Sumário


1 Conceito

Este projeto visa integrar o pagamento das vendas realizadas através do aplicativo Shell Box com o AutoSystem. Através deste será possível automatizar a baixa de abastecimentos, permitindo assim, que o consumidor possa realizar o pagamento através do aplicativo, bem como, auxiliar na operação do estabelecimento evitando tipos de pagamentos e baixas de abastecimentos incorretos. 

2 Requisitos

Para o correto funcionamento desta integração, será necessário alguns requisitos, sendo eles:

  • Módulo de Integração Raízen;
  • Ambiente Shellbox configurado no AutoSystem;

  • Opção de permitir o pagamento de abastecimentos Shellbox habilitada no AutoSystem;

  • Versão AutoSystem 3.3.1.135;
  • Chaves de Integração Shell Box ativas.
  • Acesso ao endereço sb-phub-shellbox.servicebus.windows.net liberado na internet da rede local.

3 Configurações Gerais

Confira as configurações desta integração:

3.1 Permissões de Usuários

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar ao módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Acessar a configuração Raízen: permite que seja acessado a tela de configurações Raízen;
  • Permite alterar forma de pagamento Shell Box: permite alterar a forma de pagamento Shell Box integrada no PDV;
  • Emitir relatório de movimentação de vendas Shell Box: permite realizar a impressão do relatório de movimentações de venda.

3.2 Motivos de Movimentação

Será necessário realizar o cadastro de motivo de movimentação para que assim, as formas de pagamento apareçam dentro do módulo. Acessar ao Gerencial > Cadastros > Motivo de Movimentação.


Informar os campos:

  • Nome: inserir o nome Shell Box;
  • Conta Debitar: informar a conta a debitar;
  • Conta Creditar: informar a conta a creditar;
  • Grupo Pessoa: informar grupo pessoa;
  • Tipo Movto: selecionar a opção forma de pagamento;

Na guia Informações - Informações, o campo informações adicionais deverá ser selecionado Shell Box.

Sendo assim, na guia forma pagamento Shell Box, será possível consultar todas as formas de pagamento cadastradas.


3.3 Configuração - Serviço de Integração

Ao acessar o Gerenciador, em sua área de trabalho, será possível selecionar o serviço do Shell Box para a integração:


Em seguida, o sistema exibirá a tela com os módulos, serviços, Shell Box e utilitários para a integração. Selecionar a opção da guia Shell Box - Integração Shell Box , neste será possível parar, atualizar, desinstalar, iniciar, instalar ou reiniciar o serviço.

O serviço é responsável por obter os pagamentos realizados no App Shellbox e associar os pagamentos ao abastecimento realizado. Então, é importante instalar o serviço em uma estação da rede local e manter este serviço sempre em execução.

Este serviço cria uma fila no servidor sb-phub-shellbox.servicebus.windows.net logo que é inicializado e a partir deste momento passa a monitorar esta fila aguardando os pagamentos realizados no App Shellbox.

Será criado um log chamado monitor_shellbox.txt, onde o sistema detalha a comunicação do AutoSystem este servidor permite que seja utilizado para avaliação inicial de qualquer anormalidade.

Informações

O acesso ao serviço poderá ser iniciado através de um atalho criado manualmente:  c:\autosystem\paf.exe --shellbox.


3.4 Integração Raízen - Configuração

Acessar ao Gerencial > Configurações > Módulos > Raízen > Configurações > guia Empresa  a seguinte tela será apresentada:


Temos a opção para seleção:

  • Pagamento Shell Box Integrado: ao selecionar, no módulo Caixa é ativado um botão na tela principal com o módulo de Integração de pagamentos Shell Box. Neste ainda, serão centralizados todos os abastecimentos pagos através do aplicativo, sendo possível consultar até mesmo as formas de pagamento vinculadas às vendas. Com a flag sem seleção, o sistema não apresentará nenhum botão centralizador e não realizará nenhum vínculo de pagamento.



Na guia forma pagamento Shell Box, será possível consultar todas as formas de pagamento cadastradas, esse cadastro poderá ser acompanhado no tópico 3.3.


Essa tela tem como objetivo realizar o vínculo de lançamentos realizados no PDV automaticamente com a seleção que estiver configurada. É possível vincular mais de uma opção por forma de pagamento, porém, é de extrema importância que todos os vínculos desejados sejam realizados nesta tela, caso contrário, o lançamento no PDV não será realizado e o operador terá que finalizar a venda de forma manual.


Ao finalizar as configurações, clicar em Salvar.

4 Funcionalidades

4.1 Venda Caixa - Integração Configurada

Ao abrirmos o módulo caixa e realizar uma venda paga através do aplicativo Shell Box, devemos nos atentar aos pontos:

  • A flag de forma de pagamento Shell Box deverá estar com a opção selecionada, sendo Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Voucher Combustível, Pix, Paypal, Carteira Digital, Empresas, Desconto Raízen, Minhas campanhas ou Gestão de preços SBE.


Aviso

Por regra, em um abastecimento integrado Shell Box, não será possível realizar o uso de Regras de Preço, nem descontos manuais ou vouchers que aplicam desconto.  


No exemplo, será realizada uma venda no aplicativo Shell Box em débito.

O cadastro deverá estar com a opção "Cartão débito" juntamente com a forma de pagamento "Baixa cartão Shell Box Débito". No PDV, quando o serviço de integração identificar a venda e o pagamento serão apresentado os dados:




O sistema identificou que o pagamento foi realizado através de um aplicativo integrado via API e o mesmo foi realizado por um único cartão de débito, sendo assim, o operador de caixa realizará somente a baixa através do atalho F5. A venda será lançada em tela e será possível finalizá-la normalmente:


Na finalização do abastecimento, ainda com a venda no PDV, o serviço de integração da Shell Box, enviará ao posto um comprovante de pagamento, caso a venda seja realizada com sucesso, ou de pendência, caso o mesmo tenha alguma inconsistência. Nesse caso o frentista ou operador poderá acompanhar momentaneamente a finalização e caso haja alguma pendência, resolve-la de modo eficaz.

  • Pagamento Aprovado:

Neste comprovante é possível identificar o nome, celular, valor, bomba, volume, produto, frentista, parceiro e ID transação

  • Pagamento Pendente

Neste comprovante, é possível identificar as mesmas informações do pagamento aprovado, porém, a pendência é descrita para que seja solucionado, neste caso, o pagamento selecionado foi dinheiro, sendo assim, o mesmo deverá ser realizado para finalização.

Informações

É importante destacar que os comprovantes  apresentados são apenas para validação e controle interno.

4.2 Relatório de Vendas

No módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Raízen > Relatórios > Venda Shell Box, o sistema disponibiliza de um relatório, onde será possível realizar a consulta das vendas realizadas.


Na guia Parâmetros é possível selecionar as opções:


  • Período e Turno: permite informar o período de consulta e algum turno específico deste período;
  • Detalhes da venda no PDV: apresentará detalhes das vendas realizadas como data, turno, valor, hora, abastecimento, tipo combustível;
  • Detalhes do pagamento recebido Shell Box: traz detalhes das vendas realizadas como data, turno, valor, hora, abastecimento, tipo combustível justamente com o ID de pagamento de pagamento do Shell Box.


Exemplo - Vendas do Período - Detalhes da venda no PDV


Exemplo - Detalhes do pagamento recebido Shell Box

5 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas:



  • Sem rótulos