Sumário


1 Conceito

O sistema de Pré-Venda Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de pré-venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.


2 Configurações

Antes de começar a utilizar o Pré-Venda Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga, e no próprio Jet Oil, que serão vistas logo mais.


Importante

Cabe ressaltar que é importante, antes de realizar qualquer configuração, se certificar de que o módulo Pré-Venda esteja liberado para o estabelecimento


2.1 Configurações Automação Ipiranga

2.1.1 Criação do Serviço de Sincronia

Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:



Deve ser adicionada a informação "--linxpos_sync 5471". Os quatro últimos dígitos se referem ao número da porta para comunicar o serviço de troca de informações.

Por meio deste serviço é feita a troca de informações entre o Jet Oil e Automação Ipiranga.


Importante

A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.

 

2.1.2 Criação e Configuração do PDV

É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:



Ao configurar o PDV, no menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, além da informação referente ao depósito, é importante preencher o nome da estação que possui a instalação Jet Oil, e marcar o tipo de Negócio "Troca de Óleo". 




Importante

Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da pré-venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.


2.1.3 Importação do Manual Técnico 

Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:



Basta selecionar a pasta em que está salvo o arquivo do manual técnico e clicar em Importar.

Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".

 

2.2 Configurações Jet Oil

Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme tela abaixo:

 


Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.

Em seguida será apresentada uma tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:



Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistemaApós o preenchimento das informações clicar em Confirmar.

Ao acessar o Jet Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.


Será apresentada a seguinte tela:



Ao clicar em Meu Acesso, no canto superior direito da tela, será apresentado o nome do usuário, a estação, turno, data, além das seguintes funções:



O detalhamento das funções será visto nos próximos capítulos.  


2.2.1 Configurações

O menu configurações pode ter seu acesso restrito por grupo de usuários. Caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada a seguinte tela:

 


Neste caso, para acessar o menu é necessário possuir usuário e senha master.

A permissão de acesso é feita no Módulo Gerencial, da Automação Ipiranga, menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, como mostra a tela abaixo:



 

Nesta tela deve ser selecionado o Grupo de Usuários que se deseja dar permissão, e na guia Configurações, acessar o caminho Linx POS > Menu Configurações. Será permitida a inclusão, exclusão, alteração e visualização de informações do menu Configurações.

Caso o usuário tenha permissão de acesso, ao acessar o menu Configurações, serão apresentadas as seguintes Configurações:




2.2.1.1 Servidor de E-mail

Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:



Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio da ordem de serviço ao cliente. Informe o endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da porta do "SMTP", o usuário (Endereço de e-mail), a senha do "SMTP" e a confirmação da senha. Em seguida clicar em Salvar.

 

2.2.1.2 Impressora OS

Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das ordens de serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:



Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar.


2.2.1.3 Sincronia

Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.


2.2.2 Consulta de Produto

Por meio deste menu é possível realizar a consulta de produtos, contendo as principais informações. Ao acessá-lo, será apresentada a seguinte tela:



No campo Produto, informar o código ou código de barras do produto que deseja consultar e pressionar a tecla Enter


2.2.5 Atendimentos Anteriores

Por meio deste menu, é possível consultar os atendimentos realizados, e também realizar a impressão da ordens de serviços. Ao acessá-lo será apresentada uma tela conforme abaixo:



Os atendimentos que estiverem destacados com a cor azul indicam que já estão finalizados, os que tiverem em vermelho estão cancelados e os verdes em andamento.

Pode ser feito um filtro pela placa do veículo ou por um período de tempo, informando data inicial e final.


O botão Imprimir OS permite a reimpressão da ordem de serviço. No caso de pré-venda bazar, será exibido o botão Reimprimir DAV, para que seja feita a reimpressão do Documento Auxiliar de Venda.


2.2.6 Sincronia

Por meio deste menu, é possível consultar a sincronia dos dados enviados e recebidos. Ao acessá-lo será apresentada a seguinte tela:



A sincronia dos dados é feita de forma automática por meio do serviço de sincronia, porém caso haja a necessidade de executá-la para envio de dados, basta clicar no botão Sincronizar Agora.

Para acessar a sincronia dos dados recebidos, clicar na guia Dados Recebidos. A tela apresentada será conforme abaixo:



Assim como na sincronia dos dados enviados, caso seja necessário executar a sincronia para recebimento de dados, basta clicar no botão Sincronizar, na tabela desejada.


2.2.7 Sair do Sistema

Para sair do Jet Oil deve-se clicar nesta opção de menu. A seguinte tela será apresentada:



3 Funcionalidades

No Jet Oil é possível realizar a pré-venda de produtos Jet Oil, por meio do Bazar Jet Oil, e também pré-venda da troca de óleo de um veículo, por meio do Novo Atendimento Checkup 15 Itens. O detalhamento dessas funções pode ser visto nos próximos capítulos.



3.1 Atendimento Bazar

Para realizar uma pré-venda de um produto Jet Oil, na tela inicial clicar no botão Ir para o Bazar, será apresentada a seguinte tela:



À direita da tela são apresentados os produtos separados por categorias. Ao escolher uma categoria, serão exibidos os produtos que a compõem, conforme abaixo:



O campo   permite digitar o produto desejado ou usar o leitor de código de barras para adicionar o produto às compras. Para isso, digite o produto no campo mencionado ou clique no campo para selecioná-lo e proceda a leitura do código de barras do produto desejado.

Em seguida basta escolher o produto e a quantidade desejada, e clicar no botão Adicionar às Compras. O produto será adicionado ao carrinho de compras, localizado no campo superior direito da tela, o qual poderá ser acessado para conferir os produtos já adicionados, como mostram as imagens abaixo:




Caso seja necessário excluir um item, deve-se clicar no botão , ou clicar em Cancelar Atendimento para que toda a compra seja cancelada, sendo obrigatório informar o motivo de cancelamento do atendimento, conforme imagem abaixo:



Para seguir com o atendimento, na tela exibida anteriormente, deve-se clicar em Finalizar Atendimento, e será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal referente à pré-venda que será baixada no PDV, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.



Caso o cliente possua alguma política comercial cadastrada,  no Módulo Automação Ipiranga > Cadastros > Clientes > Guia Política Comercial, como por exemplo obrigatoriedade no preenchimento da placa ou motorista, para prosseguir com a venda essas informações deverão ser obrigatoriamente preenchidas nesta tela.

A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.


Ao clicar novamente em Finalizar Atendimento, será presentado o seguinte questionamento.




Clicando Sim, será impresso o documento auxiliar de venda e concluído o atendimento.





Para voltar à tela inicial, basta clicar em Novo Atendimento.


3.2 Troca de Óleo com Checkup de Itens

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Começar



Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do FabricanteAno de Fabricação/ModeloModelo do veículo, Versão, Quilometragem Atual e Tipo de Veículo.



Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas quilometragem atual e o tipo de veículo. Também será exibido o histórico da última troca de óleo, na guia Última Troca, conforme imagem abaixo:

 


Na guia Estoque desta Franquia, serão apresentados as categorias de produtos que possuem estoque e que estão fora de estoque, baseado no manual técnico disposto pela Ipiranga, como mostra a imagem abaixo:



Para dar andamento no atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada uma tela para preenchimento dos dados do condutor do veículo.



Assim como acontece com os dados do veículo, os dados do condutor também ficam salvos. Num próximo atendimento, ao inserir um CPF já informado anteriormente, serão apresentados os dados do condutor. Para dar sequência ao atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela é feito o checkup de 15 itens do veículo, o qual poderá ser acompanhado por meio da barra localizada à esquerda da tela. A cada item acessado, serão apresentados os produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, conforme o modelo do carro informado no início do atendimento.

Caso seja necessário realizar a manutenção de um item, por exemplo o óleo de motor, basta selecionar o produto, a quantidade desejada, e clicar em Adicionar às Compras. Em seguida clicar no botão Item Realizado, para indicar que já foi feita a conferência. Se por ventura houver algum problema com um item e não for feita a sua conferência, deve-se clicar no botão Não Realizado, e selecionar o problema na tela que será apresentada, conforme abaixo:



Cada item terá uma lista de problemas para seleção, sendo esta definida pela Ipiranga, não sendo possível alterar. Por exemplo no caso do óleo de motor, as opção serão as seguintes:




Os itens que por ventura não possuem produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, ao clicar em Não Realizado, será apresentada uma tela conforme abaixo:

  


Selecionar dentre as opções Não se aplica ao veículo ou Somente na Concessionária, e Confirmar.


Após a conferência dos 15 itens a tela apresentada será conforme abaixo:



Todos os itens conferidos, ou seja, que tiverem como Item Realizado, serão apresentados com a cor verde. Já os Não Realizados, serão apresentados com a cor vermelha. Cabe ressaltar, que caso seja necessário deixar alguma observação em um dos itens, basta clicar em Inserir observação neste item do atendimento. Será exibida a seguinte tela:



Basta inserir a observação e clicar em Confirmar.

Após a última conferência, será apresentada uma tela contendo os itens adicionados ao carrinho de compras, conforme imagem abaixo:





Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal referente à pré-venda que será baixada no PDV, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.




A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.

Os campos Placa, Veículo/Máquina e Quilometragem são preenchidos automaticamente conforme informações inseridas no início do atendimento.

 

Ainda na tela de itens, também é possível deixar uma observação sobre o atendimento, clicando em Inserir observação neste atendimento. Será exibida a seguinte tela:



Basta inserir a observação desejada e clicar em Confirmar.

Para prosseguir com a pré-venda, clicar em Finalizar Atendimento. A ordem de serviço será impressa e o atendimento finalizado.




Após a finalização do atendimento, caso queira retornar à tela inicial clicar em Iniciar Novo Atendimento.