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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Cartão fidelidade é um módulo adicional do Seta utilizado para fidelizar clientes convertendo pontos conquistados a cada compra realizada em um determinado valor, podendo ser configurado se deseja utilizar a modalidade de descontos na venda ou crédito na forma de pagamento.
O recurso possui parâmetros que definem além do tipo de conversão, seus valores, validade e pontuação mínima para uso. Iremos configurar o recurso e demonstrar o seu uso.


Dúvidas frequentes (FAQ)

Programa de Fidelidade é uma ferramenta paga?

Sim. É uma ferramenta paga. Acesse o Retaguarda, SetaStore, clique no menu lateral Vendas, encontre 'Programa Fidelidade'. 

Clique no botão 'Tenho Interesse' e informe o Contato, Telefone, E-mail.

O código da config é o mesmo código do cadastro da empresa no Seta?

R.: Não. Este código é criado no momento que o suporte ou responsável pela habilitação dessa rotina no sistema cria para ficar vinculado todas as informações das regras conforme for configurado. 


Como sei qual é o código da config que está vinculado a minha empresa? 

R.: Basta acessar Retaguarda> Cadastros> Empresa e localizar a empresa que deseja verificar, no campo "Config Fidelidade" o código que estiver vinculado é o que está sendo usando para utilização das regras de configuração da ferramenta cartão fidelidade.


Posso ter mais uma configuração de cartão de fidelidade criada no sistema?

R.: Sim. Pode realizar uma configuração para cada uma das suas lojas. 


Se for marcado a opção por Recebimento de crediário e o cliente pagar em atraso o mesmo irá pontuar?

R.:  Sim, se estiver dentro dos dias informados como tolerância para atraso de títulos a receber.


Qual a diferença das opções para geração de ponto Venda no Crediário e Recebimento de Crediário?

R.: Para opção venda no crediário, irá pontuar em toda venda a qual o pagamento for efetuado em crediário e a na opção Recebimento de crediário a pontuação ocorre toda vez que o cliente efetua o pagamento de uma das parcelas de uma venda feita no crediário. 

Lembrando que deve ser optado por uma destas opções, caso utilize as duas o cliente que comprar no crediário terá pontuação duplicadas, pois irá pontuar no momento da venda e no momento dos pagamentos das parcelas.

As vendas consignadas também pontuam no cartão fidelidade?

R.: Não. Somente vendas efetivadas. 


Se houver uma devolução na venda pontuada o cliente perderá a pontuação ou ficará ainda como válida?

R.: Se marcado esta opção "Na devolução, estornar o valor em forma de pontos", toda devolução de venda que contiver os descontos por fidelidade, será estornado a pontuação utilizada e ficará disponível novamente a pontuação para o cliente voltar a utilizar.


Se marcar a opção "vendas com qualquer tipo de desconto não pontuam" também entram as vendas A vista ?

R.: Sim. Se a venda possui desconto por ser A Vista o pagamento ela não irá pontuar. 

OBS.: Lembrando que esta opção só está disponível para o Caixa Fácil, no Caixa crediário não é possível utilizá-la.


A opção  "Nº de dias para expirar os pontos"  se refere aos pontos totais?

R.: Esta opção contabiliza os dias conforme informado no campo e os mesmos vão sendo adquiridos, exemplo: marcando 365 dias,  

10 pontos adquiridos no dia 01/01/22 expirará dia 01/01/23  ou  05 pontos adquiridos no dia 07/03/22 expirará dia 07/03/23 


Manual de uso da ferramenta

Essa tela serve para ajustar e configurar de acordo com as regras da loja o programa de fidelidade e pontuação dos clientes junto a loja. 

Como configurar as permissões de acesso


Além disso, para algum Funcionário da loja ter acesso a essa tela e também poder visualizar os pontos gerados, é necessário ativar as permissões de acesso. Para ativar a um grupo de usuários em específico vá até Módulo Retaguarda > Configurações > Permissões de Acesso > encontre o módulo 'Cartão Fidelidade'

  • Acessar: Permite o grupo de usuários consultar a pontuação do cartão fidelidade 
  • Modificar: Permite ao grupo de usuários fazer a inclusão manual de ponto
  • Excluir: Permite ao grupo de usuários cancelar pontos 
  • Relatórios: Permite ao grupo de usuário visualizar os relatórios

Encontre um módulo Cartão Fidelidade (Configurações)

Acessar: Acesso a tela de configurações do cartão fidelidade
Obs: para que seja possível configurar é preciso inserir a configuração em branco via banco de dados.

Funcionalidade

Após Logar no SETA a ferramenta já estará ativa no Sistema. Basta ir no Módulo Retaguarda > Manutenção > Cartão Fidelidade. A tela de configuração dos parâmetros irá abrir dessa forma:

Regras Gerais


Esse é o código da config que será editada, após a conclusão a mesma deverá ser selecionada para uso no cadastro da empresa que se encontra Retaguarda -> Cadastros→ Empresas → opção: Config Fidelidade
 

*IMPORTANTE: Caso ao tentar acessar a tela dos parâmetros do Cartão Fidelidade e aparecer bloqueada, repita o processo anterior pois as configurações não foram ativadas corretamente. 

1. Utiliza a pontuação como desconto na venda: Essa opção terá duas funcionalidades:    

-> OPÇÃO MARCADA: Se essa opção ficar marcada o desconto na finalização da venda de um cliente que possui pontos será aplicado automaticamente de acordo com os parâmetros informados nessa tela, ou seja, o SETA aplicará o desconto automático não sendo possível definir o valor desejado a ser utilizado e a Forma de Pagamento Cartão Fidelidade não ficará ativa na finalização da venda.

-> OPÇÃO DESMARCADA: Se a opção ficar desmarcada a Forma de pagamento Cartão Fidelidade ficará ativa na finalização da venda sendo possível escolher o valor desejado de desconto que se deseja conceder ao cliente de acordo com as configurações dessa tela e também a pontuação disponível.

2. Na devolução, estorna o valor em formas de pontos: Quando o cliente utiliza a pontuação na venda e posteriormente devolve os produtos essa pontuação utilizada pode ser também devolvida caso essa opção esteja marcada. Se essa opção estiver marcada, quando um cliente vir devolver uma mercadoria na loja, o crédito que será gerado pela devolução será na verdade convertido em pontos para ser utilizado pelo cliente em outra venda nas regras do cartão fidelidade.

3. Vendas com qualquer tipo de desconto não pontuam: Caso o parâmetro acima esteja setado as vendas que já tenham qualquer tipo de desconto não irão pontuar para o fidelidade. 

4. Numero de dias para expirar os pontos:  É o campo referente a validades dos pontos. Caso informe um número nesse campo, após passar esse prazo os pontos não serão mais disponibilizados para serem utilizados em novas vendas. 

5. Número de dias que pode começar a utilizar os pontos gerados em uma venda:  No processo de fidelização muitas vezes o lojista não deseja que os pontos sejam utilizados no 
mesmo dia, para que o cliente retorne à loja em outra oportunidade com isso neste campo você irá definir a quantidade de dias que os pontos gerados ficam aptos a serem utilizadosAo informar um numero de dias nesse campo quer dizer que será a carência para começar a utilizar os pontos como forma de pagamento nas vendas. 



6. Percentual sobre a venda para utilizar a pontuação : O percentual informado aqui será o máximo que pode ser utilizado no pagamento(desconto) de uma venda, o restante o cliente deverá realizar o pagamento de outra forma. 

7. Valor do ponto para ser realizado a venda :  Nesse campo deve ser informado em dinheiro, que cada ponto do cartão fidelidade terá na realização das vendas. Quanto em R$ vale o seu ponto, partindo do entendimento que os pontos são convertidos em R$, qual será o valor dessa conversão. No nosso exemplo o ponto vale R$0,05, se o cliente tem 100 pontos... ele vai ter 5 reais de desconto do cartão fidelidade disponíveis para uso na próxima compra. 100* 0,05 = 5.

8. Valor mínimo de pontos a ser utilizado :  Quantidade mínima de pontos necessário para ser utilizado em uma venda 


Exemplo de configuração de pontos:
Valor do ponto para ser gerado na venda: R$ 1,00

No exemplo de configuração
informamos que o valor de cada ponto é R$ 1,00, esse valor será o multiplicador dos pontos.
Sendo assim, no exemplo de uma venda de R$100,00 paga em dinheiro o sistema fará o seguinte cálculo:
R$100,00 = 100 (pontos) x R$ 1,00 (valor do ponto) = R$ 100,00
Este será o valor que o cliente poderá usufruir em forma de desconto para uma próxima compra na loja (Obs.: Normalmente o valor do ponto configurado nos clientes é de apenas R$ 0,05 a R$ 0,10).

Regras para a Geração dos Pontos

Dias de tolerância no Atraso de Títulos a Receber: Quando algum título de cliente é recebido (Ex: Crediário) também são gerados pontos no entanto se esse título estiver atrasado em X dias é possível.  informar nesse parâmetro para não gerar pontos. Exemplo: Título vencido acima de 10 dias não gera ponto.

Nessa tabela é possível informar por exemplo: A cada X valor em Dinheiro gera X pontos. Exemplo: 1,00 no Dinheiro gera 1 ponto, 2,00 no crediário gera 1 ponto, etc.

O valor em R$ do Ponto é definido pelo lojista de acordo com a política de fidelização que ele deseja aplicar em sua Loja temos na nossa imagem de exemplo 1 ponto a cada R$1,00 em dinheiro e R$2,00 no cheque, já utilizando cartões o cliente ganha 2 pontos por cada R$1,00. Para vendas nos crediários (vendas a prazo), é possível gerar os pontos de 2 maneiras:
• na hora da venda, Venda no crediário, 
• ou no recebimento, Recebimento de crediário. 
Defina esta regra com cliente e cuidado para não acabar pontuando vendas a prazo 2 vezes.

Se estiver em uma base com várias empresas e cada empresa possuir regras diferentes para Cartão Fidelidade, utilize o botão clonar e edite as informações para cada configuração

Clonar Config

Clonar Config: Essa opção cria uma nova config no banco de dados com os mesmos parâmetros que foram informados na config atual para ser utilizado em outra loja da base por exemplo.

Código da Config* que vocé quer editar, Este código dever ser selecionado no cadastro da empresa no módulo Manutenção (Retaguarda, menu manutenção, opção,
'Cadastro das Empresas'.

Seleção da configuração no cadastro de empresa

Acesse o retaguarda, menu cadastros, empresas, 

Para selecionar quais valores o recurso do cartão fidelidade irá utilizar vá até o campo Config Fidelidade e selecione a config referente aquela empresa, com as opções definidas na Funcionalidade acima. 





  • Sem rótulos