- Criado por Kelly Regina Zang, última alteração por Mylena Ribeiro De Castro em jan 03, 2024
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Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Softpharma. É possível utilizar a funcionalidade no Módulo de Tele-Entregas ou PDV. A integração com o POS Connect possui dois fluxos: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) e Pagamento Direto (PDV). A partir da versão 215.000 o Linx Softpharma passou a utilizar o fluxo Pagamento Direto de Pedidos à Integração POS Connect (Stone). Para acessar as Configuração de Integrações, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações. Figura 01 - Configuração de Integrações No campo Selecione a integração a configurar, escolha a opção POS Connect e Será apresentada a tela de Configurações POS Connect (PAR366): Figura 02 - POS Connect Configurações Selecione a Filial correspondente às informações a serem configuradas; Selecione a Integração que a filial irá utilizar: Insira as informações de Chave Privada e ID da Conta, fornecidas pela Stone. Também é possível visualizar esses dados acessando o seu ambiente da Paga.me. A URL de comunicação já virá preenchida automaticamente. Através da opção Quando a Integração selecionada for Listagem de Pedidos (Tele-Entregas), haverá a possibilidade de marcar o parâmetro Manter o parâmetro 'Enviar para lista POS Connect' sempre marcado na TE, caso queira que o parâmetro para enviar as tele-entregas para a Listagem POS esteja sempre marcado em tela. Quando a Integração selecionada for Pagamento Direto (PDV), será possível configurar a Quantidade máxima de parcelas aceitas na venda para recebimento em crédito. Também será possível marcar o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV para que em toda venda seja possível escolher o terminal POS dentre os cadastrados e ativos. Na aba Terminais, registre os terminais POS. Para isso, insira uma Descrição Terminal POS e seu Número de Série. É necessário ao menos um terminal cadastrado. O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações. Quando a integração for Pagamento Direto (PDV), caso o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV não esteja marcado, será possível relacionar a maquineta POS à uma Máquina (PDV). Figura 03 - POS Connect PDV - Terminais Na aba Bandeiras, vincule as bandeiras existentes no Linx Softpharma com as bandeiras retornadas pelo POS. Dessa forma, o sistema conseguirá registrar os dados para a bandeira correta no Controle de Cartões de Crédito (CAR126). Figura 04 - POS Connect Configurações - Bandeiras Em seguida pressione Após preencher os campos, Através da opção É necessário que os códigos e bandeiras utilizados para vínculo sejam exatamente iguais para ambas as filiais selecionadas, caso o contrário, o vínculo ficará incorreto para a filial replicada. Ao Figura 05 - Integração Atual Na tela de Movimentação das Tele-Entregas, acessada através do menu Lançamentos > Caixa > Tele-Entregas, será realizado o envio da listagem de tele-entregas a serem recebidas no Terminal POS. Ao selecionar as tele-entregas e enviar para o Motoqueiro, através das opções Para realizar o processo, siga os passos abaixo: Figura 06 - Movimentação das Tele-Entregas - Motoqueiro Marque a opção Enviar para lista POS Connect, ou se preferir, configure para que esse parâmetro esteja sempre marcado em tela, conforme informado anteriormente. Selecione o Terminal POS que irá receber a tele-entrega para recebimento. Em seguida, Serão enviados para o Terminal POS apenas valores à serem recebidos em cartão. Portanto, caso haja tele-entregas selecionadas e repassadas para o motoqueiro com outras formas de recebimento, será emitida a mensagem abaixo, apenas de maneira informativa. Figura 07 - Atenção - Formas de Recebimento Cada terminal POS possui um limite de 30 lançamentos disponíveis em tela para recebimento, dessa forma, o sistema irá validar entre os lançamentos em aberto (pendentes e recebidos) para o POS selecionado + os lançamentos selecionados que serão enviados, e caso ultrapasse esse limite irá emitir mensagem em tela, para que o usuário possa desmarcar quais tele-entregas não irá enviar nesse momento. Figura 08 - Atenção - Limite de Lançamentos Após realizar os passos acima, a tela irá apresentar um ícone de status para cada tele-entrega enviada ao terminal POS. Figura 09 - Tele-Entregas POS Connect Os status demonstrados na tela de Movimentação das Tele-Entregas são: Ao selecionar um lançamento enviado para o terminal POS, é possível visualizar as informações de Valor à Receber T.E., Valor Recebido POS Connect, a Situação/Status do lançamento, o Terminal POS Connect que o lançamento foi enviado e informações de Última consulta dos recebimentos realizada pelo sistema. A opção A opção A lista de tele-entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento. O POS permite o recebimento em Débito, Crédito, Voucher e PIX. Figura 10 - POS Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, o mesmo ficará listado em tela como PAGO. O Linx Softpharma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status da tele-entrega como Para tele-entregas que foram enviadas à uma lista POS e possuem o valor recebido correto, o sistema irá sinalizar o status como Figura 11 - Tele-Entrega Situação Recebido Ao realizar a baixa da tele-entrega, o sistema trará na tela das informações de Cartão os valores preenchidos, sem a possibilidade de edição, apenas para conferência e finalização da baixa. Figura 12 - Consulta Cartões Déb/Créd Caso a bandeira retornada pelo POS não possui configuração de vínculo com uma bandeira do Linx Softpharma, a tela trará o campo aberto para que a bandeira seja selecionada manualmente. Para realizar a configuração correta com as bandeiras, é necessário acessar o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações > POS Connect (Figura 01). Ao concluir a baixa, o sistema irá lançar os dados no Caixa e no Controle de Cartões de Crédito (CAR126) normalmente, conforme o funcionamento atual do sistema. O lançamento no Gerenciador POS Connect será apresentado com status Após a baixa da tele-entrega recebida, o lançamento é retirado da lista apresentada no terminal POS. Recebido com Divergência e Pendentes Caso a tele-entrega possua recebimento pelo terminal POS com valor divergente do solicitado pela tele-entrega, o sistema irá sinalizar o status como Figura 13 - Tele-Entrega Situação Recebido com Divergência Visto que o sistema não permite realizar a baixa de uma tele-entrega sem que a mesma possua recebimento de valor exato, o operador de caixa que está realizando o processo deverá avaliar a situação. O sistema irá emitir um alerta em tela: Figura 14 - Mensagem de Alerta Se o valor passado em cartão no terminal POS estiver correto, porém diferente do solicitado, deverá ser realizada a Troca de Pagamento e inserido o valor faltante para a tele-entrega em outra condição de pagamento recebida. Caso seja realizada a Troca de Pagamento, o sistema apresentará em tela o valor recebido em cartão pelo terminal POS, sem a possibilidade de edição, apenas para complementar as informações de recebimento. Figura 15 - Desdobramento do Recebimento Figura 16 - Justificativa Se o valor recebido pelo terminal POS estiver realmente incorreto, porém o operador de caixa precisa realizar a baixa da tele-entrega mesmo assim, será necessário acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento do POS com a tele-entrega para que a baixa seja realizada informando os dados recebidos manualmente. Figura 17 - Desvincular Ao tentar baixar uma tele-entrega que possui status O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS na aba Listagem de Pedidos. Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para liberar o acesso do Gerenciador aos demais usuários, será necessário realizar a liberação através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120). É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect, através do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (Figura 06) ou ainda na opção Figura 18 - Gerenciador POS Connect É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela. Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (Figura 06), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual. Quando a tela for acessada pela opção Os Status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125) Serão apresentadas em tela as seguintes informações: Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone): Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente. Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela. O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades: Informações importantes! Ao Baixar um lançamento Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente. Ao Baixar um lançamento com status O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção Só é possível utilizar a opção Figura 19 - Lançamento Avulso Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado. Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados, não será possível vincular novamente. Figura 20 - Vincular Tele-Entrega Com Recebimento Avulso Ao Desvincular um lançamento Ao Desvincular um lançamento com status A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa. Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente. Ao Baixar um lançamento com status Apenas é possível realizar a Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos com status O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120) informando o usuário que deseja configurar. Figura 21 - Cadastro de Usuários Gerenciador POS Connect Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: Figura 22 - Opções de Configurações Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção Importante! Ao realizar uma venda com condição de pagamento cartão, ou entrada na venda em cartão, o sistema irá demonstrar a opção TEF POS Connect para uso. Figura 23 - Venda NFC-e TEF POS Connect Em seguida, caso na configuração (Par366 - Configuração POS Connect) o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV esteja marcado, ou o PDV (máquina) não possuir um Terminal POS relacionado, o sistema solicitará que seja selecionado o Terminal POS dentre os cadastrados e ativos. Figura 24 - Lista de Terminais Cadastrados no POS Connect Se o PDV (máquina) possuir um Terminal POS configurado, a tela acima não será apresentada. Figura 25 - PDV POS Connect Nessa tela informe: Após preencher as informações, Nesse momento, o sistema irá aguardar que o pagamento seja efetuado no Terminal POS. Figura 26 - Obtendo Confirmação Ao Após realizar o pagamento no Terminal POS, o sistema irá capturar as informações automaticamente. Figura 27 - Pagamento Realizado com Sucesso Finalize a operação Caso a bandeira do cartão utilizada e retornada não esteja vinculada em uma bandeira do sistema (Par366 - Configuração POS Connect), será apresentada a tela com os dados do recebimento para vincular à uma bandeira do sistema. Figura 28 - Vincular Bandeira Se as bandeiras estiverem configuradas corretamente, o sistema não irá demonstrar essa tela. Após esses processos, a venda prossegue para a finalização automaticamente. Importante Caso ocorra algum problema na venda na qual não foi concluída corretamente, o sistema irá manter os lançamentos como Pendente ou Recebido no Gerenciador POS Connect. (SCC300). Essa situação será sinalizada na tela principal do sistema, para que o usuário possa validar as informações e prosseguir de forma rápida. Figura 29 - Tela Principal Aviso Recebido - Quando os dados de pagamento foram enviados para o POS Connect, houve retorno do recebimento, porém a venda não foi finalizada corretamente (ex: venda rejeitada pela Sefaz, erro devido integrações, etc). Não é possível estornar pagamentos recebidos no POS pelo sistema, é possível estornar valores apenas no POS utilizando senha administrativa e o cartão do cliente. Dessa forma, será necessário realizar uma nova venda com TEF Somente Controle e inserir as informações do pagamento (Bandeira, NSU, Parcela...) manualmente, conforme os dados já recebidos anteriormente ou estornar a venda diretamente no terminal POS e realizar nova venda por completo utilizando a opção TEF POS Connect novamente. O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada recebimento ao terminal POS. Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120). É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect. Figura 30 - Gerenciador POS Connect PDV É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela. Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125): Serão apresentadas em tela as seguintes informações: O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades: O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: Figura 31 - Outras Opções Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves. Figura 32 - Pagar.Me - Chaves Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos. Figura 33 - Pagar.Me - Pedidos Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças. Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado. Figura 34 - Pagar.Me - Cobranças Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks. A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook Figura 35 - Pagar.Me - WebhooksConfiguração de Integrações (PAR 114)
clique na opção Clique aqui para configurar.
é possível validar se os dados de Chave Privada e URL de comunicação estão preenchidos e funcionando corretamente.
Esse fluxo não é obrigatório.
Clique duas 2x na bandeira relacionada na grade para editá-la e preencha o campo Código bandeira Linx softpharma (Pressione F2 para consultar as bandeiras cadastradas).
ou passe os campos
clicando com Enter até preencher a informação na grade.
clique em
para gravar as informações.
é possível copiar os dados de vínculo de bandeiras de uma determinada filial para outra.
clicar no botão
, o sistema irá mostrar na tela qual é a Integração selecionada e utilizada pela filial.
Integração Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Movimentação das Tele-Entregas (SCC125)
ou
, será possível selecionar o terminal POS que receberá as tele-entregas para recebimento.
clique em
para prosseguir.
O lançamento anterior será registrado como Cancelado no Gerenciador POS Connect, será gerado um novo lançamento como Pendente e enviado ao POS. Pendente: Quando o lançamento foi enviado para um terminal POS e aguarda informações de recebimento;
Recebido: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma;
Recebido com Divergência: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS, a informação encontra-se registrada no Linx Softpharma, porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado;
Baixado: Quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS;
pode ser utilizada para validar se o recebimento já foi realizado no terminal POS para a tele-entrega selecionada.
direciona para o Gerenciador POS Connect, trazendo em tela os lançamentos referentes a ela.
Recebido.
Recebido, conforme imagem abaixo:
Baixado.
Recebido com Divergência.
Por Exemplo
A entrega foi enviada para recebimento de R$59,00 em cartão, porém o cliente optou por pagar 30,00 em cartão e 29,00 em dinheiro.
Ao realizar a troca de pagamento o sistema irá sinalizar em tela o valor recebido de R$ 30,00 pelo terminal POS sendo necessário incluir para o desdobramento em dinheiro o valor de R$ 29,00 para baixar a tele-entrega.
Pendente, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta e caso o operador do sistema queira realizar a baixa mesmo assim, deverá acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento da tele-entrega.
Gerenciador POS Connect
(Figura 09) das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada.
(Figura 09) das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada.
Pendente: Quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento;
Recebido: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma;
Recebido com Divergência: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado, o sistema irá sinalizar o campo Vlr Recebido em vermelho;
Baixado: Quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS;
Cancelado: Quando por algum motivo o lançamento foi retirado da lista do terminal POS sem que o recebimento fosse realizado. (Ex.: Troca de Terminal POS, Troca de Motoqueiro com envio para Terminal POS, alteração da situação da tele-entrega de Com Motoqueiro para Pendente, e ao Desvincular um lançamento da tele-entrega que não possui recebimento);
: Utilizado para buscar no mesmo instante as informações de recebimento para os lançamentos pendentes;
: Baixar lançamentos que não possuem vínculo com uma tele-entrega;
: Realizar o vínculo de um lançamento "avulso" recebido pelo terminal POS e que não possuía a tele-entrega registrada;
: Retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que ambos sejam baixados manualmente, sem interferência;
: Enviar o lançamento para outro(s) terminal(ais) POS;
: Exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel;
: Acesso ao manual da tela;
Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para
Cancelado.
Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega, o sistema não irá permitir.
para baixar os lançamentos separadamente.
em um "Lançamento avulso" no qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, portanto, não possui uma tele-entrega inicial vinculada.
, selecione a tele-entrega que será relacionada ao recebimento para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada.
Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como
Cancelado.
Recebido será necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente.
Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130).
para lançamentos que ainda estiverem com status
Pendente.
Baixado e
Cancelado.
.
;
;
;
;
;
Integração Pagamento Direto (PDV)
Tela de Vendas (NFC-e / NF-e / Sat / MF-e)
clique em
.
clicar na opção
, o sistema irá retirar da tela do POS o recebimento enviado e irá voltar para a tela de venda.
clicando no botão
.
Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento, pois só assim as informações para recebimento serão retiradas da tela do POS. O lançamento ficará sinalizado como cancelado. Após esse processo, realize uma nova venda.
Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento. Dessa forma, o sistema irá ajustar o lançamento para baixado e finalizar no POS.Gerenciador POS Connect
Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento. Um lançamento apenas estará
Pendente caso ocorra algum problema na venda antes da captação dos dados de Recebimento (ex.: queda de energia);
Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma. Um lançamento apenas estará
Recebido, caso ocorra algum problema na venda após a captação dos dados de Recebimento pelo sistema (ex.: nota de venda rejeitada, queda de energia, venda abortada após o recebimento);
Baixado: toda venda enviada e recebida pelo POS Connect que foi finalizada no sistema ficará com status
Baixado, devido possuir recebimento vinculado à ele;
Cancelado: quando os dados foram enviados para o POS Connect, porém foi utilizada a opção Cancelar Pagamento na tela de vendas. O lançamento será registrado como
Cancelado, pois não terá valores valores recebidos vinculados à ele;
- Utilizado para consultar o status atual do lançamento e ajustar o status para Baixado ou Cancelado. É possível utilizar apenas em lançamentos Pendentes ou Recebidos;
Pendente: ao utilizar a opção
e o lançamento não possuir recebimentos, o sistema irá retirar os dados de recebimento da tela do POS, e ajustará o status do lançamento para
Cancelado.
Recebido: ao utilizar a opção
e o lançamento possuir recebimentos retornados pela Stone, será finalizado no terminal POS e ajustado para
Baixado.
- Exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel;
- Acesso ao manual da tela;
clique em
, conforme a Figura 21.
.
.
Pagar.Me
Fluxo: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Fluxo: Pagamento Direto (PDV)
- Sem rótulos