Vendas com POS Connect - Fluxo de Pagamento Direto (PDV) no Linx Softpharma 

Para maiores informações acesse o link abaixo:

Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Softpharma. É possível utilizar a funcionalidade no Módulo de Tele-Entregas ou PDV.

 A integração com o POS Connect possui dois fluxos: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) e Pagamento Direto (PDV).


A partir da versão 215.000 o Linx Softpharma passou a utilizar o fluxo Pagamento Direto de Pedidos à Integração POS Connect (Stone).


  • Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 134 - Integração POS Connect - 1.0 liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial.
  • Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos: Listagem de Pedidos ou Pagamento Direto. Essa configuração é realizada no ambiente Stone pela equipe Comercial.
  • Essa funcionalidade é compatível apenas para maquinetas Stone dos modelos S920, Q92, L3, P2 e A8.

Configuração de Integrações (PAR 114)

Para acessar as Configuração de Integrações, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações.


Figura 01 - Configuração de Integrações


No campo Selecione a integração a configurar, escolha a opção POS Connect e clique na opção Clique aqui para configurar.

Será apresentada a tela de Configurações POS Connect (PAR366):


Figura 02 - POS Connect Configurações


Selecione a Filial correspondente às informações a serem configuradas;

Selecione a Integração que a filial irá utilizar:

  • Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) - Consiste em enviar à maquineta POS uma listagem de tele-entregas, facilitando o recebimento dos valores em cartão pelo entregador. Ao realizar a baixa das tele-entregas no sistema, os dados de recebimento (bandeira, valor NSU, parcela...) serão captados automaticamente em tela, não havendo a necessidade de informar manualmente, garantindo a confiabilidade das informações e a agilidade no processo de baixa.
  • Pagamento Direto (PDV) - Permite utilizar a maquineta POS na tela de vendas (PDV) simulando um TEF, onde o pagamento é enviado ao POS e o sistema recebe as informações (bandeira, valor NSU, parcela...) instantaneamente.

Insira as informações de Chave Privada e ID da Conta, fornecidas pela Stone.

 Também é possível visualizar esses dados acessando o seu ambiente da Paga.me.

A URL de comunicação já virá preenchida automaticamente.


Através da opção  é possível validar se os dados de Chave Privada URL de comunicação estão preenchidos e funcionando corretamente.


Quando a Integração selecionada for Listagem de Pedidos (Tele-Entregas), haverá a possibilidade de marcar o parâmetro Manter o parâmetro 'Enviar para lista POS Connect' sempre marcado na TE, caso queira que o parâmetro para enviar as tele-entregas para a Listagem POS esteja sempre marcado em tela.

Quando a Integração selecionada for Pagamento Direto (PDV), será possível configurar a Quantidade máxima de parcelas aceitas na venda para recebimento em crédito.

Também será possível marcar o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV para que em toda venda seja possível escolher o terminal POS dentre os cadastrados e ativos.

Na aba Terminais, registre os terminais POS.

Para isso, insira uma Descrição Terminal POS e seu Número de Série. É necessário ao menos um terminal cadastrado.

O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações.

Quando a integração for Pagamento Direto (PDV), caso o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV não esteja marcado, será possível relacionar a maquineta POS à uma Máquina (PDV). (aviso) Esse fluxo não é obrigatório.


Figura 03 - POS Connect PDV - Terminais


Na aba Bandeiras, vincule as bandeiras existentes no Linx Softpharma com as bandeiras retornadas pelo POS.

Dessa forma, o sistema conseguirá registrar os dados para a bandeira correta no Controle de Cartões de Crédito (CAR126).


Figura 04 - POS Connect Configurações - Bandeiras


Clique duas 2x na bandeira relacionada na grade para editá-la e preencha o campo Código bandeira Linx softpharma (Pressione F2 para consultar as bandeiras cadastradas).

Em seguida pressione ou passe os campos clicando com Enter até preencher a informação na grade.

Após preencher os campos, clique em para gravar as informações.

Através da opção é possível copiar os dados de vínculo de bandeiras de uma determinada filial para outra. 


 É necessário que os códigos e bandeiras utilizados para vínculo sejam exatamente iguais para ambas as filiais selecionadas, caso o contrário, o vínculo ficará incorreto para a filial replicada.


Ao clicar no botão , o sistema irá mostrar na tela qual é a Integração selecionada e utilizada pela filial.


Figura 05 - Integração Atual


Integração Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)

Movimentação das Tele-Entregas (SCC125) 

Na tela de Movimentação das Tele-Entregas, acessada através do menu Lançamentos > Caixa > Tele-Entregas, será realizado o envio da listagem de tele-entregas a serem recebidas no Terminal POS.

Ao selecionar as tele-entregas e enviar para o Motoqueiro, através das opções ou , será possível selecionar o terminal POS que receberá as tele-entregas para recebimento.

Para realizar o processo, siga os passos abaixo:


Figura 06 - Movimentação das Tele-Entregas - Motoqueiro


Marque a opção Enviar para lista POS Connect, ou se preferir, configure para que esse parâmetro esteja sempre marcado em tela, conforme informado anteriormente.

Selecione o Terminal POS que irá receber a tele-entrega para recebimento.

Em seguida, clique em  para prosseguir.


Serão enviados para o Terminal POS apenas valores à serem recebidos em cartão.

Portanto, caso haja tele-entregas selecionadas e repassadas para o motoqueiro com outras formas de recebimento, será emitida a mensagem abaixo, apenas de maneira informativa.


Figura 07 - Atenção - Formas de Recebimento


Cada terminal POS possui um limite de 30 lançamentos disponíveis em tela para recebimento, dessa forma, o sistema irá validar entre os lançamentos em aberto (pendentes e recebidos) para o POS selecionado + os lançamentos selecionados que serão enviados, e caso ultrapasse esse limite irá emitir mensagem em tela, para que o usuário possa desmarcar quais tele-entregas não irá enviar nesse momento.


Figura 08 - Atenção - Limite de Lançamentos


  • Se for realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega enviada à uma lista em terminal POS, se o lançamento ainda estiver Pendente de recebimento, o sistema irá retirar esse lançamento no POS e no momento da troca de motoqueiro é possível enviar em uma nova lista POS.
    O lançamento anterior será registrado como Cancelado no Gerenciador POS Connect, será gerado um novo lançamento como Pendente e enviado ao POS.
  • Se realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega que já possui status de Recebido, o sistema permitirá que a troca seja realizada mediante a aprovação em tela, porém não permitirá o envio novamente para o terminal POS, devido já existir um pagamento.
  • Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, onde a tele-entrega foi enviada para terminal POS e ainda encontra-se Pendente, o sistema irá retirar o lançamento do terminal POS enviado e apresentar como cancelado no Gerenciador POS Connect.
  • Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, e já possui status de Recebido, o sistema não irá permitir a alteração, havendo apenas a possibilidade da baixa.


Após realizar os passos acima, a tela irá apresentar um ícone de status para cada tele-entrega enviada ao terminal POS.


Figura 09 - Tele-Entregas POS Connect


Os status demonstrados na tela de Movimentação das Tele-Entregas são: 

  • Pendente: Quando o lançamento foi enviado para um terminal POS e aguarda informações de recebimento;
  • Recebido: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma;
  • Recebido com Divergência: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS, a informação encontra-se registrada no Linx Softpharma, porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado;
  • Baixado: Quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS;


Ao selecionar um lançamento enviado para o terminal POS, é possível visualizar as informações de Valor à Receber T.E., Valor Recebido POS Connect, a Situação/Status do lançamento, o Terminal POS Connect que o lançamento foi enviado e informações de Última consulta dos recebimentos realizada pelo sistema.

A opção pode ser utilizada para validar se o recebimento já foi realizado no terminal POS para a tele-entrega selecionada.

A opção  direciona para o Gerenciador POS Connect, trazendo em tela os lançamentos referentes a ela.


A lista de tele-entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento.

O POS permite o recebimento em Débito, Crédito, Voucher e PIX.


Figura 10 - POS


Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, o mesmo ficará listado em tela como PAGO.

O Linx Softpharma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status da tele-entrega como Recebido. 


Para tele-entregas que foram enviadas à uma lista POS e possuem o valor recebido correto, o sistema irá sinalizar o status como Recebido, conforme imagem abaixo: 


Figura 11 - Tele-Entrega Situação Recebido


Ao realizar a baixa da tele-entrega, o sistema trará na tela das informações de Cartão os valores preenchidos, sem a possibilidade de edição, apenas para conferência e finalização da baixa.


Figura 12 - Consulta Cartões Déb/Créd

Caso a bandeira retornada pelo POS não possui configuração de vínculo com uma bandeira do Linx Softpharma, a tela trará o campo aberto para que a bandeira seja selecionada manualmente.

Para realizar a configuração correta com as bandeiras, é necessário acessar o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações > POS Connect (Figura 01).


Ao concluir a baixa, o sistema irá lançar os dados no Caixa e no Controle de Cartões de Crédito (CAR126) normalmente, conforme o funcionamento atual do sistema. 

O lançamento no Gerenciador POS Connect será apresentado com status Baixado.

Após a baixa da tele-entrega recebida, o lançamento é retirado da lista apresentada no terminal POS.


Recebido com Divergência e Pendentes

Caso a tele-entrega possua recebimento pelo terminal POS com valor divergente do solicitado pela tele-entrega, o sistema irá sinalizar o status comoRecebido com Divergência.


Figura 13 - Tele-Entrega Situação Recebido com Divergência


Visto que o sistema não permite realizar a baixa de uma tele-entrega sem que a mesma possua recebimento de valor exato, o operador de caixa que está realizando o processo deverá avaliar a situação. O sistema irá emitir um alerta em tela:


Figura 14 - Mensagem de Alerta 


Se o valor passado em cartão no terminal POS estiver correto, porém diferente do solicitado, deverá ser realizada a Troca de Pagamento e inserido o valor faltante para a tele-entrega em outra condição de pagamento recebida.

Caso seja realizada a Troca de Pagamento, o sistema apresentará em tela o valor recebido em cartão pelo terminal POS, sem a possibilidade de edição, apenas para complementar as informações de recebimento.


Por Exemplo

A entrega foi enviada para recebimento de R$59,00 em cartão, porém o cliente optou por pagar 30,00 em cartão e 29,00 em dinheiro.

Ao realizar a troca de pagamento o sistema irá sinalizar em tela o valor recebido de R$ 30,00 pelo terminal POS sendo necessário incluir para o desdobramento em dinheiro o valor de R$ 29,00 para baixar a tele-entrega.


Figura 15 - Desdobramento do Recebimento

Figura 16 - Justificativa


Se o valor recebido pelo terminal POS estiver realmente incorreto, porém o operador de caixa precisa realizar a baixa da tele-entrega mesmo assim, será necessário acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento do POS com a tele-entrega para que a baixa seja realizada informando os dados recebidos manualmente. 


Figura 17 - Desvincular


Ao tentar baixar uma tele-entrega que possui status Pendente, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta e caso o operador do sistema queira realizar a baixa mesmo assim, deverá acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento da tele-entrega.


Gerenciador POS Connect 

O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS na aba Listagem de Pedidos

Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. 

Para liberar o acesso do Gerenciador aos demais usuários, será necessário realizar a liberação através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120).


É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connectatravés do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (Figura 06) ou ainda na opção (Figura 09) das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada. 


Figura 18 - Gerenciador POS Connect


É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.

Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (Figura 06), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual. 

Quando a tela for acessada pela opção (Figura 09) das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada.

Os Status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125)

  • Pendente: Quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento;
  • Recebido: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma;
  • Recebido com Divergência: Quando o recebimento foi realizado no terminal POS porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado, o sistema irá sinalizar o campo  Vlr Recebido em vermelho;
  • Baixado: Quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS;
  • Cancelado: Quando por algum motivo o lançamento foi retirado da lista do terminal POS sem que o recebimento fosse realizado. (Ex.: Troca de Terminal POS, Troca de Motoqueiro com envio para Terminal POS, alteração da situação da tele-entrega de Com Motoqueiro para Pendente, e ao Desvincular um lançamento da tele-entrega que não possui recebimento);


Serão apresentadas em tela as seguintes informações:

  • Terminal POS: Nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento;
  • ID: Identificador do lançamento junto à Stone;
  • Data Envio: Data em que o lançamento foi enviado para o terminal POS;
  • Cliente: Nome do cliente referente à tele-entrega;
  • Nota: Nota de venda referente à tele-entrega;
  • Emissão: Data em que a venda tele-entrega foi emitida;
  • Vlr Nota: Valor da venda tele-entrega emitida (não necessariamente será o valor a receber em POS);
  • Vlr Receber: Valor à receber enviado ao terminal POS;
  • Vlr Recebido: Valor recebido pelo terminal POS;
  • Entrega: Sinaliza se o lançamento está vinculado à uma tele-entrega;
  • Observação: Contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento;


Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone):

  • Tipo Operação: Se a operação realizada foi Crédito, Débito, Voucher ou Pix;
  • Recebimento: Data e hora em que o recebimento foi realizado no POS;
  • Valor: Valor recebido pelo terminal POS;
  • Bandeira: Bandeira do cartão;
  • NSU: Registro referente a operação de cartão realizada no POS;
  • Parcela: Número de parcelas;


Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente.

Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela.

O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:

  • : Utilizado para buscar no mesmo instante as informações de recebimento para os lançamentos pendentes;
  • :  Baixar lançamentos que não possuem vínculo com uma tele-entrega;
  • : Realizar o vínculo de um lançamento "avulso" recebido pelo terminal POS e que não possuía a tele-entrega registrada;
  • : Retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que ambos sejam baixados manualmente, sem interferência;
  • : Enviar o lançamento para outro(s) terminal(ais) POS;
  • : Exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel;
  • : Acesso ao manual da tela;


Informações importantes!

Ao Baixar um lançamento Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para Cancelado.

Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente.

Ao Baixar um lançamento com status Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega, o sistema não irá permitir.

O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção para baixar os lançamentos separadamente. 

Só é possível utilizar a opção em um "Lançamento avulso" no qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, portanto, não possui uma tele-entrega inicial vinculada. 


Figura 19 - Lançamento Avulso


Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar , selecione a tele-entrega que será relacionada ao recebimento para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada.

Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado.

Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados, não será possível vincular novamente.


Figura 20 - Vincular Tele-Entrega Com Recebimento Avulso


Ao Desvincular um lançamento Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como Cancelado.

Ao Desvincular um lançamento com status Recebido será necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente.

A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa.

Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente.

Ao Baixar um lançamento com status Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130).

Apenas é possível realizar a para lançamentos que ainda estiverem com status Pendente. 

Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos com status Baixado e Cancelado.


O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. 

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120) informando o usuário que deseja configurar.


Figura 21 - Cadastro de Usuários Gerenciador POS Connect


Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em .

Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:


Figura 22 - Opções de Configurações


  • Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção ;

  • Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção ;

  • Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção ;

  • Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção ;

  • Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção ;


Integração Pagamento Direto (PDV)

Tela de Vendas (NFC-e / NF-e / Sat / MF-e) 

Importante!

Essa funcionalidade não está disponível para venda ECF.


Ao realizar uma venda com condição de pagamento cartão, ou entrada na venda em cartão, o sistema irá demonstrar a opção TEF POS Connect para uso.


Figura 23 - Venda NFC-e TEF POS Connect


Em seguida, caso na configuração (Par366 - Configuração POS Connect) o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV esteja marcado, ou o PDV (máquina) não possuir um Terminal POS relacionado, o sistema solicitará que seja selecionado o Terminal POS dentre os cadastrados e ativos.


Figura 24 - Lista de Terminais Cadastrados no POS Connect


Se o PDV (máquina) possuir um Terminal POS configurado, a tela acima não será apresentada.


Figura 25 - PDV POS Connect


Nessa tela informe:

  • Valor a pagar - Pode ser editado conforme a necessidade de utilizar mais de um cartão/operação;
  • Operação - Débito, Crédito, Voucher, PIX;
  • Parcela - Quando a operação selecionada for crédito;


Após preencher as informações, clique em .

Nesse momento, o sistema irá aguardar que o pagamento seja efetuado no Terminal POS.


Figura 26 - Obtendo Confirmação


Ao clicar na opção , o sistema irá retirar da tela do POS o recebimento enviado e irá voltar para a tela de venda.

Após realizar o pagamento no Terminal POS, o sistema irá capturar as informações automaticamente.


Figura 27 - Pagamento Realizado com Sucesso


Finalize a operação clicando no botão .

Caso a bandeira do cartão utilizada e retornada não esteja vinculada em uma bandeira do sistema (Par366 - Configuração POS Connect), será apresentada a tela com os dados do recebimento para vincular à uma bandeira do sistema.


Figura 28 - Vincular Bandeira


Se as bandeiras estiverem configuradas corretamente, o sistema não irá demonstrar essa tela.

Após esses processos, a venda prossegue para a finalização automaticamente.

Importante

Caso ocorra algum problema na venda na qual não foi concluída corretamente, o sistema irá manter os lançamentos como Pendente ou Recebido no Gerenciador POS Connect. (SCC300).

Essa situação será sinalizada na tela principal do sistema, para que o usuário possa validar as informações e prosseguir de forma rápida.


Figura 29 - Tela Principal Aviso


  • Pendente - Quando os dados de pagamento foram enviados para o POS Connect, porém antes de obter os dados do recebimento, o sistema foi finalizado de maneira inesperada (Ex: queda de energia).
    Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento, pois só assim as informações para recebimento serão retiradas da tela do POS. O lançamento ficará sinalizado como cancelado. Após esse processo, realize uma nova venda.
  • Recebido - Quando os dados de pagamento foram enviados para o POS Connect, houve retorno do recebimento, porém a venda não foi finalizada corretamente (ex: venda rejeitada pela Sefaz, erro devido integrações, etc).
    Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento. Dessa forma, o sistema irá ajustar o lançamento para baixado e finalizar no POS.


    Não é possível estornar pagamentos recebidos no POS pelo sistema, é possível estornar valores apenas no POS utilizando senha administrativa e o cartão do cliente. 

    Dessa forma, será necessário realizar uma nova venda com TEF Somente Controle e inserir as informações do pagamento (Bandeira, NSU, Parcela...) manualmente, conforme os dados já recebidos anteriormente ou estornar a venda diretamente no terminal POS e realizar nova venda por completo utilizando a opção TEF POS Connect novamente.


Gerenciador POS Connect

O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada recebimento ao terminal POS. 

Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. 

Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120).


É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect.


Figura 30 - Gerenciador POS Connect PDV


É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.


Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125):

  • Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento. Um lançamento apenas estará Pendente caso ocorra algum problema na venda antes da captação dos dados de Recebimento (ex.: queda de energia);
  • Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma. Um lançamento apenas estará Recebido, caso ocorra algum problema na venda após a captação dos dados de Recebimento pelo sistema (ex.: nota de venda rejeitada, queda de energia, venda abortada após o recebimento);
  • Baixado: toda venda enviada e recebida pelo POS Connect que foi finalizada no sistema ficará com status Baixado, devido possuir recebimento vinculado à ele;
  • Cancelado: quando os dados foram enviados para o POS Connect, porém foi utilizada a opção Cancelar Pagamento na tela de vendas. O lançamento será registrado como Cancelado, pois não terá valores valores recebidos vinculados à ele;


Serão apresentadas em tela as seguintes informações:

  • Terminal POS: Nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento;
  • Emissão: Data de envio do lançamento ao terminal POS (data da venda);
  • Data Envio: Data e hora em que o lançamento foi enviado para o terminal POS;
  • Cliente: Código e nome do cliente utilizado na venda;
  • Convênio: Código de convênio do cliente utilizado na venda;
  • Nota: Nota de venda referente ao lançamento/recebimento (esse campo será apresentado somente quando a venda for finalizada sem erros);
  • Vlr Nota: Valor total da nota de venda;
  • Vlr Recebido: Valor do recebimento enviado e realizado pelo POS;
  • Recebimento: Data e hora em que o valor foi recebido pelo POS;
  • Tipo Operação: Se a operação realizada foi Crédito, Débito, Voucher ou Pix;
  • Bandeira: Bandeira utilizada e retornada pelo POS;
  • NSU: Registro referente à operação de cartão realizada no POS;
  • Parcela: Número de parcelas utilizadas para pagamento no POS;
  • Máquina: Nome do terminal (máquina) que realizou a venda e enviou o lançamento ao POS;
  • Observação: Contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento;


O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:

  •  - Utilizado para consultar o status atual do lançamento e ajustar o status para Baixado ou Cancelado. É possível utilizar apenas em lançamentos Pendentes ou Recebidos;
        • Pendente: ao utilizar a opção e o lançamento não possuir recebimentos, o sistema irá retirar os dados de recebimento da tela do POS, e ajustará o status do lançamento para Cancelado.
        • Recebido: ao utilizar a opção  e o lançamento possuir recebimentos retornados pela Stone, será finalizado no terminal POS e ajustado para Baixado.  
  •  
  • - Exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel;
  •  
  • - Acesso ao manual da tela;

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. 

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar.

Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em , conforme a Figura 21.

Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:


Figura 31 - Outras Opções


Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção .

Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção .


Pagar.Me

Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves.


Figura 32 - Pagar.Me - Chaves


Fluxo: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)

  • Quando uma tele-entrega é enviada a um terminal POS, é possível visualizar um pedido criado como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.
  • O pedido apenas é atualizado para Pago quando a tele-entrega for baixada no Linx Softpharma, pois é nesse momento que é retirado da lista no POS. Caso a tele-entrega seja cancelada, voltada para pendente ou realizada a troca de motoqueiro, esse pedido é ajustado para Cancelado.


Fluxo: Pagamento Direto (PDV)

Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.

  • Caso seja "Cancelado o Pagamento" na tela de vendas, esse pedido é atualizado para Cancelado.
  • Caso seja realizado o recebimento no POS e a tela de vendas recebe essas informações o pedido é atualizado para Pago.


Figura 33 - Pagar.Me - Pedidos


Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças.

Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado.


Figura 34 - Pagar.Me - Cobranças


Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks.

A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook 


Figura 35 - Pagar.Me - Webhooks