Descrição No módulo NF-e, ao tentar autorizar uma nota fiscal é apresentada a rejeição 546: NF-e de devolução com valor do ICMS superior a NF-e devolvida.


Causa​: Esta mensagem é retornada, pois as informações dos tributos da nota de devolução difere da nota de origem referenciada.


Solução: Para corrigir as informações tributárias siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/nfe/ccc;
  2. Insira o CNPJ, estado e marque o captcha;
  3. Verifique o regime de tributação;
  4. Verifique como está lançada a nota de entrada referenciada em Suprimentos > Estoque > Relatórios > Notas de Compras;
  5. Acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária (Novo) > Config. Tributária: selecionar a(s) configuração(ões) do(s) produtos(s) na nota em questão | Natureza de Operação: selecionar a Natureza de Operação utilizada na nota em questão | UF Origem/Destino: informar o Estado do destinatário/emitente da nota > Filtrar > Selecionar a Classe Fiscal do destinatário (conforme está no cadastro dele) > Editar > Verificar/alterar o que for preciso no momento > Confirmar > Confirmar Edição.

Caso o seu fornecedor seja do Simples Nacional é necessário que a CSOSN configurada na configuração tributária seja diferente de X.900.

Se a loja é do regime Simples Nacional e seu fornecedor utiliza o Regime Lucro Real ou Presumido deve-se usar a CSOSN X.900.




  • Sem rótulos