• Como cadastrar cliente.

Cadastro de clientes EMSys3. 

O cadastro de clientes, funcionários, fornecedores, bancos etc, são feitos todos na mesma tela do EMsys3. O que os diferencia, será o que você marca na classificação.

Vamos mostrar neste exemplo, o cadastro de clientes. 

Acesse o EMsys3.

No menu superior selecione: Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas . 

Principal > Capa

Para se cadastrar um cliente deve-se flegar a opção cliente. Repare que automaticamente a flag sacado, aparecerá também marcada.

  1. Pessoa: Nome do cadastro a ser realizado.
  2. Natureza: Pessoa física ou Pessoa jurídica
  3. CNPJ/CPF: Registro da Pessoa na Receita Federal. Se for pessoa física informar o CPF, se for pessoa jurídica informar o CNPJ.
  4. IE/RG: Inscrição Estadual / Registro Geral da Pessoa a ser cadastrada.
  5. Logradouro: Endereço da pessoa a ser cadastrada.(OBS: para cadastrar corretamente, colocar endereço depois ','(vírgula), e logo após o número, devido ao SPED fiscal, como está demonstrado na figura acima)
  6. Complemento: Complemento do endereço, se houver
  7. Nascimento: Data de nascimento da pessoa a ser cadastrada.
  8. Cidade/UF.
  9. Bairro:
  10. CEP:
  11. Telefone:

Aba Endereços:

Automaticamente ao cadastrar um endereço na Capa do cadastro, o endereço vem para esta aba, onde é possível inserir mais de um endereço caso seja necessário.

Dados adicionais.

1 . Na aba dados adicionais, podemos cadastrar algumas informações adicionais no cadastro da pessoa. Exemplo: Se esta mesma pessoa, tiver uma outra pessoa jurídica vinculada a ela.

2. Em outras contas bancarias, poderemos adicionar contas aleatórias.

3. O tipo de atividade econômica da empresa do cliente.

Internet

Nesta aba podemos adicionar informações pessoais dos clientes como home pages e e-mails pessoais.

Extra

Qualquer alteração realizada neste cadastro deste cliente. Neste campo aparecerá o usuário do EMSys que fez as alterações. Ex: bloqueio e desbloqueio.

Mobile



Nota

Em celulares, coloca o celular do cliente. Na parte de eventos, podemos selecionar em quais operações realizadas no sistema em que será disparado um SMS para o celular do cliente avisando sobre o assunto.

Contato

Na aba contato, podemos adicionar qualquer outra pessoa de contato deste cliente em questão, caso necessário

Agregado

Na aba agregado, podemos adicionar qualquer outro cadastro de pessoa como agregado deste cliente. Vale lembrar, que este agregado deverá estar previamente cadastrado no EMSys3. Esta função de agregado, serve para amarrar qualquer movimentação de um outro cliente a um só. Pode-se agregar quantos clientes quiser. EX: todos os títulos em aberto para todos os agregados amarrados a um cliente poderão ser faturados em nome deste único cliente primeiro.

Pessoa física

Em pessoa Física, outros agregados, pode-se incluir nomes de pessoas agregadas, que não estão previamente cadastradas no EMSys3. Ao contrário da aba agregados, que deve-se estar cadastrado. Ao terminar, clicar no + e incluir o registro e depois alterar no disquete.

Documentos

Aqui em documentos, podemos colocar informações pessoais do cliente se achar necessário.

Informações pessoais

Em informações pessoais, pode-se colocar mais informações pessoais sobre seu cliente, como disponibilidades, apelidos e graus de instrução. A qualificação deve estar previamente cadastrada no menu Pessoas->Tipo de qualificação.

Clique na aba cliente > Dados comerciais


  1. Região venda: Indica qual região da cidade o cliente esta situado (previamente cadastrada);
  2. Acréscimo e desconto padrão: Refere-se a algum valor padrão estipulado de desconto para este cliente.(desconto ou acréscimo sairá em todos os produtos cadastrados na base);
  3. Classe cliente: Indica se este cliente esta amarrado a alguma classe específica. Esta classe serve para dar descontos ou acréscimos;
  4. Condição de Pagamento: Indica qual a forma de pagamento (condição), a qual o cliente prefere ou está acostumada a pagar. EX: à vista, prazo, 30/60/90 etc.;
  5. Representante: Informa qual o representante (vendedor) da empresa (previamente cadastrado), que atende preferencialmente este cliente;
  6. Observação: Apenas mais um campo onde pode-se colocar alguma observação do cliente;
  7. Recado PDV: Neste campo digita-se um recado para aparecer na tela do PDV com o TAC na hora de finalizar a venda para o cliente;
  8. Classificação: Classifica o nível de vendas relacionado a este cliente. Você delimita e cadastra o tipo de classificação no menu Pessoas-Classificação por vendas;
  9. Modelo de Pré-venda: Em caso de vendas pelo EMSys3 e não pelo sistema de automação comercial, aqui pode ser amarrado, qual o tipo de Pré venda padrão, na geração de qualquer venda pelo sistema;
  10. Cartão: Se o estabelecimento utiliza a solução da Rezende Sistemas Cartão Fidelidade, aqui é onde se amarra o código de barras do cartão no cadastro do cliente.

Outras informações:

  1. Contribuinte ICMS: Indica se o cliente é ou não contribuinte de ICMS.
  2. Sobrepõe a classe: Indica se o cadastro do cliente, todas as parametrizações atribuídas a ele no cadastro de pessoa, irá sobrepor as parametrizações atribuídas no cadastro da classe a qual ele esta amarrado.
  3. NF Global: Indica se este cliente está apto a receber notas fiscais.
  4. Bloqueado-PDV: Indica se o cliente estará bloqueado para fazer vendas apenas no PDV, ele aparecerá para fazer venda, porém na cor vermelho indicando que ele está bloqueado.
  5. Bloqueio automático: Indica se, ao ultrapassar os limites de créditos estipulados no cadastro, ou se estiver algum título com mais dias em atraso do que o estipulado nos parâmetros, bloqueará automaticamente o cliente após a confirmação do caixa.
    Informações: Ao clicar no botão "Informações" abrirá a seguinte janela. 
    Pode-se navegar por todas essas abas nesta tela, onde nela mostrará toda movimentação relacionada para este cliente como mostra em cada menu.

  1. Resumo de venda: Irá mostrar o montante total de vendas já registradas para este cliente em valor, quantidade, número de cupons, itens, entre outras informações.
  2. Devoluções: indica se houve alguma nota de devolução para este cliente.
  3. Cupons: Mostra todos os cupons fiscais já emitidos para este cliente.
  4. Notas Fiscais: Mostra todas as notas fiscais já emitidas para este cliente.
  5. Trocas: Indica se o cliente fez alguma troca de mercadoria (habilitada apenas para alguns módulos de automação)
  6. Pagamentos: Toda forma de pagamento já efetuada por este cliente nesta empresa.

    Nota

    Observe que em todas as telas, podemos escolher por empresa, por matriz, ou consolidada, onde sumariza os valores de todas as empresas da base, não separando por empresas.

    Crédito de cliente.


Nesta tela analisaremos a situação de crédito do cliente dentro da empresa, desde quantidade de dias em atraso, até limite ultrapassado ou limite ainda disponível para utilizar.

No círculo verde mostrará todos os títulos já lançados para este cliente no sistema. Na seta podemos escolher qual o status do título, entre "Aberto, liquidado, Faturado",  e as cores azul, vermelha e preta indicam também outro tipo de status dos mesmos.

Neste menu, coloca-se dados adicionais deste cliente como profissão, nacionalidade, naturalidade, e no estado civil selecionar alguma das opções em que o sistema já traz.

Em caso de casado, colocar o nome do cônjuge e o CPF do mesmo.

O botão replicar, serve para atribuir essas mesmas configurações nas outras empresas da base.

Pagamento:

1. Aqui é onde delimitamos quais os meios de pagamento que estarão liberados e disponíveis para este cliente pagar. Para atribuir as opções, basta flegar a desejada.

2. Aqui delimitamos os valores (limites) em quantidade de cupons e também em valor.

3. Todos os itens possuem até tipo de preço E, e aqui parametrizamos qual o padrão deste cliente. Padrão = preço A. Os campos obrigatórios são solicitados no fechamento do cupom fiscal no PDV, onde delimitamos quais os campos serão obrigatórios o preenchimento.

Histórico de bloqueio:

Toda vez que o cliente é bloqueado, seja ele por qualquer motivo (não sendo automático o bloqueio), será solicitado o motivo, onde o usuário deverá digitar e ficará gravado.

Sócios:

Aqui poderemos colocar algum sócios e outros sócios deste cliente. Você poderá selecionar o sócio caso o mesmo já esteja cadastrado. Marque a opção "Incluir sócio existente", digite o código ou pesquise pela descrição e clique no + para incluir.

Consulta crédito:

Esta opção servirá, caso tenha algum sistema de consulta de clientes, para lançamento e registro desta consulta. 

Referência comercial:

Este campo serve para registro de referências comerciais, obtidas, para uma possível liberação de crédito.

Histórico de ocorrências:

Nela será exibida qualquer tipo de ocorrência atribuída a este cliente, como bloqueios, baixas, etc..

Sacado:

TP Cobrança: é atribuído o tipo de cobrança amarrado ao cliente, seja ela, boletos bancário, carteira, etc. Basta clicar na seta indicada e selecionar a opção desejada. O tipo de cobrança deverá estar previamente cadastrado no EMSys3 através do menu Financeiro-Tipo de Cobrança.

Logradouro: Endereço para entregar a cobrança. Pode também ser usado o da capa. Mesmos parâmetros para os demais assuntos relacionados no quadro Fechamento Nota a Prazo.

Imprime Etiqueta: Indica se este cliente está ou não parametrizado para ser impresso etiqueta de envelope. Para imprimir essas etiquetas, o cliente deverá estar marcado e depois ir no caminho: Pessoa-Impressão de etiqueta de endereço.

Responsável pela cobrança: Aqui, é onde é amarrado o funcionário da empresa, que será responsável pela cobrança e recebimento dos títulos referentes a este cliente. Este funcionário deverá estar cadastrado no EMSys3 anteriormente e flegado como funcionário.

Limite de Crédito: Aqui é atribuído o limite de crédito total do cliente dentro do EMSys3, independente da forma de pagamento, seja ela nota, cheque ou etc, onde ele pode ser usado tanto na pré-venda como no PDV.

Replicar: Indica se estes dados serão replicados para as demais empresas cadastradas na base (em caso de haver mais de uma empresa na base).

Crédito Bloqueado: Indica se este cliente está com crédito bloqueado ou não.

Dados da última alteração de Bloqueio de Crédito: Quando o cliente é bloqueado ou não, aqui aparecerá dados do usuário do EMSys3 que o fez, tanto hora quanto a data.

Vencimento da fatura: 

Dias Fixos: Ao clicar em dias fixos, todas as opções de Fechamento 1 e vencimento 1 estarão habilitadas.

Ao clicar em "Dia da semana", habilita os campos da semana. 

Após cadastramento, é necessário fazer a exportação dos dados para o PDV.

Acesse no menu PDV > Exportação de dados ou pelo atalho 

Selecione clientes e clique em Exportar dados.


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