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Parecer Técnico – Análise de Incidente


Gerente de operações Linx

@Maria Angélica

Versão

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Histórico

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1.0.0

Criação do documento de parecer técnico


Objetivo


Documento objetiva esclarecer incidentes ocorridos no ambiente de produção a partir do dia , onde as sobras e faltas não estavam sendo ajustadas automaticamente. Este cenário ocasiona uma sobrecarga aos responsáveis pela tesouraria, pois, demanda o ajuste manual em diferenças tidas como aceitáveis para o processo automático.

Problema reportado


Fomos acionados diante do acúmulo dos casos no ambiente produtivo que impactou na performance dos fechamentos. Segue caso aberto:

01816892 ( [STOREX] Nao gera nota de debito/credito na tesouraria )

Escopo da análise:

Análise relatórios disponibilizados e registros na base do PDV 1 da Loja 1000 do dia 03/11/2023.
Adicionalmente foi montada
uma sala de guerra entre a Linx e Obramax, onde foram analisados alguns logs, simulados os cenários em ambiente de Homologação(HML) e verificado que o processo estava ocorrendo normalmente.

Os logs foram enviados a Linx para confrontar com as informações de Produção (PRD).

Análise: 

Portal Big Retail - Em conjunto com o time do portal identificamos que ajustes nesse âmbito já haviam sido disponibilizados na versão 2.37.X e a Obramax já está utilizando a 2.42.0.
Ao analisar os logs do ambiente de PRD e HML, verificamos que em PRD estavam sendo utilizados Handlers do processo de confirmação de sangria parcial.

Comparamos os parâmetros do servidor de configuração em relação ao modo da tela de confirmação de sangria, constatando que ambos estavam no modo completo.

Realizando uma análise mais minuciosa, verificamos que o Handler de confirmação de sangria não são recarregados quando do recebimento da carga de parâmetros por parte do Servidor de configuração.

Após constatação acima foi aberta nova sala entre a Linx e Obramax realizado o reinicio do wildfly e depois validações em PRD, no âmbito da tesouraria, notamos que a mesma estava com o comportamento esperado. 


Conclusão


O cenário analisado nos levou a conclusão que o Portal estava configurado inicialmente com o parâmetro com o modo de operação indevido, mas não temos como precisar o porquê, mas que por volta do dia  tivemos um problema que foi preciso uma intervenção da Obramax no ambiente do Portal.
Este comportamento se manteve mesmo depois de termos feito a correta parametrização, pois como relatado na análise do caso o handler não é recarregado, daí concluímos que a alteração deste parâmetro dependia do reinício da aplicação para que as configurações fossem carregadas novamente.

Ações imediatas


Linx - seguirá com o ajuste para que o parâmetro seja contemplado já no momento da sua configuração e envio por parte do servidor de configurações.
Obramax - realizou o reinício em 06/12 do serviço wildfly e segue acompanhando o comportamento.

Recomendações / Próximos passos


 N/A.

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