OBJETIVO

Orientação para realizar inventário na versão BASIC

DESCRIÇÃO

Inventário na versão basic onde será ajustado as quantidades contadas e as demais quantidades serão zeradas. 

PASSOS PARA REPRODUÇÃO

Ir para\ logística\inventário 

 

 

Você será direcionado para a tela inclusão, alteração, contagem, consulta e exclusão do inventário. Nesta tela você pode consultar os inventários que se encontram em aberto ou ajustado 

 

 
Para incluir um inventário basta selecionar a opção: Inclui Inventário. Você sera direcionado para tela básica de inclusão. É essencial o preenchimento da data ao qual será ajustado o inventário. Selecionar o tipo de produto a ser utilizado no inventário. Colocar uma descrição que facilite sua localização na consulta de inventários e selecionar a filial. 

Selecionar a opção efetivar para criar o inventário. 

 

 

 
 

OBS.: Lembrar que não se deve ter movimentações no dia do inventário, pois isso pode prejudicar sua contagem apresentando divergências após o ajuste. 

Para realizar a contagem do inventário basta selecionar a opção Contagem de inventário. 

 

 


Na contagem existem 3 formas de se fazer o inventário. A primeira é através do lançamento manual , onde os produtos são lançados item por item. 
 

Assim como pode ser visto na imagem abaixo: 

 

 
 

Nela lançamos os produtos na grade de acordo com a quantidade disponível em estoque.Para salvar basta selecionar a opção Efetivar. 

Além dessa forma existe a possibilidade de ser feita a contagem por código de barras onde podemos lançar o produto através da bipagem. 

 

 

 

O processo também pode ser realizado através do coletor de dados , nesse caso você deve possuir um arquivo de texto gerado pelo coletor e um arquivo de layout compatível para leitura do arquivo no sistema. 

 

 

Basta selecionar os arquivos em seus respectivos campos e selecionar a opção efetivar o sistema irá carregar os produtos contados no arquivo gerado pelo coletor. 

 

Obs.: É sempre bom validar o modelo de arquivo que você possui um período antes de realizar o seu inventário para que não tenha nenhum problema durante sua execução. 

 

Após a contagem de produtos ser realizada recomendamos que seja verificado as seguintes informações: 

 

1º Quantidade de peças contadas: Para verificar isso basta gerar o relatório 71 em Ir para\Logística\Relatórios\Inventário\ (71) Conferência de contagem 

 

 

Em seu filtro basta selecionar as seguintes opções para que o mesmo seja gerado corretamente: 

Selecionar em Tipo: Não Ajustado 

Selecionar a filial ao qual está sendo realizado a contagem 

Selecionar o inventário 

selecionar a opção Ok. 

  

  

O relatório mostra as quantidades contadas separadas por grade e no final mostra a quantidade total contada. 

 

2º Quantidade de peças em estoque antes do ajuste: Para verificar isso basta gerar o relatório 61 em Ir para\Logística\Relatórios\Estoque Geral\ (61) Quantidade de itens em estoque 

 

 

 

Para gerar o relatório basta selecionar as seguintes opções:  

Em estoque selecionar a opção "Com peças reservadas" 

No campo Análise selecionar a opção "Por grade' 

Em tipo de item selecionar a opção "produto acabado" ( que é o tipo de produto utilizado no inventário) 

No campo data  selecionar o "dia ao inventário" 

No campo Critérios de Estoques selecionar  a opção "Estoque Geral" 

Em Seleção de Filiais selecionar a filial que está sendo utilizada no inventário 

Selecionar a opção Ok 

  

 

 O sistema gera o relatório onde o mesmo apresenta as quantidades em estoque de cada um dos produtos, as quantidades reservadas e no final apresenta a quantidade total de peças. 

  

3º Movimentações de estoque na data do inventário: Para verificar isso basta gerar o relatório 67 em Ir para\Logística\Relatórios\Estoque Geral\ (67) Movimentações de itens em estoque 

 

 

Para gerar o relatório basta selecionar o seguinte filtro: 

Selecionar como data inicial e final a data do inventário 

Selecionar no campo Tipo de Produto: Produto acabado (ou o tipo de produto que está sendo contado) 

Selecionar no campo relatório a opção: com saldo inicial 

Selecionar no campo quebra a opção : Produto/cor/estampa/tamanho 

Selecionar a filial que está sendo realizado o inventário  

selecionar a opção ok. 

 

 

 Caso não exista movimentações o sistema apresenta as movimentações feitas com data/filial/estoque

 

 

Após gerado os relatórios pode ser feito o ajuste do inventário, para isso basta selecionar a opção Ajusta Estoque.  

 

Você será direcionado para a tela onde controla o que o seu inventário irá fazer: 

 

 

Selecionar o inventário que está sendo utilizado por você e um motivo qualquer. 

O flag "Zera grade de produtos não inventariados" é o responsável por sair com as peças que não foram contadas no sistema 

O flag "Zera grade de produtos lançados" é o responsável por fazer as alterações das peças que foram contadas no sistema. Selecionando essas duas opções o sistema ficará com a quantidade contada, como quantidade disponível em estoque enquanto os demais produtos são zerados. 

Para finalizar basta selecionar a opção efetivar para ajustar o estoque. 

 Atenção: Caso precise que o inventário altere somente os produtos lançados basta selecionar somente o flag "Zera grade de produtos lançados" 

 

TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS

Classificação da Solicitação:

Unidade de Negocio: Matriz - Millennium

Tipo de Solicitação: Duvida

Produto: Basic

Módulo: Logística

Sub módulo: Estoque

Funcionalidade: Orientação para realizar inventário na versão BASIC

Indisponibilidade: Nao

Alternativa:  Sim


Classificação da Encerramento: Logística

Dimensão: Estoque

Detalhe: Orientação para realizar inventário na versão BASIC


Validado por: 

Eder da Silva

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