No titulo sempre utilize    #DicaLinx nome do Produto - Assunto ...

Configuração e Apuração Pis Cofins no Linx ITEC


Para maiores informações acesse o link abaixo:

Pré-Requisitos 

Aplicação

Versão

Estoque / Configuração / Speed04.10.0018
Banco de Dados - SQL Server23.11.21.13

Cadastros 

Cadastro do Fornecedor 

Realizado a criação de campo no Cadastro do Fornecedor para definição do tipo de "classificação fiscal do produto" com Não Incidência de PIS e COFINS no cálculo do custo médio - quando houver entrada de mercadoria do fornecedor à qual está vinculado.

Por Exemplo

Entrada de produto com Classificação Fiscal 'Vitaminas', do fornecedor "Fornecedores - CMV" não deverá considerar créditos de PIS e COFINS no cálculo do custo médio.


Gestão > Módulo Estoque > Cadastro > Produto > Empresa

Figura 01 - Dados Fiscais

No cadastro de fornecedores, selecione o campo "Classificação Fiscal do Produto" para identificação do produto que não receberá o crédito Pis e Cofins, caso não tenha seleção desse campo, o sistema irá calcular o custo médio no formato padrão, creditando Pis e Cofins na entrada da mercadoria.

Gestão > Módulo Estoque > Cadastro > Fornecedores > Cadastro

Figura 02 - Fornecedores

Cadastro do Produto 

A validação da não incidência no cálculo do custo médio, deverá ser demonstrada nas interfaces do custo médio, como é possível visualizar nas telas abaixo:

Gestão > Módulo Estoque > Cadastro > Produto > Análise Custo Médio de Produtos

Figura 03 - Entrada Automática

Ao clicar com botão direito do mouse sobre uma entrada de mercadoria, apresentará uma grid de opções, na qual deverá ser selecionado a opção "Visualizar Dados de Movimentação da Data Selecionada".

Figura 04 - Análise Custo Médio dos Produtos

Ao selecionar "Visualizar Dados de Movimentação da Data Selecionada", abrirá uma tela que demonstrará o cálculo do custo médio do produto selecionado.

Figura 05 - Visualizar Dados de Movimentação Analítica dos Produtos

Manutenção 

Ao visualizar uma nota fiscal de entrada, a coluna "Custo Prod" da grid apresentará os valores de custo de um produto específico.

Gestão > Módulo Estoque > Entradas > Notas Fiscais > Manutenção

Figura 06 - Manutenção Nota Fiscal de Entrada

CST de Pis e Cofins 

Criado botão  (Código da Situação Tributária), que possibilita o usuário realizar alterações da CST para apuração dos créditos de Pis e Cofins de acordo com sua operação. 

Para realizar a pesquisa, preencha o campo "Período" e clique sobre a lupa, para que seja possível realizar alterações/ajustes nos créditos Pis e Cofins, clique sobre o botão .

Como mostra a imagem abaixo:


Gestão > Módulo Configuração > Fiscal > Conferência de Movimento Fiscal> Pis e Cofins > Consulta/Correções


Figura 07 - Alterar CST Pis Cofins


Ao clicar no botão , abrirá a tela de "Alteração CST Pis Cofins", onde será possível realizar as devidas alterações do CST origem para o CST destino.

Essa alteração é possível ser realizada por "Classificação do Produto" ou por "Código de Situação Tributária Pis/Cofins".

Para realizar as devidas alterações, o usuário poderá selecionar o produto desejado ou acessar direto o botão e a CST para qual será incluído, após as seleções, clique no botão .


Figura 08 - Alteração CST Pis Cofins


Após realizar a alteração do CST, não clicar no botão , caso isso aconteça, todas as alterações CST realizadas, serão anuladas e o processo deverá ser refeito.

A alteração de CST pela interface de Consulta/Correções não se aplica à documentos NFC-e e Cupons Fiscais.

Contribuição Pis e Cofins

Para realização da apuração da contribuição de Pis Cofins, acesse o caminho "Fiscal > Conferência de Movimento Fiscal > Pis e Cofins > Apuração", abrirá a tela "Apuração de Imposto Pis/Cofins", ao clicar no botão "Incluir Registro", selecione a filial desejada no campo "Grupo Econômico", com essa ação, o campo "Todas as Filiais" preencherá automaticamente, no campo "Período da Apuração" preencher com a data referência para a apuração que será realizada e pressione o botão pesquisar.


Gestão > Módulo Configuração > Fiscal > Conferência de Movimento Fiscal > Pis e Cofins > Apuração

"Apuração do Regime não Cumulativo", esta tela trará as informações referentes aos valores de contribuição Pis e Cofins, estes valores serão apresentados no registro M200/M600 do SPED Contribuições.

Figura 09 - Apuração do Regime não Cumulativo

"Créditos Apurados no Período", esta tela apresentará os valores de créditos apurado no período de Pis Cofins, estes valores serão apresentados no registro M100/M500 do SPED Contribuições.

Figura 10 - Créditos Apurados no Período

"Controle de Créditos Acumulados", será possível visualizar e controlar os créditos acumulados, estes valores serão apresentados no registro 1100/1500 do SPED Contribuições.

Figura 11 - Controle de Créditos Acumulados

Ao clicar no botão abrirá uma subtela "Inclusão de Saldo Credor", os campos deverão ser preenchidos com as informações referentes aos créditos Pis/Cofins, após o preenchimento, clique no botão .

Figura 12 - Inclusão de Saldo Credor

Ao clicar no botão abrirá uma subtela "Baixa de Crédito", selecionar as informações a serem baixadas, após o seleção, clique no botão .

Figura 13 - Baixa de Crédito

Todas as informações na tela de apuração de Pis e Cofins no Módulo Configuração, serão refletidas no SPED Contribuições.