo do cadastro obrigatório através do link Como cadastrar funcionários.

Itec Suíte - Interface para Visualizar Logs 

O acesso à interface de visualização dos registros pode ser feita através do menu "Controle de Acessos" e submenu "Log de Acessos", onde é possível visualizar quais usuários acessaram o módulo, como também versionamento, data e hora de acesso.


Acesso: Gestão ITEC Suite > Controle de Acessos > Log de Acesso


Figura 01 - Controle de Acesso



Log de Acesso 

É possível o usuário realizar a aplicação de filtros para refinar a pesquisa:

  • - O usuário pode preencher o campo de filtro "Código",  clicar sobre a  lupa, será realizada uma pesquisa/consulta avançada, ou no campo "Usuário" é possível filtrar através do nome do usuário (Campo não obrigatório).
  • - O usuário seleciona os módulos desejados no filtro "Módulo", este filtro possibilita pesquisar/consultar por mais de um módulo por pesquisa, que por padrão vem selecionado o filtro "Todos". (Campo obrigatório).
  • - O usuário pode preencher o campo de filtro "Hostname (Máquina)" para consultar através do nome da máquina.
  • - O usuário pode preencher o campo de filtro "Endereço IP" para consultar através do endereço IP da máquina.
  • - O usuário pode informar um intervalo de datas no campo "Intervalo de Data de Último Acesso", preenchendo data início e data fim, será realizado o filtro de data de envio.
  • - O usuário pode informar um intervalo de horários no campo "Intervalo de Horário de Último Acesso", preenchendo horário início e horário final, será realizado o filtro de horário de envio.(Campo não obrigatório)
  • - Para concluir a pesquisa, clicar no botão "Pesquisar", o sistema trará as informações conforme os filtros selecionados.
  • - É possível selecionar a quantidade de registros desejados a serem listados em tela através do campo "Exibir... Registros"


Figura 02 - Log de Acessos



Exportação de Arquivos 

Através da interface, é possível realizar a exportação de registros listados em arquivos com extensão ".csv", após gerar o arquivo, clicar no botão para efetivar a exportação.

Este arquivo irá conter as seguintes informações:

  • Usuário; 
    • Código + Nome
  • Modulo;
  • Versão;
  • Data e Hora de Acesso;
  • Hostname;
  • IP.


Figura 03 - Resultado Pesquisa


Após concluir a pesquisa e clicar no botão , abrirá uma nova caixa para refinamento da pesquisa, ao selecionar as informações necessárias, selecione novamente o botão  e automaticamente será gerado o relatório contendo todas a informações filtradas.


Figura 04 - Exportação de arquivo